sábado, 22 de outubro de 2016

NOVA OPORTUNIDADE

NOVA OPORTUNIDADE



Texto Motivador Lucas 15. 17 – 20

INTRODUÇÃO: Muitos já ouviram ou leram sobre essa parábola... Esse texto, é um dos mais lidos nas igrejas de Cristo Jesus em todas as partes do mundo. Pois, mostra a realidade de muitos que um dia estavam na Casa do Seu Pai e por algum motivo resolveram sair e curtir sua vida, seja ela pelo lado profissional, sentimental ou simplesmente por rebeldia.

Jesus Cristo tinha uma sacada muito grande para chegar nos corações das pessoas... Ele falava por parábolas que é na verdade uma narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.

Esse jovem... Na verdade, ele um dia pediu tudo o que era seu por direito com seu “Pai”. E depois, que seu “Pai” lhe entregou tudo em dinheiro para esse filho, ele despediu do seu “Pai” e foi curtir sua vida na cidade. Chegando lá, conheceu pessoas, gastou seu dinheiro com bobeiras e tudo que ele tinha em mãos, acabou... Até que se viu, um dia num chiqueiro e refletiu sobre a sua vida. Ou seja, ele caiu em si.

O termo “cair em si” é muito interessante... Significa arrependimento, mas num sentido muito profundo, por envolver uma mudança de paradigmas, de conceitos ou achismo. É preciso procurar paz interior e para ter paz interior é preciso cair em si, se dispor a mudar, aceitar certas situações da Vida. Se dispor a mudar mesmo e de verdade. Não desistir na primeira oportunidade, com preguiça, inventando toda a sorte de desculpas. A isso se chama mecanismo de defesa do ego.[1]

Esse filho, ele partiu desses conceitos para que a sua realidade mudasse... É no momento de muita dor e sofrimento que analisamos a nossa vida e despertamos para Deus e sentimos saudades da “Casa do Pai”.

O que acho bonito neste texto é... Que sempre fico imaginando Deus, olhando pela janela ou pela porta, na expectativa dos seus filhos voltarem e reconhecer que ao saírem da Sua presença não foi uma coisa legal e boa. 

A Psicóloga Maria Manuela Ferreira revela que muitas doenças e situações da nossa vida como depressão, ansiedade, insegurança, desapontamento, frustração e fracasso, tem origem dessa atenção interna que é “cair em si”. [2]

Porém, o que a atitude desse filho tem ainda para nos mostrar e revelar nesta noite?

Primeiro: Esse jovem fez o que realmente o que tinha pensado que foi reconciliar com Seu Pai.

Segundo: Colocou em pratica a sua ação.

O que falta em muitas pessoas são esses dois princípios diante de um Deus que é Poderoso em perdoar e Poderoso para Amar. É algo que muitos que estão aqui na Casa de Deus, um dia decidiram fazer que foi reconciliar com “O Pai”.

Preste atenção nisso: Em Mateus 27. 50 – 51 nos mostra o seguinte: “Jesus, porém, tornando a dar um grande grito, entregou seu o espírito. Nisso, o véu do Santuário se rasgou em duas partes, de cima a baixo, a terra tremeu e as rochas se fenderam”. Com essa atitude, o homem e a mulher teve novamente acesso ao Deus Pai, que tinha acabado por causa da desobediência de Adão e Eva no Paraiso. A morte de Cristo rasgou o véu, a separação. O homem e a mulher tem vida nova em Cristo Jesus. O texto ainda trás o detalhe que o véu foi rasgado de cima para baixo, para mostrar que tal ação partiu dos céus, de Deus e não de algum homem ou de alguma mulher. [3]

Quando o véu cai dos olhos do pecador e este se torna consciente de sua natureza “pecaminosa”... A primeira atitude é “voltar para os Braços do Pai” que é lugar de segurança. Porém, essa atitude tem que ser genuína, ou seja, legitimo e verdadeira. Sem mentiras e sem mascaras por Deus é Santo, Santo e Santo isso é que os anjos veem e eles vivem prostrados e cantando Santo, Santo, Santo... Olhar para a face de Deus é tudo amados, pois, Ele nos criou e sonhou com cada fio de cabelo nosso, com a nossa cor, com o nosso tamanho e até mesmo com a nossa personalidade.

Entretanto, a atitude de Deus Pai para com os seus filhos neste texto nos revela algo poderoso que parte dos seguintes conceitos:

Esse Pai espera a volta do seu filho pois o texto nos revela isso ao dizer: Vinha ele ainda de longe, quando o seu pai o avistou... Meu Deus, que imagem tremenda e poderosa. Pois, Deus sempre nos comtemplou com o Seu olhar de misericórdia, mesmo quando estávamos longe d`Ele perdidos nos vícios, pecados e prazeres da vida. No Coração de Deus, há um desejo muito grande que seus filhos voltem para a Casa d`Ele e reconciliem com Ele. Pois, eu não sei como você entrou aqui nesta noite... Mas, eu sei que você pode sair muito diferente se você ter ouvidos ao Seu Pai e ter a visão que Ele estava nesta porta esperando você voltar.   

Já a atitude do filho pródigo nos mostra três conceitos do seu arrependimento que são:

Primeiro: A “renovação da mente”: Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Se o filho pródigo se conformasse com os prazeres e a situação que ele estava vivendo, jamais teria tomado a decisão de voltar para sua casa e buscar uma segunda chance junto ao seu pai... Ou seja, ele repensou e analisou que voltar para a Casa de Seu Pai era a melhor decisão.

Segundo: Tomar a decisão correta: “Levantar-me-ei e irei ter, com o meu pai”... O cair é do homem... Mas, o levantar é de Deus. E essa decisão é uma firme vontade que só parte daqueles que são forte ou querem se tornarem fortes em Cristo Jesus. Ele parou e analisou sua vida, ele viu que fez errado e tomou atitudes erradas. Mas, ele teve força de vontade e teve forças para voltar para os Braços do Pai. A palavra de Deus diz em 1 Coríntios 11. 28 o seguinte: Examine-se o homem a si mesmo... Esse jovem fez uma reflexão da sua vida e viu que não era uma boa continuar daquele jeito e resolveu mudar a sua realidade.

Terceiro: Confessou seus pecados: Disse esse filho... Pequei contra os céus e diante de ti. A confissão é a chave de mudança de comportamento e atitude diante de um Deus que é Justo e perdoador. E preste atenção nisso: Precisamos declarar e reconhecer nossos erros diante de Deus para sermos novamente chamados de filhos e filhas, príncipes e princesas do SENHOR. Preste atenção mais uma vez: O Salmos 32. 5 declara que: Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pecado tem nome e esse jovem abriu seu coração e aquilo que ele declarou em oculto, ele declarou para Seu Pai e seu Pai o levantou e colocou um anel em seu dedo e as sandálias em seus pés devolvendo a autoridade de filho.

Cair em si é descobrir o potencial do criador que existe dentro de cada um de nós... É tirar a mentalidade de escravos e colocar a mentalidade de filhos e ampliar a consciência que somos amados e amadas por Deus... O “cair em si” neste texto é entender o seguinte: Que o nosso coração é de Deus e é para sempre.

Se você deseja ser filho ou filha de Deus pra sempre... Venha no Altar do SENHOR e se derrama aos seus pés... Dar seu coração para ele.      





[1] http://www.psicologamanuela.com.br – Acesso em 22 de outubro de 2016
[2] http://www.psicologamanuela.com.br – Acesso em 22 de outubro de 2016 
[3] http://www.abiblia.org – Acesso em 22 de outubro de 2016