terça-feira, 24 de setembro de 2019

NADA SOMOS SEM CRISTO



Texto bíblico motivador: Filipenses 3. 1 - 16

Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.  Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

O Apostolo Paulo estava numa prisão em Roma quando escreveu essa carta direcionada para a igreja de Filipos. Pois queria ele agradecer pelo afeto e também de aumentar a fé de cada um em Jesus Cristo. Pois, nesta cidade Apostolo Paulo obteve conversões consideráveis.
            
Foi à primeira cidade visitada por Paulo na Europa. Portanto, os magistrados que eram os homens das leis e das ordens da época, alegaram que o Apostolo Paulo estava causando uma sedição na cidade. Ou seja, crime contra a segurança do estado, revolta, motim ou perturbação da ordem pública e por causa disso o prenderam.
            
Numa dessas prisões, o Apostolo Paulo, junto com o seu companheiro Silas, oravam e cantavam louvores ao SENHOR... quando ali, houve um grande terremoto e as portas das prisões se abriram. Mas todos os prisioneiros e inclusive Apostolo Paulo e Silas continuaram ali... Pois ainda a obra de Deus, ainda não tinha se manifestado num todo.

Achando o carcereiro que todos os prisioneiros tinham fugido, achou melhor tirar a sua vida, uma vez que ele sabia do castigo que iria vim sobre a sua vida.

Mas o Apostolo Paulo e Silas, vendo o desespero daquele carcereiro disse em alta voz: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.

Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. (Atos 16. 28 – 32)”.

Mas o verdadeiro propósito dessa leitura hoje é mostrar que através de Jesus Cristo... Tudo que éramos, tínhamos, temos ou vamos conquistar hoje, nada vale e nada presta se não tivermos Cristo no coração.

Preste atenção que o Apostolo Paulo, tinha uma credencial enorme, por causa da sua origem, nacionalidade, formação familiar, herança, conhecimento religioso e também pelas suas atividades e moralidade. Mas tudo isso, a partir do seu encontro com Cristo, nada valia.

Sabia que não foi pelo que era e pelo que é que foi aceito por Ele. Mas por que se deixou se transformar e teve humildade em reconhecer isso. Não deixando a soberba dos seus status mudarem a sua atitude.

Apostolo Paulo mostrou para o mundo o que Deus através de Jesus Cristo e os Dons do Espírito Santo podem fazer comigo e com você. Ele era um homem que perseguia e matava cristãos e agora evangeliza e transforma vidas. Sendo um referencial de Cristão para nós até hoje.

Ele, como nos mostrou nesta carta, perdeu tudo... mas sentia alegria e a certeza que estava no caminho certo. Uma vez que, ele ganhava a Cristo a cada momento e a cada dia mais, ele se sentia mais satisfeito por isso. Por que cresceu nele a certeza que queria estar com Cristo na GLORIA.     

Porém sabia ele que não tinha alcançado a perfeição... Mas estava sempre em busca de uma vida correta diante de Cristo e da sociedade.

Paulo tinha um alvo e esse alvo era “Uma vocação de Deus em Jesus Cristo” conforme o texto de Filipenses 3. 14. Portanto, vamos chamar a atenção de Deus para a nossa vida, e pedir que a todo o momento e circunstância, possamos nos transformar em homens e mulheres santos e perfeitos diante de seus olhos. É difícil! Muito, porém, não impossível.

Pois a fé que temos e que recebemos todos os dias através da palavra de Deus para nós, nos causa uma mudança plena, sincera e verdadeira diante de Cristo. Não pelo que você tem, pois, Ele conhece os nossos pensamentos, o nosso coração e as nossas atitudes. E mesmo assim Ele nos ama de uma forma tão grande que nos constrange grandemente.
            
Talvez ainda, não entendemos por que estamos aqui... mas existe uma resposta para essa pergunta! É por causa de Deus que nos chamou, nos tirando das trevas e colocando na sua maravilhosa “Luz”. Uma vez que, somos importantes para a continuação das obras de homens como Apostolo Paulo. Mesmo sofrendo e perdendo tudo, não desistiu de servir ao SENHOR.

PRESTE ATENÇÃO MAIS UMA VEZ: Essa carta nos revela o verdadeiro motivo da fé:

E três exemplos dessa passagem deixo para nós: 

1. Que sejamos uma Igreja lembrada: Assim como Paulo reconhecia o grande esforço dessa Igreja em Filipos. Façamos também homens e mulheres acharem GRAÇA em nos. Que possamos ser uma Igreja reconhecida neste lugar. Que os nossos testemunhos e os nossos esforços venham causar um impacto neste bairro, por que pregamos a verdade e fazemos a obra que Cristo nos deixou que fosse fazer “Discípulos/as em Seu Nome”. 

2. Ser uma Igreja cautelosa: Sabemos que hoje, muitos vêm falando em nome de Deus... mas qual deus? Essa é a questão. Então que sejamos cautelosos e espertos também, pois somos capazes de ter uma direção que é Cristo. Talvez cabe a nós somente ouvir e pegar a nossa Bíblia para conferir o que homens e mulheres estão dizendo por aí, ou seja, crentes Bereanos conforme o texto de Atos 17. 11 que diz: Os Bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade.

3. Faça Deus achar GRAÇA em você: Talvez se olhássemos para o velho homem ou a velha mulher, talvez se olharmos para traz e observar tudo que estamos deixando de ganhar, guardar ou até mesmo se cansarmos no meio da caminhada... Saiba que Deus está no Seu Trono de GLORIA e PODER, e ali Ele observa os nossos passos. Ou seja, Ele não se esqueceu de nos.

Pois mesmo perdendo tudo e se achando perseguido... Veja lucro, veja a GRAÇA e veja a PAZ de Cristo em Ti. Pois Ele nos chama para uma grande obra e nos quer sentado do lado d`Ele. Olha só! Você quer estar do lado de Deus? Você quer estar do lado do Seu Filho Jesus? Então conversa com Deus. 

Pois, assim como o Apostolo Paulo, veja lucro no caminhar e no morrer com Cristo. Pois você e eu já alcançamos a GRAÇA E O AMOR DE DEUS, mas existem pessoas que ainda não conseguiram ver o seu AGIR E MOVER. Que as observações deixadas por Paulo em que ele diz: “Sejas meus imitadores” causa um impacto em nós e seja também um modelo de vida.

Que o SENHOR NOSSO DEUS através do Nome de CRISTO... Causa em nossa igreja uma conversão sincera e bonita. Que crescemos em espírito e em verdade todos os dias da nossa vida e que a palavra profética deixada pelo Apostolo Paulo em Filipenses 3.16 seja a nossa verdade na caminhada com Cristo que é, “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”.

Quero profetizar sobre a nossa vida que todo o entendimento que recebemos nesta caminhada, causa um impacto enorme dentro dos nossos corações e mentes. E que podemos observar mais uma vez que sem “Cristo não somos nada e se estamos com Ele, temos tudo