domingo, 16 de dezembro de 2018

VIGIAI SEMPRE


Texto Motivador: Gênesis 2. 15 – 17

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá". 

INTRODUÇÃO: Todos já conhecem um pouco dessa história, por causa da sua grandeza de informações. Ou seja, de deixar o homem fazer suas escolhas.

Creio! Que quando Deus, deu ao casal, essa oportunidade, Ele na verdade, entregou uma das mais maravilhosas dádivas da Sua Criação, que é o poder de escolher.

E para isso, vamos compreender neste texto, dois conceitos importantes para a nossa vida que são: Santidade e filhos de Deus

DESENVOLVIMENTO: Deus! Ao deixar Adão e Eva no Paraiso, Ele desejava mostrar para nós como que deveríamos viver diariamente diante d`Ele... Teríamos tudo, até mesmo poder e autoridade para dominar os animais, teríamos comida a vontade, paz interior, saúde, vida longa e o principal de tudo, teríamos a Presença de Deus diariamente todos os dias em nossa vida.

Porém! Adão e Eva, que já tinha acesso de todas essas coisas, além de saber, das coisas que eles poderiam fazer e não fazer, infelizmente, deixaram ser enganados pelo “Satanás” que incorporou na serpente e mostrando o seu poder de persuasão, ou seja, o poder de influência.

Satanás faz isso todos os dias na vida de muitos crentes. Ele coloca sempre, questionamentos, dúvidas e incertezas para tentar tirar todos os dias os filhos de Deus na Presença do Seu Pai. Ou seja, nos tirar do Nosso Criador.

Já que o grande problema dele foi... Querer ser semelhante ao Altíssimo (Conf. Isaias 14. 13 – 14), uma vez que ele queria governar e ser semelhante a Deus... Uma vaidade que somente quando estudamos percebemos a sua ignorância que era o ciúme: Sim! Ciúmes de nós seres humanos... Pois, de toda criação que Deus vez, inclusive os Anjos, somente os seres humanos foram chamados de “imago Dei” ou seja, “imagem de Deus” e ainda com poder de exercer domínio sobre as obras das mãos do criador.

Então o que entrou em jogo aqui agora era a obediência ou desobediência, vida ou morte, comunhão com Deus ou separação d`Ele... Então! O destino de toda humanidade estava naquela decisão.
A nossa natureza é “santa”... Porém, o nosso “caráter” tem que ser provado todos os dias.

Assim! Foi com o primeiro casal... Eles tiveram que ser aprovados para saber se estavam aptos para continuar no Paraiso e ser visitados todos os dias pelo próprio Deus. Uma vez que, o nosso caráter é refletido pela soma total das nossas escolhas, seja para o bem ou mal.

Já que Deus criou o homem livre e responsável por si mesmo... Todos os dias, enfrentamos batalhas ao qual, precisamos de resgatar o DNA do Pai em nós. Isto é! Relembrar que somos Sua imagem e semelhança.

Deus antes de preparar o homem... Ele já tinha criado um ambiente apropriado para nós quando em Gênesis 2. 9 comenta: Do solo o SENHOR Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal... E aqui fica uma dica, não é o ambiente que nos faz sermos santos, e sim o nosso caráter.

O texto que lemos, vamos prestar atenção que tem duas cláusulas, ou seja, um contrato.

1º UMA PERMISSÃO: Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim... Aqui Deus nos mostra a sua bondade e a Sua generosidade. Mostrando para nós, que todas as vezes que, quando estivermos em obediência total a Sua Palavra e Ensino, tudo vai ficar bem.

2º UMA PROIBIÇÃO: Mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal... Aqui nos mostra o poder absoluto que Deus tem sobre a Terra e sobre a Sua criação de não deixar fim à tona a sua natureza e a obrigação moral. Além de não deixar de evidenciar a falta de subordinação com o Criador e aflorar a consciência do direito único do Criador sobre todas as criaturas, e quando o homem, descobriu essas coisas, a ausência absoluta de governo na humanidade ficou muito claro.

INCLUSIVE! Em Mateus 24. 12 diz: E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

O pecado da desobediência, levou o ser humano a ter coisas que Deus, estava muito a fim de nos blindar... Como a falta de saúde, a tristeza, o amor ao bem material, a vaidade, as guerras, os ódios, raivas e por aí vai.

Já que a obediência à ordem de Deus “dela não comerás” era um bem moral, ou seja, bem moral é o bem absoluto, no qual se realiza totalmente a felicidade, a graça e todas as outras coisas se podem tornar formas de bem.

Da mesma forma! Desobediência a Deus, comenda dela, era um mal moral, ou seja, em um breve resumo, é tudo aquilo que nos dispõem contra Deus e a Sua vontade.

Gosto muito dessa passagem que se encontra em Provérbios 16. 9 que diz:  Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR determina os seus passos.

Todo caminho que Deus nos manda andar... É perfeito. Mesmo que, aos nossos olhos, pode aparecer estranho, difícil, complicado e perplexos.

O problema aqui, não só comer dessa arvore do conhecimento... O grande problema é a questão da desobediência ou obediência a Deus e as Suas Leis.

Apostolo Paulo, foi bem claro quando nos deixou dois ensinamentos em 1 Coríntios.

O 1º está no capitulo 6. 12 que diz: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine. 

E o 2º no capitulo 10. 23 que mostra que: "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. 

CONCLUSÃO: Em 2 Pedro 2. 19 b diz: “…, pois o homem é escravo daquilo que o domina.”  A curiosidade e a vontade, tirou Adão e Eva do Paraiso e perdeu a oportunidade, trazendo consequências até hoje, de não termos mais a Presença de Deus todos os dias na viração do dia para prestarmos contas pessoalmente para Ele, assim, como esse casal fazia todos os dias.

A curiosidade e a vontade, colocou o DNA do pecado em nós e por isso, essa vontade de pecar e desejar muitas coisas ao qual, não é bom para gente, nos impulsiona para o mal. Porém, temos que saber, que, o homem (humanidade) não foi feito para a escravidão, afinal, como está escrito em Gálatas 5. 1“Foi para a liberdade que Jesus Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”

E para finalizar de verdade! Preste atenção neste versículo de 2 Timóteo 3. 16 – 17 que diz:  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 

Existem coisas, que aos nossos olhos parecem boas... Mas, se Deus, não liberou uma Voz de Comando para pegar, avançar, colher ou conquistar... Fica na posição da obediência. Já que, o apetite, paladar, filosofia, o amor a sabedoria, são os grandes motivos que a fantasia humana desperta sobre a árvore do conhecimento. Por isso! Vamos vigiar.

SERMÃO ADAPTADO DA INSEJEC NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2018.