sexta-feira, 8 de julho de 2011

A fidelidade de Deus é grande...

Texto base: Rute 1. 16

Vamos lembrar um pouco da historia de Rute. Porém, não podemos falar de Rute sem falar de Noemi. Noemi era a mulher de Elimeleque e tinha dois filhos. Um chamava Malom e o outro Quiliom. Ela era sogra de Orfa e também de Rute, ambas da cidade de Moabe.
Só que meus irmãos e irmãs, estas três mulheres ficaram viúvas cedo demais, primeiro Noemi e depois de alguns anos Orfa e Rute. A Bíblia relata que para quase não havia situação pior que a viuvez para as mulheres nos tempos antigos. Porém Orfa e Rute tinham um grande apreço, ou seja, uma consideração muito grande pela Naomi. Pelo que parece Noemi, sempre foi uma mulher sabia e principalmente uma mulher de Deus, através do seu comportamento com Ele e principalmente com as pessoas que estava ao seu lado.
No entanto, a lei da época, mandava que os parentes mais próximos do falecido marido, cuidasse da viúva. Noemi não possuía parentes em Moabe, pois ali ela era estrangeira e também não sabia se tinha parentes vivos em Israel. Noemi achou por bem dar a liberdade para as suas noras, pediu para que elas voltassem para a casa de seus parentes.
Alertando-as que ela já era de uma idade avançada e que não podia ter mais filhos, porém, se tivesse, será que elas esperariam ou teriam a certeza que o jovem ia se casar com elas.
Órfã e Rute neste momento chorou muito, conforme a Bíblia relatou bem alta. Orfa questionou um pouco, mas obedeceu ao pedido de Noemi, deu-lhe um beijo e voltou para os parentes próximos. Rute por sua vez ficou com a sogra.
Começou aqui uma obra de Deus na vida de Rute, mesmo sabendo que ela desobedeceu a sua sogra Noemi, Deus lhe preparou uma surpresa pela sua fidelidade. Noemi era uma pessoa muito religiosa e tinha também uma intimidade muito grande com Deus. Passou isso para suas noras. Rute talvez fosse mais sensível ao ouvir sobre Deus e os seus ensinamentos.
Vale à pena relembrar que quando Noemi saiu de Israel, ela saiu muito bem casada, quando voltou chegou pobre e viúva. Chegou mudar seu nome para Mara que o seu significado na época era amargura, pela dor que sentia e também pelo que estava acontecendo com ela.
Tempo difícil para Noemi, mas Deus tinha um propósito e um objetivo na vida dela. Ela sendo uma mulher do povo escolhido de Deus, ou seja, de Israel, quis Deus que Noemi, seu marido e os dois filhos fossem para Moabe.
  Mas o engraçado é perceber que moabitas não tinham permissão para adorar no tabernáculo (Tenda que serviu de Templo ao povo de Israel no deserto) por que certa vez, eles não permitiram que os israelitas passassem pela sua terra durante o Êxodo do Egito.
Portando percebemos o amor de Deus pelos seus filhos e filhas, não somente pelo povo de Israel, mas de todo o canto e lugares no mundo. Rute uma mulher moabita quem o SENHOR usou como exemplo de caráter espiritual pura e simples.
Noemi tinha um parente de seu marido, assim diz a Bíblia que era senhor de muitos bens. Ele se chamava Boaz, homem muito rico e de bom coração.
Deus com a sua Graça juntou a historia dessas pessoas e mostrou a sua fidelidade. Mas isso aconteceu também, por que Rute obedeceu e seguiu os conselhos de Noemi.
Boaz reconheceu esta atitude de Rute, pois ela foi humilde com a sua sogra, humilde na relação com as pessoas e também com Deus. E mostrou também ser uma mulher virtuosa. Nisso viu Boaz em Rute uma mulher diferenciada das outras, e pela Graça de Deus ele sentiu paz em aceitar Rute como a sua esposa. E desta união nasceu Obede ao qual seu nome tem o significado servo. Noemi teve a honra de cuidar dessa criança que foi pai de Jessé e foi avó do Rei Davi
Através da união de Boaz e Rute continuava o propósito de Deus e a fidelidade com os seus filhos e as suas gerações. A fidelidade de Rute, o respeito, o carinho, dedicação e a obediência os levaram a ser lembrada na genealogia de Jesus Cristo.
Minhas considerações finais sobre esse texto é “A fidelidade de Deus é de geração em geração” Salmo 119 – 90.
Rute e Noemi certo autor colocou o seguinte sobre as duas “Essa lealdade pode ser o fato de que Noemi havia transmitido a ela as grandiosas obras de Deus e as historias de sua terra natal, e passar adiante sua herança a Rute. Isso tocou o seu coração”
Três coisas para as nossas vidas:
1.      Lealdade de Rute mostrou sua qualidade diante das pessoas que lhe conheceu. A sua ação em seguir a sua nora e ajudar ela também, fez homens e mulheres pensar sobre isso. Que honra que Deus deu para ela. Ser lembrada pela sua ação e comportamento diante de Deus e diante dos homens.
2.      Obediência de Rute foi outro destaque no Livro Sagrado, ela observou e se dedicou completamente aos ensinamentos de Noemi. Sendo ela mais velha e experiente na vida. Foi esposa e mãe, passou pelo vale da morte e também pela dor. Mas foi forte à mostra para sua nora que existia uma saída e solução para sua vida. Ser forte no momento de luto e ter paciência pela provisão de Deus foram uma das características de Rute mais singela e mais simples diante de Deus. Pois Deus não se esquece de ninguém e não se esqueceu de Rute e Noemi.
3.      Fidelidade ser fiel é uma das qualidades mais bonita do ser humano. Rute foi fiel até o fim. Muitos questionam que na verdade ela desobedeceu a sua sogra. Mas teve humildade em seguir seu propósito de servi o Deus vivo. Seu povo é meu povo, seu Deus é o meu Deus. Essas foram às frases de    Rute para sua sogra. Honra a Deus sobre todas as coisas e também honra seus parentes e amigos, naqueles momentos mais difíceis e complicados.
Fica uma observação para nossa reflexão, que é ficar ligado no propósito de Deus. Ele tem uma bênção para cada um de nós. Que possamos ficar sensível a voz de Deus e ser leal, obediente e fiel a Ele.
Deus honra aqueles e aquelas que são fieis a seus propósitos. Que o Livro de Rute e seus ensinamentos sejam um alerta para as nossas vidas e também para os nossos ministérios.
Oração: Querido Deus, poderoso pai, que esta lição de humildade e lealdade com SENHOR e com o próximo. Venha fazer parte das nossas vidas. Assim como Rute, honrou sua sogra e também ficou firme em ajudar ela a se cuidar e não deixar ela sozinha, numa terra estranha onde era estrangeira. Foi obediente e sensível ao ouvir a sua voz e também respeitou o grande conhecimento que Noemi tinha sobre o SENHOR. Ser fiel SENHOR é o que queremos e precisamos todos os dias. E que a grande convicção que ela teve em dizer que o SENHOR é Deus, seja essa a convicção de homens e mulheres de todo o mundo. Obrigado SENHOR pelo seu grande ensinamento para as nossas vidas. Louvado seja o SEU NOME SENHOR para hoje e sempre. Amém.