domingo, 16 de outubro de 2011

Buscar conhecer a Deus para melhor servi-lo

Domingo, 16 de Outubro de 2011 – IG. METODISTA EM CAIEIRAS – SP

SEMINÁRIO DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO NA IG. METODISTA EM JD. ELISA MARIA - SP

Texto Motivador: Jonas 2. 7

         Como que é interessante observar o livro do Profeta Jonas... Pois a Bíblia, não relata muito sobre a sua mensagem para o povo de Nínive. Ou seja, sobre as profecias que tinham que ser tidas para essa cidade. Somente um versículo traz um pequeno resumo da sua mensagem que está no capitulo 3. 4 do seu livro que diz assim: “Começou Jonas a percorrer a cidade caminhando de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertia”. Mas esse livro, na verdade conta a historia do Profeta Jonas e a sua experiência com Deus. Conta como foi o tratamento de Deus sobre a sua vida e ministério por causa do seu achismo. Ou seja, achar que conhecia os pensamentos de Deus.
Mas creio que pela graça de Deus e pelo seu amor, que ele (Jonas) era um grande homem, um grande missionário, um homem ao qual Deus tinha muitos planos e precisava muito dele. Mesmo com dificuldades e problemas que causou a sua desobediência, querendo fugir dos olhos de Deus quando Ele o chamou. Outro ponto que vale a pena observar é que Jonas, não foi diferente dos outros profetas. Inicialmente também teve a negação para o seu chamado. Pois existiam coisas ocultas dentro do seu coração e também dentro da sua mente. Primeiro: Como eu disse, ele acreditava que conhecia Deus ao todo e queria adivinhar os seus pensamentos de amor e misericórdia para com o povo ao qual ele foi escolhido para levar uma mensagem de exortação. Segundo: Colocou obstáculos por causa de indiferenças (Neste caso desamor) com o povo de Nínive. Pois foi um povo que de certa forma prejudicou os Israelitas no passado. Terceiro: Tentou fugir de Deus indo para Társis.
Sendo que segundo pesquisadores e estudiosos da Bíblia, Társis representava aos olhos dos Hebreus o fim do mundo. Jonas quer subtrair - se à sua missão fugindo para o lugar mais longe possível.[1]
Mas isso meus amado/as... É impossível, pois Deus tudo vê e tudo sabe. Por que Ele sabe das nossas limitações e principalmente da nossa capacidade como seres humanos, pessoas tementes a Ele e a Seu chamado.
 Esse livro quer nos mostrar o seguinte... Extensão da GRAÇA de Deus para todos e todas. Buscando um conhecimento junto a sua palavra... Para ai sim! Melhor servi-lo no nosso ministério, na nossa casa, no nosso bairro, cidades e países. Ou seja, onde Deus nos enviar e precisar também. Pois ele tem uma obra em nossas mãos e não adianta tentar fugir d`Ele.
Porém, se você acha... Que Deus, ainda não te chamou. Presta atenção nos seus sinais, presta atenção no que Ele faz por ti, presta atenção por que você e eu estamos aqui hoje...
Sobre o tema “Buscar conhecer a Deus para melhor servi-lo” o Profeta Jonas, nos mostra muito. Pois ele conhecia a Deus... Mas no fundo, deixou os seus pensamentos o enganar. Queria adivinhar os pensamentos de Deus e isso lhe trouxe um grande problema.
Deus precisou tratar dele primeiro para depois o conduzir para a sua missão. O Profeta Jonas, como sabemos, teve que passar por uma grande tempestade, teve que ser julgado, questionado e não bastando tudo isso, passou três dias e três noites no ventre de um grande peixe, e ali com certeza teve tempo para conhecer o verdadeiro Deus. Primeiro um Deus que nos conhece, depois um Deus que é capaz de mover céus e terra para nos achar, depois um Deus que ensina e de capacita para servi-lo. Esse Deus que é tremendo e poderoso para nos ajudar. Pois o livro do Profeta Jonas, nos mostra muito isso. O cuidado que Deus teve com ele, mesmo depois de um gesto de rebeldia em que ele queria fugir da sua presença. Quando conhecemos a GRANDEZA DE DEUS... E fácil observar que, mesmo longe, mesmo caído e desanimado às vezes ou quase sempre, Ele nunca desistiu de nos... E nem vai desistir, eu creio nisso. Amém.
Mas sabe por que Ele nunca vai desistir de nos?... Por que Ele nos ama meu irmão, Ele nos ama minha irmã... E como é bom saber que somos amados/as e que também somos cuidados/as por Deus não é? Eu acho que é bom demais e gosto de saber disso todos os dias e momentos.
Existe um GRANDE DESAFIO para todos e todas neste momento... E cabe cada um de nos perceber isso e ser trabalhado. Coisas ocultas que nos tira a visão do REINO DE DEUS... O ato do PERDÃO não trabalhado em cada um de nos. Como nos foi lembrado... A rebeldia de fugir de Jonas, primeiramente, veio por causa de seu desinteresse e indiferença com o povo de Nínive. Coisas passadas e não trabalhada no seu CORAÇÃO E TAMBÉM NA SUA MENTE.
Portanto quero neste momento, baseando no belíssimo SALMO 34. 18 que diz assim: “Perto está o SENHOR dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” pedi para que Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo e também pelos Dons do Espírito Santo que fossem trabalhados em cada um/a de nós coisas ocultas que guardamos dentro do nosso coração... Para que possamos chegar mais perto de Deus e também de reconhecer verdadeiramente seu amor por cada um dos seus filhos/as.
Por que Deus cuidou de Jonas... Mostrou para O PROFETA do que Ele é capaz de mover e também de mostrar os Seus cuidados e Seus ensinamentos, mesmo de uma forma EXTRAODINÁRIA e ILUSORIA.
Grandes sinais foram dados para Jonas... Mas o sinal principal, nem sempre percebemos neste texto que é: As conversões que aconteceram neste livro...
1.      Dos marinheiros: Eles perceberam como o Nosso Deus é tremendo e poderoso. Deus que tudo fez... Deus que tudo faz, para colocar no caminho seus filhos e filhas que Ele tanto ama e quer bem.
2.      Do rei de Nínive e também de todos/as que ali moravam: As pessoas se arrependeram ao ouvir as Palavras de Deus, através da boca do Profeta Jonas. Talvez eles percebessem que não estavam de acordo com a vontade de Deus. Percebendo que Deus fez para levar esse homem até lá... Sabiam que não poderiam vacilar e deixar para depois.
3.      Da conversão do próprio Jonas: Deus mostrou quem Ele era de verdade...  E a parti daí explicou como é GRANDE O SEU AMOR POR TODOS/AS.
Não se assuste meus amados/as por reconhecer isso... Deus fez um tratamento especial com Jonas, trabalhou no seu coração aquela dor e sentimentos que tinha dentro de si.
Então... O que pode ter dentro dos nossos corações que precisamos trabalhar hoje?
*A falta de perdão *A falta de amor * A falta de mansidão *A falta de caráter  * A falsidade que carregamos
Somos homens e mulheres chamados por Deus... E ele quer nos ensinar e colocar em praticas o que Ele vem nos ensinando todos os dias e momentos.
Considerações finais: Que tudo que aprendemos e entendemos aqui hoje... Venha ser trabalho dentro de cada um e de cada uma aqui. Não se incomoda com o sucesso dos outros, não se incomoda com a prosperidade do outros, não se irrita com o AMOR DE DEUS PARA COM O PRÓXIMO.
Não sejamos fariseus... Ao ponto de achar que somos mais santos do que outro.
Existem pessoas ai fora, precisando ser salvos e salvas... E talvez sejamos essa pessoa que Deus vai precisar hoje e quer nos mostrar que através de uma “Busca sincera e honesta... Vamos servi-lo melhor” para buscar aqueles/as que estão longe da sua presença.
Tenhamos um coração quebrantado diante de Deus... Deus usa quem Ele quer e salva pelo seu GRANDE AMOR E MISSERICORDIA TAMBÉM. Pois se olharmos para traz, talvez não seja digno de estarmos aqui e ouvindo da sua palavra, através das vidas de profetas que Ele levanta para está aqui hoje. Mas você e eu fomos escolhidos para estar aqui hoje e refletir mais um pouco sobre tudo que temos feito e falando também...
Então, vamos ser trabalhados no sentido que ainda pode haver coisas que não foram trabalhados dentro do nosso coração. Vamos colocar isso aos Pés do SENHOR, e pedir que Ele aja e nos mostre o seu cuidado todos os dias e momentos. Que aja uma conversão sincera em nós. Deus quer trabalhar neste momento, aquilo que nós ainda não perdoamos aquilo que não esquecemos e aquilo que sentimos dor. Aquilo que nos faz sair da sua presença, pois achamos que é pesado demais para suportar, entender ou de até mesmo falar. Reconhecer irmãos e irmãs a presença de Deus... Buscar conhecer a Deus para melhor servi-lo foi à mensagem que Deus colocou no coração do nosso Pastor, para que fosse trabalhado nos nossos corações que somos as suas ovelhas.
Jesus é o BOM PASTOR e nos somos as suas ovelhas... Por isso, vamos ficar atentos aos sinais e o mover de Deus nas nossas vidas. E vamos orar para que seja trabalhados dentro de cada um e de cada uma a paz interior e o ato de reconhecer a sua grandeza e majestade também...
Oremos: SENHOR Meu Deus e Pai, que neste momento, seja trabalhado no coração e na mente dos seus filhos e filhas, o ato de reconhecer o seu perdão. Pois o seu Filho Jesus Cristo, nos mostrou tanto sobre isso, e muitas vezes não reconhecemos isso dentro de nós. Ajuda SENHOR a colocar para fora aquilo que nos tira da sua presença e também de termos paz... Que os sinais, que o Profeta Jonas percebeu e entendeu, causam em nós um impacto... E que possamos ser grandes servos e servas de acordo com a sua vontade todos os dias e momentos. E que o Espírito Santo, venha nos conduzir para uma vida boa e agradável diante de Deus.


[1] JONAS, in: A BÍBLIA: de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.