quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AGRADECER A DEUS POR TUDO


Texto motivador: Deuteronômio 8. 1 – 18


Ação de Graça é geralmente um ato de gratidão a Deus. Por tudo que Ele fez, por tudo que Ele faz e vai fazer nas nossas vidas. Percebemos que deste os tempos mais antigos, homens e mulheres já se preocupavam em abrir seus corações e mentes, para agradecer a Deus.
Porém o SENHOR, às vezes era e é obrigado a entrar com as suas Justiças para nos lembrar certas coisas, usando de estratégia para com o povo. Às vezes ao ponto de até endurecer os corações humanos para mostrar quem Ele era e É. O texto que acabamos de ler nos convida e nos chama para prestar atenção nos mandamentos e nas promessas de Deus sobre as nossas vidas.
Primeiro os mandamentos de Deus, que através da vida dos Patriarcas, de Moises e de outros homens que ali Deus levantou para mostrar os seus ensinos. E depois as promessas, onde Ele diz que podemos ficar numa terra boa e agradável.
Mas amados/as... Não podemos esquecer que tanto os mandamentos como as promessas andam juntos. Para nos ensinar e entender seus planos sobre as nossas vidas.
Portando todo esforço, carinho, compreensão e santidade que temos diante do SENHOR é bom e aceitável diante de Teus Olhos.
Mas creio verdadeiramente que a primeira coisa que Deus quer perceber em nós é a gratidão. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou recíproca para um favor que fizeram por nós. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida. Pois a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo[1]. E isso tem que ficar claro nas nossas vidas e ministérios.
O texto de Deuteronômio 8. 1 – 6 Deus lembra o povo para recordar... E aqui faço um convite muito especial para todos e todas aqui. Será que nós nos lembramos dos caminhos que Ele nos guiou?
Mas costumamos lembrar e murmurar das dificuldades que passávamos, nas humilhações e até mesmo da fome que tivemos em comer alguma coisa ou simplesmente ganhar alguma coisa.
O povo murmurava diante de Deus... E Deus sempre ajudando e querendo simplesmente o carinho e o respeito de todos e todas ali. Mas mesmo com carinho e respeito, Deus não privou o povo de passar durante quarenta anos no deserto. O deserto durante um tempo foi o lugar onde o povo teve que aprender sobre o seu cuidado. E ter respeito por Ele... Por que Ele é um Deus de amor, mas é também um Deus de justiça.
E Deus sendo Pai, mostrou como um Pai os seus cuidados para com esse povo. E assim Ele também nos mostra o seu cuidado. Que naquele momento de dificuldade e desespero, Ele estava conosco todos os dias. Com o Seu olhar e as suas mãos poderosas sobre nós.
Já os versículo 10 mostra uma realidade que creio que Deus quer que vivemos e diz assim: “Comerás, e ter fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que lhe deu”.
Será que eu e você temos:
ü  Fome?
ü  Sede?
ü  Estamos sem roupas?
ü  Sem calçados?
Pela Graça de Deus NÃO. E por isso estamos aqui para agradecer o seu Grande amor e cuidado por nós. Por que entendemos da sua mensagem onde nos lembra que devemos agradecer por tudo. Assim como nos lembra um casamento:
ü  Na alegria e na tristeza
ü  Na riqueza e na pobreza
ü  Na saúde e na doença
Devemos agradecer Ele por tudo... Por Ele é Deus. Uma aliança de cuidados que tomamos posse através da Vida de Jesus Cristo. Pois sempre nos ensinou que o Amor de Deus é bem maior do que imaginamos ou pensamos, e um Amor que nos constrange.
Mas os versículos de 11 – 17 são o que temos que prestar bastante atenção para não pecar diante de Deus. Não deixar que o sucesso, as riquezas, os bens materiais, até mesmo romances, venha nos tirar da presença do SENHOR. Acho e percebo que às vezes é bom olhar para trás e ver o que éramos e hoje no que nos tornamos. Eu agradeço a Deus de onde Ele me tirou e onde Ele me colocou agora e vocês? Pois sem Ele não somos nada... Pois mesmo com toda a força do nosso corpo e inteligência não somos capazes de caminhar sem a ajuda de Deus.
Vamos lembrar sempre do SENHOR... Ele que nos ajuda e nos protege, cuida e nos sustenta nos dá capacidade e inteligência para sair de uma situação de desgraça e tristeza para uma situação de luz e alegria.
Agradecer a Deus por tudo é objetivo de hoje! Pois foi tocado no coração do nosso Pastor e amigo Alexandre da Silva esse momento tão gostoso. De aprender e reconhecer que sem Deus nada somos. E por sermos pessoas gratas a Ele estamos aqui hoje para Adorá-lo e louvar seu Santo Nome...
Amados e amadas do SENHOR, Deus tem uma promessa para cada um/a aqui hoje. Ele nunca se esqueceu de nós e também pede para que não esquecesse d`Ele. Pois tudo é um bom motivo para agradecer a Ele...
ü  Tá chateado? Dá GLORIA a Deus.
ü  Tá triste? Dá GLORIA a Deus.
ü  Tem sucesso? Dá GLORIA a Deus.
ü  Tem motivos para agradecer? Dá um GLORIA a Deus bem gostoso ao Nosso SENHOR.
Ele com certeza vai se agradar da nossa atitude para com Ele.
Voltando para o versículo de número 10 diretamente fala sobre o alimento... Quando damos graças a Deus antes e após as refeições. No entanto, seu propósito era alertar os israelitas e serve para nós hoje a não se esquecer de Deus quando as nossas vontades e desejos fossem satisfeitos. Que as nossas orações à mesa e principalmente nos nossos cultos sirvam de constante lembrete da bondade de Deus para conosco e também para aqueles e aquelas menos afortunados! Ou seja, aquele ou aquela que tem menos que a gente[2].
Que Deus seja louvado por tudo... Que Ele venha ser o nosso Grande MESTRE e AJUDADOR naquele momento de tristeza e também alegria. Que os Seus ensinos e mandamentos venham fazer parte verdadeiramente das nossas vidas.
E que nunca, nunca mesmo amados/as vamos esquecer-nos do nosso passado... Lembrar e agradecer a Deus sempre pelas conquistas e vitoria. Pois tivemos um coração puro e honesto para aprender e dar-lhe GLORIA pelo seu amor e cuidado por nós.
Oração: Amado Deus, damos GLORIA ao Seu Nome, pelo cuidado e também ensinamentos para cada um/a aqui hoje. Que possamos sair daqui com a certeza do Seu amor e cuidado para todos/as todos os dias em Nome de Jesus Cristo. Amém, a


[1] http://pt.wikipedia.org – Acesso em 22 de novembro de 2011.
[2] Bíblia de Estudo: Aplicação Pessoal. P. 244.