quinta-feira, 21 de maio de 2020

O AMOR DE DEUS

Texto Motivador: Lucas7. 36-50

36 E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. 37 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento. 38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento. 39 Quando isso viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. 40 E, respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. 41 Um certo credor tinha dois devedores; um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro, cinquenta. 42 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois: qual deles o amará mais? 43 E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. 47 Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. 48 E disse a ela: Os teus pecados te são perdoados. 49 E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? 50 E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

INTRODUÇÃO: Jesus Cristo, antes de ir para a casa do fariseu, Ele tinha acabado de curar, ressuscitar, ajudou a repreender todo mal na vida de algumas pessoas e deu vista a muitos cegos naquele cidade. Além de! Saber que João Batista, mesmo preso, ouvindo sobre esses relatos, chamaria dois dos seus discípulos e pede a eles que vão de encontro a Jesus Cristo e lhe fazem uma pergunta: És Tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?

Aí! Vem Jesus Cristo e diz: — Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram. Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. E felizes são as pessoas que não duvidam de mim!

O engraçado, que mesmo Jesus Cristo, fazendo tudo isso, muitos ainda questionavam o Seu Ministerio e não deram ouvidos ou creram nos Seus Milagres.

Então! Depois disso tudo, Jesus Cristo, É convidado para estar na casa de um fariseu (um formalista da religião Judaica) e chegando Jesus Cristo, na casa do fariseu, Ele sentou-se à mesa.

OBSERVAÇÃO:  A "mesa" não era somente um móvel de decoração, e sim, representava um "altar" em torno do qual a família se reunia conforme o Salmo 128. 3b.

Voltando ao texto: Mostrando assim, que era algo formal.

Mas, preste atenção!

Muitos, estavam do Seu lado, mas, eram mais expectadores do que seguidores.

Muitos eram curiosos em vez de serem curados.

Muitos estavam presos nas suas emoções e religiosidade, do que terem um Encontro com Deus, através da Vida de Jesus Cristo e pela Ação do Espírito Santo.

Além de muitos, não Lhe darem a honra devidamente apropriada como o próprio Jesus Cristo vai nos mostrar.

Porém! O que isso tudo tem a ver com o texto?

DESENVOLVIMENTO: O texto, nos mostra, que uma mulher, pecadora entrou naquela casa... entretanto ela não tinha sido convidada para estar ali. Talvez por ser a casa de um fariseu, dificilmente ele a convidaria, sabendo justamente quem ela era.

Aqui! Faço minha primeira observação do texto! Quando convidamos a Jesus Cristo, para entrar na nossa casa, estamos dando a Ele, total liberdade para que a nossa casa, seja um ambiente de milagres. E muitas vezes, pecadores, vão entrar nela para serem libertos pelo Senhor.

De qualquer modo! Neste texto, não fala qual era ou qual foi o pecado daquela mulher... apesar que muitos, tratam-lá como "prostituta".

Ora! Mas, algo poderoso aconteceu com ela, e é isso que importa, ela foi "perdoada".

Pois, o perdão é uma oportunidade de nos livrar-mos das amarras negativas e avançar-mos para um ambiente de cura, libertação, paz e felicidade plena... o texto de Isaías 43. 25 diz: Sou Eu, Eu mesmo, (assim diz o SENHOR) Aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não lembra mais do seus pecados.

Isso é Promessas de Deus e não de homens.

Quando essa mulher entrou na casa, um mal estar ouve naquele ambiente.

Em virtude de, que ela entrou chorando e carregando um vaso de alabastro com unguento (perfume) na direção de Jesus Cristo... além de beijar e enxugar com os seus cabelos os pés de Jesus Crsito.

Segunda observação desse texto é! O ato da humilhação...

Muitos têm vergonha de se humilhar diante de Jesus Cristo, portanto! Lembram-se: os que têm o espírito humilde, esse obtém honra. (Provérbios 29. 23)

O fariseu, vendo essa cena, deixou a dúvida entrar no coração e  falava consigo mesmo dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

A intenção desse fariseu, segundo especialistas não era agradar a Jesus Cristo, mas, sim de levantar, uma suspeita para saber se verdadeiramente Jesus era O Cristo. Já que a Sua fama, corria por toda cidade.

Então! A Terceira observação é! Não chame Jesus Cristo para sua casa com dúvidas.

Chame Ele com a certeza que Ele é capaz de mudar sua história e seu destino. Pois, Ele está procurando adoradores e não espectadores conforma o texto de João 4. 23 que diz: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adoram.

Então! Quem estava Adorando ao Senhor naquele momento! O fariseu com a sua maledicência no coração ou a mulher pecadora que se arrependeu diante de Deus e diante dos homens?

Jesus Cristo, algumas vezes criticou as atitudes dos fariseus.

Ele falava que muitos deles estavam mais preocupados com o exterior do que o interior. Ou seja, pregavam e ensinavam muito bem a Palavra de Deus, mas, viver que é e era bom... nada.

Quarta observação desse texto! Vamos tomar cuidado em julgarmos as pessoas, pois, na Palavra de Deus diz: Por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7. 3-5)

Jesus Cristo então, olha para ele e fala uma parábola dizendo: Um certo credor tinha dois devedores; um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro, cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois: qual deles o amará mais?

O fariseu sabia da resposta correta, entretanto, Jesus Cristo, ainda queria mostrar para ele algo muito especial sobre honra. Já que! Tanto no grego como no hebraico, a palavra honra, passa pelo princípio de: estimar, reconhecer e reverenciar. Ou seja, dar valor a quem é de direito.

Jesus Cristo questiona ele dizendo... entrei na tua casa e você não me deu nada para lavar meus pés e muito menos me Honrou com um beijo... Já essa mulher, com todo seu pecado, lavou meus pés e não parou de beija-lo. Inclusive, está enxugando eles com os seus cabelos? Por isso, lhe digo! Que os muitos pecados dessas mulher estão perdoados.

Jesus Cristo! Volto a dizer, queria adoradores.

E quem somos nós a partir da reflexão desse texto!

Jesus Cristo ainda continuou dizendo sobre a mulher: Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

Nisso Jesus Cristo declara para ela, seus pecados estão perdoados e a tua fé de salvou. Vá em paz.

Que dia poderoso foi para essa mulher.

Já que quero separar aqui, somente seis princípios que ela deve que ter diante de Jesus Cristo:

1 Entrar no ambiente onde Jesus Cristo está, mesmo que ninguém lhe convide.

2 Prostar-se diante Dele

3 Abrir o coração para Ele, mesmo em forma de lágrimas.

4 Ouvir o que Ele tem a dizer e receber Suas orientações... mesmo que isso mexa com toda nossa estrutura, religiosa, familiar, emocional e até mesmo financeira como foi com Zaqueu.

5 Receber o perdão.

6 Viver em paz.

CONCLUSÃO: O problema do fariseu foi... querer julgar em vez de entender.

Seu problema foi não entender algo básico no Ministério de Jesus Cristo que era: Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mateus 23. 11-12).

Aquela mulher se humilhou, honrou e se arrependeu dos seus pecados.

E pela fé que ela teve, moveu o Coração de Jesus Cristo e foi perdoada e salva, recebendo assim, a Shalom de Jesus Crsito.

Então, a quinta observação! Não deixe que as más línguas te pare.

Vá de encontro com o único que É o caminho, e a verdade, e a vida... Jesus Cristo de Nazaré.

Pois, Jesus Cristo amou tanto aquela mulher que Ele a muito perdoou.

E isso, não tem preço. Já que, ela o buscou em espírito e em verdade e não deixou que as suas limitações à deixasse de procurar a Jesus Cristo, enfrentasse todo preconceito, e julgamentos das pessoas.

A sexta observação é e finalizo esse sermão! Não deixe suas limitações e pessoas lhe tirar a salvação e a vida eterna.

Se você ainda não aceitou a Jesus Crsito, como Seu Salvador pessoal! Vá de encontro ao Senhor e chore aos pés Dele e reconheça que você precisa de ajuda.

E se você! Já o aceitou como o Seu Salvador pessoal, fique firme e continua o Adorando, mesmo em tempo de crise e dificuldade.

Deus te abençoe.

Dia 21/05/2020