domingo, 31 de agosto de 2014

"JÓ" E A SUA FIDELIDADE NO MOMENTO DE CRISE

Texto Motivador:

Jó 31. 1 - 10

“Eu jurei que os meus olhos nunca haveriam de cobiçar uma virgem. Se eu tivesse quebrado o juramento, que recompensa Deus me daria, e como é que lá dos céus o Todo-Poderoso me abençoaria? Pois Deus manda a infelicidade e a desgraça para aqueles que só fazem o mal. Deus sabe tudo o que eu faço; ele vê cada passo que dou. Juro que não tenho sido falso e que nunca procurei enganar os outros. Que Deus me pese numa balança justa e ele ficará convencido de que sou inocente! Se por acaso me desviei do caminho certo, se o meu coração foi levado pela cobiça dos olhos, se pequei, ficando com qualquer coisa que pertence a outra pessoa, então que outros comam o que eu semeei, ou que as minhas plantações sejam destruídas. Se o meu coração alguma vez foi seduzido pela mulher do meu vizinho, e se fiquei escondido, espiando a porta da casa dela, então que a minha mulher se torne escrava de outro, e que outros durmam com ela”.

Desenvolvimento:

Quando fui convidado para ministrar no culto da família… Fiquei muito feliz pelo convite. E como sempre, Deus sempre nos entrega algo que fala com a gente primeiro… Ou seja, antes de ministrar algo para vocês, Deus trabalha na nossa vida e no nosso ministério.

Pois bem, estou num propósito de ler a Bíblia toda em menos de um ano… E curiosamente, estava no livro de Jó quando Deus me revelou algo sobrenatural na vida desse homem… A sua fidelidade com a sua esposa… Sim meus amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, sua fidelidade com a sua esposa.

Mulher essa que, no primeiro momento temos vontade de dar uma lição nela não é? Pois, devido ao respeito e carinho que temos para com o Nosso Deus… Ela me vem e lança sobre a vida de Jó que ele precisava amaldiçoar a Deus e que ele morresse… Como nos mostra o texto de Jó 2. 9 que diz o seguinte: “ Então disse-lhe sua mulher: Ainda persistes em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.”

A vida dessa mulher… Virou de cabeça para baixo ao perceber que tudo aquilo que ela tinha, estava morrendo, estava indo embora, não existia mais… Entrou uma depressão profunda nesta mulher, uma vez que, não observamos nesta leitura o cuidado para com ela.

Todas as atenções estavam direcionadas para Jó… Talvez, pela sua situação, era normal o excesso de cuidado com ele… Mas, a sua esposa ainda estava lá… E quem estava ajudando ele? Quem estava sentado com ela? Quem estava alimento? Quem estava dando uma roupa ou um abrigo?

São coisas que Deus, não nos revelou… Porém, a leitura do Livro de Jó, algumas conversas são isoladas e precisamos juntar… Fazer uma montagem e colagens para entender o seu significado… Pois, o próprio Jó, reconhecia que ele era justo e não entendia o que estava acontecendo com ele… Agora você, imagina a situação dessa mulher! Não era fácil… Era complicado demais.

Ei! Preste atenção: Quantas pessoas aqui numa situação de desespero, sofrimento, angustia, depressão, raiva e luto (lembrando que o luto, não é só quando alguém morre)… Já ouviu que precisava de um concerto? Não que isso não possa acontecer, mas, às vezes, você não deu legalidade para algo acontecer em sua vida. E assim, se você não leu o livro de Jó, fica difícil (risos).

E se você, não estiver com o coração tratado e abrir os olhos espirituais para os propósitos de Deus… Você vai à loucura… E em vez de ficar na posição de Jó, você pode ficar na situação da esposa de Jó… Que infelizmente, fez um comentário complicado.

Introducão:

O objetivo desse sermão é o seguinte… Não é fazer uma critica para esposa de Jó e sim entender que no momento de crise e sofrimento… Os dois precisam ser cuidados e protegidos. Devem ser blindados e fortalecidos em todas as áreas em Nome de Jesus Cristo… Amém.

Pois, falamos muito da fidelidade de Jó com as coisas e com Deus… Mas, dificilmente entendemos a sua fidelidade com a esposa e por que Deus… No momento que restituiu ele em DOBRO… Restituiu com a mesma mulher que pediu para ele amaldiçoar a Deus. Como isso?

Quero dizer algo aqui: Os segredos de Deus… Ainda é um mistério para os homens e mulheres neste mundo. E é somente quando você entra no mistério com Ele, que você percebe o cuidado e o sentido da aliança.

Creio que Jó amava tanta essa mulher que ele não se permitia até olhar para outra mulher conforme lemos neste texto motivacional… Uma vez que, ele sabia que era pecado… Mesmo vivendo numa época onde poligamia era considerada normal.

Mas o que é poligamia pastor: É uma palavra que vem do Grego (muitos matrimônios) é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie.

Enfim, voltando a nossa história… Você manter a sua santidade e fidelidade onde se permitiam outros casamentos, outras alinças… Tem que ser muito forte. Mas, lembra-se que Jó 31. 1 ele comenta: “Eu jurei que os meus olhos nunca haveriam de cobiçar uma virgem.

Jó verdadeiramente era um homem diferenciado da sua época… Continuou fiel aos seus princípios e aquilo que ele tinha como verdade em todas as áreas e principalmente no seu casamento… Ele cumpriu.

Ser fiel… Só quando está tudo bem é muito fácil. Mas, ser fiel quando vêm os problemas e a dificuldades que quero ver e entender.

Pois, a esposa de Jó nos faz refletir sobre isso… Como está a nossa vida? Como está o meu casamento? Como está o meu namoro? Estou sendo fiel ou estou quebrando princípios? Qual é a resposta? O que está acontecendo? O que vamos fazer? Fico ou vou embora? Luto ou paro?

Mas, quero deixar uma coisa que é profética para nós… No momento de perdas, angustia, solidão, doenças, brigas e duvidas… Deus tem algo para você. Ele não vai te abandonar não. Creia e tenha fé… Pois, muitos casamentos estão ao ponto de determinar por causa disso. Acham que nem Deus, nem Jesus Cristo e muito menos o Espírito Santo podem mudar essa realidade… Mas, Ele pode sim e vai restituir seu casamento e a sua família para Glória e Honra d`Ele em Nome de Jesus… Se você crer nisso… Aplauda ao SENHOR e diga Glória a Deus e aleluia… Ele vai mudar essa situação.

Volto a repetir… Não deve ter sido fácil para essa mulher e muito menos para Jó ver tudo cair e a realidade mudar… Os momentos difíceis é que mostram quem somos realmente, às vezes nem eu e nem você reconhecemos quem somos sabia? [1]

Não pare de lutar… Não pare de acreditar… Confia em Deus somente atraves de Seu Filhos Jesus Cristo e pela Ação do Espirito Santo… Eles estão prontos para nos ajudar e quer ajudar.

A esposa de Jó… Nos faz refletir demais sobre o cuidado com as pessoas. As vezes, só ouvimos uma parte e esquecemos a outra. Porém, quando somos desafiados a continuar fieis… Pode vim uma crise, uma dificuldade e até mesmo uma quebra de aliança e de votos.

Lembra-se do seguinte: "Eu odeio o divórcio;  eu odeio o homem ou a mulher que faz uma coisa tão cruel assim.  Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher ou ao seu marido" (Malaquias 2. 16)… Isso é uma verdade para nós não é? Pois bem, quando eu e a Carol fizemos o curso de liderança de casais… Quando perguntaram para o presidente do Casados para Sempre sobre a questão do divorcio ele disse uma coisa muito interessante que foi o seguinte:

Deus odeia o divorcio sim… Mas, devido ao coração duro de homens e mulheres, isso acontece e é uma realidade daqueles e daquelas que não querem, não desejam e não tem mais forças para acreditar e lutar pela sua união e a aliança. Ou seja, lutar pela sua família.

Desejo avisar uma coisa: Não estou querendo ser hipócrita de falar que eu não tenho problemas no meu casamento e com a minha família… Mas, estou falando que no momento de crise e de dificuldades, alguém tem que está forte e com vontade de lutar… E quando Deus entra na luta meu amado e minha amada… Você pode ter a certeza que você vai ser maioria e com Deus vai dar tudo certo… Em Nome de Jesus Cristo.

Faz a rota da conciliação e lute… Peça a Deus força e continue nos princípios da fidelidade e da honra. Mesmo que seja difícil e complicado… E mesmo se algo lhe faltar (como força e vontade), continue fiel e justo diante de Deus… Ele vai lhe dá a resposta e lhe apontar caminhos.

Conclusão:

Deus quer nos mostrar algo e creio que Ele falou de uma forma diferente hoje… Derrepende, você veio aqui e esperou um barulho muito grande, talvez, você veio aqui e esperou o sobrenatural acontecer… Pessoas caindo e entrando no poder d`Ele…

Porém, Ele desejou sarar pessoas e restaurar alianças… Nunca pense que o seu casamento ou o seu manoro não precisa de um concerto… Nunca pense que seu casamento ou manoro nada pode abalar e acontecer… Assim, como foi com Jó, o diabo anda ao deredor e ao redor dependendo da situação e ele sempre quer achar uma brecha para nos tirar do foco e da presença de Deus e mexer na nossa família… Mas, lembra-se… O diabo não tem familia e tenta acabar com a nossa.

Nosso desafio aqui hoje é: Até onde você agüentaria tudo isso?

A história de Jó nos faz pensar no real sentido das palavras amor, prontidão, companheirismo e, principalmente, fé. O que cada uma destas coisas significa para você..? Será que seu coração vai se desfalecer se sua casa pegar fogo, se perder seus filhos, seus bens preciosos, tiver uma doença grave, perder algum ente querido? Qual o seu limite de amor, de “pagar o preço” por uma vida?

Ela podia ser uma mulher até mesmo sem fé, ou não com a mesma fé que Jó, mas não o deixou no meio de tanta tragédia, não virou as costas para continuar a sua própria vida, de forma egoísta e mesquinha. O final do livro de Jó descreve que Deus deu a ele tudo de novo, em dobro e melhor (Jó 42. 10 - 15): filhos, bens, saúde, amigos. E a esposa dele estava lá, vivendo todas estas bênçãos junto com ele. Glória a Deus e aleluia.

Se ela tivesse largado tudo, teria vivido o melhor com ele..? Talvez tivesse passado fome, sido violentada ou até mesmo morta. Mas ela ficou firme e viveu o tempo das boas-novas. Sofrer, muitas vezes, faz parte do plano de Deus, para o melhor que está por vir. Não desistir neste momento é uma prova de fé intransponível e pessoal. [2]

Essa mensagem “tirei” de um Blogger… Para mostrar que Deus está sempre disposto a nos ajudar e nos restituir tudo, tudo e tudo aquilo que o diabo, juntamente com os seus companheiros tentaram nos tirar ou até mesmo conseguiu.

Porém, lembra-se novamente, se Jó largasse tudo, será que seria digno de ser lembrado e honrado como foi diante de Deus e diante dos homens..?

Deus é um Deus que testa sempre a nossa fidelidade e compromisso com Ele… E mesmo que as provas vêem, que a nossa família seja atacada, e que nossos amigos falam contra nós… Ele nos protege e nos guarda. E no momento certo, Ele libera a cura, o milagre e a restituição de tudo aquilo que nos foi tirado… Que eu e você possamos receber em dobro, tudo aquilo que o diabo roubou ou tentou tirar de nós em Nome de Jesus Cristo Seu Filho amado… Amém, amém e amém.

Quero orar e pedir que Deus nos ajudar e proteger a nossa família… Venha no altar orar comigo em Nome de Jesus Cristo…

Que o Eterno venha trazer clareza e
entendimento aos nossos corações e mente.

Pastor Anderson Magno – Ministração no Culto da Família na Igreja Metodista Central - BM




[1]  http://www.cristianecardoso.com – Acesso em 28 de agosto de 2014.
[2]  http://www.montesiao.pro.br – Acesso em 28 de agosto de 2014.