terça-feira, 15 de outubro de 2019

FILHOS DE PÉ



Texto Motivador: Romanos 8. 14 – 17
14 Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor Deus: “Pai, meu Pai!” 16 O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus. 17 Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.
INTRODUÇÃO: Quando eu descubro quem Deus é, Ele me revela quem eu sou... li essa frase e achei interessante. Pois, Paulo, na sua carta aos Romanos, dar a cada um deles, uma explicação ao declarar: Pois todos pecaram e estão separados da Glória de Deus. (Romanos 3. 23)
O homem em sua essência, já nasce com o pecado, por causa da atitude de Adão e Eva, que por causa da curiosidade, acabaram sendo expulsos do Jardim do Éden que era um lugar chamado de paraíso e lugar de delicias.
Paulo no cap. 7. 15 declara: Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto... e depois ele continua nos versículos 21 ao 24 declarando: Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau. Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus. Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?
Paulo sabia quem poderia livra-lo... esse alguém era Jesus Cristo de Nazaré.
DESENVOLVIMENTO: Quando falamos de filhos de pé, estamos sendo desafiados há mudar a nossa mentalidade. Hoje, muitos estão aceitando Jesus Cristo como Salvador pessoal das suas vidas, mas, muitos não querem o estilo de vida que Ele nos pede para viver. Nas primeiras dificuldades, muitos O abandonam, como Pedro fez, muitos Lhes vendem, como Judas fez, muitos, não sabem quem Ele é de verdade, como João fez, muitos duvidam, como Tomé fez.
O desafio continua, quando lembramos que é possível vencer o pecado que existe dentro de nós. E sabe como! Deixando o mesmo, Espírito que habitava em Jesus Cristo, O Espírito Santo. Já que ele declara: Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês. (Romanos 8. 11)
Para ficarmos de pé, precisamos caminhar com fidelidade a Trindade, Deus, Jesus e Espírito.
É praticamente impossível caminhar e ficar de pé sem a Presença dos três em nossa vida. Paulo continua dizendo: Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente. (Romanos 8. 13)
Vocês viverão espiritualmente quer dizer “também” que precisamos de ter dis-cer-ni-men-to daquilo que é bom ou ruim.
Para poder discernir qual é a vontade de Deus, qual é seu Plano de amor para nós, Paulo nos diz que é fundamental que nos transformemos interiormente segundo o “homem novo” que é Cristo.  A renovação da mente a que alude Paulo não se produz tanto pela ação de uma lei externa mas começa no interior do homem, pela íntima iluminação do Espírito Santo que nos torna capazes de distinguir o bem do mal e de seguir o caminho do bem. [1]
Paulo explica, que todos aqueles que buscam o caminho da “carne” buscam o caminho da morte. E essa “carne” que Paulo fala é a carne humana, da natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por essas e por outras razões, sempre estão inclinadas ao pecado e opostas a Vontade de Deus. [2]
Não é difícil viver o Evangelho que Jesus Cristo nos deixou, o problema é ser o modelo d`Ele. Já que, para sermos discípulos fieis, precisamos ser modelos d`Ele, assim como Paulo declarou: Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (1 Coríntios 11. 1)
Quando aceitamos a Jesus Cristo, algo importante tem que acontecer, mudar a nossa mentalidade para filhos... uma vez que, todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Não podem mais ser filhos das trevas, e sim filhos de Deus.
Vamos viver como filhos.
O povo de Deus hoje, tem que aceitar a mentalidade de filhos e rejeitar o sentimento de escravos... sentimentos de escravos, nós já ouvimos, lemos e percebemos que uma geração, não viu a Terra Prometida. Então, não atrapalhe a sua herança.
Não pare no meio do caminho, lute contra o desamino e a falta de fé... Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai.” (Romanos 8. 15)
Essa é a promessa... somos filhos.
Todo encontro com Deus... causa uma mudança.
Hoje é um dos dias desse Encontro, hoje é o dia que as promessas do Salmo 188. 24 declara: Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos n´Ele.
CONCLUSÃO:  O texto que lemos, nos chama atenção para três coisas poderosas que são:
1º Ser filhos de Deus – Significa aqueles que nasceram outra vez conforme o texto de Gálatas 3. 26 que diz: Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus... Precisamos aceitar a Jesus Cristo, para que a paternidade venha fazer sentido em nossa vida.
2º Ser herdeiros – Significa receber algo através do direito de filiação, segundo o texto que lemos, nós podemos ser herdeiros de muitas coisas, boas ou ruins, mas... de filhos, somente aqueles que aceitam a Jesus como Seu único e suficiente Salvador.
3º Sofrimento – Na vida com Deus, através de Seu Filho é assim conforme a Palavra de Deus que diz: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16. 33)




[1] http://vidacrista.org.br – Acesso em 15 de outubro de 2019 às 17:35.
[2] Bíblia digital Strong.