terça-feira, 21 de julho de 2020

DEUS NA VIDA DA VIÚVA DE NAIM

O PODER DE UM ENCONTRO COM DEUS NA VIDA DA VIÚVA DE NAIM

Texto Motivador: Lucas 7:11-17

Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore". Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: "Jovem, eu lhe digo, levante-se! " Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. "Um grande profeta se levantou entre nós", diziam eles. "Deus interveio em favor do seu povo". Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas.

INTRODUÇÃO: A experiência de um luto, geralmente não é fácil.

A Palavra de Deus, nos fala de vários lutos, que mexeram com a estrutura de uma família, cidades e até de nações.

Porém! Neste texto, relata a história da viúva de Naim.

Naim! Segundo especialista, estava mais para um vilarejo do que uma cidade. Mas, foi justamente neste lugar improvável que Jesus Cristo, fez pela primeira vez, um morto ressuscitar.

Aquele filho representava muito para aquela mulher.

Ele representava o seu futuro, seus sonhos, sua honra, sua companhia...

Ela já não tinha marido e agora o seu único filho estava morto, era mais uma terrível perda na sua vida, e podemos imaginar aqui, a angústia dessa mulher.

Mas,  o choro daquela mulher, era o choro do desespero e da angústia.

Por mais, que a Palavra de Deus nos mostra que o povo, tinha que acolher as viúvas, nem sempre as coisas iriam bem, principalmente para as viúvas. Uma vez que, naquela época não havia pensão e nem aposentadoria, e com certeza, as coisas já estavam ficando difíceis para aquela mulher.

Talvez ela estivesse pensando que sua vida estava acabada, que mais nada poderia ser feito para mudar aquela situação e agora, o que lhe restava era aceitar e aprender a conviver com ela.

Até que, então, ela teve um encontro com Deus.

Até que Deus a visitou.

Então! Não importa a situação que você possa estar passando, confia em Deus.

Mesmo que a sua dor, seja insuportável confia em Deus.

Mesmo que o luto, possa lhe tirar o seu futuro e seus sonhos, confia em Deus.

Ele tem Poder e autoridade para mudar a minha e a sua história.

VEJAMOS ALGUMAS LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM ESSA HISTÓRIA:

1- JESUS ESTÁ VENDO O NOSSO SOFRIMENTO: No (v.13) está escrito: Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore".

• Quando estamos passando por momentos difíceis, nós, muitas vezes nos sentimos abandonados por Deus, e temos a sensação de que Ele nos deu as costas e se nega a olhar para nós... isso, na verdade, são pensamentos enganosos. Deus, nos ama, e no momento certo, Ele vem em nosso encontro.

• Jesus não foi a Naim por acaso, Ele foi se encontrar com aquela mulher e resolver o seu problema. Já que, A viúva de Naim não chorava a morte de seu filho sozinha. Uma grande multidão da cidade compartilhava de sua dor e luto. Porém! Só um poderia mudar seu destino é esse alguém é Jesus de Nazaré.

• Ele está aqui. E isso não é por acaso. Sabe por causa de que! Em Mt.18:20 diz: Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali Eu estou no meio deles".

Então creia... pois, aqui tem muito mais do que duas ou três, aqui tem adoradores que Lhe amam em Espírito e em verdade.

2- ELE SE IMPORTA COM A NOSSA DOR: Muitos poderiam estar pensando que aquela mulher deveria ter feito coisas terríveis para merecer um tão pesado sofrimento.

Mas Jesus Cristo, Filho de Deus, discordando disso tudo, encontrou-se com ela e tirou essa dolorida carga. Pois, Ele mesmo já tinha declarado algo poderosos para nós em Mt.11:28 que diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

3- ELE SE APROXIMA COM VONTADE E PODER PARA NOS AJUDAR: Lemos nos (vv. 14,15) o seguinte: Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: "Jovem, eu lhe digo, levante-se! " Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe.

• Na hora do sofrimento muitos querem nos consolar, muitos nos dizem para não chorar, mas só Deus através de Jesus Cristo e pelo Poder do Espírito Santo, podem eliminar a causa da nossa dor.

Jesus! Sentiu a dor daquela mulher, ou seja, teve compaixão que é nada mais é nada menos, um sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal do/a outro/a acompanhado de um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.

• Só Jesus pode nos restituir aquilo que perdemos.

4- MUITOS LOUVARÃO A DEUS ATRAVÉS DO NOSSO MILAGRE: Já nos (vv.16,17) diz: Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. "Um grande profeta se levantou entre nós", diziam eles. "Deus interveio em favor do seu povo". Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas.

O milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim, foi realmente muito significativo.

Além de ter sido o primeiro milagre dessa natureza durante o ministério de Jesus, ele nos convida a admirar a extraordinária majestade de nosso Senhor e a forma com que Ele, Jesus Cristo trabalha.

Sabe por que! Basta uma Palavra d' Ele, basta uma Palavra d' Ele, basta uma Palavra d' Ele.

A história do filho da viúva de Naim nos ensina que nada, não foge, do controle, do nosso Deus.

Por mais que não entendamos algumas situações e circunstâncias da vida. Deus tem um propósito para todas as coisas, e isso basta.

Jesus estava entrando em Naim justamente no momento em que o cortejo fúnebre do filho da viúva estava saindo. Isto não foi mera coincidência! Tudo ocorre de acordo com os planos eterno, soberano, sobrenatural e imutável de Deus.

Por isso!

• Nunca esconda o que Deus fez por você. Testemunhe.

• Depois desse episódio imagine quantas pessoas passaram a desejar um Encontro com Deus naquela cidade!

CONCLUSÃO: Sabe algo que temos que analisar nisso tudo! Na história do filho da viúva de Naim foi algo muito diferente.

Jesus simplesmente deu uma única ordem e o jovem ressuscitou.

Isso significa que Jesus não é apenas o maior de todos os profetas, mas é o próprio Filho de Deus. Sim, Jesus é Deus! Ele é o único Rei que triunfa sobre a morte!

Mas mesmo com toda sua grandeza e majestade, Ele se compadece de nós.

APLAUDA AO SENHOR

• Que Deus transforme nossa dor em louvor.

ORAÇÃO

Jamais subestime o poder de um Encontro com Deus. Participe do nosso próximo Culto.