quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COMPROVAÇÃO DE ALGUM FATO!


PASTOR ANDERSON MAGNO NASCIMENTO DA SILVA
Referência bíblica:
Hebreus 11. 6
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproximar de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam...

Introdução:
            Quando pensamos na palavra “fé”... É impossível não se lembrar do texto de Hebreus 11. Mas, confesso que não foi o primeiro texto que veio na minha memoria. Mesmo sabendo que é um texto que nos abre a mente e também o nosso coração para a “fé”.
            Sendo assim, o Antigo Testamento é recheado de historias emocionantes e corajosas de homens e mulheres que mudaram o rumo da sua historia através da “fé”.

            A palavra “fé” segundo dicionário brasileiro, uma das suas explicações é asseveração, afirmação, comprovação de algum fato.  Porém, no texto de Hebreus 11. 1 – 3 observamos os versículos que diz o seguinte: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. 2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.[1]
           
            “Fé” requer verdadeiramente um exercício imaginário daquilo que não enxergamos, não entendemos e aquilo que a ciência não explica e nem podem.

Desenvolvimento:
            Sendo assim, pegamos três exemplos de “fé” e obediência ao SENHOR que o Antigo Testamento nos mostra e nos fortalece quando a falta de “fé” aparece e nos tira do foco.
1.      Abraão: Pelo que entendemos na Bíblia, Abraão já era um homem bem de vida. Seu pai tinha posse e de certa forma, aquilo já era dele por herança. Porém, o coração do homem faz plano... Mas, a resposta vem de Deus.  Ele ouviu a voz de Deus. Ele veio de uma geração de idolatra, mas, resolveu obedecer a uma voz que mexia com ele. No tempo certo, Deus o guiou e lhe mostrou que se ele obedecesse “Ele o SENHOR” o honraria de tal forma que seria impossível contar a grande geração de homens e mulheres que seriam chamados filhos e filhas da “fé”.
A “fé” que Abraão depositou em Deus fez dele conhecido como “pai da fé”... Mesmo com tantas dificuldades e problemas, ele resolveu obedecer ao SENHOR mesmo quando a sua grande “bênção” seu “filho” estava para ser retirado dele.

2.    Elias a viúva de Serepta e Eliseu: Elias já cansado e abatido, pois, durante muitos anos serviu o SENHOR com zelo e respeito. Chegou um período ao qual ele ficou cansado, pois, tudo aquilo que levantou contra a sua vida e ministério lhe “cansou”. E chegavam momentos ao qual ele conversava com Deus. Em alguns casos essas conversas eram tensas. Imagina você, recebendo uma ameaça de morte, de uma pessoa até então considerada muito forte e destemida. Quanta pressão psicológica e emocional que esse profeta estava passando.
Da mesma forma, quando ele achou que iria morrer de fome! Deus entrou com providencia e lhe mostrou uma mulher ao qual estava passando uma situação difícil e complicada. Ela achou que iria morrer, pois tinha pouco em casa e ainda chega um homem e lhe pede prioridade na ora de se alimentar! Essa mulher com “fé” entregou aquele bolo para Elias. Porém, num gesto MARAVILHOSO ela o serviu e durante muito tempo, a botija com azeite não faltou e a farinha não se acabou até o SENHOR mandar chuva naquela terra. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. I Reis 17:8-15.

Mas Deus ainda precisava desse homem para mais um gesto de “fé”... Era vez de Eliseu. Esse companheiro ao qual durante muitos anos o serviu. Deus conduziu Elias a um campo, e ali encontrou Eliseu.
Deus precisava levantar um novo profeta e esse novo profeta estava diante de Elias. Um homem que estava trabalhando no campo. Quando Elias fez o sinal sobre a vida desse homem, quando passou o “manto” sobre Eliseu. Eliseu não questionou, sabia o que representava aquele sinal, aquele gesto. E então “seguiu” aquilo que estava proposto para a sua vida no ato de “fé”...
3.      Sansão: Esse homem que representa demais muitos cristãos e cristãs de hoje... Homens e mulheres que foram separados e separadas. Conhece a Palavra do SENHOR, mas, mesmo assim, deixam ser conduzidos pela vaidade, pela raiva, pela vingança. Mesmo sendo um homem que deste o ventre de sua mãe. Também estava separado para fazer a obra do SENHOR e ser juiz do povo. Lutar pelo povo de Israel. Foi ele fruto de uma promessa, uma mãe que orou e lhe entregou para Deus. Zilá era uma mulher fiel. Tinha “fé” e foi firme na hora de incentivar Sansão a lutar pelo povo que sofria nas mãos dos filisteus. Mesmo fraco e sem força, acreditou até o ultimo momento da sua vida e teve “fé” ao orar e pedi forças ao SENHOR para derrotar os inimigos de Deus.
Conclusão:
            Amados e amadas... Hoje ficou claro que estamos falando de “fé”. E Deus através da Sua Gloria quer que “nunca” perdemos a “fé”. Existem coisas que aos olhos naturais ainda não podem ver. Mas Deus já deixou preparado.  No tempo certo e no momento especifico Deus vai lhe mostrar e vai te dar aquilo que se for da vontade d`Ele aquilo que você deseja e busca.  
Nunca deixe de orar e buscar a Deus... Sonhe, converse, imagina, abrace a sua vitória. Pois, observamos na Bíblia Sagrada vitórias de homens e mulheres que pela “fé” receberam mais e mais de Deus. Muito mais que aquilo que eles imaginaram e pensaram para suas vidas.
            Uma vez que “ouviram” “obedeceram” “oraram” “buscaram” em Deus... “Fé” para nós é verdade e não há questionamento. Não pode haver duvidas. “Fé” para nós é um ato de amor por tudo àquilo que homens e mulheres lutaram em Nome de Deus e Pelo Seu Filho Jesus Cristo e também pela Ação do Espirito Santo em nossas vidas.
            Você que talvez esteja procurando uma resposta de Deus. Você que talvez esteja pensando que Deus abandonou você. Você que talvez esteja sem “fé” e fraco. Deus quer te lembrar de que você é um escolhido/a d`Ele. Ele não vai te abandonar, não vai deixar seus sonhos e objetivo morrer pelo caminho. Ele tem algo maior e melhor pra ti. Pois ter “fé” é um ato de coragem, amor e respeito ao SENHOR.
            Aprenda com esses homens e mulheres de Deus... Ainda eles/as são inspirações para a nossa vida e ministério.  Na dificuldade, são eles/as que Pela maravilhosa Graça de Deus nos ajuda e nos inspira constantemente.

Pastor Anderson Magno
Ver em Jesus Cristo o homem que estar oculto dentro de mim.


[1]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.