sábado, 18 de maio de 2019

QUAL É O SEU LEGADO?




TEXTO MOTIVADOR: GÊNESIS 2. 24
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. 

Falar para casais e sobre casais é um grande desafio nos dias atuais.

Uma vez que, ao chegar para ministrar para família, ou para aqueles que querem constituir uma família, você tem que estar muito seguro e disposto para fazê-lo. Pois, aprendi uma frase que diz o seguinte: Palavras falam, atitudes gritam.
            
Hoje! O grande desafio dos preletores é passar essa confiança de credibilidade, que aquilo que você vai ministrar, é verdade primeiro em sua vida.
            
Pois, uma das coisas mais triste é quando aquilo que você muitas vezes fala, não é 100% verdade em sua vida, ou pelo menos, estar disposto a busca-la. Não é que eu ache que as pessoas têm que ser 100% perfeitas em sua vida, apesar que esse é o alvo, mas, até gosto muito de uma frase do Apostolo Paulo em sua carta aos Romanos 7. 19 que diz: Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo...
            
Focando na ministração para os casais... um dos grandes segredos de Deus é a família.
Depois, que Adão, fez algumas obras e deu nome aos animais, percebeu que naquele ambiente não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade. Então o SENHOR Deus fez com que o homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. Dessa costela o SENHOR formou uma mulher e a levou ao homem. Então o homem disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos...” (Gênesis 2. 20c – 23), ou seja, "Adão, depois Eva. Primeiro o rascunho, depois a obra de arte." [1]

Quando Ele viu Adão, percebendo os animais, e vendo que cada um tinha seu par... Ele logo, deu um jeito de arrumar uma ajudadora, uma companheira, uma alma gêmea, uma princesa, a única mulher da vida... e preste atenção nisso! Mesmo entre tranco e barrancos, eles continuaram firmes até o final. Já que! O que mais nos impede que o nosso amor seja para toda vida não é o que acontece, mas o modo como optamos por responder e crescer no momento da dificuldade e problemas pessoais. (Gary Smalley – Fazendo o amor durar para sempre. pg. 07)
            
Aqui! Já mostra para nós, que família é o modelo que agrada o coração de Deus e não tem conversa para quem deseja destruir princípio Divino... pois, não importa como começamos, o importante é como vamos terminar.
            
Por qual motivo falo isso! Muitos relacionamentos, não começaram de uma forma correta, e na Igreja está cheio disso. Mas, toda vez, que colocamos Deus no centro novamente, tudo vai dar certo. Uma vez que, é impossível quando Ele estiver no projeto, sendo o “Cabeça”, o “Capitão”, o “Feche” da nossa relação um para com o outra, que venha dar errado. 

Adão e Eva, infelizmente, um pouco que saíram dessa rota... aconteceu uma grande tragédia.
E naquele ambiente de confusão, onde ninguém quis assumir sua culpa e sempre jogou para o outro, Deus tirou deles a possibilidade de continuar morando no Paraiso.

Tem muitas casas, verdadeiramente sendo um ambiente de guerra e confusão, pois, acabou a blindagem sobre o casal. Ou seja, em todo lugar que entra o desprezo o inimigo vem e acaba com tudo.
            Adão e Eva desprezou a Palavra de Deus.
            Adão e Eva desprezou o ambiente que eles viviam.
            Adão e Eva desprezou a aliança feita entre eles.
            Adão e Eva desprezou a Presença e a Intimidade com Deus.

A vida dos casais será sempre que o velho homem ou a velha mulher morra... para que o desejo da vida de quando era solteiro ou solteira, venha perturba-lo/a todos os dias. Já que, em 1 Coríntios 5. 17 diz: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo...
            
Eu aprendi algo neste tempo... parei de ficar culpando a minha esposa e assumi algumas responsabilidades que eu como homem, achava que era 100% responsabilidade dela. Pois, ao olhar para a vida de Adão e Eva, vi que naquele momento, muita coisa aconteceu por causa de sentimentos passados que não foram curados. Até mesmo, a morte de um dos seus filhos e a maldição do outro.
O que estamos fazendo agora... pode ter certeza que vai ecoar na eternidade.
            
Se estamos plantando amor, vamos colher amor, mas, se estamos plantando desprezo, o desprezo é o que vai ser colhido.
            
Davi e Mical... uma das histórias mais linda de amor que podemos ver na Palavra de Deus.

Parece aquelas historias Mexicanas de novela do SBT... rapaz aparentemente não muito valorizado em sua própria casa, gerou desconfiança, parecia soberbo, viu que o pais dele estava em guerra, queria saber o que estava acontecendo, se meteu numa briga onde, no primeiro momento não foi convidado, desejou saber o que estava em jogo caso alguém vencesse aquela guerra e quando soube, viu que um dos prêmios era ter a honra de casar com a filha do rei Saul.
Isso empolgou Davi também...

Da mesma forma Mical, defendeu Davi, amou Davi, fazia de tudo durante um tempo, para que seu relacionamento desse certo... mas, chegou um tempo, onde um e o outro já não se entenderam mais. Muitas vezes lutamos pela “bênção” que Deus colocou do nosso lado... mas, com um tempo desprezamos.
            
E o casamento desses dois, só acabou por causa do desprezo.
            
Em 1 Coríntios 13. 4 – 8a diz: O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.
            
Muitos casamentos, estão presos no passado... não avança.
            
Davi e Mical, nunca mais foram um casal apaixonados um pelo outro, pois, a comunicação a partir daquele momento ficou pobre, não houve perdão, a raiva pelo que viu e sentiu, e também pelo que ficou sabendo, só crescia e crescia, impedindo assim o perdão.
            
A Palavra de Deus nos fala sobre a raiz da amargura em Hebreus 12. 15 que diz: Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos pertube, e por ela muitos se contaminem.
            
Ei! Se isso está acontecendo entre casais aqui... vamos mudar essa realidade, já que, a raiva afeta nosso relacionamento dentro de casa, com os familiares, com os outros, com nós e principalmente com Deus.
            
Outra coisa que aprendi na minha vida foi... seja um facilitador dentro da sua família. Tome isso como uma meta e implante isso no seu coração. Ser um facilitador dentro e fora da nossa casa é uma virtude que deve ser cultivado para aqueles que são filhos e filhas de Deus preservada e mantida com fé.
            
Alguns anos atrás, meu casamento poderia ter acabado. Mas, chegou um momento onde eu ou a Carol, foi esse facilitador, onde um ou outro preferiu ter paz do que razão.
            
Eu particularmente acredito em ações como essa... que um pequeno gesto, gera uma grande transformação... sabe por quê! Sempre vamos estar melhor preparado para amar a pessoa que Deus colocou do nosso lado, quando mais pudermos experimentar a cura interior.
            
Só para finalizar... Quero falar e fixar algo poderoso aqui! Jesus, Judas e Pedro.
            
A falta de diálogo entre Judas e Jesus, levou Judas a morte espiritual e física.
            
  Jesus com Pedro foi diferente... houve dialogo e reconciliação. Isso gerou cura no físico e no espiritual... O que tem lhe matado? Já jogou isso para fora, para começar uma nova história
com Jesus!  

Lembra-se: Casamento pode ser apreciado como uma fruta, ela demora muito tempo para crescer e não são apreciadas até que estejam prontas para serem colhidas. (Gary Smalley)

OBS: Essa palestra foi baseada no Livro: Fazendo o amor durar para sempre de Gary Smalley.


[1]  https://www.pensador.com – Acesso em 18 de Maio de 2019.