quinta-feira, 23 de novembro de 2017

NÃO ULTRAPASSE SEU LIMITE


Texto Motivador: Genesis 3. 5
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
INTRODUÇÃO: Existe um ditado popular que diz: A curiosidade matou o gato. Na verdade! Essa frase é usada para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa.[1]
Assim foi com Adão e Eva ao desejarem comer e deliciarem de uma das frutas ao qual estava no meio do Jardim do Éden. Que era um lugar cercado e protegido pelo próprio D-us. Já que no texto entendemos muito bem que D-us já tinha dado uma voz de comando para não comer daquela fruta. Pois, seriam conhecedores do bem e do mal. Não seriam mais puros e inocentes diante d`Ele.
A Palavra de D-us nos mostra que a serpente era mais sagaz... Isto é! Esperta, astuta, prudente e até mesmo sensata. Pois, segundo a palavra no original Hebraico (Ìaruwm) mostra que a serpente, sabia e entendia desse direcionamento. Porém! Na verdade, Satanás aproveitou a oportunidade para enganar a Eva e usou a serpente para falar com ela. [2]
Naquela época! Dar para entender que Adão e Eva falavam com os animais... Por isso! Em nenhum momento percebemos que Eva se assustou com o diálogo com a serpente.
Na verdade! O pecado veio através de Satanás, já que no texto de 2 Coríntios 11. 14 comenta: Não é de admirar; pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz... A Palavra de D-us deixa claro que as tentações que passamos, são geradas pelas dúvidas se posso ou não posso! Se devo ou não devo! Se faço ou não faço!
Olha que interessante! O diálogo entre Satanás e Eva... Todos os dois sabiam da voz de comando de D-us. Porém! Eva neste dialogo com Satanás deu uma resposta poderoso ao declarar o seguinte: Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim... D-us nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. (Gn 3. 2- 3)
Muitas pessoas morrem... Não somente no físico, mas! Também no espiritual ao ficar curioso com aquilo que nos é proibido. E aqui! Desejo fazer algumas pequenas perguntas para a Igreja

O que tem atiçado a nossa curiosidade?
O que tem nos tirado do foco?
O que tem nos tirado do caminho da obediência?

DESENVOLVIMENTO: Eva e Adão não morreram no físico... Morreram no espiritual. Pois, a Palavra de D-us nos mostra que a Presença d`Ele na viração do dia não existia mais, pois, foram expulsos do Paraiso que era um lugar de proteção e cuidado para ambos. Um dos grandes Secretos de D-us para a humanidade é a Sua Blindagem para a família... Ele sempre desejou pegar modelos de casais e família para mostrar para a humanidade que a sua Misericórdia, Bondade e Fidelidade não tem fim.

O título desse sermão! Veio, depois de uma Palavra poderosa que ouvi no Mover Celular “Fruto Fiel”... Que a falta de vergonha na cara, tem nos levado a dar desculpas das nossas limitações dizendo: D-us Sabe!

Que D-us sabe dos nossos desejos ocultos, Ele sabe dos nossos erros, da nossa falta de caráter, da nossa falta de compromisso, da nossa falta de respeito, da nossa falta de tolerância, de paciência e dos nossos achismos. Onde estamos declarando palavras de derrotas dizendo assim: Eu penso assim, eu acho assim e deveria ser assim.

Essa foi a grande pegada de Satanás para com o casal... Ele sabia que ao comer aquela fruta o homem e a mulher seriam conhecedores do bem e do mal. A frase manda quem pode e obedece quem tem juízo ela é tão real quanto a primeira frase da curiosidade.

Ela desobedeceu a Voz de comando do Eterno que pediu para não comer... E ao comer e passar para o homem que também dentro dele havia o desejo oculto abriram-se os olhos de ambos. E ao perceberem que seus olhos se abriram, resolveram se esconder diante do Eterno que vinha visita-los todos os dias para uma pequena prestação de contas de como foi o dia deles.

Em Romanos 14. 12 diz que: Cada um de nós prestaremos conta das nossas atitudes diante de D-us... A verdade é que devemos viver e viver com a certeza que o nosso nome vai está no Livro da Vida. Pois, em Apocalipse 20. 12 nos mostra que! Que toda aquele que não foi encontrado escrito no Livro da Vida foi lançado no fogo do inferno. 

E aí! Entendi uma frase muito forte que diz: Quando não denunciamos o escândalo! Viramos sócios dele... Eva não denunciou a serpente para D-us e para seu marido... Que da mesma forma! Adão também fez pouco caso e aconteceu esse escândalo. A palavra escândalo! Tem haver com o simbolismo de levar alguém tropeçar conforme a Palavra de D-us.

PRESTE ATENÇÃO NISSO: Satanás! Fez tropeçar Eva. Eva, por sua vez, fez Adão também tropeçar e os três tropeçaram diante de D-us que continuou com a Sua Santidade imaculado, ou seja, não tem mancha.

O grande pecado de Adão e Eva foi achar que poderiam esconder a sua desobediência diante de D-us... E aí! Ficamos pensando numa Pergunta do Eterno! O que vocês fizeram Adão e Eva! E eles respondessem dessa forma: O SENHOR SABE! Que são as desculpas dos desobedientes... D-us na verdade! Tomou a Terra desse casal que ficou contaminada pela desobediência... Já que, a desobediência tem a caraterística de contaminar o local ao qual estamos inseridos.
           
Pois, quando aceitamos a D-us como Pai e SENHOR! E a Jesus Cristo como Salvador pessoal da nossa vida... Pecar nunca mais é a mesma coisa.

Adão e Eva... Confessaram seus pecados, erros e as atitudes diante de D-us. Porém, mesmo sabendo que D-us é amor e Poderia perdoa-los! Ele o fez... Mas, ouve consequências desse pecado da desobediência...

Foram expulsos do Paraiso... Adão agora teria que trabalhar e trabalhar duro para sustentar sua família. E Eva! Foi a primeira mulher ser lembrada que teve que dar à luz a uma criança com dor. E ambos foram lembrados como o primeiro casal a ter um filho assassino. 

Analise isso... Um pequeno pecado! Que gerou uma consequência até hoje para a humanidade. Entretanto! Com esse sermão podemos aprender três coisas importante hoje:

De D-us nada esconde: Não só Adão e Eva tentaram esconder de D-us. Jonas e Elias foram outros importantes personagens que tentaram esconder de D-us no momento das suas dificuldades. Jonas! Pelo seu achismo de tentar adivinhar os pensamentos de D-us e Elias pelo espirito de intimidação ao esconder numa caverna.  As mesmas atitudes de Adão e Eva! Achismos e medo.

2º O abrir os olhos: O abrir os olhos na verdade é ficar esperto e atento. Porém, temos que ter cuidado com aquilo que os nossos olhos estão se abrindo. Uma vez que, o pecado ele nunca vem de uma forma feia e estranha. Mas, ela sempre vem com uma aparência agradável aos nossos olhos ao ponto de nos levar ao pecado. Lembra-se! Jesus mesmo no deserto! E sendo mostrado tudo que existia de bom naquela época. Jesus não pecou e venceu Satanás na Palavra de D-us. Muitos crentes estão caindo e pecando por que não conhecem e não vivem a Palavra do Eterno.

3º O que desejamos para a nossa vida! Deus ama o pecador... Porém, odeia o pecado. E onde existe Luz, trevas não existem. D-us não quebra princípios e Ele não quebrou nem mesmo com Seu Filho Amado que ao morrer naquela Cruz cheio dos nossos pecados ao ponto do próprio D-us virar Seu rosto quando Jesus estava naquela cruz.

CONCLUSÃO: A Palavra de Deus é bem clara quando diz em Deuteronômio 30. 19 : "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

A nossa meta é viver uma vida cheia da Graça de D-us... Viver bem e amar a D-us sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmo. Além! É claro da obediência que gera vida! Mesmo em momentos ao qual, achamos que ninguém está vendo ou percebendo. Que as nossas desculpas não venham nos tirar da Presença do Eterno... Já que o arrependimento é uma decisão. Adão e Eva poderiam ter mudado suas realidades se ajoelhassem e pedissem perdão ao SENHOR e vivessem verdadeiramente na direção e na obediência do Eterno.

Então! Vamos neste momento nos ajoelhar e pedir perdão pelos nossos pecados ocultos e revelados nesta noite. Já que o grande desafio aqui nesta noite é entender o que vamos levar para a nossa casa depois do Culto? Nós temos uma promessa que vamos está com Ele naquele grande dia... Então não vamos deixar o pecado e a desobediência nos tira de lá.




[1] https://pt.wikipedia.org – Acesso em 19 de Novembro de 2017.
[2] http://www.barrabaslivre.com – Acesso em 19 de Novembro de 2017.