sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CONQUISTANDO PELA FÉ E PELA HONRA


Texto Bíblico Motivador: Josué 1. 8 – 9

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

 
 
INTRODUÇÃO:
 
Como sabemos, Josué era chefe da tribo de Efraim... Foi nomeado por Moisés para ir à conquista da terra de Canaã. Nome antigo da Palestina, terra do cananeus. Josué foi conhecido como o corajoso espião devido a sua valentia e postura mediante a um pedido de seu líder Moisés que pediu para ele e mais onze chefes de tribos espiarem uma terra que Deus já havia prometido a dar para eles.

Porém, dos dozes que foram enviados, dois voltaram empolgados e dez desaminados com a situação que eles viram naquela terra. Ou seja, os dez voltaram dizendo que a terra é cheia de dificuldades e de gigantes. E ainda vieram dizendo o seguinte: Que eles não poderiam atacar aquela nação, pois era mais forte do que eles (Cf. Números 13. 31). Esses homens se sentiram como gafanhotos. Sabendo o seguinte: Que algumas espécies de gafanhotos eram usadas como alimentos. E ai fica uma observação, além de se sentirem derrotados, ainda tinha medo de ser comidos. Os feches dessas tribos, estavam com medo de ser mortos e comidos pelos gigantes da terra.

Entretendo, Josué e Calebe chegaram com uma perspectiva diferente: Eles disseram que poderia tomar aquela terra. Que Deus, que tudo fez e tudo faz, estava com eles e com toda a certeza iria com eles para a batalha...

Por certo, uma coisa fica muito clara para cada um de nós aqui nesta noite. O avanço espiritual requer fé.


DESENVOLVIDO:

Sendo assim, observamos algumas atitudes de Josué e algumas características da sua vida e ministério... Não foi fácil para Josué assumir a responsabilidade de levar o povo para conquistar a terra. Ele estava compreensivelmente amedrontado, dominado pelo medo, incerteza e por tudo que envolvia ser um líder.

Logo Deus entrou na historia e aqueceu o coração de Josué dizendo para ele: Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Foi assim que Deus agiu com ele e é assim que Deus quer agir nesta noite... Vamos ser fortes e corajosos, o SENHOR Nosso Deus está conosco! Amém. Pois, Ele é Deus de milagres e de conquista...

Josué descobriu que a verdadeira coragem vem de Deus... É confiar em Deus... E ter maturidade total e se entregar aos sonhos e projetos que Deus sonhou para ele. Quando ele entendeu isso, creio que veio a sua memoria as mãos do seu líder Moisés, quando transferiu para ele, sabedoria necessária para liderar o povo.

E durante 25 anos de liderança, segundo pesquisadores e estudiosos da Bíblia Sagrada, ele viu um rio secar, muralhas ruírem, o sol ficar parado e ainda conquistar mais de trinta reinos. Que líder, que homem, que espetáculo Deus fez através da vida desse homem que simplesmente obedeceu e escolheu crer.

Preste atenção numa coisa: Prepara-se para uma conquista vindo do Eterno para sua vida e ministério. Não importa se você tem vinte, trinta ou setenta anos de vida ou ministério. Deus precisa de você e quer você ainda na batalha para salvar vidas e conquistar territórios para eles.

Não desvalorize todo esforço e dedicação vinda de Deus e também do seu líder espiritual investiu em você nesses anos todo... Talvez, você hoje se encontra na posição daqueles dez que foram ver a terra e voltaram desaminados... Porém, vale a pena lembrar que não era qualquer um que era levantado como chefe de uma nação. Para receber esse titulo você tinha que ser um herói na sua tribo.

Ei! Preste atenção, você é um herói na sua igreja.

Você é um valente.

Você é forte e corajoso.

Josué teve sucesso na sua vida e ministério por causa desses princípios:

Honrava a Deus
 
Honrava seu líder
 
Conhecia a Palavra de Deus
 
E vivia a Palavra de Deus

Hoje como cristãos, devemos ser forte no SENHOR e também ser forte Através do Seu Filho Jesus Cristo e também ser forte através da Ação do Espirito Santo em nossas vidas... Eles são à base da nossa força e coragem... Uma vez que, nossas mentes são vocacionadas, nossos pensamentos já são consagrados, Deus nos fez nascer de novo para uma nova direção e uma nova conquista.

Deus ensinou algo tremendo para Josué... Para ter sucesso na conquista, Josué precisava ser:
 
Ser forte e corajoso porque a tarefa que Deus tinha para ele não era fácil.
Obedecer aos ensinamentos d`Ele.
Ler e estudar constantemente o Livro da Lei – A Palavra de Deus.
 
Vamos seguir esses passos... Vamos voltar à essência do primeiro Amor. Talvez não vamos ter o sucesso que o mundo a cada dia e momento tenta induzir na nossa mente e também no nosso coração... Mas, quando seguimos o principio que Deus deu para Josué, com certeza e creio que aos olhos de Deus seremos uma bênção. Glória a Deus e Aleluia.


CONCLUSÃO:

Objetivo desse sermão é que saímos daqui encorajados a prosseguir na fé e continuar conquistando território para o Senhor Jesus... Seja fortalecido pelo Deus da Palavra e pelas Suas promessas... Continue valorizando tudo aquilo que você aprendeu na sua caminhada de fé e ministério. Que possamos sair daqui com a certeza de quatro conceitos: Manejando bem a Palavra de Deus
 
1- O falar, que é natural àquele que medita na palavra.
2- O meditar, que é natural àquele ama a palavra.
3- O obedecer, que é natural àquele que ama, medita e fala a palavra.
4- O ser bem sucedido, que é natural àquele que obedece ao chamado e a Palavra de Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo...
 
 
Que o Eterno venha trazer clareza e entendimento ao nosso coração. Pois, você é um conquistador e Deus precisa de você. Amém, amém e amém.


Frase motivacional: A honra, embora seja uma virtude quase extinta nos tempos no século XXI, este conceito ainda tem poder de nos comover. (John Bevere)
 
Pastor Anderson Magno - Ministração do Culto da Sociedade Metodista de Homens - Distrito de Barra Mansa


UNÇÃO & PODER

Texto Motivador: 1 Coríntios 2. 9 – 16


Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.


Neste últimos dias, tenho feito uma observação sobre a minha vida e sobre o meu ministério e comecei a me fazer certas perguntas e questionamentos sobre a “unção e o poder de Deus”... Sendo assim, fui pesquisar sobre a palavra “unção” e entendi um pouco mais sobre o seu significado.

Um dos seus significados é muito interessante e nos mostra o seguinte: Unção é um termo com origem no latim "ungere" que significa "untar". A unção é o efeito de untar com algum produto oleoso alguma parte do corpo. No sentido contemplativo, ou seja, religioso, a unção é praticada como parte de um ritual (cerimônia) com a finalidade de exercer influência espiritual Divina, por vezes com o propósito de abençoar, delegar e de curar.

Preste atenção nisso: o motivo é que quanto mais sabemos de Deus, mais Ele pode confiar a Sua unção e Se revelar se a nós. Não se esqueça de que precisamos do Espírito Santo para entender e compreender as coisas espirituais (1 Cor 2:9-16). Pois, vale à pena lembrar que o Espírito Santo é o nosso ajudador conforme o texto de João 15. 26 [1]nos ensinam…

Segundo o nosso costume, um ser ungido, e está sob a proteção Divina como nós já falamos aqui… Porém, temos que entender também que: A presença de Deus pode e deve nos conduzir a unção para o “serviço”, ou seja, o Espírito Santo nos conduz a unção do Espírito, que é o poder de Deus [2]sobre a nossa vida... Amém!

E para legitimar aquilo que estamos falando neste momento, vamos observar algumas passagens bíblicas que nos mostra justamente essa prática da unção e serviço:

·         "E disto fará o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção". Êxodo 30. 25

·         "E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado". Êxodo 31. 11

·         "E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações". Êxodo 40. 15

·         "Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou - lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento". João 12:3 [3]

Todas essas praticas meus amados irmãos e irmãs precisavam que as pessoas saíssem da sua zona de conforto e fosse fazer algo… Ou seja, serviço… Essas são apenas algumas passagens que nos mostram todo simbolismo e poder que está por de traz de um pequenos gesto… Mas, que no mundo espiritual tem um poder sobrenatural vinda do Eterno.

Porém, meus amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, ao receber e ser ministrado na “unção” temos que entender que ela vem com algumas responsabilidades e compromissos... Isto é, em decorrência da mesma, receberá uma influência espiritual (sendo assim ungido e curado pela unção posta no óleo que já foi Consagrado ao SENHOR), como também (segundo os cristãos) o revestimento do Poder do Espírito Santo de Deus ou a capacitação sobrenatural dada por Deus para que se possa desempenhar algo dentro e fora da nossa igreja…

Atualmente em algumas igrejas costuma-se confundir unção com manifestações espirituais, como o falar em línguas… Mas a “unção”, na definição bíblica, não é uma manifestação, mas uma capacitação, algo que permanece e que precisa ser usado na obra de Deus todos os dias… Quando recebemos a “unção” do Espírito Santo, recebemos “serviço” e também “autoridade para Obra do SENHOR… Da mesma forma, quando uma pessoa é “ungida” ela é capacitada para devidos fins na casa de Deus e fora dela também… Visto que, ela tem um sentido peculiar, simbólico, típico, ou seja, um sentido próprio, privativo, especial que exprime autoridade e poder conforme o texto de Êxodo 29. 21 que diz o seguinte:

“Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espalhará sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele”. [4]

A “unção” meus amados e amadas… Para nós, é um simbolismo, é uma Graça que é concessão da bondade de Deus sobre nós que não tínhamos direito como por exemplo, na vida eterna.. Mas, Deus através de Seu Filho Jesus, nos concedeu e hoje estamos aqui para glorificá-lo e bem dizer o Teu Santo Nome que é Poderoso, Tremendo e Sobrenatural… Ou seja, somente um Amor muito grande e muito especial para verdadeiramente entender esse cuidado sobre nós que às vezes somos tão pecador e cruéis com a “unção” que nos foi dado!!!

O Nosso Senhor Jesus Cristo… Recebeu e entendeu o sentido de ser “ungido” e mostrou para seus discípulos e seguidores o seguinte: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, há anunciar o ano aceitável do Senhor. Lc 4. 18 – 19.

Isso é “serviço”… Jesus Cristo não ficou na sua zona de conforto e ficou esperando que as coisas acontecessem… Não! Ele foi ao encontro das pessoas e toda autoridade vinda de Deus sobre A Sua vida, Ele a usou em prol do outro… Jesus Cristo tomou posse e nos precisamos também tomar posse também… Para que os propósitos de Deus sejam feitos aqui na Terra através da nossa vida.

Ei! Preste atenção. Existe uma promessa para nós: Receberemos PODER… (Atos 1. 8). A Bíblia diz que receberemos poder quando o Espírito Santo descer sobre nós. Desde Pentecostes o Espírito Santo está na Terra e desde que recebemos Jesus Ele está em nós… A presença de Deus pode e deve nos conduzir a unção para serviço, ou seja, o Espírito Santo nos conduz a unção do Espírito, que é o poder de Deus [5] se o Espírito de Deus está em mim o Seu poder também está se já fomos “ungidos” com o óleo consagrado e estamos entendendo o seu simbolismos e sentidos aqui hoje, temos que compreender o seguinte:


ü  O que estamos fazendo com esse poder ? [6]

ü  O que estamos fazendo com a “unção” que recebemos?

ü  Qual é o nosso serviço? E para que estamos sendo chamados?

Ser “ungido” e entender que estamos sendo capacitado para o serviço do Reino de Deus e Deus precisa de cada um de nós… E isso tem que ficar muito claro para cada um de nós. E igualmente, temos que entender que existe um potencial enorme dentro da gente… Porém, o mesmo Deus que nos chamou meu irmão e minha irmã, e o mesmo Deus que vai nos capacitar e dar todas as condições para que os planos e sonhos d`Ele se realize. Você crer nisso? Eu creio em Nome de Jesus.

CONCLUSÃO

Portanto, o  nosso maior problema é que nós queremos aumentar a unção sem pagar o preço e entender todo o processo dessa responsabilidade. Queremos os dons para o nosso próprio agrado ou vaidade… E Deus conhece todas as nossas intenções. Queremos os dons, mas não queremos trabalho, serviço, compromisso e fidelidade com o Eterno.

Temos que dar liberdade para o Espírito Santo trabalhar e agir em nós… E também observar nossas dificuldades e necessidades. Falar para Ele o real motivo das nossas escolhas do dom ou dos dons. Seja ela por afinidade ou necessidade… E isto é uma questão de escolha e atitude que o Nosso Deus sabe e compreende. Temos que pagar o preço pela “unção” e “poder” que estamos recebendo de Deus.

Além disso, você deseja neste momento, que o Espírito Santo venha te moldar para você receber "unção" e trabalhar com fidelidade e amor na Sua obra e na Sua casa?

Essa decisão é uma escolha intima e você pode fazer parte dela. Se ELE te deu um dom em especifico nada te impede de pedir outro para o bom proveito da obra que é o “serviço a Deus”. Se você foi ungido e quer renovar diante de Deus essa aliança… Faça uma oração ao SENHOR e pede a Ele renovo e força.
Se possível, pede ao seu pastor/a para lhe ungir novamente é passar o óleo na sua cabeça para relembrar o compromisso que você é separado para um serviço especial… Seja renovado como novos profetas, pastores, evangelistas, professores, presidentes de sociedades, levitas, administradores, servos, lideres de discipulados, liderança distrital, regional, nacional, missionário ou seja, um homem ou uma mulher que é e faz a Obra de Deus e é fiel a Ele…
Receber “unção” e receber “serviço”. Jesus disse e esses sinais seguirão ao que crerem marcos 16. 16. PENSE NISSO....


Deus nos abençoe em Nome de Jesus Cristo

Barra Mansa, 28 de Julho de 2014 
Pastor Anderson Magno




[1] http://dudutrigueiro.blogspot.com.br/2012/05/o-espirito-santo-nos-conduz-uncao - Acesso em 28 de Julho de 2014.
[2] http://dudutrigueiro.blogspot.com.br/2012/05/o-espirito-santo-nos-conduz-uncao - Acesso em 28 de Julho de 2014.
[3] http://www.significados.com.br/uncao - Acesso em 13 de julho de 2014.
[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Unção - Acesso em 13 de julho de 2014.
[5] http://dudutrigueiro.blogspot.com.br/2012/05/o-espirito-santo-nos-conduz-uncao - Acesso em 28 de Julho de 2014.
[6] www.facebook.com/permalink.php - Acesso em 17 de julho de 2014.