domingo, 26 de junho de 2022

CONHECENDO O AMOR DE DEUS

Texto motivacional: João 3. 16  - 18, 36

16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

INTRODUÇÃO: Esses quatros versículos revelam que Deus não é alguém mau, distante ou desinteressado por nós. Ele é na verdade um pai amoroso, que luta deste o principio para livrar o homem das consequências do pecado.

Semana passada, falamos um pouco sobre isso, quando somos desafiados a tornamos filhos de Deus.

Onde a própria Palavra de Deus nos mostra que existe um desafio muito importante para sermos considerados filhos... que é! Aceitar a Jesus Cristo como Seu Salvador pessoal.

E por causa de que, estamos falando novamente sobre isso..! Pelo simples fato que precisamos de verdade conhecer o amor de Deus.

DESENVOLVIMENTO: Todo sofrimento que há no mundo como (guerra, doenças, drogas, crimes, corrupção, violência e a falta de amor ao próximo) são consequências do pecado que separou a humanidade do criador  deste os dias de Adão e Eva (houve uma separação espiritual) e você lembra como era o relacionamento deles com Deus?

Todos os dias...o próprio Deus vinha falar com eles, eles tinham um relacionamento direto, sem medo, sem vergonha, sem mancha, sem dor, sem raiva ou vaidade. Além, do próprio Deus cuidar deles todos os dias. Ou seja, não faltava presença, não faltava amor e muito menos cuidado.

Deus, compadecido por todas as angústias que a humanidade passou a sofrer e não aceitando perder o Seu relacionamento com o homem, decidiu enviar Seu Filho Jesus ao mundo para que através da Sua morte na cruz, todos os nossos pecados fossem perdoados.

Ele fez isto por amor... conforme nos lembra o texto que acabamos de ler.

Então! A grande sacada é entender que, Deus deu um Filho para salvar a muitos.

Jesus morrendo uma morte de tremenda agonia e dor levou sobre Si todo castigo... e castigo baseado neste texto, está ligado a pena, punição, sofrimento, surra, agressividade e injustiça.

Um castigo que muitos de nós não suportaríamos, principalmente por causa das doenças, as dores, a solidão e a morte espiritual.

Por isso quando cremos em Jesus paramos de sofrer e passamos a viver uma vida com amor, paz e alegria.

Ei! Preste atenção: Se isto fosse só uma historia já seria bom demais... mas, esta é na verdade uma experiência prática, que todos que crêem no sacrifício e na ressurreição de Jesus, podem viver através de transformações que ocorrem dentro e fora de nós.

E você! Está disposto a viver isso?

Quando cremos em Jesus Vivo, como o Filho de Deus, nossos pecados são perdoados, renasce a paz em nosso coração e começa uma nova revelação de amor com o Pai Celestial, que passa a nos abençoar em todas as áreas de nossa vida.

Que amor é esse!

Uma prova desta relação viva com Deus é pedirmos aquilo que precisamos ao Pai em Nome de Jesus e Ele nos atender.

A verdade sobre essa revelação é: Tudo quando pedires ao Pai em Meu Nome, o Pai fará...

Então Igreja, baseado nesta promessa, vamos pedir o que vocês desejam que Deus faça e todos vão ter uma experiência com o poder que há no Nome de Jesus.

O tamanho da sua fé é baseado no tamanho do Nosso Deus e qual é o tamanho da nossa fé?

Deus lançou um Amor incondicional sobre a nossa vida, mesmo sem merecermos... mas, Ele fez por amor a nós, entregando Seu Filho amado. E existe uma promessa para aqueles que aceitam esse desafio que, todo aquele que n`Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Hoje, vamos ser desafiado compreender quatro conceitos importantes baseado nos versículos que lemos que são:

1 – v 16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna: A palavra perecer em Latim é morrer... o verbo perecer refere-se à finalização de algo. Pode-se tratar do fim da existência, da vida útil ou de outra questão, seja ela emocional ou espiritual. Então! Perecer é perder a vida por algo. Por isso, não perca a sua vida por não reconhecer o amor de Deus através do Seu Filho amado.

2 – v 17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele: Essa palavra é bem clara e direta... e ela não é uma frase de difícil entendimento. Pois, Jesus veio com objetivo claro que é salvar o mundo e eu e você estamos neste mundo e por isso, somos alvos dessa salvação.

Deus não vai desistir de colocar essa frase em nossos corações.

Pois, é através dela que somos resgatados.

Pois, essa salvação nos aproximou de Deus, onde nem a morte ou a vida pode nos separar dessa amor que é tão grande, tão sublime e tão profundo.

Que amor é esse?

3 – v 18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus:  No mundo precisamos tirar de nós o espirito de rebeldia e covardia. Aceitar a Jesus é um grande desafio e nós precisamos compreender isso na nossa alma e declarar: Senhor! Aumente a minha fé...

Semana passada falamos sobre isso quando lembramos que, muitos conhecem e sabem que é Jesus, sabe de tudo que Ele fez e faz, mas mesmo assim, eles tem medo, dificuldade, problemas, timidez e força para crer n`Aquele que nos amou tanto. Mesmo sem merecermos, Ele nos amou incondicionalmente, ou seja, sem limites, sem condições e sem restrições.

4 – v 36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece: Olha que interessante, aquele que crer... terá a vida eterna... e aqui eu quero enfatizar algo importante. Nosso alvo é buscar a vida eterna, algo que, temos que entender que, será algo sem fim, sem limites, não precisa mais do tempo.

E o que isso significa..! Esperança...

Uma vez que, esse é o nosso alvo conforme essa promessa: E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. (1 João 5. 11)

Ou seja amados... só existe uma solução para cada um de nós que é: Aceitar a Jesus Cristo como Seu único Senhor e Salvador pessoal. Então! A promessa de Deus está liberada sobre nós e isso é fato... só que, o final desse versículo nos mostra algo importante que, aquele que não aceitar a Jesus como Seu Salvador pessoal existe uma condenação: A ira de Deus... que está associada a uma ofensa ao qual, devido todo amor que Ele deu por nós e muitos estão rejeitando.

Para isso, precisamos viver esse amor intensamente e conhecer de verdade essa amor tão grande que entregou o Seu único Filho por amor a cada um de nós e por aqueles que precisam ouvir essa ministração e cuidado.

CONCLUSÃO: Existe uma responsabilidade sobre nós que é levar a Salvação para muitos.

Seja através do discipulado, através dos Cultos ou evangelizando.

Sei e entendo que, todos ou quase todos que estão aqui, já passaram pelo processo de reconhecer a Jesus como Seu Salvador e outros que precisam de coragem para fazer o mesmo.

Levar esse amor e cuidado nos dias atuais é de suma importância para o Reino pois, os dias estão dando muitos sinais sobre o amor de muitos se esfriando.

Por causa disso e para isso... assim como numa promessa de casamento, já que, somos a “noiva de Cristo” que se empenhar.

Para isso! Quero fazer um ato profético para cada um de nós que é relembrar em forma de uma pequena cerimonia que muitos de nós já tivemos de vivenciar esse voto. E mesmo você que nunca tenha feito esse voto, entre no espiritual agora e vamos juntos declarar para o noivo nesta noite o nosso amor.

Ato profético: Hoje estou aqui... sentindo meu coração disparar! E antes de te conhecer, eu achei que nunca seria capaz de amar alguém pra sempre, e hoje tenho certeza que quero passar o resto da minha com você.

A minha vida não teria sentido sem você e estou convencido que você é o Salvador.

Quero te fazer tão feliz quanto você tem me feito.

E na presença de todos, quero reafirmar a promessa de ser fiel, te amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Eu te amo!

Meu Senhor e Meu Salvador Jesus.

Que Deus através do Seu grande amor nos abençoe e nos guarde todos os dias.