terça-feira, 4 de março de 2014

ABRE OS NOSSOS OLHOS

PASTOR ANDERSON MAGNO NASCIMENTO DA SILVA

Referência bíblica:
2 Reis 6. 17
Orou Eliseu e disse: Senhor, peço - te que lhe abras os olhos para que veja. [1]

Introdução:
            Algumas semanas atrás, eu estava passando por uma situação complicada e não sabia o real motivo. Sabia somente que, estava numa guerra e esta guerra estava além do mundo físico, estava no mundo espiritual... Fazendo então minha devocional diária, lendo uma Bíblia de estudo, me deparei com esse texto maravilhoso que me deu coragem e força para levantar a cabeça e seguir em frente e entender que aquele processo ao qual eu estava passando precisa de uma ação rápida.

Desenvolvimento:
            O texto que acabamos de ler, na verdade, nos fala de uma guerra entre a Síria e Israel. O rei da Síria durante anos e anos, tentou acabar com a nação de Israel e com o seu rei. Porém, todas as tentativas desse rei, não tiveram sucesso e ele não sabia o “motivo.
            Certa vez, ele não aguentando mais, chamou seus oficiais e disse: Será que existe entre vocês um traidor..? Um dos seus oficias disse: Não. Continuando então, ele comentou sobre um profeta e esse profeta era Eliseu. Um profeta que sabia até mesmo aquilo que estava oculto que só o rei sabia...  O rei da Síria não deixou barato e mandou os seus oficiais e carros de guerra para ir atrás do profeta Eliseu... Aqui começa uma historia interessante entre a guerra visível e a guerra invisível ao qual nos estamos tentando demostrar.
            Um dos homens que caminhava com Eliseu, se levantou e observou que em volta da casa e do local que eles se encontravam estava cercado de soldados e carros de guerra da Síria. Ai, esse mesmo homem foi correndo avisar o profeta Eliseu e disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? Eliseu respondeu da seguinte forma: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles...
Logo em seguida Eliseu orou e disse: Senhor, peço - te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. [2]
            E guando eu cheguei nesta parte da leitura, meus olhos se abriram e eu entendi que precisava tomar uma posição diante da situação que eu estava passando. Precisava entrar numa guerra que estava além do meu entendimento... Pois, existe um exercito que age contra os filhos de Deus.
         Uma observação! A Bíblia ensina que existe um mundo espiritual (uma dimensão ou mundo invisível) mais real do que aquilo que imaginamos ou pensamos. E isso meus amados/as do Senhor Jesus, no mundo espiritual determinam os acontecimentos do mundo físico. [3]
         Preste atenção: Estamos observando que a cada dia e momento, pessoas estão ficando tristes sem saber, pessoas estão ficando nervosas sem saber, esposos e esposas brigam e não sabem o motivo, pessoas ficando doentes do nada e por ai vai... E é nesta hora, que achei a oração de Eliseu interessante. Ele pediu “SENHOR, peço – te que abre os olhos...” E por isso, peço e faço o mesmo pedido de Eliseu sobre as nossas vidas: SENHOR abre os nossos olhos e o nosso entendimento.
         Pois, existem brigas e guerras que não vamos entender com os nossos olhos naturais... Precisamos então, pedir orientações para o Espirito Santo de Deus e pedir que sejam abertos os nossos olhos... Para que Ele venha nos ajudar e nos dar estratégia de guerra... Apontando para o lugar certo e mirar no alvo daquilo que precisa ser atingido. O homem que caminhava com Eliseu, deixou de ter medo depois que os olhos dele se abriram e tudo ficou mais claro e o medo caiu por terra. Uma vez que existe uma promessa sobre as nossas vidas que diz o seguinte: Maior são aqueles que estão conosco do que estão com eles (2º Reis 6. 16).
         E por isso, temos que tomar posse... Nós estamos aqui hoje por que existem algumas guerras, existem algumas batalhas, existem alguns conflitos aos quais todos precisam pedir orientações ao Espirito Santo de Deus.
            E vamos orar ao SENHOR e conversar com Ele para que feche os olhos dos nossos inimigos e também dos exércitos dos inimigos de Deus que tentam sempre nos atingir e nos tirar do foco e dos objetivos de Deus sobre as nossas vidas...

Conclusão:
            Verdadeiramente não sei qual é a luta ou obstáculo que você está enfrentando! Não sei se você ao se levantar e ao abrir a porta ou o portão da sua casa, você se deparou com um grande exercito ou uma dificuldade que tentou te paralisar. Ou até mesmo, a batalha que você se encontra já algum tempo nela.
            Ei! Preste atenção. Existe um Deus que está olhando e cuidando de você. Ele não desistiu e nem te abandonou.
            Lembra-se que o homem que andava com Eliseu só parou de temer depois que ele viu o grande exercito celestial que estava ao redor e ao derredor deles... Uma vez que ele teve fé.
            A fé revela que Deus faz mais por seu povo do que poderíamos imaginar ou avaliar por meio daquilo que vemos. Quando enfrentamos dificuldades aparentemente insuperáveis, devemos nos lembrar de que os recursos espirituais estão disponíveis, mesmo que não possamos vê-los. Vejamos pelos olhos da fé e deixamos que Deus nos mostre os seus recursos. [4]
            Mas uma coisa eu creio e peço Ao SENHOR... SENHOR feche os olhos dos inimigos, do devorador, dos anjos caídos e de todos os exércitos de satanás sobre a nossa vida e ministério... E dar a cada um/a nesta noite a Sua paz e a Sua justiça... Que os nossos olhos se abrem de uma maneira que possamos contemplar a Sua Glória e Seu cuidado sobre as nossas vidas e ministério.
            Este texto e este sermão na verdade, vem de encontro com uma caraterística que muitos de nós nos esquecemos... Que às vezes nos falta percepção, ou seja, a capacidade de compreensão das coisas que Deus sempre faz nas nossas vidas e que as vezes esquecemos... Que as forças da proteção divina revelam-se, agora, de forma que os nossos olhos humanos podem enxergar e que as nossas mentes humanas podem entender... O Salmo 34. 7 diz: O anjo do SENHOR acampam-se ao redor dos que o temem, e os livra.
            Que a oração de Eliseu seja uma verdade sobre as nossas vidas e ministério. Que os nossos olhos possam contemplar os anjos de guerra do SENHOR todos os dias e momentos. E que possamos sair daqui hoje com a certeza que Deus vai mandar carros de fogo e os seus anjos para cuidar de cada um de nós... Você crer nisso! Eu creio e recebo essa promessa em Nome de Jesus...  SENHOR, Meu Deus e Meu Pai... Abre os nossos olhos... Que o “Eterno” venha trazer “clareza” no nosso coração e também na nossa mente para todo o sempre... Amém, amém e amém.

IGREJA METODISTA CENTRAL EM BARRA MANSA – 04 de Março de 2014



[1] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
[2] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
[3] BÍBLIA DE ESTUDO: Plenitude para Jovens. p. 462.
[4] BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL. p. 518.