domingo, 28 de julho de 2013

ESPÍRITO DE JEZABEL – ESPÍRITO DE INTIMIDAÇÃO.

PASTOR ANDERSON MAGNO NASCIMENTO DA SILVA
REFERÊNCIA BÍBLICA:
1 REIS 19. 1 - 14
Elias no monte Horebe – Monte de Deus
1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. 5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. 11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; 12 depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. 13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.[1]


INTRODUÇÃO:
            Quem foi Elias? Elias era um profeta poderoso e muito honrado por Deus. Ele foi um profeta que profetizou ao rei Acabe uma seca de três anos. Foi considerado perturbador por esse rei, uma vez que, foi um período difícil e complicado naquela nação... Vai à torrente (córrego) de Querite e ali Deus manda corvos para alimentá-lo. Secando esse córrego, Deus o manda ficar na casa de uma viúva. Uma casa que tinha pouca farinha e azeite até mesmo para alimentar ela e seu filho. Mas, por causa da obediência dessa mulher e por abrigar um profeta vinda da parte de Deus, o pouco alimento que ela tinha em sua casa se multiplica milagrosamente enquanto havia seca e fome naquela região. Porém, neste período o filho dela morre; e Elias com a ajuda de Deus o ressuscita. Ao passar três anos, Elias volta e apresenta-se diante de Acabe. Desafia os profetas de Baal e neste desafio Deus monstra que somente Ele é Deus. Elias depois ora e a chuva volta naquela região... Depois disso tudo foge para escapar da vingança de Jezabel. [2]
Isso tudo é só para sintonizar o tamanho do ministério de Elias... Elias não teve medo da nação de Israel quando os israelitas haviam se entregado à adoração a Baal. Que coragem tremenda... Um homem contra uma nação! Ele também não se assustou com os oitocentos e cinquenta falsos profetas... Que determinação! Ele também não estava nem um pouco preocupado com a ira do rei de Israel... Tudo isso seria mais que a maioria das pessoas poderia suportar não é? Pois bem... Entretanto, ele permitiu que uma mulher o intimidasse a fugir e querer morrer! Não faz sentido isso não é?
PRESTE ATENÇÃO AMADOS E AMADAS: Na verdade, este era um conflito espiritual de tamanha magnitude, ou seja, intensidade ou grandeza que a nação, o rei e os profetas pareciam quase nada se comparados a ela.  O profeta Elias na verdade enfrentou um espírito controlador. [3]
            A leitura que acabamos de ler, nos mostra um profeta que estava passando por um período de problemas pessoais, cansaço físico e mental. Devido a grande perseguição e ameaças de morte que estava sobre a sua vida. Isto é, ele passou por um processo de intimidação.
            Porém, antes de prosseguir com essa ministração... Desejo fazer uma pergunta.
Alguém já deixou de fazer algo para Deus por que foi intimidado/a por alguém? 
            Sabemos que Elias era um profeta que falava em Nome de Deus em varias situações e Deus estava com ele nas suas ações. Porém, vale a pena observar alguns pontos importantes desse texto que nos chama atenção para os seguintes fatos que direto ou indiretamente estão fazendo parte da nossa vida.


O espírito de intimidação desencadeia a confusão, o desânimo e a frustação. O seu objetivo é fazer com que perca a perspectiva apropriada. Tudo parecerá avassalador, difícil ou mesmo impossível. Quanto mais forte a intimidação, maior o desânimo e a falta de esperança.  [4]

Porém desejo lançar sobre a sua vida uma palavra profética... “não fique intimidado/a...” Deus está contigo e vai te ajudar.
A Bíblia nos mostra, homens e mulheres que também passaram situações difíceis na sua vida e também ministério. Homens e mulheres que obedecendo ao Chamado de Deus foram humilhados e perseguidos constantemente...
O nosso próprio Senhor Jesus Cristo foi perseguido e humilhado. Será que conseguimos imaginar se Jesus Cristo parasse o Seu ministério por causa das palavras de intimidação e de confusão que foram lançadas sobre o Seu ministério e sobre a Sua vida? O que seria de nós hoje?
Pergunte para seu irmão... O que seria de nós se Jesus Cristo parasse?
Por causa dessa intimidação... Elias pensava que seu ministério era inútil e dize para o SENHOR. “Basta, toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais!” (1 Rs 19. 4).
Às vezes é assim que nos sentimos...
Porém, essa historia mostra que Elias depois de desafiar os profetas de “Baal” e mandar mata-los. Acabe vai correndo para Jezabel e lhe conta tudo o que aconteceu. Depois disso, essa mesma mulher se levanta e faz uma ameaça contra a vida desse profeta. 

DESENVOLVIMENTO:
            Amados e amadas irmãos e irmãs, não é fácil viver sobre ameaça vinda da parte de alguém não é? Hoje quando ligamos a TV, pegamos os jornais, ligamos a internet e quando saímos na rua, só ouvimos e vemos coisas e noticias ruins que quase nos paralisam...  
            Pessoas que se sentiram no direito de se vingar... Pessoas que foram agredidas, perseguidas e ameaçadas por motivos banais ou por simplesmente está fazendo a coisa certa. Seja pelo lado da justiça pessoal ou pela justiça social.               
         Uma vez que, durante alguns dias ou anos, podemos perder a nossa paz por causa dessa situação. Sendo assim, observamos o profeta Elias que passou por esses problemas na sua vida e Deus lhe mostrou mais uma vez que estava com ele em todas as situações.
         Elias foi ameaçado de morte pela Jezabel que era uma mulher vingativa e destemida naquela região... Ela tinha um posicionamento diferente do seu marido Acabe... Um homem que no momento de dificuldades e problemas pessoais corria para a sua esposa (Jezabel) e lhe contava tudo que aconteceu com ele. Portanto, quero lembrar o seguinte. Acabe entregou a sua autoridade a Jezabel. E no mundo espiritual o valente era ela e não ele. Ele tinha o titulo de líder, mas, a liderança do seu reinado passava pelas mãos dela.
         Mas o problema aqui, não é contar para a sua esposa ou esposo o seu problema! Mas é observar que esse homem só levava noticias de derrota para a sua esposa. E ela sentindo a dor e querendo que esse homem fosse um vencedor, não media esforços para fazer que ele saísse vencedor nas suas causas... Sua loucura era tanta, que ela mandou matar um homem inocentemente para realizar o desejo pessoal do seu marido quando ele viu que o campo do vizinho era melhor do que a dele.
E com o profeta Elias não foi diferente. Jezabel ficou furiosa ao perceber que ele sozinho com a ajuda de Deus derrotou e mandou matar os seus profetas que estavam falando e profetizando no nome de Baal naquela cidade.
         Portanto, voltando a historia, uma ameaça nunca é boa. Seja ela de qualquer forma for. Um homem ou uma mulher fica preocupado/a ou nervoso/a por causa das palavras de vingança e desejo de morte que parte da ameaça do/a outro/a
         Por causa dessa ameaça, Elias começou a fazer uma reflexão pessoal da sua vida e também ministério. Onde ele caminhou durante um tempo e até mesmo pediu a sua morte por que não aguentava mais.
         Amados e amadas... Talvez seja nesta situação que nós nos encontramos hoje! Um momento ao qual estamos analisando tudo que está nos acontecendo na nossa vida e ministério. E dar até mesmo uma vontade de parar... Porém, não pare em Nome de Jesus.  
         Deus conhece o nosso coração, conhece a nossa mente, conhece as nossas lutas e também as nossas dificuldades. Ele não se esqueceu de nós... Eu creio que no momento certo, Ele vai levantar um exercito e vai dar ordens ao nosso favor. Amém?
         Elias sofria por observar que Jazebal tinha tamanho espírito de controle e intimidação que o rei, líderes e todo o povo de Israel se submeteram a ela. Até mesmo Elias se submeteu a esse espírito e fugiu para salvar a sua vida.
         Sendo assim, olha o que perdemos quando damos legalidade ao espírito de intimidação: Paz, confiança, coragem, tolerância, heroísmo, determinação e até mesmo a nossa segurança... E ai a lista continua.
Deus não se esqueceu de você... Assim como aconteceu com profeta Elias, Ele vai dar ordem aos Seus anjos para lhe servir e lhe encorajar neste momento...
Mesmo que o caminho seja longo... Ele está contigo e deseja te ajudar a sair dessa situação de tristeza, sofrimento, solidão, desâmino, sem desejo de fazer nada, sem coragem, sem força.
         Não deixe que uma Jezabel lhe pare... Não deixe que os inimigos de Deus lhe tire do foco... Não entregue seu ministério por causa das fofocas e mentiras que lançam sobre a sua vida.
         Deus precisa de cada um e de cada uma de nós. Ele conhece o nosso potencial e sabe que pessoas vão tentar nos parar, nos perseguir, nos humilhar, falar contra a nossa vida e também contra o nosso ministério.
         Preste atenção nisso: A palavra mal profetizada sobre a nossa vida, só tem poder se lhe damos autoridade para agir. Carregando sobre a nossa vida tudo aquilo que nos foi lançado que não veio da parte de Deus.
         No momento de dificuldade de Elias... Onde ele parou e desejou morrer. Deus mandou um anjo e lhe deu sustento e força para continuar a sua jornada. Uma vez que, o próprio Deus precisava dele ainda para algo maior...
         Deus não vai medir esforços para falar e mostrar Seu cuidado para conosco... Deus sabe que estamos buscando ser como os valentes e Elias que não caíram e não se prostraram aos pés de Baal. Não se venderam e não pararam pelo meio do caminho por causa das dificuldades pessoais e ministeriais.

CONCLUSÃO:
            Amados e amadas... Deus quer que sejamos como esses valentes que foram fieis ao SENHOR. Uma vez que Ele conhece as nossas obras e sabe o temor e o amor que temos por querer continuar firme na presença d`Ele... Não pare de buscar a Deus... Clame mesmo pelo Seu Nome.
            Converse com Ele e Lhe pede orientações e caminhos para percorrer...  Pede ao SENHOR que realmente acampe Seus anjos ao seu redor e lhe dê força e coragem. Já que talvez você pode está cansado/a de lutar sozinho/a.
            Lembra-se disso... Deus nunca deixou você caminhar sozinho/a.
            Ele nos pede o seguinte: Sai do deserto e saia dessa caverna. Não vá para um buraco se esconder da realidade da sua vida.
            Já que todas as vezes que tentamos correr... Os inimigos de Deus batem palmas e cantam vitórias, uma vez que, eles perceberam que conseguiram nos parar e nos tirar do foco e da Presença do SENHOR.
            Deus fala através de muitas formas como aprendemos neste texto... Ouvimos e percebemos o agir de Deus em nossa vida através de pequenas ou grandes ações vinda da parte do SENHOR. Não vamos deixar que o espirito de Jezabel nos tirar da presença do SENHOR. Amém, amém, amém.
            Deus falou de uma forma muito especial com Elias e mostrou a Sua forma e Seu cuidado para com os seus... Não vamos parar com as ameaças, com as palavras tortas e aquelas palavras que nos fazem parar diariamente... Que todo espirito de Jezabel morra em Nome de Jesus Cristo... Que toda palavra de intimidação esteja repreendida em nossa vida.
            Desafio: Essa palavra que o SENHOR nos entregou nesta noite... Não para somente lendo um livro de auto ajuda, ter uma atitude mental positiva ou simplesmente vontade. Resistência espiritual requer auxilio espiritual. Ou seja, ela precisa ser tratada na esfera do espírito. [5]

            Momento de oração pela vida dos irmãos e irmãs...
            Que o “Eterno” venha trazer “clareza” no nosso coração e também na nossa mente para todo o sempre... Amém, Gloria a Deus e Aleluia.


[1]    Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil
[2]   Sociedade Bíblica do Brasil. 1999; 2005. Bíblia de Estudo Almeida - Revista e Atualizada . Sociedade Bíblica do Brasil
[3]   BEVERE, John: Quebrando as cadeias da intimidação: diga não sem sentir culpa: esteja seguro sem aprovação do homem. Rio de Janeiro: Luz às Nações , 2012. p. 86.
[4]   BEVERE, John: Quebrando as cadeias da intimidação: diga não sem sentir culpa: esteja seguro sem aprovação do homem. Rio de Janeiro: Luz às Nações , 2012. 212 p.
[5]  BEVERE, John: Quebrando as cadeias da intimidação: diga não sem sentir culpa: esteja seguro sem aprovação do homem. Rio de Janeiro: Luz às Nações , 2012. p. 85.