terça-feira, 29 de janeiro de 2019

VENCENDO AS DORES



Texto Motivador: Neemias 1. 4

Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

INTRODUÇÃO: Não é fácil receber uma notícia ruim. Todos nós, sem exceção, estamos sujeitos a isso. Mas, o que fazer num momento como esse?

Neemias, passou por isso... Ao receber uma notícia ruim dos Judeus que escaparam e que não foram levados cativos que dizia o seguinte: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. (Neemias 1. 3) o seu semblante ficou mudado por completo, ao ponto do próprio rei perceber e dizer que aquela tristeza não era qualquer tristeza, era uma tristeza do “coração”.

No contexto Judaico, o coração significava muitas coisas, como conhecimento, razão, reflexão, memoria, mente e consciência.[1] Ou seja, percebemos que até o próprio rei, sabia que a dor do seu servo, era uma dor horrível de se curar por qualquer coisa.

Isto é! Essa dor se seria curada através de uma ação.

DESENVOLVIMENTO:  Neemias, no início do seu Livro, ele vai ter algumas ações que são importantes para os crentes de hoje, que são,

ASSENTAR: Para ser estabelecido.

CHORAR: Para não se criar uma represa dentro de nós.

LAMENTAR: Ter um tempo de luto pessoal, pois, luto tem a ver com amargura e desgosto.

JEJUAR: Abster de alguns alimentos.

ORAR: Que tem a ver com interceder.

Neemias não ficou parado... Ele, foi para Aquele que tem Poder para mudar destino.

PRESTE ATENÇÃO: Mas, sem colocar mascaras diante d`Ele. Como assim! Ele entrou num processo de prestação de contas com o próprio Deus... Ele sabia que muitos dos filhos de Israel vacilavam diante d`Ele, pecaram, se desviaram dos Seus caminhos, e o próprio Deus, muitas vezes, deixava Seu povo ser levados e até mesmo sofrer por causa da desobediência diante d`Ele.

Neemias sabia que, tanto ele, como os filhos de Israel e inclusive a sua família, estavam se corrompendo, não estava mais guardando os mandamentos, os estatutos, nem os juízos que através de Moisés o SENHOR deixou para o povo.

Entretanto! Neemias lembra ao SENHOR das promessas que Ele É Misericordioso quando acha na Terra, pessoas que o Temem e que se Agradam d`Ele... E mesmo percebendo, que entre acertos e erros, ele, Neemias, precisava da Sua ajuda.

Muitas vezes, para resolver um grande problema, vamos ter que sair da nossa zona de conforto. Neemias era Copeiro, uma posição de destaque e de confiança, uma vez que, era de sua responsabilidade proteger o rei contra algum envenenamento. Por isso, ele tinha, esse acesso de conversar com o rei. [2]

Neemias tinha uma sacada muito legal, que ao contrário de muitos de nós, ele pedia orientações, através das orações ao SENHOR e foi através das orações que Deus foi abrindo caminhos para ele.
Precisamos aprender, que em momentos de dor e tristeza, existe um Deus que cuida da gente, como diz uma canção: Em cada detalhe (Deus de detalhe – Pastor Lucas)

Neemias, depois que passou pelos cinco pilares do assentar, chorar, lamentar, jejuar e orar... Percebeu que não adiantava ficar sofrendo a “dor”... Pois, essa “dor”, só iria faze-lo sofrer mais.

E a oração e a firmeza no proposito que colocou em seu coração, de reedificar os muros de Jerusalém e de reunir novamente os Judeus como nação, foi a chave principal para Deus exalta-lo e tirar ele, como “Copeiro” e transforma-lo como “Governador”.

Ei! Deus quer mudar a nossa “sorte” nesta noite.

Ele deseja, mudar essa realidade de angustia e dor e paz e alegria.

Mas, para isso... Precisamos abrir o nosso “Coração”.

CONCLUSÃO: Abrir o coração aqui, é reconhecer nossas limitações diante de Deus.
Passado é passado... O nome já explica tudo.

Hoje! Li uma frase que dizia o seguinte: Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente. (William Shakespeare), Neemias, poderia parar tudo e ficar triste diante de Deus, diante dos seus reis e diante do seu povo. Mas, arrumou forças para seguir, não precisou de tomar remédios, ir no medico, falar mal de A ou B, ele simplesmente orou.

Olha o que nos diz a Palavra de Deus em Mateus 21. 22: E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.

Um homem... Mudou a história por causa da sua fé e por causa da sua atitude.

Deus! Deseja novamente encontrar esses homens e mulheres que mudam destino através da oração e atitude de continuar uma grande obra. Mesmo que tudo diga que vai dar errado e que muitos, vão se levantar dizendo que não vai dar.

Então! Quatro princípios vamos aprender aqui hoje que são:

1º VOLTE AO PRIMEIRO AMOR: Em Apocalipse 2. 5 diz: Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Neemias, sabia que tanto ele como a nação, pecou diante de Deus, e reconheceu isso, e a partir daí, tomou o segundo passo que era!

2º CONFESSAR OS NOSSOS PECADOS: No Salmos 38. 18 comenta: “Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado”... Nenhum homem ou mulher na Bíblia, foi louco ou louca, de achar que poderia ir ou fazer uma grande obra, sem reconhecer suas limitações e confessar pecados.

3º ORAÇÃO: Não sai para batalha, sem antes ouvir a Voz de Deus... Mesmo que demore, Ele vai agir em nosso favor, dizendo se é para fazer ou não fazer. Se a resposta d`Ele, se for um sim... Aí! Tem o quarto passo que é!

4º AJA: Paulo Vieira que é um Coach especializado em liderança diz: “Tem poder quem age, e mais poder ainda quem age certo.” do seu best seller o livro O Poder da AçãoMas, a Palavra do SENHOR tem uma melhor ainda que diz em Mateus 7. 7 o seguinte: Peçam, e será dado, busquem; e encontrarão; batam, e a porta será aberta.

Neemias agiu certo... Orou, buscou, ficou na posição, lutou, acreditou e venceu... Assim é um homem e uma mulher de Deus, que deseja ser curados e libertos das suas emoções que lhe paralisam. Então! Nunca pare de buscar a Deus, mesmo diante de uma notícia que lhe deixe no chão.

Lembra-se das promessas de Deuteronômio 31. 6 que diz: Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o SENHOR, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

Então! Não esqueça... Firmeza na oração e disponibilidade para fazer a Obra de Deus é tudo para.
Seja um Adorador e uma Adoradora de excelência diante do Eterno.



[1] Aplicativo da Bíblia Strong.
[2] Bíblia Shedd, pg. 685.

domingo, 27 de janeiro de 2019

TENDO UM CORAÇÃO PURO


Texto Motivador: Mateus 6. 1

Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

INTRODUÇÃO: Hoje de manhã... Ministrei sobre Mateus 5. 48 onde nos diz: Portanto, sede vós perfeito, como perfeito é o vosso Pai Celeste... O ser perfeito, é na verdade não ter imperfeição nenhuma. E Jesus Cristo neste texto, não está falando da imperfeição física, mas, de caráter.

Jesus Cristo! Olhando para os religiosos da época, começou a perceber uma atitude no mínima estranha e chamou aquilo de hipocrisia. Pois, as boas ações que estas pessoas estavam praticando não era por compaixão e sim para receberem a gloria diante dos homens.

Todas as pessoas gostam de um elogio... Mas, Jesus Cristo continua dizendo, quando praticar uma boa ação, que neste casa era dar uma esmola não faça barulho, não precisa tocar um shofar, ou uma trombeta diante dos homens... Pois, em verdade vos digo que já receberam o seu galardão... Ou seja, já receberam seu prêmio diante de Deus. (Mateus 6. 2)

Por essas e outras, que vamos entender um pouco mais esse texto.

DESENVOLVIMENTO: Todas as nossas ações de fé e práticas religiosas, elas precisam vim de um coração quebrantado e que Ama a Deus... Uma pratica, que não espera uma recompensa nesta Terra, mas sabe que, tudo que está sendo feito aqui, já está sendo contabilizado na eternidade.

Pois, segundo já sabemos o Reino do SENHOR é: Eterno,  Firmado em misericórdia, Justiça e igualdade, Bondade e fidelidade. (Teu Reino – Cristo Vivo) cantamos isso, mas, muitas vezes não vivemos essas promessas.

Tudo que for fora disso! Está errado...

Jesus Cristo! Passou maior tempo ensinando... E mais, uma vez, Ele estava trabalhando na mente das pessoas uma transformação de vida, uma transformação de atitude, estava dando uma instrução, estava trabalhando um alinhamento para que aquelas pessoas não entrassem numa religiosidade de dar qualquer coisa para as pessoas, na expectativa de receber algo em troca.

O rei Davi! Num determinado momento da sua vida declarou: Cria em mim Ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim, um espirito inabalável. (Salmo 51. 10) e o próprio Apostolo Paulo também reconhecia que todo encontro com Deus, muda postura e atitude quando declarou em Romanos 12. 2: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus... Isso é Reino, isso é transformação.

Jesus Cristo! Percebeu três atitudes que Ele mesmo chamou atenção neste texto que são:

1º A motivação para ofertar: Jesus Cristo disse: Isso deve ficar em segredo... E chato você perceber que muitas pessoas estão indo na Igreja por barganha. Acham que o ato de devolver um pouco, do muito que Deus tem liberado sobre a nossa vida, é um motivo de barganha. Vou fazer isso, pois, muitos vão ver que sou misericordioso, sou ensinável, sou espiritual, sou isso ou sou aquilo, além de achar que Deus, através dessas ações nos deve alguma coisa. Aí Jesus Cristo continua dizendo:  O Seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa... Então! Que o nosso ato de amor ao entregar dízimos, primícias, ofertas ou simplesmente doando algo, seja um ato de amor a Deus e não para receber glorias humanas.

2º A motivação errada da oração: Oração é uma conversa com Deus... Mas, esses religiosos que Jesus Cristo criticou, faziam orações em públicos para chamar atenção das pessoas e a verdadeira intenção que era para glorificar o Nome de Deus, mudou quando desejaram receber essa gloria diante dos homens.

Em Lucas 18. 10 – 14 nos fala um pouco mais sobre esse tipo de atitude ao declarar o seguinte: Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.” Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!” E Jesus terminou, dizendo: Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

Entretanto! Jesus Cristo ainda assim, deixou uma pequena observação dizendo: Quando orares, entra no teu quarto, fechando a tua porta, ora o Teu Pai, que vê o que está oculto; e Teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará...  (Mateus 6. 6)

3º A motivação do jejuar: O jejum para os Judeus, era uma pratica religiosa ao qual, eles faziam uma vez por ano, conforme o texto de Levítico 23. 32 que diz: Sábado de descanso vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, à tarde, duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado... Mas, os Fariseus, jejuavam duas vezes por semanas como praticas religiosas deles, afim de mostrar uma “santidade”... Entretanto, eles se achavam em alguns momentos, mais especiais do que qualquer outro Judeu da época e Jesus Cristo condenou a atitude de soberba deles.

Jesus Cristo, não condena o jejum... O jejum, fortalece um homem e uma mulher de Deus, mostra disposição para vencer obstáculos e vencer a própria carne. O problema aqui, é saber por qual motivo o nosso jejum está sendo feito.

Jesus Cristo então vem e completa: Não faça jejum para que os homens vejam, mas sim Teu Pai, que está oculto; e Teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

Três atitudes que nos dias de hoje, precisamos tomar muito cuidado para não cairmos em armadilhas... Achando que estamos sendo espirituais e na verdade, podemos estrar na categoria de hipócritas segundo Jesus Cristo.

DESENVOLVIMENTO: Lendo a Bíblia! Chegamos numa conclusão que é o seguinte: Para receber o galardão celestial, precisamos viver uma vida de fé, obediência, fidelidade e responsabilidade com as coisas espirituais em nossa volta.

Jesus Cristo, já estava ensinando e explicando que tudo que uma mão doa, dar... A outra não precisa saber.

Assim! É a nossa vida com Ele.

Todos os nossos atos de Adoração, entrega, oferta e jejum... Tem que ser para Glorificar o Nome d`Ele que ver e sabe de todo o nosso esforço para sermos uma pessoa que não venha se envergonhar diante d`Ele.

Pois, como já ministrei muitas vezes nesta Igreja: Palavras falam, atitudes gritam.

O que vale pregar muito bem, fazer cair fogo do céu, jejuar e orar horas e mais horas... Se as nossas motivações forem erradas.

Aí lembramos mais uma vez, Davi que disse no Salmo 139. 24 o seguinte: Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.

Nossa verdadeira missão aqui nesta Terra, e procurar ser mais próximo de Cristo Jesus... Deus! Não nos pede neste momento uma perfeição ao qual, Ele mesmo sabe que somente Seu Filho amado tem... 

Mas, podemos através dos Ensinamentos de Cristo Jesus, nos aproximar da Boa Vontade de Deus que ao qual já aprendemos que é boa, agradável e perfeita.

Por isso! Vamos buscar primeiro o Reino de Deus... Pois, quando buscamos isso em nossa vida e ministério, o entendimento vai ficando mais claro e muitas coisas que estamos fazendo para agradar a homens e mulheres nesta Terra, cai por Terra em Nome de Jesus.

Que o nosso coração esteja de verdade nas coisas do SENHOR... Vamos tomar cuidado com a hipocrisia que muitas vezes tem nos tirado do foco.

Não vamos perder o foco... Siga em frente e siga a Cristo Jesus em Espirito e em verdade.