domingo, 11 de março de 2012

CREIA E TENHA FÉ


Leitura motivacional: Marcos 10. 46 – 52                                                          


Essa leitura na verdade foi uma inspiração através de uma visita a Igreja Internacional da Graça de Deus e uma confirmação durante a semana. O Pastor cantou uma canção do Ministério Regis Danese e essa canção ficou na minha cabeça e comecei a observar a atitude de fé e milagre que essa historia tem a nos mostrar. Bartimeu teve diante de Jesus Cristo uma atitude e não parou diante daqueles e daquelas que tentaram o impedir de chegar perto de Jesus Cristo.
            Aqui existe uma história de fé e milagre ao qual vamos neste momento comentar. “Começo pela que segundo umas das definições da nossa Bíblia Sagrada são o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem”. Hebreus 11:1.
            Bartimeu, pelo que nos aparece não conhecia a Jesus Cristo pessoalmente. Mas creio que ouviu falar muito sobre Ele. Pois Jesus Cristo é um homem que até hoje cura, sara, liberta, ensina, cuida e livra-nos dos nossos pecados e culpa mediante de um coração puro e sincero da nossa parte. E quando ouviu que Jesus de Nazaré iria passar ali por perto se levantou e foi ao encontro do Mestre Jesus.
            É interessante observar que neste tempo, a grande parte dos trabalhos era braçal. E por causa disso, muitos que tinham problemas físicos ou mentais só conseguiam sobreviver se mendigassem. Pois a palavra mendigar é pedir esmola ou solicitar alguma coisa com extrema humildade[1]. E essa era a realidade de Bartimeu um mendigo a pedir ajuda na rua.
Mas no caso dele ainda tinha um problema grande. A cegueira era considerada uma maldição de Deus pelo pecado (Jo 9.2 - 3) [2]. Pois era uma crença comum na cultura judaica que a calamidade ou o sofrimento eram resultados de algum grande pecado através da vida de seus pais ou da própria pessoa que recebeu tal castigo. Portanto, Jesus, teve a oportunidade de mostrar através da vida de Bartimeu a misericórdia de Deus e teve a oportunidade de mais uma vez quebrar um conceito diante daquela sociedade que o tentavam o calar... Por que está fora dos patrões da época e ainda estava perturbando com o seu grito.  
Mas como eu disse aqui “Jesus cura e também ensina” e aqui não foi diferente certo? Por isso vamos aprender com o GRANDE MILAGRE que conforme na antiguidade clássica e ainda hoje era e é um fato excepcional ou inexplicável, um fato maravilhoso ou extraordinário que suscita admiração, considerado como sinal e manifestação de uma vontade divina[3] e por isso que essa historia tem a muito nos ensinar e falar neste momento.
            Amigos e amigas de fé... Talvez nesta noite ou até mesmo neste momento, algo queira nos afastar da presença de Jesus Cristo. Uma cegueira ou uma culpa que nos impeçam de ir ao seu encontro, a pedir socorro ou até mesmo gritar seu Santo Nome. Mas Jesus está passando e quer te ouvir... Eu creio que Ele está aqui para nos ouvir e para nos ajudar. Assim como Bartimeu vamos chamar a atenção d’Ele... Clamar por Ele, chorar na sua doce presença e pedir uma bênção, um milagre. E que principalmente os nossos olhos se abrem e que possamos enxergar a sua luz.
            Quando reconhecemos Jesus Cristo como Filho de Davi, na verdade já mostramos para a sociedade local, nossos amigos e familiares que assim como foi Batimeu, reconhecemos também Jesus Cristo como Messias, ou seja, um ungido que se refere principalmente, à profecia da vinda de um humano descendente do Rei David, que irá reconstruir a nação não somente de Israel, mas a de todo o mundo trazendo desta forma a paz e o amor entre todos.
Pois ele creu nisso verdadeiramente. Sabia que somente um homem enviado de Deus pai, poderia mudar a sua historia e a sua situação. Por que Cristo é um homem sábio e adora ajudar aqueles e aquelas que o chamem pelo Seu Santo Nome, pois em Seu Nome tem poder e há cura.
Três conceitos esse texto tem a nos mostrar:
1.      Clamar por Jesus: Bartimeu teve a oportunidade de ser ouvido e curado por Jesus Cristo, pois teve ousadia de clamar pelo Seu Nome. Pois ele sabia que somente Jesus Cristo poderia o ajudar a sair daquela situação.
2.      Nunca se cale: Mesmo naquela situação aos quais todos pedem que te calem ou de repreender, nunca deixe de buscar a saída de uma situação difícil da sua vida. E a existência de Bartimeu em gritar ainda mais alto, para chamar atenção de Jesus Cristo deu certo e Jesus lhe chamou, quis ouvir a sua necessidade.
3.      Levanta-se: Tenha uma atitude diante de Cristo agora. Vá em direção ao seu encontro. Conte para Ele aquilo que talvez esteja te tirando o sono e a paz neste momento. Pede a Ele uma cura, uma libertação e um milagre.

Amados irmãos e irmãs, creio mais uma vez no poder e na doce palavra que tem a nossa Sagrada Escritura (Bíblia), pois nela achamos conforto e soluções para sair de uma situação de desgraça e desamino espiritual e emocional que às vezes passamos.
Bartimeu fez um grande gesto e por isso recebeu seu milagre... Pois, foi ao encontro de Jesus Cristo. Antes só ouvia falar do Seu Nome... Naquele momento teve a oportunidade de ser curado da sua cegueira e ser testemunha viva para o povo. O texto de Marcos 10. 46 – 52 nos traz um convite especial de Jesus Cristo “Ele nos diz o seguinte: O que queres que Eu te faça”? Quais são as nossas necessidades? Quais são os nossos problemas? O que é que nos tira a paz? O que tenta nos calar? Qual é o nosso milagre?
Que possamos ter uma atitude de fé e que essa fé nos de o nosso milagre. Pois, tudo que pedimos em Nome de Jesus podemos conquistar a partir de um coração puro. Um pedido verdadeiramente saudável e honesto diante d’Ele.
Assim como está escrito em Efésios 3 a parti do versículo 17 E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”.
 Jesus continua fazendo seu MILAGRE neste mundo. E precisamos ser testemunhas vivas desse grande amor e cuidado por nós. Bartimeu, um homem cego e sem expectativa nenhuma foi curado e tornou seguidor de Jesus. Pois ele acreditou que o Mestre Jesus poderia mudar a sua sorte e a sua situação diante daquela sociedade. Sair aos nossos olhos, olhos humanos de uma situação de desgraça e pena. Jogue fora a capa, levanta-se e vai em direção a Jesus Cristo neste momento... Clame pelo seu Nome e pede um milagre. Pois a nossa fé, juntamente com a certeza do pedido Em Nome de Jesus Cristo vamos conseguir. E que o exemplo de Bartimeu venha trazer uma reflexão neste momento. Fazendo que a nossa vida e a nossa atitude diante de Cristo venha causar uma mudança em nós e receber uma bênção. Pois mais uma fez fui lembrado e fiquei emocionado ao ver que uma pequena atitude mudou a historia de um de uma pessoa... Que o Grande amor e cuidado de Jesus Cristo venham fazer parte do nosso dia a dia. Amém.


[1] http://www.dicio.com.br – Acesso em 11 de Março de 2012.
[2] A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1985. P. 1321.
[3] http://www.comshalom.org – Acesso em 11 de março de 2012.