terça-feira, 20 de setembro de 2016

QUANDO O NOSSO DESEJO NÃO É O DESEJO DE DEUS

Texto Motivadores:

2 Samuel 11 & 1 Reis 21


Introdução: Ao pedir uma palavra ao SENHOR...  Me veio esses dois textos que acabamos de lê-los. Os dois textos nos chamam atenção para o seguinte: Que muitas vezes, os nossos olhos desejam algo que não é nosso. No primeiro texto que lemos, nos fala do rei Davi. Um homem segundo o coração de Deus que depois que lutou algumas guerras, pediram para que ele ficasse nos seus aposentos. E ao dar uma volta no seu terraço, olha para algo que lhe chamou atenção: uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher e segundo o texto que lemos ela era muito formosa, ou seja, muito linda do ponto de vista humano. 

Davi então começa a articular sobre como poderia chegar perto daquela mulher e também faz algumas perguntas sobre a mesma. Mas, de tudo que lhe foi passado, havia uma informação muito importante que ele não quis ouvir ou fez-se de bobo que ela era mulher de um dos seus valentes, um dos seus mais fiéis soldados que se chamava Urias.

Um homem que estava no campo de batalha para defender a honra e a gloria de Israel e também de seu rei Davi. A fidelidade dos homens a Davi eram demais. Pois, o próprio Urias não quis aceitar sair do ambiente de guerra e muito menos entrar na sua casa já que lembrou dos seus companheiros que estavam em guerra e peleja em prol de uma honra.

Davi tentou de tudo que era jeito para que aquele homem voltasse a ter uma noite com a sua mulher a sós, já que ela já havia o revelado que depois dos seus atos, ela estava gravida de Davi, mas ele não foi. Foi aí que surgiu uma ideia louca da parte de Davi ao pedir um dos seus oficiais que colocassem Urias na frente de batalha e que depois, deixasse ele praticamente sozinho, sem uma defesa pelas costas.

Especialistas em guerras...  Nos chama atenção que numa grande batalha, principalmente nesta época, homens raramente lutavam sozinhos. Sempre estavam em grupos ou de dois em dois para que um defendesse as costas do outro. Pois, soldados saiam de tudo que era lado. Por isso, ao perceber os corpos jogados nas grandes escavações, encontravam corpos muitos próximos uns dos outros.

Porém, voltando o texto... Uma atitude covarde de um homem que errou e não soube lhe dar com seus erros. Preferiu que um homem morresse para que mais uma vez, não ficasse manchado a sua reputação.
           
Desenvolvimento: E aqui, temos que tirar como lição algo interessante: As vezes pensamos que ninguém está vendo nada... Mas, Deus ver e Deus sabe.

Outro personagem é Acabe, rei de Samaria. Um homem que tinha tudo para dar certo, mas fez escolhas erradas e que o levou a ruina... Deus, não gostava que seus filhos fizessem alianças com outros povos que não tinha Ele como Deus vivo e Deus topo Poderoso. Percebemos várias vezes na Palavra de Deus, homens fazendo alianças erradas... E casando com mulheres de outras nações que praticamente eram inimigos mortais do povo de Israel.

Olha que esse homem fez segundo o texto de 1 Reis 18. 19 que diz: Acab, filho de Amri, fez o mal aos olhos de Iahweh, mais do que todos os seus antecessores. Como se não lhe bastasse imitar os pecados de jeroboão, filho de Nabat, desposou ainda Jesabel, filha de Etball, rei dos sidônios, e passou a servir Baal e a adorá-lo; erigiu-lhe um altar no templo de Baal, que construiu em Samaria. 

Quando nos aliançamos com pessoas que não acreditam e não tem a mesma pratica de Adoração ao Deus vivo que vivemos e acreditamos, provavelmente pode vim dar errado. Jezabel, era adoradora do deus Baal e na mesma corte onde ela e seu esposo Acabe viviam, também tinha um outro culto de adoração a deusa Aserá que segundo a cultura da época é a deusa da fertilidade e rainha dos céus.

O grande erro de Jezabel foi tentar introduzir o culto fenício de Baal, em oposição às tradições locais de Israel... Um erro muito grande, pois, Deus não divide adoração. E a outra é entender que, quem era rei em Israel era Acabe, mas, quem mandava era Jezabel, uma rainha estranha e com práticas de idolatrias muito forte.

Mas, Acabe sempre perto de Jezabel, parecia fraco... Ao gostar de um campo, e fazer uma proposta de troca ou de venda para Nabote, recebeu um não. Deixa eu enfatizar algo importante aqui: Um pedaço de terra nesta época era muito importante. Pois, é naquele pedaço de chão que os filhos nasciam, cresciam e morriam. Ou seja, as pessoas tinham apreços pelo pedaço de chão conquistado pela família e pelos seus ancestrais. O próprio Nabote lembrou o rei Acabe isso dizendo para ele o seguinte: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.

E depois de ouvir essa resposta... Acabe vai correndo para seu quarto, deita na cama, faz suas queixas pessoais a sua mulher Jezabel e depois vira de bruços chateado.

Essa é uma das cenas mais engraçadas que fico imaginando neste texto... Pois, uma mulher guerreira, cheio de disposição e que estava no poder, ao olhar para um homem, que até então, estava ganhando terrenos e guerras, volta fazendo beicinho e chateado por causa de um homem que não quis vender ou trocar o terreno que era coloca com o seu.

Acabe aqui, tinha que ter explicado para Jezabel a cultura e a tradição do seu povo com os esforços dos pais que compraram ou conquistaram aquela terra. Jezabel não sabia de nada disso e dentro do seu coração para “ajudar” seu esposo, ela trama uma cilada para Nabote... Onde fez até jejum e levantou homens para mentir ao seu favor até que a decisão do povo que ouviu a mentira dessa mulher, apedrejou e matou um homem inocente.

Nos dois textos que lemos, vimos que, ao desejar algo que não é nosso, pessoas podem pagar um preço e preço até mesmo de morte. Como cristãos e firmado na rocha... Temos que ter cuidados com os nossos desejos até mesmo, os mais ocultos. Uma vez que, muitas pessoas pagam um preço ou sentem dor pelo erro do outro. Muitos casamentos acabando, namoros terminando, amizades acabando e pessoas que estavam vivendo num ambiente profético se aliançando com os filhos das trevas.

CONCLUSÃO: O que aprendemos hoje é... Cuidado com o que desejamos e cuidado com quem nos aliançamos. Pois, hoje recebi uma mensagem do Pastor Neil Barreto que diz o seguinte: Deus não é um estraga prazeres, mas se nós, não convidarmos Ele para nossos prazeres, “logo logo” esses prazeres vão estragar as nossas vidas.

O nosso Deus é um Deus de aliança... Tanto que é, que esse nome “aliança” aparece quase 300 vezes entre o Antigo e o Novo Testamento. E essa aliança, tem que ser de fidelidade a Deus.

Por mais que, as vezes pode aparecer difícil e complicado, precisamos “valoriza-la”. Pois, olha o que nos diz o texto de Êxodo 19. 5 - 6: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Deus deseja que cada um dos Seus filhos permaneça fiel e na posição... Existem muitas coisas que tentam e tentam nos tirar do foco todos os dias e momentos... Mas, tirar os olhos de Deus é perigoso. Muitos caíram por causa disso. Até mesmo, Davi que é considerado “um homem segundo o coração de Deus”...

Prestamos atenção nisso: Ser usado por Deus... Não quer dizer que somos aprovados por Ele. Uma vez que, atitudes falam muito mais do que palavras. E tempo de mudar a postura... E tempo de mudar realidade... E tempo de quebrar alianças feitas em altares estranhos. E tempo de mudança.

Deus quer seus filhos todos de baixos da Sua Graça e do Seu Amor... Deus deseja nos proteger e nos alertar com falsos profetas e ensino... De tudo que estamos ouvindo, vendo ou desejando! Vamos tomar cuidado. Uma vez que, nem tudo que pode ser bom pra mim... É bom para Deus. Já que o titulo desse sermão nos chamou atenção para algo que é: Quando o nosso desejo não é o desejo de Deus.

Se Deus não está aprovando algo dentro e fora do nosso contexto religioso... Vamos prestar atenção. Mudança de postura as vezes é muito melhor do que sacrificar algo.


Que Deus nos dê direção dessa Palavra em Nome de Jesus Cristo...