quinta-feira, 19 de maio de 2022

O SACERDOTE DO LAR HOJE

Efésios 5:22 a 33

Hoje vamos continuar estudando a estrutura da família cristã e sacerdotal, que é a célula principal da igreja e da sociedade. Vimos no discipulado passado, que a família é uma ideia de Deus, que tem como objetivo glorificar ao Senhor e também fazer com que o homem seja suprido e realizado em suas necessidades e anseios.

A vida de um ser humano pode colecionar conquistas e vitórias, mas se este não tiver uma família, seu êxito será em vão, e sua vida será incompleta. Deus mesmo demonstra em Gn. 2:18 que o homem não foi feito para viver só (não é bom que o homem esteja só).

A palavra de Deus define um modelo de família (homem, mulher e filhos), e dá também todos os subsídios, para que ela cumpra o seu propósito e faça o ser humano feliz. Deus é o mediador de todos os relacionamentos familiares.

A glória de Deus está no seio da família, manifestada em amor, sabedoria e poder. Deus ama a família e determinou sobre ela a sua benção, estabelecida pela fé que foi exercida pelo patriarca Abraão, e prometida em Gn. 12:3 “...em ti serão benditas todas as famílias da Terra”.

A benção sobre a família vai do espiritual ao físico, e está ligada ao relacionamento das partes da família, com Deus e entre si. Se analisarmos Ef. 5: 22 a 33, vemos que a plenitude da família está ligada a funções dadas ao homem como cabeça da família, e à mulher como a outra metade que constrói o relacionamento e o lar.

Se os papéis distintos forem vividos (com a ajuda de Deus), e as funções observadas, o casamento é ajustado e abençoado pelo Espírito de Deus, que é o mediador da aliança.

Nosso enfoque hoje, é o papel do homem, o sacerdote do lar. Deus deu responsabilidades à ambas as partes, mas a do marido é a maior responsabilidade, pois a este foi concedida a autoridade para governar a família como declara: Ef. 5:23: “Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.

Como porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” Fica evidente a autoridade delegada por Deus ao marido, para que este seja o governante do lar. Ser líder não representa poder para subjugar a esposa e os filhos, mas sim a capacidade dada por Deus para amar, unir, orientar, proteger e suprir a família.

Note que a responsabilidade conferida pela palavra de Deus ao homem é muito grande, pois estabelece um paralelo entre o amor do marido, com o amor que Jesus dedicou a sua igreja, morrendo por ela. Vs. 25 a 27: Maridos, amai vossa mulher, como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

Os versículos acima, revelam que o marido tem o poder de santificar sua esposa, a medida em que cumprir a vontade de Deus, ocupando as funções outorgadas a ele pela palavra.

Quais são os deveres dados por Deus ao marido cristão?

1- A primeira e mais abrangente das funções é amar sua esposa. Jesus nos amou primeiro: com amor voluntário (partiu dele). com amor incondicional (perdoando-a). com amor sacrificial (renúncia).

2- O marido deve interceder por sua esposa. Assim como Jesus é diante do Pai, o intercessor da igreja, o marido deve também orar diariamente por si mesmo e por sua esposa, cumprindo o papel de intercessor e abençoador de seu lar: - Intercessor (purificação): pedir perdão por si e pela esposa. - Abençoador (edificação): profetizar sobre ela e sobre o lar (Adão foi quem deu nome à Eva).

3- O marido deve ser o provedor do lar Ef. 5:29 diz: Porque ninguém jamais odiou a própria carne, antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja. O mundo moderno tem promovido uma inversão nestes papéis.

4- O marido deve dar segurança à esposa (deve ser protetor): - por meio da oração - por meio da provisão financeira - por meio da fidelidade à ela - por meio da validação de suas qualidades (agradecê-la, elogiá-la, honrá-la).

5- O marido deve suprir as necessidades da esposa: - espirituais: direção, instrução - emocionais: atenção, afeto - físicas: alimento e a intimidade sexual. A busca pelo cumprimento destes deveres pelo homem, trará sobre ele a benção de desfrutar dos direitos que ele tem como marido, segundo a palavra.

Há uma chave, porém, que permitirá ao homem não só cumprir seus deveres, como também desfrutar dos seus direitos: esta chave é: a dependência de Deus revelada em 1 Co. 11:3 “Quero, portanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”.

A revelação poderosa emanada deste versículo, é que o homem será de fato o cabeça da mulher, o sacerdote aprovado de seu lar, amado e respeitado por sua esposa e filhos, se este submeter-se de fato a Cristo, fazendo de Cristo sua cobertura, em amor, fé e obediência à Sua palavra.

É importante lembrar que o êxito de um ministério cristão, depende da unidade e harmonia entre a família escolhida para esse sacerdócio.

Muitos ministérios têm fracassado ou tem ficado estéreis devido a desestrutura de muitas famílias sacerdotais. Deus, porém, tem como promessa a restauração de sua igreja e para tal está também restaurando as famílias (Amós 9:11: “Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos”).

Que Deus os abençoe e multiplique extraordinariamente, conforme a promessa ENDJ. Amamos vocês


FAMÍLIA: A CÉLULA PRICIPAL DA IGREJA E DA SOCIEDADE

Genesis. 2. 18 a 25

No texto lido vemos o momento em que Deus criou a mulher.

A mulher é uma criação maravilhosa de Deus (Certa vez ouvi: Deus queria fazer algo tão perfeito, que adormeceu Adão afim de que ele não desse palpite). Contudo, ela não foi criada para ser independente ou para ser feliz sozinha.

A criação da mulher é um ato de compaixão de Deus para com o homem: não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma companheira (uma ajudadora que lhe permita ter uma família) Genesis. 2. 18.

Quando o Senhor criou a mulher, Ele não estava apenas criando um outro ser, semelhante a Adão, Ele estava criando a família, o melhor ambiente para que tanto homens e mulheres sejam felizes e completos.

Dificilmente alguém conseguirá ser feliz sozinho, por isso, até os solteiros devem saber que o sonho de Deus para eles é dar-lhes uma família: Sl. 68:6: Deus faz que o(a) solitário(a) viva em família.

A aliança do casamento é uma oportunidade dada por Deus para que sejamos felizes.

Apesar disto ser uma promessa bíblica (Sl. 128), muitos casais, até mesmo cristãos, não alcançam esta benção (sabemos que mesmo no seio da igreja, há divórcios, traições e casais que não vivem bem a conjugalidade).

Isto acontece principalmente por dois motivos: falta de cura na alma ou falta de entendimento quanto aos deveres da aliança. Alguns cônjuges se aproveitam do fato de que a aliança traz temor e coíbe uma separação, para equivocadamente, não cumprirem seus deveres.

Ex.: “como meu cônjuge não pode se separar de mim, por saber que Deus odeia o divórcio (Ml. 2:16), posso viver como quero, sem me preocupar com meus deveres de marido ou de esposa” (é por aí que vem os casamentos infelizes, os adultérios e escândalos na igreja).

A aliança não é uma algema e sim uma promessa que você fez diante de Deus, de que lutaria com todas as forças para fazer o outro feliz. Uma aliança (me refiro ao anel de ouro), não tem começo nem fim (como a eternidade), mas tem dois lados, o de dentro e o de fora.

O de fora: representa a proteção que vem pela obediência ao pacto, mas isto não é suficiente para nos fazer felizes (se o relacionamento limitar-se ao cumprimento de obrigações a aliança vira uma algema). O de dentro: representa o amor que foi prometido quando você pôs o seu nome na aliança dele e o dele foi escrito na sua (eu sou do meu amado e ele é meu. Ct. 6:3).

Um casamento é a decisão de não pertencer mais só a si mesmo, se o egoísmo entrar, o amor sai e a relação fica só com a aparência externa (casais que vivem de aparência, mas por dentro da aliança, ninguém é feliz por faltar amor). Todo relacionamento precisa ser construído dia a dia, depende das partes e é como uma planta, se não for regada com amor, oração e atitude, morre ou fica seca e feia.

No casamento bíblico, a responsabilidade maior é do marido (70/30%, se ele é o cabeça, a quem muito foi dado, muito será exigido).

Os 70% que um marido fizer bem feitos, não é suficiente para que a família seja feliz se a esposa não fizer a parte dela e a parte dela não é cuidar dos filhos, da casa, mas sim procurar agradar ao marido. Vejamos o que diz 1 Co. 7:34: a que se casou se preocupa com as coisas da terra, de como agradar ao marido. Em Ef. 5:22 a 33 e em 1 Pe. 3:1 a 7, os Aps. Paulo e Pedro começam falando primeiro às mulheres e depois aos homens.

Por quê? Não há na bíblia um versículo que diga que o homem sábio edifica a sua casa, mas há um que diz isto à mulher e ainda que a tola a destruirá com suas mãos. Não está escrito na bíblia que Satanás tentou ao homem, mas que tentou a mulher e que Eva pecou e levou Adão a pecar.

Por quê? Porque Satanás conhece bem as fragilidades do homem e da mulher e conhece a palavra de Deus também. Ele sabe que a bíblia diz que a mulher é a parte mais frágil e a insufla a competir e medir forças com seu marido.

A palavra determina que a mulher seja submissa, mas o maligno sabe que ela tem dificuldade de aceitar isto, então semeia em seu coração rebeldia, para que ao invés de ajudá-lo, ela se oponha a ele. Satanás luta para tirar a mulher do seu tão importante papel de ajudadora, mas a palavra de Deus prevalece e declara em Pv. 31:12: a mulher virtuosa faz bem ao seu marido e não mal, todos os dias da sua vida.

O que um marido espera de sua esposa?

1- Que ela esteja ao seu lado (que tenha prazer em estar com ele). A mulher foi gerada de uma costela (um osso lateral).

2- Que ela o respeite como autoridade de Deus. Ef. 5:22: as mulheres sejam submissas ao seu marido, como ao Senhor. Só há uma coisa mais abominável a Deus do que uma mulher que manda em seu marido: é um marido que a obedece.

3- Que ela não coloque os filhos e os parentes em valor acima dele. O núcleo de uma família é um casal que se ama, se protege e se prefere (ex.: proteger a intimidade do casal).

4- Que ela cuide de si e do relacionamento (amor-próprio + amor a ele). Há cônjuges que se acomodam e se tornam desleixados com a saúde e a aparência física, ex.: desinteresse sexual, envelhecimento de alma, rabugice, roupas não compatíveis com a idade ou a ocasião (José Serra 45). O marido cristão sempre verá sua esposa como quando você era a namorada dele (resgate isto).

5- Que ela torne o lar um ambiente agradável, para onde ele sempre deseje voltar Sl. 128 (videira frutífera = sombra, refrigério e doçura).

6- Que ela não negue o afeto e a intimidade sexual ao seu marido por mágoa, vingança ou traumas. Ler 1 Co 7:3 a 5. E neste momento que o homem se sente homem, realizado e feliz. Se há dificuldades nesta área, busque ajuda pastoral, psicológica e médica (ex.: reposição hormonal), isto vale para maridos e esposas.

Todos nós precisamos buscar a cura da alma e do corpo, para que haja felicidade no lar, porque esta esposa é a igreja e este marido é Jesus (que só será glorificado por nosso testemunho de uma família aliançada e feliz).

Este é um tempo de cura sob a unção prometida em Ml. 4:6: O Senhor converterá o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Ministração: orar para que Deus conceda saúde às famílias da igreja para que estas sejam instrumentos de salvação e restauração para as famílias da terra. Que Deus os abençoe e multiplique extraordinariamente, conforme a promessa.

Amamos vocês.

OBS: Esse sermão, foi um estudo dado pelo Apostolo Abbud - Igreja El Shadday (M12)