domingo, 23 de setembro de 2018

SENDO AMIGO DE DEUS


SENDO AMIGO DE DEUS

Texto Motivador: Êxodo 2. 18
Quando as moças voltaram a seu pai Reuel, este lhes perguntou: "Por que voltaram tão cedo hoje?
INTRODUÇÃO: Esta história aconteceu mais ou menos há 1.400 a. C durante os 40 anos de Moisés pelo deserto de Midiã (conflito) que fica ao Norte da península Árabe.  
A Palavra de Deus nos mostra que Moisés tinha acabado de ser descoberto do seu assassinato e fugiu para essa cidade. Chegando nesta cidade, sentou Moisés perto de um poço e as filhas (num total de 7) de um Sacerdote chamado Jetro foram para lá buscar água e alguns pastores que ali chegaram começaram a perturbá-las. Porém, Moisés estava lá e defendeu a honra dessas moças.
Ao voltarem para casa, seu pai lhes perguntou o que houve com elas... E por que voltaram tão cedo: E todas responderam que um Egípcio as defendeu de uma confusão.
Esse Sacerdote, era conhecido naquele lugar como Reuel que quer dizer “amigo de Deus”   
DESENVOLVIMENTO: Títulos neste contexto que estamos lendo é importante... Pois, mostra a ligação que temos com nós mesmo, com o próximo e com Deus.
Moisés deste a sua infância, passou por algumas situações difíceis. Num momento de loucura de um Faraó, que desejava matar todos os recém-nascidos daquela época, teve que ser lançado num Rio, escoltado pela sua irmã mais velha que ao perceber que a filha desse Faraó viu o seu irmão chorando, se compadeceu dele e desejou cria-lo.
Aqui! Começamos a ver o Ministério de Moisés começando: De uma criança que iria morrer para o palácio... De uma mãe que iria ficar sem seu filho, teve a oportunidade de cria-lo e ainda receber por isso. De uma criança que iria nascer e viver como escravo, se tornou um homem importante naquele lugar, conhecendo a cultura e sendo tratado como príncipe.
Deus estava com Moisés o tempo todo e quando ele fugiu, Deus também o colocou num lugar estratégico. Moisés passou quarenta anos da sua vida, sendo tratado na Terra de Midiã, pois, ainda precisava tratar alguns conflitos que ainda tinha em sua vida.
E Reuel era o homem certo para isso. Segundo a Palavra de Deus, era um homem muito amado, respeitado e tinha princípios. Um homem cheio de conhecimento e abundância, ou seja, era um homem muito rico.
Mas, o que importa para o homem ter muito dinheiro se ele não tem conhecimento necessário para cuidar disso tudo! A história de Jetro nos mostra que esse homem sabia das coisas e sabia principalmente administrar seus bens.
Mas, o que queremos saber de verdade neste sermão é! Ser amigo de Deus.
Muitos querem o bônus de ser amigo, mas, não desejam pagar o ônus por isso. Ou seja, muitos querem títulos de amigos de Deus e não querem pagar o preço para ser conhecido como tal.
Jetro na cultura Árabe significa Sua Excelência... Sendo assim, podemos deduzir que esse homem viveu uma vida prospera diante de Deus e diante do seu povo.
O Título de Jetro é mais por causa da sua posição honrosa e muito elevada que viveu.
Ser conhecido como um “amigo de Deus” é saber caminhar em caminhos certos. Sem se desviar nem para a direita e nem pra esquerda.
Jetro! Viu em Moisés um homem bom, um homem protetor, um homem que estava em busca de coisas grandes e poderosas, viu nele um homem esforçado e principalmente que tinha sonhos, ou seja, não era qualquer sonho, era o sonho de salvar o seu povo das garras de Faraó e viu ele realizar esse grande feito.
Porém! Nisso tudo Moisés ficou muito ocupado e acabou tendo que ficar distante da sua família... Mas, em Êxodo 18 vimos a grande sacada que nos chamou mais atenção sobre Jetro.
Depois que ele ficou sabendo que Deus, através da vida de Moisés, salvou o povo de Israel, Jetro pega sua filha Zípora, a mulher de Moisés e seus dois netos, Gerson e Eliézer e leva até a Moisés e ouviu tudo que Deus tinha feito e ficou muito feliz e declarou diante de Moisés o seguinte: Agora sei que o SENHOR é mais poderoso que todos os deuses, pois, livrou os israelitas do poder dos egípcios, quando eles os trataram com tanto desprezo.    
CONCLUSÃO: Em Provérbios 13. 20 diz: Aquele que caminha com os sábios, será cada vez mais sábio... Moisés poderia ter tirado seu sogro e dizer que ele era maior que o seu sogro e que o Deus que ele servia era maior que o deus que o seu sogro servia.
Mas, não foi isso que aconteceu... Moisés e Jetro ainda tinham muito que aprender um com o outro.
Jetro! Ao sair para o Arraial, viu Moisés cuidando de muita gente e percebeu que aquele homem não iria ter uma vida social e familiar prospera se continuasse fazendo o que estava fazendo.
Aí! Em Êxodo 18. 21 – 22 Jetro mostra a Moisés algo poderoso dizendo: Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.
Moisés ouviu que seu sogro disse e fez o que ele o ensinou.
A partir desse momento... Ficou claro que ninguém pode cuidar de uma geração sozinho. Que ninguém aqui tem que ser super-herói sozinho. E que na caminhada Cristã, sempre temos que ter um mentor, um discipulador, um líder sobre a nossa vida para nos apontar caminhos de salvação e paz.
Ser considerado “amigo de Deus” é fazer o que Ele quer de verdade. Sema mascaras e sem ressalva. É sacrificar o meu eu e viver para Ele.
Neste mesmo livro, percebemos Deus pedindo para o Seu povo viver com sabedoria, que segundo a Teologia é conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas.
Toda a Igreja em Colônia tem visto as Mãos de Deus agindo neste lugar... Para uns mais do que os outros, mas, Ele tem feito. E que essa lição, venha nos dar clareza que a humildade é a grande sacada para vivermos uma vida em abundancia diante de Deus.
Moisés... Precisou de humildade para aprender, Jetro! Precisou de humildade para entender mais sobre Deus e os dois, tiveram uma amizade muito linda segundo a Palavra de Deus.
Por isso, vamos procurar sermos amigos de Deus e obedecer em todas as áreas da nossa vida.