terça-feira, 20 de novembro de 2018

FAZENDO A VONTADE DE DEUS


FAZENDO A VONTADE DE DEUS

Texto Base: Marcos 3. 20 – 21, 31 - 35

20 Então Jesus foi para casa. E outra vez se ajuntou uma multidão, de tal modo que nem podiam comer. 21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para prendê-lo, porque diziam: Está fora de si... 31 Nisto, chegaram a mãe e os irmãos de Jesus e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32 Muita gente estava sentada ao redor de Jesus, e alguns lhe disseram: Olhe, a sua mãe, os seus irmãos e as suas irmãs estão lá fora, procurando o senhor. 33 Então Jesus perguntou: Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos? 34 E, olhando em volta para os que estavam sentados ao seu redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. 35 Portanto, aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

INTRODUÇÃO: Jesus Cristo! Estava fazendo uma revolução de pensamentos, atitudes e costumes na época que viveu entre nós aqui na Terra. Os Judeus da época, tinham uma grande dificuldade com Ele, pois, tudo que Ele falava e fazia, mexia com a estrutura não só emocional como em questões religiosas. Os Judeus, ficavam indignado com Jesus Cristo, pois, vira e mexe, Ele estava curando no Sábado, que era e é um dia considerado sagrado para eles, já que é um dia dedicado ao descanso.
Mas, neste texto, vamos falar dos impossíveis...

DESENVOLVIMENTO: Jesus Cristo, foi criado numa região, onde muitas pessoas O conheciam, sabiam quem era seus pais terrenos (José e Maria) sabiam também quem eram Seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas (Mateus 13. 55). Além das irmãs, que não sabemos seus nomes ou a quantidade exata (Mateus 13. 56). [1]Sabia também quem era seus primos como Zacarias, Isabel e João Batista (Lucas 1)

O engraçado é perceber que eles ficavam preocupado com as atitudes de Jesus Cristo...

E queriam prendê-lo. Ou seja, tentar parara-lo para que na minha opinião, não acontecesse nada de mal com Jesus Cristo, assim, como toda a Sua família... Jesus Cristo! Estava entrando em batalhas espirituais fortes com o Seu Ministério de Cura e Libertação, um Ministério que estava tirando pessoas dos seus cativeiros emocionais, como no caso da “Mulher Samaritana” que já tinha se envolvido com quatro homens e o que ela estava atualmente naquelaepoca, também não queria nada com nada e além de ser curada dos seus achismos e conceitos pessoais e religiosos”... (Conf. João 4).

Cura física... Temos vários relatos na Palavra de Deus sobre cura de paralisia, cegueira, lepras e até mesmo uma hemorragia que já durava há 12 anos numa mulher... Imagina você, sabendo que o sangue era considerado impuro e você ficar vivendo insolada durante esse tempo?

Além de expulsar demônios de crianças (Marcos 9) homens (Lucas 4. 31 – 37) e mulheres (Marcos 7. 24 – 30)... Jesus Cristo, estava batalhando guerras espirituais, onde mexia muito com os poderes das trevas, já que em 1 João 5. 9 diz: Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do maligno.

Deste que o primeiro casal, que Deus colocou como um modelo para humanidade, preferiu entregar o governo que estava nas nossas mãos, nas mãos do diabo, essas doenças têm atrapalhado a humanidade, colocando doenças e divisão entre as famílias. Além! De estar ceifando a vida de muitos inocentes e atrapalhando o crescimento do Reino de Deus aqui.

A própria família de Jesus Cristo, não confiou n`Ele logo de cara... Tentaram paralisa-lo ou dar um cala boca n`Ele... Mas, sobre a vida d`Ele, estava uma grande responsabilidade... Que era salvar o mundo. Uma vez que, Ele É o caminho, a verdade e a vida... (João 14. 6) 

Jesus Cristo! Tinha uma missão naquele lugar... Queria fazer o povo de Israel voltar ao Primeiro Amor... Mas, o coração do povo estava duro... E a Palavra de Deus nos mostra, que Ele só não fez mais milagres, por causa da falta de fé daquelas pessoas. (Conf. Mateus 13. 58)

PRESTE ATENÇÃO: Onde há falta fé... Falta milagres.

Jesus Cristo, poderia ter feito muitas coisas... Aquelas pessoas, poderiam mudar as suas vidas para sempre, mas, deixou as incertezas e a religiosidade atrapalharem suas curas e milagres.

Jesus Cristo, não iria parar Sua missão por nada... Já estava no Seu DNA a responsabilidade de salvar e impactar uma geração. Mas, algumas pessoas achavam que Ele estava fazendo aquilo tudo com a ajuda de satanás, mas Ele mesmo explicava sobre como pode um reino ficar dividido! Ou seja, como Ele poderia estar expulsando demônios, curando e libertando pessoas que o próprio inimigo colocou e gerou naquelas pessoas! Ele, iria atrapalhar aquele projeto! Ou seja, as pessoas estavam cegas emocionalmente...

Mas, voltando o texto, percebemos que nem a família de Jesus Cristo, deu credito para Ele.

Assim! É a vida de muitos aqui... Muitos olham para nós e acha que não pode sair nada de bom dentro da gente... Acham, que não desejamos mudar a realidade de muitas pessoas e até salva-las. Não conseguem entender! Que assim como uma mãe, demora 9 meses para gerar uma criança... O novo nascimento também requer tempo e paciência.

Com Jesus Cristo não foi diferente! Duvidaram tanto d`Ele que em Lucas 4. 29 – 30 nos mostra a ignorância do povo e também dos familiares de Jesus Cristo: E, levantando-se, expulsaram a Jesus da cidade, levando-o até o topo da colina sobre a qual a cidade havia sido edificada, com o propósito de jogá-lo de lá, precipício abaixo. Todavia, Jesus passou por entre eles, e seguiu Seu caminho... Por isso! Não pare nunca. 

Queridos! Quando colocamos as mãos no arado e começamos uma nova vida em Cristo, os inimigos de Deus, pessoas que amamos e amigos próximos, vão tentar nos parar e dizer que estamos loucos. Entretanto! Temos que continuar com convicção que Ele nos salvou e deseja que continuamos firmes e no caminho. Pois, em 2 Coríntios 5. 13 diz: Pois, se enlouquecemos, é por amor a Deus; se conservamos o juízo, é porque nós O amamos. 

CONCLUSÃO: Esse texto! Fala de uma atitude de Jesus Cristo que é muito claro... Portanto, aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. (Marcos 3. 35)... Jesus Cristo é claro ao dizer que todos aqueles que fazem a Vontade de Deus aqui na Terra, debaixo da Sua Palavra e com a direção do Espírito Santo, são chamados “filhos de Deus” e viram Co-Herdeiro do Reino juntamente com Ele.

Todo início de caminhada, tem as suas dificuldades e com Ele também não foi diferente...
Pois, mudar postura, comportamento, o falar e o pensar, envolve paciência e perseverança para aqueles que querem se tornarem vencedores em Cristo.

Só para finalizar esse sermão! Vamos prestar atenção em três coisas aqui:

CREIA: Em Atos 16. 30 – 31 comenta: Creia no Senhor Jesus e você será salvo... Você e toda a sua casa: Através de nós e por nós, vamos salvar muitas pessoas, e até mesmo, pessoas da nossa família. Creia em Deus e nos dons e talentos que Ele tem lhe dado. Você vai ver que através da sua vida, muitos vão se render ao Senhorio de Cristo Jesus.

NÃO DUVIDE: Jesus Cristo disse em 1 João 14. 1 o seguinte: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim... Se duvidaram de Jesus Cristo! Por que seria diferente com a gente. Mas, uma coisa lhe digo, não duvide do seu chamado, não duvide d`Aquele que está lhe chamando para sair das trevas e entrar na Luz... Existe uma frase, que os crentes gostam de usar de Albert Einstein que diz: "Deus não escolhe os capacitados capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança"...[2] Pois, assim foi com Abraão, Isaac, Jacó, José, Moisés, Jeremias, Isaias, Pedro, Paulo, Raabe, Maria e outros...

NÃO TENTE AGRADAR A TODOS: Em Marcos 6. 4 disse Jesus: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra"... Mas, mesmo assim, Ele não parou e focou nos projetos do Eterno que era salvar vidas, saqueando o inferno e povoando os céus.

Olha só... Jesus Cristo! Passou por muitas aflições aqui na Terra, não parou Seu Ministério. Não pare por qualquer coisa, siga em frente e creia que aquele que te chamou, tem grandes sonhos e projetos para você, seus familiares e amigos.

Porém! Para fazer parte dessa grande família precisamos ter experiência com Ele, interesse comum daquilo que Ele gosta, obediência e fidelidade, mesmo em momentos de crise e um alvo comum que é amar pessoas. Que Deus nos abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo.


[1] https://www.gotquestions.org – Acesso em 20 de novembro de 2018.
[2] http://www.administradores.com.br – Acesso em 20 de novembro de 2018.

domingo, 18 de novembro de 2018

QUE TIPO DE SERVOS SOMOS?


TEXTO MOTIVADOR MATEUS 25. 14 - 30

14  — Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles; e então partiu.16 O servo que tinha recebido cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que tinha recebido dois ganhou outros dois. 18 Mas o servo que tinha recebido um talento, saindo, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19  — Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos voltou e fez um ajuste de contas com eles. 20 Aproximando-se o que tinha recebido cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: “O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.” 21 O senhor disse: “Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor.” 22  — E, aproximando-se também o que tinha recebido dois talentos, disse: “O senhor me confiou dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.” 23 Então o senhor disse: “Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor.” 24  — Chegando, por fim, o que tinha recebido um talento, disse: “Sabendo que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não espalhou, 25 fiquei com medo e escondi o seu talento na terra; aqui está o que é seu.”26 Mas o senhor respondeu: “Servo mau e preguiçoso! Você sabia que eu colho onde não plantei e ajunto onde não espalhei? 27 Então você devia ter entregado o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.” 28  — “Portanto, tirem dele o talento e deem ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem, mais será dado, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 Quanto ao servo inútil, lancem-no para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

INTRODUÇÃO: Deus deu ao homem e a mulher poder para dominar o planeta (Gn 1), mas, a falta de entendimento e a falta de obediência, entregou nas mãos do “diabo”. Onde ele nestes últimos anos vem colocando medo, insegurança e duvidas a esse entendimento de domínio.

Deus! Na verdade, sempre quis que fossemos “mordomos da Sua Casa ou se preferir! Da Sua Criação”... Pois, o “mordomo” não é dono, mas, um administrador confiável. Já que em Levítico 25. 23 diz: A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é Minha... Assim! Disse o SENHOR, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes.

DESENVOLVIMENTO: O texto que lemos, também nos fala da importância de saber administrar bem aquilo que nos foi confiável diante de Deus.

E gostaria de dar exemplos da nossa vida, família, ministério, trabalhos e projetos.

Jesus Cristo! Tinha acabado de falar de servos bons e servos maus... Pois, fazer só o que é mandado e não se ligar na volta do SENHOR, já que o próprio Senhor Jesus Cristo, já alertava o povo dizendo em Mateus 24. 36 o seguinte: Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, mas unicamente Meu Pai...

Então a nossa função é! Vigiar, pois, não sabemos o dia e nem a hora que o Dono do Universo vem, o Noivo vem... (Mateus 25. 13)

Jesus Cristo! Mais uma vez, fala por parábolas, que é para explicar uma coisa complexa.
E Ele começa falando de um senhor que se afastou, se ausentou das suas Terras e bens. E confiou em seus servos os seus bens.  E pela capacidade de cada um, deu a eles alguns valores entre 1, 2 e 5 talentos.

Esses talentos aqui... Representa no mundo espiritual o seguinte: A capacidade que Deus concede aos crentes.

E é justamente nesta hora que somos desafiados a entender o seguinte! Qual é o nosso talento? Se fomos fazer uma comparação com esses servos, qual seria o valor que o Dono do universo vai nos confiar! 1, 2 ou 5?

Em Romanos 12. 6 – 8 diz: Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino; o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com generosidade; o que preside, com zelo; quem exerce misericórdia, com alegria.

Deus deu a cada um de nós um talento especifico... Alguns mais do que os outros, mas, todos temos um talento e uma responsabilidade com o Reino.

Preste atenção que os dois primeiros personagens receberam 5 e o outro 2... Esses dois souberam administrar bem aquilo que o seu senhor lhes pediu. Conseguiram multiplicar, negociando com sabedoria e respeito ao seu senhor.

O outro que só recebeu 1... Preferiu esconder e não multiplicou aquilo que o seu senhor lhe entregou.
A Palavra do SENHOR nos mostra que depois que passou um tempo, o senhor veio e pediu uma prestação de contas: Chamou os dois primeiros que lhes trouxe boas notícias.

Esses dois, conseguiram multiplicar os talentos que o senhor lhes confiou e receberam um elogio que dizia o seguinte: “Muito bem, servo bom e fiel; vocês foram fieis no pouco, sobre o muito agora os colocarei; venham e participam da alegria do seu senhor...

O outro que só recebeu um... Infelizmente, ficou com medo, enterrou o talento e ao prestar conta, começou colocar pra fora toda sua mazela dizendo: “Sabendo que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não espalhou,  fiquei com medo e escondi o seu talento na terra; aqui está o que é seu.”

Deus! Não está afim de ouvir as nossas desculpas... Ele está afim de saber o que estamos fazendo. Naquele dia, as nossas desculpas, podem nos levar para o inferno. Já que o próprio Filho Dele, sabe como Seu Pai procede e deixa bem claro que naquele dia, podemos ouvir a seguinte frase: Quanto ao servo inútil, lancem-no para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes...

Preciso repetir mais uma vez! Deus não faz acepção de pessoas, mas, de atitude sim.

Ele entregou o talento para cada um dos seus servos... Cada um com a sua capacidade e li uma frase que achei interessante que diz: Deus não coloca fardos pesados em ombros fracos.

Deus não vai nos pedir algo, que Ele mesmo sabe que não somos preparados para fazer... Mas, aquilo que Ele já colocou no nosso DNA como talento e capacidade individual, isso Ele vai cobrar, de uma forma ou de outra.

Sabe por que” Porque a todo o que tem, (faz, reconhece, multiplica, melhora e coloca em prol do Reino) mais será dado, e terá em abundância; mas ao que não tem, (está escondendo, sentados em bancos, só é visitante e não se envolve e outros que pararam por “M”) até o que tem lhe será tirado... Pois, a fila para Deus não para, Ele é Eterno e a Sua Misericórdia bem ou mal, passa por um julgamento. Esses três personagens passaram por um julgamento, dois foram chamados de servos bons e fieis e o outro, servo mau e preguiçoso.

A grande pergunta é: O que seremos chamados! Servos maus ou bons?

CONCLUSÃO: Essa parábola, que as vezes pode parecer fácil de entendimento, na verdade nos chama atenção para algo maior. Não enterre aquilo que Deus lhe entregou, não desista dos sonhos e projetos que Deus lhe confiou... Multiplique, faça a mais e honre o Nome daquele que tudo criou... Você é importante para Deus e Ele deseja que cada um aqui, faça mais daquilo que Ele está nos pedindo. 

Não se esconda, não fique com medo e acredite naquele que Lhe chamou para servir a Ele... Ser um “mordomo! De Deus aqui na Terra é um privilégio que temos de sair de escravo para servo... Pois, mesmo sendo servo! Ainda mostra que temos intimidade e mesmo assim, temos que lhe prestar contas... Que Deus nos abençoe grandemente.

TEREIS CUIDADO DE O FAZER


Texto Motivador: Mateus 8. 1 – 4

Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso aproximou-se e o adorou, dizendo: — Senhor, se quiser, pode me purificar. E Jesus, estendendo a mão, tocou nele, dizendo: — Quero, sim. Fique limpo! E, no mesmo instante, ele ficou limpo da sua lepra. Então Jesus lhe disse: — Olhe, não conte isso a ninguém, mas vá, apresente-se ao sacerdote e faça a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.

INTRODUÇÃO: Até o capitulo 7... Mostra toda uma trajetória do início da vida e Ministério de Jesus.

Ao descer do Monte, uma multidão estava seguindo Jesus Cristo, e a Palavra de Deus nos revela que neste exato momento quando Ele estava descendo o Monte, um leproso aproximou Dele e o Adorou.
Aqui! Deixo uma observação. Não importa o estado que você se encontra, quando estiver na Presença de Jesus Cristo, simplesmente o Adore em Espírito e em Verdade.

DESENVOLVIMENTO: Esse homem, ao qual a Bíblia não fala o nome, estava com uma doença, que naquela época era a pior doença que alguém poderia ter. Que era lepra. Uma doença considerada nesta época como imunda.

Vejamos em Levítico 13. 2 – 4 que diz: 2 Quando uma pessoa tiver na sua pele inchação, pústula ou mancha lustrosa, e isto se tornar na sua pele como praga de lepra, essa pessoa será levada a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, sacerdotes. O sacerdote examinará a praga na pele, e, se os pelos na praga se tornaram brancos e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote examinará a pessoa e a declarará impura. Se a mancha lustrosa na pele for branca e não parecer mais profunda do que a pele, e os pelos não se tornaram brancos, então o sacerdote encerrará por sete dias a pessoa que tem a praga.

Uma pessoa com praga, não tinha uma vida social tranquila, não poderia ter contato com outras pessoas, tinha que ficar insolado... Mas, esse homem num ato de desespero, pede uma ajuda ao Senhor dizendo: Senhor, se quiser, pode me purificar.

Aqui! Tem algo extraordinário! Quando esse homem pede ajuda ao Senhor, ele sabia que ali existia alguém que era capaz de mudar o destino dele. A Palavra de Deus, não explicou por qual motivo esse homem ficou contaminado, mas, ele sabia que Jesus Cristo poderia mudar o seu destino de várias formas:

1.      Curando
2.      Livrando ele da contaminação
3.      Recuperando seu sentido moral
4.      Purificar de iniquidade
5.      Livrar da contaminação do pecado
6.      Anunciar que está limpo no sentido levítico

Então! O destino desse homem estava nas mãos do Senhor.

Ele! Antes de pedir qualquer coisa ao Senhor, simplesmente o Adorou que tem haver como se ajoelhar, prostrar-se, prestar uma homenagem, uma reverência ou simplesmente respeito diante do Senhor.

Jesus! Sem medo da doença ou nojo, lhe estende a mão e o levanta...

Assim também, Ele faz com cada um aqui... Ele não tem problemas em estender Suas mãos em nossa direção, a partir do momento que chegamos a Ele com o coração quebrantado.

Muitas doenças não estão sendo curadas dentro da Casa do SENHOR, simplesmente pela falta de Adoração... Não é aquela adoração de pular ou sentir uma emoção dentro de um Culto. Mas, aquela Adoração, de uma mulher que se jogou nos Seus pés e o Adorou sem reservas, mesmo sendo humilhada e questionada por aquele gesto.

Muitas vezes, as pessoas vão nos chamar de loucos ou pedir para ficarmos quieto numa situação de dor e sofrimento... Mas, a Palavra de Deus nos mostra que temos que clamar conforme o texto de Jeremias 33. 3 que diz: Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. 

Esse homem... Talvez ouvindo ou vendo Jesus Cristo curar muitas pessoas, percebeu de onde poderia vim o seu socorro. E não correu para homens ou deuses pagãos daquele lugar, foi para os pés de Jesus Cristo.

Ao perceber esse gesto de grandeza, Jesus então, estendendo a mão, tocou nele, dizendo: — Quero, sim. Fique limpo!

Uma Palavra... Mudou o destino de um doente, de um afastado, de um excluído da sociedade para uma nova vida em Cristo Jesus e pode ser considerado como uns dos primeiros Evangelistas da Bíblia, pois, depois que foi curado, saiu anunciando a sua cura.

Esse personagem e a sogra de Pedro! São duas pessoas que me chamam atenção, estavam doentes, impossibilitados de fazer alguma coisa, mas, quando foram curados, já saíram trabalhando e fazendo coisas pra Deus, através de Jesus Cristo que liberou cura física e cura da alma.

CONCLUSÃO: Jesus Cristo! Não quebrava a Lei da época, deixou bem claro, que mesmo Ele sendo Rei, Senhor, Filho de Deus e Salvador daquela nação, Ele não quebrou princípios e disse: vá, apresente-se ao sacerdote e faça a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.

Jesus Cristo! Não queria holofotes... Jesus Cristo queria Salvar a nação de Israel, foi para isso que Ele veio. Queria que o povo, voltasse a Adoração ao Deus Vivo de verdade e não de mentira. Mas, muitos não entenderam.

Mas, os que entenderam, receberam suas curas, milagres, promessas, vidas e orientações e ensinos.
Quando mais o Senhor fazia isso, Sua Gloria ia crescendo. O Nome do Senhor, precisa ainda ser exaltado entre as nações e principalmente aqui na Colônia. Pois, Ele ainda É um Deus de Milagres...

E três coisas desejo deixar para nossa reflexão neste sermão:

1.                  Qual é o tipo de seguidor que sou?: Muitos, hoje seguem ao Senhor, por meios de homens que lhe tragam revelação. Como se num ato desesperado, ficassem pedindo para Deus usar alguns dos Seus aqui na Terra para lhes mostrar algo que eles mesmo sabem. Ou seja, suas lepras emocionais, espirituais e carnais.

2.                  Qual é o tipo de Adoração estamos prestando?: Jesus teve um ato nobre... De estender a mão em direção aquele que estava precisando, pois, viu ali um gesto de amor e zelo por Ele. Mas, qual é a nossa adoração aqui! O que eu veio pedir ou buscar, será que vai Glorificar o nome de Jesus Cristo? Será que o Nome Dele vai ser Exaltado e Glorificado nesta Terra?

3.                  Qual é o tipo de oferta que estamos levando ao Senhor pelas nossas bênçãos?: Em Levitico 14 fala da oferta que uma pessoa curada tinha que levar diante de Deus e do sacerdote... Deus! É justo. Ele se importa com cada um aqui sim, mas, como eu vivo falando aqui nesta igreja, Deus não faz acepção de pessoas, mas, de atitude sim. Muitos, foram curados, libertos, restaurados e perdoados por Deus através do Seu Filho amado. Mas, a ingratidão ficou visível e a cura dessas coisas, não ficou clara, pois, faltou honra.

Há, pelo menos, duas lições espirituais das ordens sobre a lepra: 

1. A importância da obediência. Entre as últimas orientações dadas por Moisés ao povo de Israel são estas palavras: “Guarda-te da praga da lepra e tem diligente cuidado de fazer segundo tudo o que te ensinarem os sacerdotes levitas; como lhes tenho ordenado, terás cuidado de o fazer” (Deuteronômio 24:8).

2. A necessidade de distinguir entre o limpo e o imundo. A chave ao entendimento deste significado da lepra aparece em Levítico 14:54-57 – “Esta é a lei de toda sorte de praga de lepra, e de tinha, e da lepra das vestes, e das casas, e da inchação, e da pústula, e das manchas lustrosas, para ensinar quando qualquer coisa é limpa ou imunda. Esta é a lei da lepra.”

Deus usou coisas físicas – sejam doenças, questões de higiene ou diferenças entre animais – para ensinar princípios espirituais [1] que diante Dele não muda... Em João 5. 23 diz: para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.  Sejamos grato ao Filho de Deus, por tudo que Ele tem feito, em nossas vidas e vamos a Adora-Lo sem reservas e sem mentiras.

[1]  https://www.estudosdabiblia.net – Acesso em 13 de novembro de 2018.