domingo, 21 de agosto de 2011

Não tenha medo de conversar com Deus


Texto Motivacional: Habacuque 2. 4
Esta historia se passa na queda de duas nações importante no Antigo Testamento. Nínive (612 a.C) e também Jerusalém (586 a.C). Como que é interessante observar o Profeta Habacuque preocupado com a queda e a falta de respeito do povo que ia deste a iniqüidade, vexação que é vergonha, destruição, violência, contenda, litígio (que neste caso estava ocorrendo à falta de direito civil), pois o profeta achava injustiça o que estava acontecendo com o povo naquele momento. Pois para ele a lei tinha se afrouxado contra os babilônios, a sentença e a justiça de Deus nunca saia. Os ímpios cercavam os justos e sempre saiam vitoriosos, por que eles tinham os seus juízos pervertidos, pensamentos e comportamentos maus. Ele no momento de angustia perguntava ao SENHOR “Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-i: VIOLÊNCIA! E não salvarás? (Cap.1. 2)
Era a preocupação de um homem que não estava gostando de vê àquela situação e até a permissão de Deus. No Antigo Testamento observamos algumas vezes em que Deus, endurece o coração humano para a salvação de muitos que estão ali. Neste caso, Deus estava usando os babilônios que até então era a nação que estava conquistando tudo e todos. Eles pareciam não respeitar ninguém, pois eles espalhavam medo e terror e faziam valer as suas próprias ordens. (Cap.1.7)
O Profeta Habacuque conhecia e tinha uma reverência, ou seja, uma adoração admirável e muito agradável diante de Deus... Sabia que Deus existia que Ele é imortal e principalmente protetor. (Cap. 1.12). Qualidade do Nosso Deus, o Deus que servimos e também adoramos. Os babilônios segundo o Profeta Habacuque matavam por prazer e ficavam ricos à custa das outras pessoas. Uma revolta que ele não conseguia suportar. Um sentimento de justiça pairava sobre a sua vida e também sobre o seu ministério.
Porém ainda existia um mistério de Deus sobre o povo... Existia um tempo que Deus determinou para aquilo tudo acabar. E pediu para o Profeta Habacuque escrever e ter clareza no que ia ser ditado para ele:
“A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus”. (Cap. 2.4)
Esta é uma das varias promessas de Deus sobre as nossas vidas... E a fé é a principal delas. Pois ter fé no momento de crise e perseguição pode aparecer loucura aos nossos olhos.
Mas aos olhos de Deus que tudo vê e conhece não se esquece de nada. No seu tempo haveria um julgamento sobre a vida dessas ímpias e maldosas nações.
Deus conhece os corações humanos... Sabe que às vezes somos limitados quando estamos diante de uma situação que nos favorece... A ganância estava enganando os corações dos babilônios e eles estavam passando dos limites. Mas Deus sendo o Deus que é... Usa quem quer. E neste caso usou os babilônios para dar uma lição no povo de Judá.
Judá que também tinha seus altos e baixos diante de Deus... Pois toda vez que Deus levantava um homem ou uma mulher naquela região, era por que eles estavam se desviando do caminho certo do SENHOR. Judá estava sentindo o peso da força dos babilônios.
Porém Deus ainda avisava o Profeta Habacuque sobre a sua justiça diante dos babilônios. Eles iriam sentir a mesma coisa que estavam fazendo com outras nações e com eles mesmos... Haveriam de ser saqueadas, perseguida, invadida e também humilhados... Aqui entra aquela lei “Olho por olho, dente por dente”. Estranho falar sobre isso, mas é a pura verdade diante de Deus. Pois percebemos que diante de uma situação a Mão de Deus teria que pesar em algum momento e circunstância.
Deus iria fazer que os babilônios sentissem o mesmo gosto da crueldade e violência praticadas por eles. Segundo a justiça de Deus, tudo que eles construíram vai ser destruído pelo fogo. O Fogo de Deus que é a Graça e a sua Justiça.
Deus não se esquece de ninguém amados/as... Para tudo existe um propósito d`Ele. Deus, através da vida do Profeta Habacuque, mostrou a sua Força e Graça... Homens que acreditavam em seus carros, nas suas forças, nos seus ídolos de pedra e de madeiras, ídolos de ouro e prata. Nada disso iria salvar os babilônios. Pois segundo o próprio SENHOR, um ídolo é feito por mãos humanas e só serve para enganar. (Cap. 2.18a)
Deus deu uma lição para o Profeta Habacuque, mostrou o seu cuidado para com ele e também sobre a nação de Judá... Sendo que, segundo pesquisadores o SENHOR o abraçou e cuidou dele. Originando o seu nome Habacuque que quer dizer abraço. Realmente suas profecias envolviam todos e todas que eram corretas diante de Deus. Mesmo percebendo e achando que o mundo está nas mãos dos perversos e loucos desse tempo, Deus não esquece os seus...
Uma coisa é certa... Deus está no Seu Santo Trono. De lá Ele cuida e observa cada um de nós. Quando consagramos a nossa casa e o nosso Templo para o SENHOR, Ele sempre está presente.
E tenho a certeza que Ele está aqui nesta noite e Ele quer te ouvir... Quer saber através da sua boca suas lutas e dificuldades. Coisas que vocês podem achar injustiça aos seus olhos, mas que para Deus pode ser um tratamento e uma oportunidade oportuna de mudar a realidade de alguém. Se for pecado muda para a salvação, se é medo para a coragem, se é falta de ânimo que Ele te dá força... Ele te abraça agora e quer te ouvir assim como fez com o Profeta Habacuque.
Observar a vida e o ministério de Habacuque, e ter a certeza de uma adoração sincera e honesta diante de Deus... Ele não teve medo de perguntar para Deus e também não se irritou com a resposta de d`Ele. Diferente do Profeta Jonas que queria ver a destruição dos Nínivitas. Queria que fosse ao seu tempo e momento. Nínive pagou sim pelos seus pecados e atos... Mas ali houve o tempo de Deus. O Profeta Habacuque nos dá uma lição de vida que é... Orar e Louvar ao SENHOR. Nos tempos de luta e também nos tempos de abundancia e sucesso. 
O Profeta Habacuque fez isso e Deus achou Graça aos seus olhos... Como eu disse, Habacuque tinha uma reverência enorme pelo Deus altíssimo, Deus tremendo, Deus forte e um Deus poderoso. Que é capaz de acabar com um forte exercito para lhe ajudar amado/as... Deus está contigo e não abre mão.
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”. Habacuque 3. 17 – 19 a
O Profeta Habacuque encerrou a sua mensagem profética com uma ênfase na descoberta da alegria que há no SENHOR. “Mesmo assim eu darei Graças ao SENHOR e louvarei a Deus o meu Salvador”. A nossa alegria está no SENHOR e a fé é a nossa base de força e coragem para caminhar com Ele... Que a nossa prioridade esteja n`Ele, no Seu Filho Jesus Cristo e também no Espírito Santo de Deus.
Saber adorar ao Senhor nos momentos de gloria e também nos momentos difícil... Mostra que você é fiel e mostra a sua fidelidade para com Ele. Confiamos n`Ele e esperamos pelas suas justiças. Não fique chateado/a com o sucesso dos ímpios desse mundo. Sabemos que infelizmente o seu caminho não é um lugar de paz... Seja fiel e tenha fé. Deus está contigo e não abre mão de te ajudar.  Deus seja louvado por tudo que fez e faz em nós. Amém