terça-feira, 9 de abril de 2019

REAJA



Texto Motivador: Lucas 13. 10 - 13

10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. 11 E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. 12 Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; 13 e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. 

INTRODUÇÃO: O texto que lemos, deixa claro, que Jesus Cristo, estava fazendo uma das coisas que mais gostava de fazer que era ensinar. Conforme já disse aqui, quase ou um pouco mais do ministério de Jesus Cristo, foi na aérea do ensino.

O sábado para um Judeu, era e ainda é considerado sagrado, uma vez que, eles entendem que foi exatamente num “Shabat – ao qual o seu significado diz: descanso, repouso ou interrupção, é o sétimo dia dedicado à oração e ao descanso, já que em Gênesis 2. 1 – 3 Deus descansou depois que completou a criação do universo.

E o texto nos mostra, que foi numa sinagoga e num sábado, que me aparece uma mulher com um problema que dura a 18 anos.

A partir daqui, vamos ver, Jesus Cristo, mais uma vez, quebrando toda uma religiosidade para salvar vidas e impactar, uma geração de pessoas.

DESENVOLVIMENTO: Existem momentos ao qual passamos, que tem nos tirado a paz, seja na aérea física, emocional ou financeira.

Observem, que essa mulher, ao qual, a Palavra de Deus, não diz o nome, passou exatamente por esses três processos.

A Paz na aérea Física, pois, segundo o narrador da história explica que ela estava com aquela enfermidade à 18 anos... não é 18 minutos, 18 horas, 18 dias ou 18 meses... foram 18 anos.

A Paz na área Emocional, é que durante 18 anos, essa mulher não se envolveu com ninguém, uma vez que, segundo a Tradição da Torá, qualquer surgimento de sangue na parte intima da mulher, torna a mulher ritualmente impura.[1] Sendo assim, podemos perceber, que além de se preocupar com a sua saúde, também tinha que se preocupar, com a sua vida sentimental, pois, uma mulher sozinha naquela época, não era um bom sinal e ela poderia passar necessidades.

A Paz financeira... é claro, pois, há quanto tempo ela buscava sua cura, provavelmente gastou parte ou quase tudo na busca pela cura e ninguém resolveu.

Essa situação na verdade só mudou depois que ela conheceu Jesus Cristo de Nazaré.

Assim que Ele age... Ele age, em favor, daqueles que reconhecem Seu Senhorio diante d`Ele e diante dos homens. Já que, somos modelos aqui na Terra, para aqueles que ainda não confiam ou acham que é besteira ir ao Seu Encontro.

Existem pessoas gastando o que não é para gastar, tem gente indo para lugares que não é para ir, tem gente sofrendo por quem não precisa e isso tem deixado, muitas pessoas doentes.

Mas, é a hora, de percebemos que quem tem Poder para nos livrar de todo mal estar aqui e esse alguém é Jesus Cristo... em Filipenses 2. 9 – 10 diz: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome, que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, e dos na terra, e daqueles que estão sob a terra”.

Todos nós sabemos que Jesus Cristo, queria curar muita gente, mas, o orgulho e a soberba de muitos, não deixaram isso acontecer. Creio que pessoas morreram, pessoas continuaram doentes, pessoas passaram necessidades e até mesmo, foram lançados no inferno, pois, não tiveram esse ato de amor por aquele que ainda hoje, tem Poder para mudar destino.

Salmo 37. 5 diz: Entrega teu caminho ao Senhor; confia n`Ele, e Ele o fará.

Qual é o nosso problema nesta noite? Qual é a nossa dificuldade? O que está sendo impossível para nós? Como diz um pastor amigo meu, (Jânio – Sai dessa lama), reaja e vai de Encontro com Cristo Jesus.

Quando Jesus Cristo, entra na nossa vida, muitos não vão entender, pois, acham, que os nossos sofrimentos, é a causa da vida e que alimenta a vida da hipocrisia deles, ao julgar e não aparecer com nenhuma ajuda.

Em momentos assim, pessoas se afastam, pessoas sugam todas as nossas forças ao perder tempo nos humilhando e ainda, tentam nos enganar levando todo o nosso dinheiro.

Jesus Cristo, sabia que era algo sobrenatural, vindo das trevas na vida daquela mulher, onde nenhum Mestre Judaico ou qualquer religioso de plantão conseguiu livra-la daquela enfermidade.

As pessoas muitas vezes, ficam preocupadas com o “como fazer? E por que fazer? ” E Jesus Cristo está preocupado em “fazer”. Independente da nossa situação, Ele morreu para todos que aceitam o Seu Senhorio.  

COCLUSÃO: Naquela situação de milagres, um líder religioso Judaico, chateado por Jesus Cristo, ter curado num “Shabat” virou para a multidão e disse: Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham nesses dias para serem curados, mas não no sábado. (Lucas 13. 14) esse líder religioso, não estava errado 100%... uma vez que, cabia a ele, observar a ordem do culto, os discursos dos oradores que neste caso, quem estava com a responsabilidade era Jesus Cristo e ver se todas as coisas fossem feitas com decência e de acordo com o costume ancestral[2], ou seja, conforme os antigos faziam e a tradição pedia. 

Jesus Cristo, vendo a atitude desse líder, não deixou barato e disse: Hipócritas! Cada um de vocês não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?16 Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? (Lucas 13. 15)

Tem gente que não entra no Sobrenatural, tem gente que não busca com toda sua força, tem gente que vive adiando dar um passo em direção ao seu milagre e tem muita gente não querendo ver a nossa vitória.

Quem reclamou com Jesus Cristo, foi um líder... uma pessoa apta para curar e libertar pessoas. Mas, o medo e a religiosidade das pessoas, tem atrapalhado muita gente em vim na Casa de Deus e receber o milagre através de Jesus Cristo.

Não vamos ser um agente de empecilho para livrar pessoas, não vamos atrapalhar a Obra de Deus... 

Muitos querem e desejam ser curados e libertos, vão entrar por essas portas e pedir ajuda.

A Igreja, precisa estar preparada e libertar pessoas das suas prisões.

REPITA COMIGO: Eu sou! Um agente de milagres.

Jesus Cristo, teve amor por aquela mulher e libera uma Palavra que mudou a sua vida ao declarar: Mulher, você está livre da sua enfermidade. (Lucas 13. 12) e Ele declara para a Igreja Metodista em Colônia, Igreja do SENHOR em Colônia, todos estão livres das suas enfermidades... Só os que crerem dar um Gloria a Deus.

A vida daquela mulher, se endireitou... pois, ela acreditou na Palavra de Jesus Cristo. Talvez, tá faltando isso em nossas vidas, acreditar e receber o milagre.

Sai dessa situação. Deixa Deus ser Deus, acredite e mergulhe com fé na Palavra de Deus, e viva o Sobrenatural e a sua cura.




[1]  https://cpantiguidade.wordpress.com – Acesso em 09 de Abril de 2019.
[2] Bíblia Strong – Aplicativo de Celular Móvel, G752. Acessado no dia 09 de Abril de 2019.

domingo, 7 de abril de 2019

O SENHOR É O MEU PASTOR


Texto Motivador: Marcos 12. 13 – 17

E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra. E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.

INTRODUÇÃO: O texto de Marcos, nos mostra uma situação complicada ao qual queriam colocar Jesus Cristo em prova.

Depois de uma série de ensinamentos em parábolas ao qual, o próprio Jesus Cristo, confrontou alguns líderes judaicos, eles tentaram prende-Lo, mas, não conseguiram, uma vez que, segundo o texto, havia uma multidão perto, onde ficou impossibilitadas.

Entretanto, esses mesmos líderes não desistiram de armar uma cilada.

DESENVOLVIMENTO: No percorrer da história, observamos   alguns fariseus se aproximando de Jesus e dizendo: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus... Esses homens, nos parece, mesmo querendo prender Jesus, eles, falaram a verdade diante de todos que estavam ali.

Tudo que o Mestre fazia, era em prol do Reino, mesmo que isso, pudesse abalar uma estrutura religiosa ao qual, os próprios fariseus, estavam acostumados. Uma vez que, Jesus Cristo, os tratavam como hipócritas, que são aquelas pessoas que geralmente falam, mas, não cumprem ou não fazem.
Essa era a estrutura da época... onde os fariseus, juntamente com os Herodianos, que era um gruo político judaico, responsáveis pelo comprometimento de Herodes com Roma.

Segundo pesquisadores, esses grupos não se misturavam, mas, para fazer o mal... qualquer aliança vale para satanás, principalmente quando era para pegar Jesus Cristo.

Esses dois grupos na verdade, estavam considerando Jesus uma ameaça.

Pois, ao anunciar as Boa Novas, arrastavam uma multidão, ao qual, abriam-se os seus olhos.

Jesus Cristo! Não estava preocupado em acabar com a Lei, uma vez que Ele mesmo declarou algo Poderoso para nós ao dizer em Mateus 5. 17 – 20 o seguinte: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, pois que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus."

Ele deixava claro que só queria que as pessoas vivessem a Verdade no Pai e que parassem de colocar cargas pesadas nas costas das pessoas e parassem com a hipocrisia que estava matando o povo.

Assim! São algumas Igrejas... onde muitos querem somente o bônus e não o ônus. Assim, eram os Romanos contra os Judeus, era imposto e mais imposto, onde uma pequena parte da população era beneficiada e outras não.

O pagamento de impostos era considerado algo sagrado para os Romanos, pois, alimentavam uma serie de luxos que os líderes da época usufruíam, além de sustentar exércitos, novos templos pagãos e a segurança do local, chamada de “Pax Romana” que é a paz de todas as formas, mesmo avento que tenha uma guerra para isso.

Já no caso dos líderes religiosos judaicos, eles odiavam pagar os impostos para Roma, uma vez que, era para sustentar os opressores deles.

Essa cilada que tentaram armar para Jesus, foi para observar sua conduta numa questão financeira, onde muitos homens e mulheres de Deus são aprovados ou não. Já que, qualquer resposta poderia coloca-Lo em apuro.

Uma vez que, um “sim” significaria que Ele apoiava Roma, e o povo ficaria contra Ele.

E um “não” atrairia acusações de traição e rebelião contra Roma... e acarretaria penalidades.

Os fariseus e os herodianos, acharam que tinham encontrado a pergunta perfeita para prejudicar Jesus Cristo... mas, o diferencial do Nosso Senhor, que Ele sempre esteve ligado ao Pai e o Pai com Ele, e é justamente nesta hora que eu me lembro da promessa de Isaías 54. 17 que diz: Nenhuma arma forjada contra ti prosperará.

Assim é a Promessa de Deus para nós e para aqueles que estão sendo atacados e perseguidos... Nenhuma arma forjada contra nós, vai prosperará. Amém!

CONCLUSÃO: Jesus! Ao ser questionado nas seguintes questões: é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Mais uma vez, no mundo espiritual, recebeu legitimidade para mostrar para eles, que as motivações que eles tinham, passava pelo o egoísmo.

Assim! Temos que tomar cuidado, ao questionar a nossa postura diante de Deus e diante de Jesus com aquilo que um dia, partimos como primícias para com Eles...

Aí o Senhor disse: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja .E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Jesus Cristo era reto... com o próprio Zaqueu, somente com uma visita, fez Zaqueu, se arrepender e devolver tudo quatro vezes mais que ele tinha roubado, com uma Palavra, fez as pessoas se admirarem pelo Seu conhecimento. Assim também, como Ele conhecia o coração de Judas, que mesmo andando com Ele, fazendo milagres e maravilhas, ainda tinha um desvio de caráter, roubava do Ministério de Jesus Crsto (João 12. 6).

E volto a dizer sobre uma frase de Jesus Cristo: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, mas para cumprir.

Todos, segundo a Palavra de Deus, ficaram maravilhados resposta do Senhor.

PRESTE ATENÇÃO: Jesus Cristo deixa um ensino aqui, aquilo que é do mundo é do mundo, tem a imagem e semelhança do mundo... aquilo que é de Deus, é de Deus, pois é a sua semelhança.

Então! Olhe para o lado e veja a imagem de Deus... isso mesmo, nós somos a imagem de Deus.

E será que estamos dando o nosso melhor para Deus? Jesus, em pelo menos duas ocasiões, ensinou-nos a respeito de nossas vidas. Ele pagou o imposto com a moeda que estava dentro do peixe e, numa outra ocasião, pegou uma moeda com a esfinge de César e disse: “Daí, pois, a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”(Mt 22:21).

O apóstolo Paulo também nos exorta em relação a isso”A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei”(Rm 13:8). Devemos ser honestos com nossas obrigações legais e saldar nossas dívidas com o próximo e com Deus.

E só para finalizar... vamos viver a promessa do Salmo 23 que diz: O Senhor é o meu pastor: nada me faltará...