domingo, 18 de agosto de 2019

O ARREPENDIMENTO GERA PERDÃO


TEXTO MOTIVADOR: GÊNESIS 38

INTRODUÇÃO: O capitulo 38 de Genesis nos fala de um líder que negociou sua posição por causa de suas áreas de debilidade, ou seja, fraqueza física, falta de vigor, abatimento, saúde e por analogia!  Fraqueza moral... no caso de Judá, foi a fraqueza moral que levou ele a se desviar do seu propósito.

Judá em Hebraico que dizer Louvado foi o quarto filho de Jacó e Lia (Gn 29. 35). Um dia resolveu sair de casa e morar em Adulão que em Hebraico significa (Justiça do povo) e ali conheceu e casou com uma mulher cananeia, filha de um homem chamado Sua (Riqueza) e com ela Judá teve três filhos. Er (Acordado), Onã (Forte) e Selá (Uma petição).

Com o passar dos anos... Er se casou com uma mulher chamada Tamar (Palmeira), mas, segundo a própria Palavra de Deus, ele era um cara maldoso e ímpio e foi morto pelo próprio Deus (Gn 38. 7).

DESENVOLVIMENTO: Começa aqui, uma história complicada na vida de uma família que mesmo tendo uma aliança com Deus, se desviam para o mal.

A Bíblia não fala do pecado e erros de Er, mas, para Deus o mata-lo! Boa coisa não era. Cabia a Judá, a ensinar seus filhos no caminho correto e nas tradições ao qual por gerações e gerações haviam sido ensinados.

Quando Er morreu, cabia seu irmão do meio assumir a Tamar e continuar a geração. Ou seja, deveria tentar perpetuar a linhagem de seu irmão ao gerar um filho com a viúva dele. Mas, Onã! Também não cumpriu com a Lei da época e Deus também ceifou a vida dele aqui na Terra (Gn 38. 8 – 9)

Aqui já podemos aprender duas lições! Trazendo a simbologia dos nomes de Er e Onã, precisamos acordar para aquilo que tem nos tirado da presença de Deus e precisamos ser fortes para continuar seguindo e obedecendo as Leis de Deus.

Uma vez que! Todas as vezes que pulamos esses processos podemos morrer de três formas:
·         Física
·         Emocional
·         Espiritual

Porém! Judá ainda tinha o terceiro filho, que naquela época ainda era muito jovem para assumi-la e Judá pediu para a moça voltar para a casa do seu pai, até que Selá, tivesse idade suficiente para assumi-la e gerar filhos para o seu irmão morto pelo próprio Deus.

A leitura que acabamos de fazer, fala que se passou muito tempo e Judá não cumpriu com a sua promessa e isso gerou em Tamar uma angustia. Pois, a vontade daquela mulher, era gerar um filho e ela estava disposta a fazer qualquer coisa para conseguir.

Com o tempo, a esposa de Judá morreu e ele um dia foi visitar às Terras Filisteias... neste momento, Tamar se vestiu de prostituta.

Primeira observação aqui! Nunca se vista de algo que você não é.

Tamar tirou a roupa de viúva e colocou uma roupa de prostituta com um véu na cabeça e ficou na entrada da cidade. Essa estratégia deu certo, pois, ela tinha um alvo, ela tinha um proposito, ela desejava perder a vergonha que passou por derrepente ter perdido sua juventude, ter casado com um outro homem que lhe daria um filho e que talvez, fosse muito feliz.

Quando Judá! Chegou na cidade, viu uma mulher na entrada do caminho e achou que era uma prostituta, mas, na verdade era sua nora, que já tinha preparado tudo, para tentar conseguir sua honra, seja de que forma for.

Segunda observação: Cuidado com aquilo que você promete e não cumpre. Principalmente, se for para Deus.

Judá! Sem conhecer aquela prostituta lhe faz uma proposta e ela automaticamente lhe faz outra dizendo: O que você vai me dará para deitar contigo? E ele respondeu, vou lhe dar um cabritinho, ela vira para ele e diz: Você vai deixar alguma coisa como garantia? Ele vai e me lança essa! Que garantia devo lhe dar?

Ao dizer isso... Judá estava no mundo Espiritual perdendo muita coisa.

Tamar, reconhecendo a cultura do povo de Israel, conhecendo o coração do seu sogro e percebendo que ele não tinha caráter, principalmente por causa da mentira que lhe havia feito, lhe pede algo.
·         O selo
·         O teu cordão
·         E o cajado

No mundo Espiritual, Judá perdeu naquele momento o seguinte: O selo representa a autoridade, o cordão, que representava identidade e o cajado, que representa ministério.

Muitas vezes Igreja, nossa casa está em ruinas por causa dos nossos erros, entregamos o que não é para entregar, falamos o que não é para falar, negociamos o que não é para negociar e esquecemos o que não é para esquecer.

Tamar! Conseguiu o que queria e depois que conseguiu, tirou a roupa de prostituta e esperou o tempo certo. Depois, de três meses, algumas pessoas foram falar para Judá que a sua nora estava gravida e ela não perdeu tempo e lhe mostrou que no meio daquela história, quem não tinha caráter era ele e não ela.

Terceira observação: Cuidado com as carências emocionais e físicas, elas muitas vezes levam homens e mulheres a ruinas, uma vez que, poderá se corromper para gerar ou conseguir algo, seja para longo prazo como um filho, assim como num curto prazo como um prazer sexual.

Judá! Infelizmente... mesmo de uma forma direta ou indiretamente, já tinha em seu currículo o poder de negociar vidas. Assim! Como ele fez com o seu irmão José, fez a mesma coisa com Tamar.

Porém! Existe uma palavra de esperança para nós... quando há arrependimento genuíno, Deus sempre age em nosso favor. Como eu sempre digo aqui! Não importa como começamos, o importante é como vamos terminar.

Judá começou muito mal... mas, reconheceu seu erro e declara sobre Tamar: Ela é mais justa do que eu... assim como ele também reconheceu que matar seu irmão por inveja, não iria resolver nada (Gn37. 26).

Muitas pessoas não se arrependem... sente somente remorso que é o abatimento da consciência.
Já o arrependimento, leva a pessoa a negação dos erros e desiste de fazê-lo novamente.

Judá! Mesmo com todos os erros, não voltou a dormir com Tamar. E cada um, no seu tempo, conseguiu o que queria.

CONCLUSÃO: Igreja! Para Reconstruir os muros da nossa vida e da nossa casa, precisamos nos arrepender, não é remorso... são os arrependimentos de verdade, que nos leva ao êxito.  Existe uma autoridade sobre a nossa vida, somos selados pelo Eterno, existe uma identidade sobre cada um de nós que hoje somos filhos de Deus e o ministério que cada um já tem diante de Deus.

Quando saímos da rota daquilo que Deus quer, quando entregamos o que não é para entregar e quando não cumprimos com a nossa palavra, podemos perder muita coisa. Mas, se houver arrependimento de verdade, Deus transforma nossa vida e a nossa casa.

Tamar... entrou na genealogia de Jesus Cristo conforme Mateus 1. 3 que diz: Judá gerou de Tamar a Perez. Ela entrou nesta genealogia, pois, o próprio Deus, viu nela também a fome de justiça. E Judá também, recebeu sua herança e com honra depois da morte do seu pai, Jacó disse que ele seria a maior nação e disse: Judá seus irmãos o louvarão... os filhos de seu pai se curvaram diante de você. O cetro não apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes (Gn 49. 8)   

Nós não estamos aqui! Falando que os nossos erros vão nos fazer prosperar, mas, sim quando reconhecemos os erros e mudamos as nossas atitudes, Deus nos restitui.

Não tenta reconstruir nada pulando princípios, não saia da rota, se arrepende e reconstrua sua vida.