domingo, 28 de junho de 2020

O SENHOR VÊ O CORAÇÃO

TEXTO BASE: Jó 42. 16-17

E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.

INTRODUÇÃO: Em outra tradução, podemos entender esse texto assim! Depois de toda dor de Jó... Deus lhe deu honra, e ainda viveu cento e quarenta anos, que foi o bastante para ver seus netos e bisnetos. E morreu bem velho.

Todos ou quase todos, conhecem essa história de Jó.

Na verdade, é uma história, ao qual, mexe muito com a gente, pois, percebemos um homem, ao qual, aparentemente, achamos que foi injustiçado. Já que a própria Palavra de Deus, nos mostra que ele era:

1 Sincero
2 Reto
3 Temente a Deus
4 Desviava do mal

Porém! Quero analisar um pouco mais sobre ele.

5 Aparentemente um bom marido
6 Um bom pai
7 Era rico
8 Era um bom conselheiro

Jó! Tinha muitas caraterísticas boas, aos olhos humanos.

É o próprio Deus, tratava ele como irrepreensível (Jó 1. 8)

E aí! Vem a grande questão.

Por que! Do seu sofrimento?

Engraçado, é perceber que Satanás, também estava na lista, quando os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR (Jó 1. 6) e o próprio SENHOR perguntou para ele, donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, de rodear a Terra, e passear por ela. (Jó 1. 7)

Deus fala com Satanás sobre Jó... e fala das quatro caraterísticas, Sincero, Reto, Temente a Deus e Desviava do mal.

Caraterísticas essas, ao qual, um homem e uma mulher de Deus, tem que buscar.

Jó com toda essa caraterísticas, não ficou isento de um ataque de Satanás. Pois, o próprio tinha acusado ele, de só ser assim, por que, o SENHOR lhe abençoava. Aí vai, e fala para Deus, estende a tua mão, e toca em tudo que ele tem, e verás se não blasfema de ti na tua face!

Deus! Então, dar a primeira autoridade a Satanás para ele, tocar na vida de Jó.

Nesta primeira autoridade, Satanás tocou na vida de Jó nas seguintes áreas:

1 Familiar
2 Financeira

Duas áreas, ao qual, Satanás ataca muito a vida, daqueles que amam a Deus.

Satanás, ainda olha para a Terra, e acha que muitos de nós, só amamos a Deus, pelos bens matérias que Ele nos dar.

Aqui! É o primeiro engano de Satanás sobre nós.

Nós, amamos a Deus, pelo que Ele é, e não pelo que Ele me dar...

Jó, perdendo isso tudo, fez o seguinte! Lançou seu rosto em Terra, e adorou dizendo: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O SENHOR deu, o SENHOR levou; louvado seja o nome do SENHOR ". Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.

Satanás não contente, quando ele voltou, pela segunda vez, conforme nos mostra esse texto, Deus e ele teve, novamente o mesmo diálogo. Porém! Deus, chamou a atenção de Satanás dizendo que ele continuou sincero, mesmo sendo atacado por ele.

Satanás vai e disse: Pele por pele, toca nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema de Ti na tua face.

Pela segunda vez, Deus, deu a Satanás autoridade a mexer com a vida de Jó.

Agora, tocou na saúde dele, preservando, pelo menos a vida.

Algo temos que analisar aqui, que é! Nas mãos de quem queremos estar!

O sermão de hoje, não é para questionar se Jó foi injustiçado ou não.

Mas, analisar... o seu caráter diante do SENHOR.

Jó... depois, dessa prova que estava passando, ao perder parte da sua família, perder todos os seus bens, seus empregados, perder a saúde, não ser mais um referencia, ser zombado, por muitas pessoas, que um dia ele ajudou.

Tinha agora... as acusações da sua esposa, dos seus amigos e de Deus.

A grande parte do livro de Jó, na verdade observamos um grande diálogo.

E preste atenção! Que é justamente, na hora mais difícil da sua vida, as pessoas, vem e na "esperança" de lhe ajudar, acabam falando algo que muitas vezes, elas não estão erradas em dizer, porém, não estamos preparados para ouvir.

Mas, qual era o motivo de tanto ataque?

O grande motivo, hoje, pra mim é! Deus queria um encontro verdadeiro com Jó.

A Palavra de Deus, nos mostra que, o homem ver a aparência, mas o SENHOR vê o coração (1 Samuel 16. 7).

Jó! Mesmo sendo um homem, com tantas caraterísticas, ele mesmo, não entendeu o seu sofrimento. E observamos várias vezes que, ele tinha relatórios favoráveis ao seu respeito.

Os amigos de Jó, tentaram conscientiza-lo, que ele estava passando por aquilo, por algo muito ruim, que ele não tinha observado na sua vida. Jó, por vez, tinha muita dificuldade de reconhecer isso.

Quero abrir um parêntese aqui... Jó não estava preparado, para receber críticas.

Na verdade! Na nossa vida, somos ensinados a não receber críticas... principalmente, quando você recebe, de alguém que faz, menos do que você.

Entretanto, uma crítica, ela pode lhe mostrar algo que você ainda não percebeu.

Lógico que! As acusações de Elifaz, Bildade e Zofar, eram sem fundamentos. Ou seja, não tinha uma base sólida. Foi baseado no achismo e acusações falsas.

Porém! Existia o quarto amigo de Jó, que com todo respeito, viu os mais velhos, falar e falar, e não apontar caminhos para Jó.

O nome dele era Eliú.

Tratou Jó com respeito, teve empatia e admitiu que era imperfeito... aqui eu me lembro de um curso que eu fiz, Dale Carnegie que diz: antes de falar dos erros dos outros, fale primeiro do seu.

Com respeito e empatia, conseguiu mostrar para Jó, que o ponto de vista dele, não era equilibrado. Ou seja, Jó, tinha que parar, de tentar, provar para Deus, que ele estava certo.

Jó! Como qualquer ser humano, só queria saber o por que do seu sofrimento. Mas, o grande lance aqui é! Não é saber o por que é sim para que?

Deus, muitas vezes, nos deixa passar por aflições, para saber se estamos confiando 100% nele. É muito difícil entender isso, mas, Ele, algumas vezes, na Palavra d' Ele, percebemos que Ele faz.

Qual é a sua luta!
Qual é a sua dificuldade!
Qual é o seu problema!

Lembre-se de algo: O nosso sofrimento, nunca vai ser maior do que o nosso Deus.

Jó! Mesmo sofrendo e perdendo muita coisa, Deus, depois que falou com ele... mudou a sua sorte, mostrando a Sua grandeza e sabedoria, não ocultando nada diante dele, pois, Deus o amava.

Depois disso tudo, Jó vira para Deus e declara: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Ou seja, Jó se quebrantou diante de Deus, viu que existia algo para ser mudado nele e isso, agradou o coração de Deus, pois, Deus, não resiste a um coração ensinável.

Depois disso tudo, Deus, restaura a vida de Jó para algo ainda melhor.

Jó orou por aqueles que tentaram humilha-lo e Deus, fez esses amigos os abençoar. Além de restauras sua família com a mesma mulher, que um dia, viu seu sofrimento e não estava aguentando aquilo mais.

Em tudo isso, Deus lhe honrou.

Que essa história venha nos impactar e nos dar um direcionamento na nossa vida.

Para de se vitimizar diante de Deus e deixa Deus, tocar no seu coração.