domingo, 2 de outubro de 2011

ELE NOS ALCANÇOU...AMÉM.



IGREJA METODIATA EM CAIEIRAS, 02 DE OUTUBRO DE 2011

Texto bíblico motivador: Filipenses 3. 4b – 14

            O texto de Filipenses foi escrito mais ou menos a partir do ano de 61 d. C. Paulo estava numa prisão em Roma quando escreveu essa carta direcionada para a igreja de Filipos. Pois queria ele agradecer pelo afeto e também de aumentar a fé de cada um/a em Jesus Cristo. Nesta cidade Paulo obteve conversões consideráveis. Esta cidade foi visitada pelo Apostolo Paulo no ano de 51 d. C numa das suas quatro viagens missionárias.  Filipo segundo pesquisadores, foi à primeira cidade visitada por Paulo na Europa. Portanto, os magistrados que eram os homens das leis e das ordens da época, alegaram que o Apostolo Paulo estava causando uma sedição na cidade. Ou seja, crime contra a segurança do estado, revolta, motim ou perturbação da ordem publica, questionaram e prenderam o Apostolo Paulo.
            Numa dessas prisões, o Apostolo Paulo, junto com o seu companheiro Silas, oravam e cantavam louvores ao SENHOR... Quando ali, houve um grande terremoto e as portas das prisões se abriram. Mas todos os prisioneiros e inclusive Paulo e Silas continuaram ali... Pois ainda a obra de Deus, através do Nome de Jesus Cristo e os Dons do Espírito Santo não tinham acabado.
            Achando o carcereiro que todos os prisioneiros tinham fugido, achou melhor tirar a sua vida... Pois acho que este homem, pensou em todo o castigo que cairia sobre ele, talvez fosse grande e sofredor demais para suportar, pois sabia ele que era da sua responsabilidade de cuidar daqueles homens que ali estavam.
            Mas Paulo e Silas, vendo o desespero daquele carcereiro disse em alta voz: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. (Atos 16. 28 – 32)”.[i] Mas o verdadeiro propósito dessa leitura hoje é mostrar que através de Jesus Cristo... Tudo que éramos, tínhamos, temos ou vamos conquistar hoje. Nada vale e nada presta se não O tivermos no nosso coração e também nas nossas atitudes com Deus e também para com o próximo.Todos sabem aqui que Paulo, ele tinha uma credencial enorme, por causa da sua origem, nacionalidade, formação familiar, herança, conhecimento religioso e também pelas suas atividades e moralidade. Mas tudo isso, a partir do seu encontro com Cristo, nada valia... Sabia que não foi pelo que era e pelo que é que foi aceito por Ele. Mas por que se deixou se transformar e teve humildade em reconhecer isso. Não deixando a soberba dos seus status mudarem a sua atitude.
            Paulo mostrou para o mundo o que Deus através de Jesus Cristo e os Dons do Espírito Santo podem fazer comigo e com você. Paulo um homem que perseguia e matava cristãos e cristãs, agora evangeliza e transforma vidas. Sendo um referencial de Cristão para nós até hoje.
            Ele, como nos mostrou nesta carta, perdeu tudo... Mas sentia alegria e a certeza que estava no caminho certo. Pois ele ganhava a Cristo a cada momento e a cada dia mais se sentia satisfeito por isso. Por que cresceu nele a certeza que queria estar com Cristo na GLORIA.     Porém sabia ele que não tinha alcançado a perfeição... Mas estava sempre em busca de uma vida correta diante de Cristo e também diante da sociedade.
            Paulo tinha um alvo e esse alvo era “Uma vocação de Deus em Jesus Cristo – Filipenses 3. 14”.  Portanto amados e amadas irmãs e irmãos em Cristo Jesus... Vamos chamar a atenção de Deus para a nossa vida, e pedir que a todo o momento e circunstância, possamos nos transformar em homens e mulheres santos e perfeitos diante de seus olhos.
            Pois a fé que temos e que recebemos todos os dias através da palavra de Deus para nós, nos causa uma mudança plena, sincera e verdadeira diante de Seu Filho Jesus Cristo.
            Amados e amadas, Deus quer te salvar pelo que você é... Não pelo que você tem. Por que Ele conhece os nossos pensamentos, o nosso coração e as nossas atitudes. E mesmo assim Ele nos ama de uma tão forma que nos constrange grandemente.
            Talvez ainda, não entendemos por que estamos aqui... Mas existe uma resposta para essa pergunta! É por que Deus nos chamou, é por que Ele precisa de nós. Somos importantes para a continuação das obras de homens como Paulo. Mesmo sofrendo e perdendo tudo, não desistiu de servir ao SENHOR.
            Que o grande exemplo de Paulo nesta carta... Venha nos revelar o verdadeiro sentido da fé e do caminhar em Cristo. Que tudo que ele escreveu e conseguiu observar nesta caminhada junto com a igreja de Filipos, causa em nos uma mudança de vida e de comportamento.
            Três exemplos dessa passagem deixo para cada um/a de nos hoje que são:
1.      Que sejamos uma Igreja lembrada: Assim como Paulo reconhecia o grande esforço dessa Igreja em Filipos. Façamos também homens e mulheres acharem GRAÇA em nos. Que possamos ser uma Igreja reconhecida neste lugar. Que os nossos testemunhos e os nossos esforços venham causar um impacto neste bairro, por que pregamos a verdade e fazemos a obra que Cristo nos deixou que fosse fazer “Discípulos/as em Seu Nome”.
2.      Ser uma Igreja cautelosa: Sabemos que hoje, muitos vêm falando em nome de Deus... Mas qual deus? Essa é a questão. Então que sejamos cautelosos e espertos também, pois somos capazes de ter uma direção que é Cristo. Talvez caibam a nos somente ouvir e pegar a nossa Bíblia para conferir o que homens e mulheres estão dizendo por ai.
3.      Faça Deus achar GRAÇA em você: Talvez se olhássemos para o velho homem ou a velha mulher, talvez se olharmos para traz e observar tudo que estamos deixando de ganhar ou de guardar ou até mesmo se cansarmos no meio da caminhada... Saiba que Deus está no Seu Trono de GLORIA e PODER, e ali Ele observa os nossos passos e caminha conosco. Pois Ele não se esqueceu de nos.
Pois mesmo perdendo tudo e se achando perseguido... Veja lucro, veja a GRAÇA e veja a PAZ de Cristo em Ti. Pois Ele nos chama para uma grande obra e nos quer sentado do lado d`Ele.
ü  Você quer estar do lado de Deus?
ü  Você quer estar do lado do Seu Filho Jesus?
Conversa com Deus... E assim como Paulo, veja lucro no caminhar e no morrer com Cristo. Pois você e eu já alcançamos a GRAÇA E O AMOR DE DEUS, mas existem pessoas que ainda não conseguiram ver o seu AGIR E MOVER.
Que as observações deixadas por Paulo em que ele diz: “Sejas meus imitadores” causa um impacto em nós... O que Paulo foi?... E o que Paulo era naquele momento para o cristianismo? Isso são perguntas e reflexões para o nosso modelo de vida e também atitudes.
Que o SENHOR NOSSO DEUS através do Nome de CRISTO... Causa em nossa igreja uma conversão sincera e bonita. Que crescemos em espírito e em verdade todos os dias da nossa vida e que a palavra profética deixada pelo Apostolo Paulo em Filipenses 3.16 seja a nossa verdade na caminhada com Cristo que é “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”... Quero profetizar sobre a nossa vida que todo o entendimento que recebemos nesta caminhada, causa um impacto enorme dentro dos nossos corações e mentes. E que podemos observar mais uma vez que sem “Cristo não somos nada e se estamos com Ele, temos tudo.