domingo, 27 de maio de 2018

O SENHOR É DEUS - AVIVA-NOS


O SENHOR É DEUS

TEXTO MOTIVADOR: Joel 2. 28 – 32
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
INTRODUÇÃO: Neste Texto Bíblico, estamos falando, mesmo sem uma u-na-ni-mi-da-de, ou seja, conformidade nas avaliações, julgamentos, opinião e votos, [1] um acontecimento que foi há mais ou menos de 800 à 400 a. C depois da volta da Babilônia e até hoje, tem um impacto muito importante, não só naquela época, mas, para os dias atuais principalmente.
O nome Joel, significa “O SENHOR É DEUS” e tem muito a ver com a relação daquilo que Deus fez e continua fazendo que é dar direcionamento e livramento para os Seus filhos e filhas...
O Profeta Joel, não teve um Ministério fácil, mesmo sabendo que Deus, tem uma aliança Eterna com o povo de Israel, a Vontade de Deus é que Seus filhos e filhas sejam “Avivados e Avivadas” pelo Poder do Espirito Santo. Uma vez que, muitos querem o Avivamento de Deus, mas, não estão dispostos a mudarem de vida e de caráter. E isso, infelizmente acontecia demais com o povo de Israel, era uma nação que oscilava demais diante de Deus, ao ponto de o Próprio Deus deixar que os inimigos prevalecessem sobre eles de vez enquanto como aconteceu aqui.
O Livro do Profeta Joel, nos mostra uma relação Poderosas com o Messias esperado dizendo: Que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas, para isso, Deus tem nos chamados para o arrependimento. Já que, em Atos dos Apóstolos 3. 19 diz: Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.
Arrependimento, segundo significado no Grego Bíblico quer dizer “Metanóia” que é diferente de Paranóia. Uma vez que, Metanóia produz quebrantamento, integridade e verdade; Paranóia gera sentimentalismo, falta de caráter e dúvida. Metanóia desdobra-se em fidelidade, humildade e disciplina. Já a Paranóia milita na linha da falta de disciplina, orgulho e falsidade.[2] Metanóia revela Algo Poderoso e a Paranóia distorce a realidade.

DESENVOLVIMENTO: No capítulo 2 do Livro do Profeta Joel, observamos três realidades:
A 1º realidade é! O povo é exortado ao arrependimento (vv. 1 – 17)... Já disse aqui e volto a repetir, Nosso Deus não é Só um Deus emocional, mas, Ele também É um Deus de atitude. Observamos que a partir do v. 12, o Profeta Joel através de um direcionamento do SENHOR diz ao povo: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.
Já que converter tem a ver com voltar para Deus e se afastar do mal, além de entregar a nossa mente, conhecimento e razões Ao SENHOR. Pois, o próprio Senhor Jesus Cristo já nos alertava dizendo... Ame O SENHOR, o Seu Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e de todo o seu entendimento... (Conf. Mateus 22. 37) já que não adianta desejar ou querer coisas novas, fazendo coisas velhas.
O v. 13 continua nos alertando sobre o “coração” dizendo: Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes... O Profeta Joel, assim como Jesus, viram muitas pessoas se arrependendo externamente. Mas, interiormente, não tinham se convertido de verdade. Salomão em Provérbios 4. 23 disse:  Acima de tudo, guarda o teu coração, pois, dele depende a sua vida... Para que as Misericórdias de Deus venham sobre a nossa vida e também Ministérios.
PRESTEM ATENÇÃO que sobre os Sacerdotes e os Ministros da Casa de Deus, está uma grande responsabilidade que é de levar ao povo ao “arrependimento” e ao “quebrantamento” para que o inimigo não venha vencer o Reino da Luz... Pois, temos que continuar pregando que o dia do SENHOR está próximo e quando esse dia chegar vai ser Triunfante.
A 2º realidade é: A Piedade de Deus (vv. 19 – 27): Piedade, tem a ver com “co-mi-se-ra-ção” que é um sentimento de piedade da in-fe-li-ci-da-de do outro. Que neste caso! O Próprio Deus, Se mostrou zeloso e compadeceu do Seu povo... Dando a eles cereal... Vinho... Óleo que no início desse Livro nos mostra que o povo estava vivendo sem esses produtos básicos. que representam a totalidade do sustento alimentício da época, onde o próprio Deus, os livrou da vergonha e da humilhação do inimigo depois que eles tomaram uma atitude diante d`Ele.
Por causa! Do castigo que estava sobre aquela Terra, onde as chuvas Temporã e a Serôdia já haviam se cessado naquele lugar devido a várias circunstâncias que ocorreram naquela região e entre elas, estava a desobediência, falta de fidelidade e compromisso com Deus.
Essas chuvas representam algo Poderoso da Parte de Deus para nós quando voltamos para Ele:
·         Temporã que representa a preparação para o cultivo... Está preparado para cultivar o melhor de Deus em suas vidas e também Ministérios? 
·         Serôdia que representa força necessária para produzir. O que você quer produzir para Deus ainda este ano?

Por isso! Desejo profetizar que a Temporã e a Serôdia de Deus venham sobre as nossas vidas.
A 3º realidade é: Ao Aceitarmos a Jesus Cristo de todo o nosso Coração, o Espirito Santo habitará em nós: O Apostolo Pedro! Entendeu que parte dessa profecia foi cumprida no Dia de Pentecostes, em Jerusalém, quando os discípulos de Jesus foram cheios do Espirito Santo conforme o Texto de Atos 2. 17 – 21. [3] Ali, houve uma grande Manifestação da parte de Deus, que Liberou uma Unção Sobrenatural naquele lugar e depois o Apostolo Pedro exorta aqueles homens e pede para que eles venham se arrepender... Atos 2. 38. Depois desse ato, quase três mil pessoas foram batizadas.    
CONCLUSÃO: Deus nos revela que o homem tem que dar o primeiro passo... Deus é Eterno e está sentado no Seu Santo Trono. E de lá, Ele olha as nossas atitudes e comportamentos todos os dias. Por isso, se converter de verdade é tudo diante d`Ele.
Disse aqui que, o Apostolo Pedro reconheceu em parte aquilo que o Profeta Joel ministrou sobre o povo...
Curiosamente o Texto de Joel diz: “Derramarei o meu Espirito sobre toda carne” Joel 2. 28, e a declaração do Apostolo Pedro diz: “Derramarei do meu Espirito”... Qual é a diferença de “o meu Espirito” para “do meu Espirito"... “O” é a totalidade, “do” é parte de...”, Ou seja, Joel profetizou que o Espirito seria derramado, o Apostolo Pedro, entendeu que naquele lugar, o próprio Deus não tinha derramado todo o Espirito, mas, que apenas começou esse derramamento. [4]
E isso! Não tem preço... Pois, aquilo que foi Prometido, ainda hoje Deus continua fazendo nas reuniões daqueles que o Buscam em Espirito e em Verdade e se arrependem de todo seu coração e entendimento... Que tem a ver com a grande Metanóia e não é Paranóia daqueles que vivem o Sobrenatural de Deus.
Em 2 Coríntios 5. 17 diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”...
Tanto o Profeta Joel, assim como Jesus Cristo e também o Apostolo Pedro... Entenderam que para se chegar até ao SENHOR precisa de uma atitude. Não só emocionalismo. Pois, arrepender primariamente significa “rever a ação de alguém e sentir-se contrito ou arrependido por algo que fizemos ou deixamos de fazer”. (J. Glentworth Butler) [5]
Quantos aqui! Estão dispostos para isso? Ato Profético em Romanos 12. 1 – 2 com as mãos na cabeça.


[1]  https://www.google.com.br – Acesso em 26 de maio de 2018
[2]  https://ministerioleciodornas.wordpress.com – Acesso em 26 de maio de 2018.
[3]  Enciclopédia da Vida dos Personagens Bíblicos de A a Z: a vida dos principais personagens bíblicos em detalhes como você nunca viu antes! Rio de Janeiro: Edições Acadêmicas, 2017. Pg. 254.
[4]  Enciclopédia da Vida dos Personagens Bíblicos de A a Z: a vida dos principais personagens bíblicos em detalhes como você nunca viu antes! Rio de Janeiro: Edições Acadêmicas, 2017. Pg. 254.
[5] Https://wilsonsandoval.com – Acesso em 27 de maio de 2018.