segunda-feira, 3 de junho de 2019

RECONHECENDO YAHWEH SABAOTH - "SENHOR DOS EXÉRCITOS"

TEXTO MOTIVADOR: Josué 5. 13 – 15

13 Josué estava perto da cidade de Jericó. De repente, viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: — Você é do nosso exército ou é inimigo? 14 — Não sou nem uma coisa nem outra — respondeu ele. — Estou aqui como comandante do exército de Deus, o SENHOR. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: — Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça? 15 O comandante do exército do SENHOR respondeu: — Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu.

INTRODUÇÃO: Nunca podemos ir, para uma guerra, sem o direcionamento de Deus. E com Josué não foi diferente...

Pois, foi exatamente o grande momento de Josué para conquistar a Terra Prometida. Josué ele substituiu nada mais e nada menos seu líder Moisés, que momento antes de entrar nesta Terra Prometida, veio a falecer. Israel então! Ficou durante 40 anos, peregrinando pelo deserto, não foi por causa de um líder fraco e sim pela falta de fé. Essa falta de fé, passava pela desobediência que muitos homens e mulheres de Deus, estão deixando de romper, de avançar e de conquistar por causa dela.

Mas, por causa de quê, estamos falando essas coisas!

Simples! Pois, Josué foi um homem que estava sensível as coisas de Deus, ficou submisso a Palavra e depois que passou o tempo de Deus, ele agiu. Pois, ele se esvaziou de si mesmo e começou a ouvir a “Voz de Deus”. Infelizmente! Assim como a falta de fé atrapalha a conquista, agir por conta própria também é, e por isso, está perdendo guerras e batalhas não só no físico, mas, também espiritual.

DESENVOLVIMENTO: O texto mostra, que Josué estava perto do muro de Jericó. E eu fico imaginando o que ele poderia estar pensando olhando para aquela situação!

v  Como vou derrubar esse muro?
v  Como posso conquistar essa cidade?
v  Como vou subir aí?
v  Como vou vencer esses inimigos?

E foi a partir desse momento, que veio de encontro a ele um “Anjo do SENHOR”.
A Bíblia não diz o nome desse “Anjo do SENHOR” mas, já podemos perceber que era um “Anjo de Guerra”, pois, ele se encontrava com a “espada desembainhada” em uma das suas mãos.

Josué logo pergunta se ele era um dos deles ou do adversário? E o “Anjo” responde:  Não sou nem uma coisa nem outra respondeu... Estou aqui como comandante do exército de Deus.

PRESTEM ATENÇÃO: Josué poderia estar cansado, desaminado, pensativo, com grandes responsabilidades para resolver e ainda por cima, um muro em sua frente o impedindo de avançar, de conquistar... ele poderia ter olhado para aquele comandante do exército de Deus... e poderia ter olhada para ele e antes de perguntar qualquer coisa, poderia ter avançado ou puxado sua espada e lutar com ele. Pois, quando estamos cansados, pensativos e ainda com problemas para resolver, muitas vezes temos atitudes agressivas. Às vezes! Até mesmo com Deus.

Queridos! Estou dando ênfase neste pequeno trecho, pois, muitas vezes não reconhecemos a ajuda vindo da parte de Deus. Aquele comandante do exército de Deus, poderia ter vindo de outra forma, mas, será que Josué iria reconhece-lo? Quero lembra-los de uma coisa muito importante: Deus se apresenta a nós, de acordo com a nossa necessidade. Josué recebeu essa visita, pois, ele era um líder, um guerreiro e um conquistador. Embora fosse líder em Israel! Estava subordinado ao Seu Salvador e ao Seu Líder Maior que era Deus.

Então! Qual é a sua necessidade nesta noite? Como você quer, que o SENHOR venha ao seu encontro? Como um médico! Um advogado! Um enfermeiro! Um banqueiro! Um empresário! Como um amigo! Um resgatador! Salvador! SENHOR! Pai! Ou quem sabe, um samaritano. Uma vez que, muitos vezes estamos feridos, porém, ninguém tem disposição de ajudar. Pense nisso!

Josué! Surpreso com aquela situação pergunta ao comandante do exército de Deus o seguinte: Que diz meu SENHOR ao seu servo? Porém ouviu as seguintes palavras: Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu... Temor e respeito conquista o “Coração de Deus”.
PRESTE ATENÇÃO: Existem muralhas que só vão cair, se pedirmos auxilio ao Yahweh Sabaoth, que literalmente significa “SENHOR dos Exércitos”.[1] Josué tem um encontro com o líder supremo desse exército. Este “Anjo” de Deus enfatiza o fato de que Deus está lutando pelo o seu povo. [2] Deus! Não esquece de nós, Ele luta em nosso favor.

CONCLUSÃO: As vezes quando estamos ruminando, ponderando, refletindo ou meditando sobre os problemas no meio das dificuldades, as vezes não conseguimos achar as alternativas corretas (A. J. P). Mas, quando paramos para pensar, que existem pessoas que passam pelas nossas dificuldades e problemas, e conseguem sair de uma situação de conflitos, ficamos surpreendido. Pois, existem saídas que não pensamos. Por isso que, comandante do exército de Deus é tão importe neste texto. Uma vez que eu creio, que essa Terra outros povos tentaram conquista-la e não conseguiu. E quem poderia pensar! Que dar uma volta por dia diante de um muro por sete dias iria derruba-lo! Ninguém, só Deus.

Por isso, Deus é O que É! Ele já enxergou algo que não estamos enxergando e fazer algo que não podemos fazer... isso é fato. Deus! Já tinha visto a “vitória de Josué” e declarou através desse “Anjo” dizendo: Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. (Josué 6. 2) Momento nenhum, questionou Josué dizendo como! Ele simplesmente obedeceu e agiu.

Queridos! Se você reconhecer o “Lugar Santo” que você congrega e tomar posse daquilo que o SENHOR já viu, já sabe, já determinou, já liberou, já decretou, já deu ordem ao “Anjo” para lhe avisar através das bocas dos profetas e profetizas que são usados nesta Igreja. Essas muralhas já teria caído diante dos seus olhos e todos iriam saber quem é o Seu Deus.

Para Reconstruir os muros! Vamos ter que derrubar e conquistar muralhas que estão nos impedindo de avançar. Às vezes, você vai ter que passar e dar algumas voltas em silêncio para depois bradar... Mas, para isso, precisamos compreender quatro conceitos importes que são:

Procure saber se quem estar lhe dando direcionamento é vindo ou estar autorizado da parte de Deus.

Existem batalhas, que só vamos vencer se olharmos para o “Alto”, pois, É de lá que vem o socorro.

Prostrar-se diante do SENHOR, ouvir a Sua voz de comando e obedecer.

Reconheça a terra que está pisando... Que neste caso é a igreja.

A muralha só caiu, por causa da obediência de Josué... que não viu dificuldade, pois, sabia o que estava com ele, era maior do que estava com os seus inimigos e com as suas dificuldades. É hora de vencer, é hora de conquistar, é hora de avançar e reconstruir os novos muros da sua vida.


[1]  https://estiloadoracao.com – Acesso em 03 de Junho de 2019 às 22:35.
[2]  https://www.bibliatodo.com – Acesso em 04 de Junho de 2019 às 18:00.

SANTA CEIA - LUGAR DE COMUNHÃO COM DEUS


SANTA CEIA – LUGAR DE COMUNHÃO

TEXTO BASE: Mateus 26. 26 – 30

26 Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo: — Peguem e comam; isto é o meu corpo. 27 Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo: — Bebam todos vocês 28 porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo. 29 Eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino do meu Pai. 30 Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras.

INTRODUÇÃO: Estamos num Culto de Adoração e Louvor ao Deus Vivo, que através do Seu único Filho, nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino da Luz, conf. nos mostra o texto de Colossenses 1. 12 - 13.

A Santa Ceia que temos hoje, ela é um simbolismo deixado por Cristo, na noite que Ele foi traído numa Páscoa Judaica. Ao qual, Ele! Como Judeu, também participava das comemorações religiosas feitas segunda a Vontade do SENHOR em Israel.

Mas, naquela noite, algo diferente estava para acontecer, Cristo já sabia que estava chegando Seus momentos finais aqui na Terra e entre um momento e outra nesta Santa Ceia, Ele falou coisas duras para os discípulos.

DESENVOLVIMENTO: Ao continuar a leitura, observamos Cristo dizendo que: Naquela noite, todos os discípulos iriam fugir e abandona-Lo, pois segundo a própria Escrituras Sagradas já dizia: “Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas.” Conf. Mateus 26. 31.

Trazendo para realidade de hoje! Cristo deu um choque neles. Como pode, de uma hora para outra, num ambiente que estava gostoso, comemorando a Páscoa Judaica, que representava a saída do Povo de Israel da escravidão do Egito que já durava 400 anos, e depois de comerem uma belíssima refeição, e no final dessa refeição, Cristo! Dar um novo sentido a ela, ao pegar um pedaço de pão e um cálice de vinho, e dizer, que a partir daquele momento, todas as vezes, quando eles se reunirem, era para lembrar desse novo memorial, ao qual o Seu Corpo e Sangue seriam derramados por muitos (inclusive eu e você) para remissão dos nossos pecados, além que, no final disso tudo, saíram cantando um hino, que segundo alguns teólogos e biblistas, podem ser os Salmos de 115 a 118, já que, tradicionalmente, são cantados até hoje pela comunidade Judaica na Páscoa, e aí Ele vem com uma dessa!

Era visível que os discípulos não iriam entender aquilo e muitos até mesmo pela intimidade que eles já tinham com Cristo, iriam questiona-Lo e fizeram isso. Como assim! Eu traidor? Como assim Te nega-Lo? Já que momentos antes, nos vv. 20 ao 25, Cristo já tinha alertado que alguém iria trai-Lo.

Uma das últimas Ceias de Cristo com os Seus discípulos, não foi fácil. Uma vez que, foi um momento de reflexão, acerto de conta, comunhão, tristeza e angustia, não só para Cristo, mas, também para os discípulos, que a partir daquele momento, iriam ser transformados no seu caráter saindo do raso e mergulhando mais fundo na intimidade com o Senhor.

Mas, esse clima, precisava acontecer para que fosse cumprida, tudo aquilo que já estava nos planos de Deus... sabe por quê! Em Romanos 3. 21 – 24 explica: Por isso nenhuma carne será justificada diante d`Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

A morte de Cristo! No justificou diante do Pai... por isso, hoje nós temos o livre acesso a Ele, que além de reconhece-Lo como SENHOR! Podemos chama-Lo de Pai. Pois, quem O reconhece como Pai, nunca mais será órfã nesta Terra.

PRESTE ATENÇÃO! A Nova Aliança que Cristo estava fazendo com os discípulos, nos mostra algo poderoso que é a comunhão que tem que existir no nosso meio, pois, é através dela, que mostramos a nossa comunhão com Pai e com o próximo, já que na Palavra de Deus em 1 João 4. 20 diz que: Se alguém declarar: “Eu amo a Deus!”, porém odiar a seu irmão, é mentiroso, porquanto quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não enxerga. 

Nada fica oculto diante do Senhor. Cristo! Precisava saber se os discípulos estavam prontos, se três anos de caminhada e ensinamentos, iriam mudar a vida daqueles homens de uma vez por todas, de traidores para fieis, de soberbos, para humildes, de nervoso! Para um calmo, de incrédulos, para um cheio de fé, de um medroso, para um dos mais valentes, de tímido para comunicativo e de uma pessoa que o negou, para uma das pessoas que mais divulgam o Seu nome nesta Terra. Ou seja, serem mudados por completos.

Jesus levou além da comida física naquele ambiente, levou ensinamentos... os discípulos entretendo, como nos mostra uma canção com o título “Ser Mudado” não levaram nada, somente a fome e a sede. Por isso! Que no momento da exortação, não conseguiram identificar os seus pecados.


Igreja! Hoje, não podemos nos aproximar de Cristo, somente com fome e sede, temos que chegar diante d` Ele com vontade de aprender e ser transformados pelo Poder do Espirito Santo, já que Ele tem poder de nos convencer dos nossos pecados e das nossas dificuldades.

CONCLUSÃO: A Santa Ceia! Ela nos dar uma dimensão da Vontade de Deus para nós, ao nos mostrar que não existe outro lugar que queremos desejar. Que é a vontade de estar com o Pai e comer junto, numa mesa onde Ele, com Seu Filho amado e também com o Espirito Santo vão estar.

Eu desejo isso! Quem mais?

Mas, para isso, vamos ter que prestar atenção em três coisas que são:

1º TEMOS QUE PARAR DE TRAIR A CONFIANÇA DE CRISTO: A caminhada com Ele, volto a repetir, não é uma corrida de 100 metros e sim, uma maratona. Cristo, sentou com pecadores e traidores sim nesta Ceia, mas, Ele não queria que os Seus discípulos continuassem a mesma pessoa. Por isso, Ele já estava alertando para os discípulos observassem suas atitudes e mudassem.

2º NEM SEMPRE A PALAVRA DE CRISTO, VEM SUAVE AOS NOSSOS OUVIDOS: Quando Cristo nos exorta, Ele na verdade está nos mostrando o Caminho para que possamos chegar até ao Pai, Já que Ele mesmo declarou, segundo o Evangelho de João 14. 6 o seguinte: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim... Então! Pare de achar que existe outro caminho para se achegar até ao Pai. É só através d`Ele e por Ele.

3º COMUNHÃO: Como já citado aqui! Em 1 João 4. 20 diz que: Se alguém declarar: “Eu amo a Deus!”, porém odiar a seu irmão, é mentiroso, porquanto quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não enxerga... Não caminhe sozinho, não fique sozinho, não ache que Ele te abandonou ou esqueceu você. De repente, Ele ainda está em silêncio, esperando somente eu e você se acalmar para que Ele entre com a Palavra de vida Eterna para nós, assim como nesta Ceia ao qual, Ele se reunião com os discípulos e ali! Deus um direcionamento para eles.

Por isso! O grande desafio é entender se a nossa fé é o bastante para suportar uma intensa provação diante do Senhor.

Que a Santa Ceia, mais uma vez, venha nos trazer clareza da importância que ela tem para nós, onde precisamos largar o pecado, ser transformados, amar o próximo e a si mesmo, além de viver intensamente com Ele para que naquele grande dia possamos estar no grande banquete Celestial.