quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

QUANDO OS SONHOS DE DEUS NÃO SÃO OS NOSSOS SONHOS

PASTOR ANDERSON MAGNO NASCIMENTO DA SILVA

Referência bíblica:
JONAS 2. 9
Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence à salvação! [1]

Introdução:                                                           
          Jonas é uns dos personagens mais interessante da Bíblia. Pois, foi o único profeta que foi enviado para uma nação de não judeus e ainda por cima, levar uma mensagem de exortação (arrependimento é perdão) para aquele povo.
           Nínive na verdade era a capital do Antigo Reino da Assíria não era tão perto assim de onde Jonas estava e isso complicava ainda mais a sua missão. Porém, vale a pena lembrar o seguinte: Os Assírios eram inimigos mortais dos Judeus e Jonas como era bastante ligado ao seu povo, sentiu dificuldades em obedecer ao chamado de Deus para essa missão.
Sendo assim, teve Jonas que ser tratado por Deus primeiro para depois cumprir o chamado...  Ou seja, ele teve que aprender da forma mais difícil como é duro fugir da vontade de Deus.

Desenvolvimento:
         Vejo na historia de Jonas o seguinte: Quando Deus nos dá uma ordem, nos chama, nos dá uma visão, uma orientação ou nos exorta, devemos obedecer a Ele imediatamente... Uma vez que, Deus é Amor, mas é também Justiça.
         Hoje vivemos num mundo ao qual sempre queremos negociar com Deus.

ü Agora não, depois eu faço.
ü Depois eu estudo a palavra.
ü Hoje não vou à igreja.
ü Hoje não vou aos estudos de células.
ü Hoje não vou aceitar Jesus como meu Único e suficiente Salvador.
ü Não vou me batizar.
ü Não vou evangelizar.
ü Não vou perdoar.
ü Não vou amar.

E por ai vai... Já que entendemos que a situação de alguns crentes, de alguns evangélicos hoje, não é diferente do Profeta Jonas.
Jonas na verdade, mesmo quando achou que estava obedecendo ao Chamado de Deus errou. Visto que, Jonas na verdade queria ir para um lugar de zona de conforto e não para o lugar que Deus o mandou ir... E ai como sabemos, Jonas passou por toda aquela situação... Deus manda uma tempestade, ele é lançado no mar e é engolido por um grande peixe.
Um lembrete: Nunca é bom fugir da vontade de Deus. Repetir três vezes.
Pois Deus vai reagir a nossa desobediência criando circunstâncias que se opõem a tudo que está fora da vontade d`Ele. [2] Já que, podemos entender que estamos em desobediência com o Nosso Pai...
Essa semana, aprendemos o seguinte no discipulado em casa:
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. (1 Samuel 15. 22 – 23).  [3]

        Ou seja, a obediência é uma condição fundamental para agradarmos a Deus.
        Talvez Deus não faça hoje cada um de nós sermos engolido por um grande peixe se deixamos de cumprir tudo aquilo que Ele nos ordenou, nos pediu, nos mostrou e sonhou pora cada um de nós...
     Mas eu e você podemos ter a certeza que quando abrimos os nossos olhos espirituais... Acabamos nos deparando com uma serie de dificuldades que devem ter sido designadas por Deus para fazer eu e você voltar para os caminhos e sonhos d`Ele. Ou seja, para que possamos voltar para o lugar certo, correto, santo, honesto e de acordo com a vontade d`Ele e não a nossa.

ü  Portas podem ser abertas ou fechadas.
ü  Oportunidades de trabalhos podem ser abertos ou fechados.
ü  Recursos financeiros podem ser desatar ou ficar escasso.
ü  Relacionamentos podem começar ou acabar.
Basta escolher... Obedecer ou desobedecer! O que vai ser a partir de hoje?

A história de Jonas na verdade mostra a misericordia de Deus até mesmo para aqueles e aquelas que saem da presença d`Ele... Pois, Ele deseja que cada um de nós seja obediente e respeita a Sua vontade para nós.
Uma vez que temos que ter a noção exata que Deus não vai colocar uma carga mais pesada daquilo que nos aquentamos, Ele não vai nos mandar para lugares que não seja para o nosso crescimento, Ele não vai deixar eu e você chegar perto daquelas pessoas que nos magoaram ou nos ofenderam se não for para Glorificar e Exaltar o Nome d`Ele.
Creia nesta mensagem e seja diferente hoje. Volte para os caminhos e obedeça ao chamado e os sonhos de Deus.

Conclusão:
        Jonas mostrou para cada um de nós o seguinte: Não cair na tentação de adivinhar os pensamentos de Deus... Jonas como um homem servo do SENHOR, já tinha ouvido e visto muitos milagres, libertações, sinais, curas e maravilhas que o Eterno fez durante seu ministério.
            E como ele sabia que Deus poderia perdoar e ia perdoar, preferiu esconder e ir para outro lugar que não estava de acordo com a vontade de Deus... E ai fica mais uma dica para cada um aqui neste lugar hoje.
ü  Ninguém está oculto dos olhos de Deus.
ü  Ninguém está longe de cumprir uma ou vários pedidos de Deus.
ü  Ninguém aqui hoje está livre de levar uma mensagem de Deus para alguém.
ü  Ninguém aqui hoje está livre das vontades e dos sonhos de Deus.
Lembra-se sempre que a vontade d`Ele é bem maior e melhor daquilo que pensamos ou imaginamos... Você crer? Eu creio e recebo em Nome de Jesus.
Jonas recusou de assumir seu ministério e como aprendemos aqui... Nunca é bom fugir dos planos e sonhos de Deus para a nossa vida... Entendo que nem todo mundo aqui tem o mesmo chamado de Jonas... Mas, Ele sempre tem uma tarefa para cada um de nós e cada um aqui sabe muito bem sobre isso... Sabemos das nossas responsabilidades e compromissos que Ele nos pediu. Amém!
Responda “sim” ao chamado de Deus... Corra em direção para Ele.
Verdadeiramente eu não sei o que você veio buscar nesta noite... Mas, queremos orar por você e pedir para Deus, junto com o Teu Filho Jesus Cristo e a ação do Espirito Santo que você venha ficar aminado, fortalecido, recebendo unção, ousadia e poder vinda do Eterno para você vencer os obstáculos do dia a dia... Vai valer a pena permanecer na presença de Deus e compreender o chamado d`Ele para sua vida
            Que o “Eterno” venha trazer “clareza” no nosso coração e também na nossa mente para todo o sempre... Amém, amém e amém.

SERMÃO PREGADO NO DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2013 
IGREJA METODISTA CENTRAL


[1] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
[2]  BÍBLIA DE ESTUDO: Plenitude para Jovens. Pg. 1115.
[3]  Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.