domingo, 4 de setembro de 2011

“SER UM INTERCESSOR OU UMA INTERCESSORA DE DEUS SEGUNDO SEUS PROPÓSITOS”


IGREJA METODISTA EM CAIEIRAS, 04 DE SETEMBRO DE 2011

Leitura Motivacional: Salmo 122. 1 – 9

Como que é interessante observar a preocupação do salmista em ir à casa do SENHOR. Para ele não era um fardo, mas um prazer inigualável. Pois segundo pesquisadores, como peregrino, ele participava de pelo menos uma das três grandes festas religiosas da época que são: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos.
Homens e mulheres tinham uma devoção e respeito muito grande pelo ato de ir ao templo para orar e agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e também por fazer pedidos para si e também para o próximo. Ato comum também em nossos dias.
O Salmo de 122 segue uma linha de cuidados e observações importante para o nosso contexto religioso:
1.      Primeiro: Os portais da cidade de Jerusalém era lugar de julgamento. Os anciões ficavam ali ouvindo e dando as suas sentenças pelo fato ocorrido. Mas isso não cabia somente aos anciões, mas às vezes o próprio rei ia até os portais para dar a sua sentença e muitas vezes foram utilizadas para as profecias e discursos como no caso do Profeta Jeremias.
2.      Segundo: Jerusalém como cidade compacta e forte... Trazendo a nossa memória o valor e a importância dessa cidade para os peregrinos da época e até hoje.
3.      Terceiro: O ato de adorar a Deus em um lugar especifico, neste caso em Jerusalém. Varias tribos tinham que subir até ela para adorar Deus. Existia um misticismo onde Deus agora tinha um lugar para ser adorado e louvado. Mas havia outras culturas onde as pessoas acreditavam que Deus estava lá para ser adorado e louvado também, como por exemplo, os Samaritanos que construíram seu Templo no Monte Garizim.
Isso é para mostrar um pouco da importância e o ato de adoração e respeito que estas pessoas tinham para si e também para Deus. Davi não perdeu essa vontade de adorar a Deus, mesmo com os seus altos e baixos, ele sabia da importância que isso trazia para a sua vida e também para aqueles e aquelas que eram da sua família, amigos e creio que até mesmo para seus inimigos.
Pois Davi era um homem que era amado e odiado ao mesmo tempo... Por isso que nos Salmos observamos tanto cânticos de confissão, como pedido de socorro pelas perseguições e também de adoração.
A importância central do Salmo 122 não é o foco de ir a Jerusalém e adorar lá. Mas sim o ato de orar para o próximo. Davi foi lá, não para pedir a sua bênção e prosperidade... Mas lembrou dos seus irmãos e amigos, ou seja, ele intercedeu pelos outros.
Ato esse que estamos esquecendo diariamente dentro e fora das nossas igrejas. Uma palavra profética tinha sido liberada ali “Haja paz dentro dos teus muros e prosperidade nos teus palácios”. Davi queria vê aquele lugar como um luar de honra.
A palavra Paz para um povo que vivia em constantes conflitos dentro e fora dos seus muros poderia trazer um refrigério. Pois pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações[1]. E neste caso especifico pode ter sido o que passou no coração de Davi.
Prosperidade Davi desejou como um ato de um período de ascensão econômica e desse modo conectado a uma sociedade otimista que goza de riquezas e bênção.
Amados irmãos e irmãs, o Salmo 122 é pequeno, mas de um grande valor sentimental para nós. Pois ele nos resgata a lembrar do próximo. Por que muitas vezes oramos pelos nossos desejos e vontade, e esquecemos-nos dos nossos parentes, amigos e vizinhos.
Davi pediu para que haja PAZ... Porém que essa paz venha repleta de:
·        Saúde
·        Justiça
·        Proteção
Portanto que a PROSPERIDADE também seja repleta de:
·        Felicidades
·        Bem – sucedido naquilo que você deseja de acordo com a vontade de Deus
Deus está nos mostrando que devemos orar e interceder para os outros também. Lembrar daquele/a que estão em momentos de guerra e sem expectativa de vida. Pois acham que Deus se esqueceu deles. Ser um intercessor é a nossa função neste momento.
Pois a PAZ E A PROSPERIDADE completa quem dar e Deus, através do seu Filho Jesus Cristo e Espírito Santo através da nossa fé. Pois para ter paz com os outros, temos que primeiro ter paz com Deus.
Amados e amadas em Cristo Jesus... Que o tema do Nosso Aniversário de 11 anos de Igreja Metodista em Caieiras, venha causar um impacto em nós. Perceber que dentro das nossas dificuldades e limitações, somos uma igreja que intercede para o povo.
Que o nosso crescimento, venha ser um crescimento de verdade junto com uma espiritualidade honesta e verdadeira diante de Deus. Pois Ele nos chamou para ser uma IGREJA forte. Pequena aos olhos humanos, mas GRANDE aos Olhos de Deus.
Que o ato de adorar a Deus, não venha ser um fardo, ou seja, mais uma obrigação para você. Mas que venha ser um ato de gratidão e louvor, por tudo que você aprendeu aqui, por tudo que você recebeu e deixou de receber também, pelo seu valor de ser valorizado como homem e mulher, ser reconhecido como filho e filha de Deus.
Que a Igreja possa ser um lugar aonde você e eu possa falar com Deus e também receber valores. Mas que possamos perceber também, que Deus está onde você estar. E você tem intimidade com Ele para conversar e também para adorá-lo.
Pois somos um TEMPLO DE DEUS... Ele habita dentro dos nossos corações agora. 
Que possamos receber como um ato profético sobre a nossa vida a ALEGRIA DE ESTAR NA CASA DE DEUS e também onde que a PAZ e a PROSPERIDADE que o Salmista liberou para os seus, possa fazer parte da nossa historia de caminhada de fé e gratidão a Deus.
O Salmo 122 nos ensinou a ser intercessores. Homens e mulheres que buscam a PAZ INTERNA E TAMBÉM EXTERNA.  Pois que as nossas orações não venham ficar só para dentro, mas que possamos expandir ela de uma tão forma, onde outras pessoas possam ser alcançadas e de também perceber a GLORIA DE DEUS.
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR... Venha ser constante em nossas vidas. Que haja vontade, amor, sinceridade, honestidade, clamor, respeito com você e com o próximo também. Pois você é importante para Deus e houve pessoas que oraram e oram por você também. Seja forte e sinta a presença de Deus na sua vida.
Aprender a interceder em favor dos outros, é perceber a vontade de Deus também... Pois somos seus filhos/as, mas somos um instrumento em suas mãos também. Deus quer te levantar e lhe dar um luar de honra seja um intercessor/a de Deus... Ore pelas vidas daqueles/as que estão longe da presença de Deus e que precisam sentir a mesma alegria de dizer “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR”. Amém, amém e amém.  Oração...


[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Paz - 04/09/2011