terça-feira, 2 de janeiro de 2018

TERRA CANSADA NÃO PRODUZ


Texto Motivador: Mateus 11. 28
Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.
INTRODUÇÃO: Toda virada de ano é sempre a mesma coisa... Desejamos sair das nossa angustias e aflições para termos dias de paz e sossego.
Entretanto! O que muitas pessoas não sabem, é que não precisamos deixar virar o ano para que possamos ter dias tranquilos diante do Eterno. Porém, temos que entender que essa tranquilidade só pode vim se tivermos ligados nas promessas Bíblicas. Pois, a verdadeira tranquilidade vem de saber que Deus nos ama e está no controle de todas as coisas. [1]

Um exemplo claro! É que o texto Bíblico do Salmo 23 nos deixa claro que temos um Pastor que cuida, limpa, conduz e nos deixa em lugares calmos, mesmo num ambiente onde tudo parece que vai dar errado.

O texto que lemos, nos mostra que João Batista, mesmo preso, estava aflito com as coisas que estavam acontecendo do lado de fora pede para os seus discípulos perguntarem a Jesus se Ele era realmente Aquele que eles estavam esperando “O Messias” ou, deveriam continuar esperando outro salvador?

Jesus Cristo de uma forma direta e reta explica aos discípulos de João Batista o seguinte: Voltem e anunciem a João Batista o que estão ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.

Esse é um convite extraordinário que Jesus Cristo faz para cada um de nós...Pois, Ele não se limita a uma quantidade de pessoas ou classe social especifica, mas faz um convite aberto. Isto é! Ele não faz acepção de pessoas, mas a nossa atitude vai determinar como será nosso futuro! Futuro de aflição ou de paz.

Então! Fica sempre algumas perguntas inquieta dentro do coração daqueles que precisam tomar uma grande decisão diante de Cristo Jesus.

Qual seria o custo? Nenhum... Pois, todo tratamento com Ele é grátis.

Quais recomendações que Ele vai me pedir? Trocar o nosso fardo pelo fardo d`Ele que é leve como uma pena. E por causa disso! É im-per-cep-tí-vel

A Palavra de D-us nos mostra que certa vez o Nosso Senhor estava ministrando uma Palavra no Monte e ao descer um leproso se aproximou d`Ele e se ajoelhou e começou a adorá-Lo dizendo: Senhor! Se o Senhor quiser, pode purificar-me. Que no Grego quer dizer várias coisas como por exemplo: Ficar limpo literalmente, livrar-se da contaminação do pecado, ser purificado das culpas... Além de anunciar que está limpo num sentido levítico.  [2]

Jesus! Olhando para aquele rapaz estendeu Sua mão e tocou no homem...
PRESTE ATENÇÃO NESTE ATO DE JESUS! Tocar num leproso segundo a Lei dizia que.... Automaticamente quem tocasse um impuro... Ficava segundo o costume local impuro também.

Porém, Jesus Cristo aceitou o fardo daquele homem e declarou... Eu quero... Fica limpo! Em outras palavras... Eu quero! Fica curado, liberto, salvo, restituído das suas aflições. E a Palavra de D-us nos mostra que imediatamente aquele homem ficou limpo da sua lepra.

Todos que chegavam até a Jesus Cristo para entregar a “sua carga” recebiam uma resposta imediata.
·        A mulher do fluxo de sangue que sofria a 12 anos.
·        Bartimeu! O cego voltou a ver.
·        Uma mulher pecadora... Que entrou na casa de Simão recebeu perdão e uma orientação.
·        O Centurião... Que pediu por um amigo recebeu seu milagre quando acreditou.
·       O Fariseu... Que mesmo sem ser convidado, deixou todo seu fardo aos pés de Jesus Cristo e recebeu uma completa salvação.

A vida Cristã! É uma vida de relacionamento e intimidade com Cristo Jesus. Pois, só conhecemos alguém de verdade quando temos relacionamentos e intimidade de verdade.

O convite para o Ano de 2018 é que! Possamos trocar os nossos fardos com Jesus Cristo... Pois, Ele mesmo declarou dizendo: Tomem sobre vocês O meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Aprendi algo poderoso nestes últimos anos... Que Terra cansada não produz.

Assim como corpo, alma e espirito aflitos... Não produzem nada e ficam paralisados.

Como já aprendemos que a vida Cristã é uma vida de relacionamento... Temos que acreditar naquilo que Jesus Cristo diz e ensina todos os dias através da Palavra de D-us. Pois, isso é como uma herança! Você só sabe que ganhou algo a partir do momento que você ler direitinho seus direitos, assim, como o “dever” para recebe-lo.
·       Quer ser curado? Ler a Bíblia.
·       Quer sair da angústia? Ler a Bíblia.
·       Quer ter um ano melhor? Ler a Bíblia.
Pois, D-us sempre tem uma ideia melhor do que a nossa com certeza.

Uma vez que, existe uma promessa poderosa contido na Bíblia que diz em Isaias 55. 9 o seguinte: Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.
Você consegue acreditar nisso?

Ei! Preste atenção: D-us tomou os nossos fardos, nossas aflições... Assim como toda angústia e preocupações, para nos dar em troca Sua Bênção permanente.  

CONCLUSÃO: O que o texto tem para nos mostrar neste sermão para termos um ano de 2018 melhor?

Simples... Vá até a Jesus Cristo.

Muitas pessoas não confiaram no Ministério de Jesus Cristo... Muitos eram curiosos e espectadores. Não queria intimidade e relacionamento. Porém, todos aqueles e aquelas que venceram suas dificuldades e limitações, romperam e viveram o sobrenatural em suas vidas.  

Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei... Essa é a promessa de Cristo. Não é promessa de um “homem comum” como eu... É promessa de um D-us.

Então! Vá até a Cristo Jesus e entrega suas aflições como os discípulos de João Batista fizeram, como o homem impuro fez, a mulher do fluxo de sangue, Bartimeu, a mulher pecadora, o Centurião e o Farizeu também fizeram... Trocaram os ses fardos com Jesus Cristo e Ele os aliviaram das suas dores, depressão, angústia, duvida, incredulidade e até o perdão.

Volto a repetir: Toda ação... Gera uma reação.

Jesus Cristo com certeza sabe das nossas necessidades... Porém, Ele está esperando eu e você acreditarmos 100% que Ele pode mudar nosso destino.

Para que possamos ter... Uma boa saúde espiritual no ano de 2018, vamos buscar em primeiro lugar, O Reino de D-us e a Sua Justiça, e todas estas coisas nos serão acrescentadas... Conforme o texto de Mateus 6. 33 nos revela.

Que coisas Pastor? Aquilo que D-us sabe o que eu e você precisamos.
Então! Quem aqui! Quer saúde! Quer uma bênção! Um milagre! Ser restituído! Uma cura! Um emprego! Uma família restaurada! De alegria! De mais dinheiro! E da prosperidade Santa?

Então busque o Reino e a Justiça de D-us...

Pois, quando tomamos essa decisão vem a promessa de Mateus 6. 25 que diz: Não andeis ansiosos pela vossa vida. Uma vez que, Jesus! Ele usa um exemplo das aves do céu, que não se preocupam com nada e só fazem somente aquilo que D-us pede para eles fazerem! Cantarem e ajudar no equilíbrio da natureza. Então! Qual é a nossa dificuldade de acreditar nas promessas do Eterno?

Entrega seu fardo e as suas preocupações nas Mãos do Senhor Jesus Cristo e viva o Sobrenatural e o ano da sua capacitação espiritual diante d`Ele.

E viva verdadeiramente 2018 o ano de 2 Timóteo 2. 15 que diz: Procura apresentar-te a D-us aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade e viva intensamente as coisa de D-us. [3]




[1]  https://www.bibliaon.com – Acesso em 02 de janeiro de 2018.
[2]  Bíblia Strong – Versão eletrônica de aplicativo móvel.
[3]  Acréscimo do autor... ( e viva intensamente as coisa de D-us)

domingo, 31 de dezembro de 2017

O ANO DO OBREIRO


Texto Bíblico: 2 Timóteo 2. 15
Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
INTRODUÇÃO: Há alguns meses atrás, ouvindo uma ministração de um Pastor (Tiago Brunet) ele comentou que muitas igrejas gostam de usar palavras Bíblicas ou motivacionais como Decretos para que ficam bem claro para toda a Igreja qual é o grande desafio daquele ano. Porém! Ele nunca viu em nenhuma dessas Igrejas, um decreto que fala sobre Capacitação. Creio que o texto de Habacuque 2. 2 tem algo poderoso nisso quando nos mostrou o seguinte: Então Yahweh me respondeu e ordenou: “Escreve a visão com toda a clareza possível em grandes tábuas, para que até o mensageiro que passa correndo a leia. Ter um Decreto para visão da Igreja é fundamental.
Com a nossa Igreja não foi diferente. Nos últimos dois anos usamos como decretos:
Em 2016 com o decreto “Novo Tempo” e em 2017 com o decreto “Sobrenatural”...
DESENVOLVIMENTO: Para o Ano de 2018... O nosso grande desafio é entender o Texto Bíblico de 2 Timóteo 2. 15 que nos lembra que: Temos que procurar, apresentarmos diante de D-us aprovado... Ou seja, ser um cristão que tem Aprovação de D-us em todas as áreas da nossa vida.
Timóteo era um jovem Pastor... Tinha sobre ele uma grande responsabilidade de cuidar da Comunidade Éfeso que estava passando por falsas doutrinas e ensinamentos naquela época e o Apostolo Paulo! Seu pai espiritual, explica para Timóteo a importância de continuar no Caminho da verdade que é Cristo Jesus e não cair nestas armadilhas das falsas doutrinas e ensinos que estava acontecendo naquela época.
O Apostolo Paulo! Estava preso em Roma quando escreveu essa carta a Timóteo. Mas, mesmo preso, não deixou de apontar caminhos ao seu Discípulo e pediu que Timóteo não negociasse seu chamado e ficasse firme para aquilo que D-us, através do Seu Filho Jesus Cristo e também pela Ação do Espirito Santo pediu que ele fizesse. Ou seja, que ele ficasse firme como obreiro que não tem de que se envergonhar dos seus atos...
Nesta passagem podemos observar que o Apostolo Paulo, estava pedindo para seu filho na fé... Ficar firme na Graça que é Jesus Cristo e que guardasse todos seus ensinos. Uma vez que, Timóteo ouviu falar da conduta do Apostolo Paulo de homens fieis e de boa conduta. Sendo assim! A própria vida e ministério do Aposto Paulo já era um motivo para Timóteo continuar firme e não deixar de pastorear aquela comunidade com fé e fidelidade.
E aqui! Desejo mais uma vez, declarar que: Palavras falam... E atitudes gritam.
Nosso grande desafio para o ano de 218 é ficarmos firmes... Não negociar princípios e desviarmos do mal. Pois, quando crescemos espiritualmente, tudo em nossa volta se transforma.
Uma vez que, existem muitos ensinos e doutrinas estranhas que estão fazendo parte do Reino de D-us neste mundo. A nossa sede de ganhar o mundo, sem uma transformação no caráter, tem trago para a Igreja de Cristo, heresias e tem tirado muitas pessoas de dentro dela.
Outras, simplesmente... Negociam seu tempo e chamado, ao perceberem que ganhou uma pequena bênção de D-us e que não precisam mais está na “Sua Casa” para serem gratos pelo pouco que recebeu de um D-us tão rico e Poderoso para fazer infinitamente mais e mais na vida delas.
Na verdade! Que o ano de 2018 venha ser um ano de capacitação para que possamos manejar bem a palavra da verdade... Já que em João 8. 32 nos ensina o seguinte: E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará...
Quando conhecemos a “Verdade” que é Cristo Jesus... Não temos tempo a perde. Pois, o próprio Apostolo Paulo nesta carta explica que um soldado em serviço, não se envolve em negócios desta vida... Uma vez que, o seu negócio é fazer a vontade D`aquele que o chamou para o serviço. E quem está de convidando para o Grande serviço é D-us...
Assim, como um Atleta que não ganha sua coroa ou medalha de ouro se não se capacitar e lutar para alcançar a vitória. Ou o Lavrador, que neste texto é o dono da Terra... Planta, mas, não teria direito de comer daquilo que plantou. E aqui! Fica claro que aqueles que não se prepararam ou trabalharam, não tem direito como filhos de D-us.. Já que no próprio texto de 2 Timóteo 2. 11 – 13 nos revela algo poderoso quando diz: Fiel é esta palavra: “Se já morremos com Ele, também viveremos com Ele; se perseveramos, também com Ele reinaremos; se O negamos, Ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a Si mesmo”.
O Salmo 25. 5 comenta o seguinte: Guia-me com a Tua verdade e ensina-me, pois Tu és D-us, meu Salvador, e a minha esperança está em Ti o tempo todo. A Verdade, tem que está no coração daquele que segue a Jesus Cristo. Pois, “Quem põe a mão no arado (instrumento agrícola para lavrar a terra) e olha para trás, não está apto para o Reino de D-us.”  Lucas 9. 62.
Sendo assim... Tanto como um soldado, um atleta ou lavrador! Todos tem que se envolver e ficarem no estado de prontidão e trabalhar muito para que o Reino de D-us cresça a cada dia mais e mais. Já que hoje! O crescimento da Igreja! Não é responsabilidade só do Pastor. É de toda Igreja. Deste um pequeno aperto de mão lá na porta. Como os Administradores e lideres dessa Igreja. Preste atenção: D-us não chama ninguém desocupado! E só você prestar atenção na Bíblia.
            
Somos chamados a servir com excelência... Já que em 1 Coríntios 15. 58 revela o seguinte: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil”.
            
O Apostolo Paulo, era um grande homem na parte emocional para aqueles que ele ganhou, ajudou, ensinou e capacitou a ficarem firmes na Presença de Jesus Cristo. Mesmo recebendo açoites e passando dias difíceis como o próprio Aposto Paulo passou ele não desistiu e ficou firme na Obra.
           
Sendo assim... Não negociem seu tempo e chamado diante de D-us.
            
Vamos nos desviar da aparecia do mal e ficarmos firmes na Palavra de D-us que é vida.
           
Uma vez que, manejar bem a Palavra de D-us é entender que não vamos negociar. Ou seja, não vamos nos desviar e nem distorcer a Verdade de Cristo.
           
Pois, muitos não sabem usar sua liberdade para fazer coisas boas e agradáveis diante de D-us.
            
Em Gálatas 5. 13 nos mostra sobre isso quando nos revela dizendo: Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. O Apostolo Paulo! Foi abandonado pelos homens... Mas, nunca por D-us. E isso! Tem que servir como legado...  Ou seja, isso tem que ser um valor fixado no nosso coração para que possamos transmitir para as gerações futuras.
CONCLUSÃO: O texto de 2 Timóteo 2. 15 nos deixa três verdades para o ano de 2018.
            
1º Procura apresentar-te diante de Deus aprovado: Uma pessoa só é aprovada em alguma coisa se antes for submetida a algum exame. E em Filemon 2. 13 deixa claro quando diz: porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
            
2º Seja como obreiro que não tem de que se envergonhar do Evangelho: Nós! Temos que ser conhecedores da Palavra de D-us. Para isso, nosso Tempo Sozinho com Deus, Discipulado e está presente nos Cultos oficias de Terça e Domingo, Escola Dominical e as Capacitações dentro e fora da nossa Igreja vão ser fundamentais para o nosso crescimento espiritual. Para isso, se envolvam mais com a sua Igreja e tira um tempo para aprender mais da Palavra de D-us e se capacitando.

            
3º Saber manejar bem a palavra da Verdade: Para isso, capacitação é fundamental... Por isso, vamos usar como Decreto o tema para 2018 O ano do Obreiro... Um ano de capacitação e destinos maravilhosos vinda da parte do Eterno para essa Igreja. Pois, quando você sabe quem é! Nada de abala... 
Como diz uma canção: Confiando em nosso Deus, E em seu eterno amor, não seremos abalados. E assim como Aposto Paulo não se cansava de ensinar e apontar caminhos para seus Discípulos... Que possamos viver dias assim. 

De muitos aprendizados e ensinamentos da Verdade de D-us para a nossa vida e ministério. Para que nada e nem ninguém venha nos tirar do caminho da Verdade e da Vida que é Cristo Jesus e também da salvação Eterna.