domingo, 24 de março de 2019

MUDE SUA VIDA


Texto Motivador: 1 Coríntios 9. 19
Sou um homem livre; não sou escravo de ninguém. Mas eu me fiz escravo de todos a fim de ganhar para Cristo o maior número possível de pessoas.
INTRODUÇÃO: Uma das grandes sacadas de Paulo era: reconhecer que tinha suas limitações, entretanto, ele estava disposto a lutar por algo que ele acreditava que era salvar vidas... nesta carta, podemos ver Paulo, defendendo sua honra diante de um povo, que viviam confusos e entrava em questões, que o próprio Paulo, achava desnecessário, coisas essas que ainda hoje percebemos.
Paulo então, vai responder uma série de perguntas sobre casamento, se comer carne oferecida aos ídolos podia e se não podia, a forma de adoração, sobre a Ceia do Senhor, Dons Espirituais e até ressurreição.
Vamos então, separar algumas questões e trabalhar no sermão de hoje.
DESENVOLVIMENTO: Ao ler I Coríntios 9. 1 - 4, percebemos Paulo fazendo algumas perguntas que são: Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor... não temos nós o direito de comer e beber? Paulo estava indignado, com tamanha ignorância da cobrança exagerada que os espirituais lançavam sobre os novos convertidos e pessoas que ainda estavam se adaptando ao novo, ou seja, se adaptando as Boas Novas.
Ele, momento antes, estava dando algumas instruções aos Coríntios, sobre as questões de comer carne consagradas a ídolos... pois, ao comprar, eles não tinham total segurança se estavam comprando de pessoas pagãs ou de um crente.
Paulo! Deixa bem claro o seguinte: Não é a comida que nos torna agradáveis a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos. (I Co 8. 8) e ele continua dizendo: Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. Porque, se alguém enxergar você, que tem conhecimento, sentado à mesa no templo de um ídolo, será que a consciência do que é fraco não vai ser induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? E, assim, por causa do conhecimento que você tem, perde-se o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. E, deste modo, pecando contra os irmãos, ferindo a consciência fraca que eles têm, é contra Cristo que vocês estão pecando. E, por isso, se a comida serve de escândalo ao meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo. (I Co 8. 9 – 13)
Paulo! Era muito radical ao perceber, que as atitudes dele, poderia levar alguém a pecar ou até mesmo morrer fisicamente ou espiritualmente. E aí! Vem a grande frase dele quando ele declara: Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. ( I Co 9. 22 – 23)
Hoje, precisamos voltar a essência de ser um cooperador do evangelho. Pois, o Pastor Martin Luther King já dizia: Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele. [1] Paulo não aceitava o mal, ele simplesmente, chegou um determinado momento da sua vida que percebeu que existiam situações que mais afastavam as pessoas do Reino de Deus, em vez de, trazer para perto.
Às vezes, na nossa caminhada vamos encontrar pessoas assim.  
Pessoas que tem dúvidas sobre o Amor incondicional de Deus para os Seus filhos... Prestem atenção neste versículo: pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
(Romanos 3:23-24)
Todos nós somos pecadores, todos nós já erramos ou vamos errar, muitos ainda têm dúvidas sobre o que é certo ou errado... mas, desejo declarar para a nossa Igreja: A Graça de Deus é Maior... pois, em Sua Palavra nos diz: Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. ( I João 1. 9)
Paulo é fruto disso. Ele tinha um amor violento, matava em nome de Deus, estava disposto a qualquer coisa para defender a honra de Deus, porém, de uma forma violenta. Bastou para ele, cair literalmente do cavalo, e perceber que as coisas não eram bem assim ao ponto de escutar o próprio Senhor dizer para ele: Saulo, Saulo... por que tu me persegues?
Paulo passou por tantas coisas... viu tantas coisas, experimentou tantas coisas e chegou numa conclusão: Que ele só poderia fazer as coisas que fazia, pois, tinha alguém, superior a ele, que o fortalecia...
No texto que lemos, o que podemos aprender com ele! A resposta é simples: amar o seu próximo.
Em I Coríntios 6. 12 Paulo declara: Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas convêm.
Paulo deixa claro, se uma atitude minha, pode fazer um irmão pecar, tenho que evitar algumas coisas... já que o amor segundo Paulo, era mais importante que o conhecimento. E ele fala isso por experiência própria em Atos 22.
E assim! Como Paulo orientou os mais maduros na fé, há tomarem cuidado ao comerem algo consagrado perto de pessoas que ainda estavam em construção nas Boas Novas, temos que tomar cuidado também para não afastar pessoas do caminho do Senhor pelos nossos achismos.
Já que a única coisa que agora movia Paulo era a pregação das Boas Novas, e ele mesmo dizia: ai de mim se não anunciar. (I Co 9. 16)
CONCLUSÃO: Para finalizar esse sermão, percebemos algumas atitudes que podem nos ajudar dentro e fora da Igreja, para isso vou citar 3 coisas que me chamaram atenção neste sermão:
1º Paulo pregou com a vida... a sua vida era, trazendo para realidade de hoje, “era o livro que as pessoas queriam ler sobre Deus, Jesus Cristo e as Ações do Espirito Santo” na vida de alguém tão conhecido e destemido algum tempo, mas que, depois de um Encontro com Cristo, mudou completamente sua vida, já que ele mesmo declarou certa vez o seguinte: Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria. (I Co 13)
2º Para ganhar uma geração... muitas vezes, vamos ter que nos igualar a eles. Não na forma do pecado ou compactuar com o mesmo, mas, o próprio Paulo fez isso para ganhar uma geração de apaixonados por Cristo quando ele mesmo declara: Pois sendo livre, me fiz de servo para ganhar ainda mais... Lembra-se: Deus vai usar você na sua essência.
3º Lembrei de John Wesley quando declara: Tua tarefa única na terra é esta: salvar almas.
Peço a Deus, que essa chama de cuidar de pessoas e ganhar vidas para Jesus Cristo, nunca morra em nossos corações... e que possamos saber cuidar uns dos outros também.
Paulo era um servo do Senhor... Era um mordomo na obra.
Tinha cuidado até mesmo, na hora de falar, falar coisas que vivia para não se envergonhar diante daqueles que ele ajudou a salvar e disse: Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.  (1 Co 9. 27)
Domingo passado, fomos desafiados ao Evangelho da Cruz que é a simbologia do fardo: O fardo é leve e o jugo é suave. Não no sentido de que nossa vida ficará mais fácil, mas no sentido de que não teremos peso no nosso caminhar, pois caminharemos segundo a vontade dEle e teremos paz.[2].. Assim foi com Paulo e outros homens e mulheres que mudaram a sua vida por amor de Cristo Jesus.
Deus lhe chama para um desafio... mudar sua vida agora.



[1]  https://dicionariocriativo.com.br – Acesso em 24 de Março de 2019.
[2]  https://estudos.gospelmais.com.br – Acesso em 24 de março de 2019.