terça-feira, 12 de setembro de 2017

SE FOR POSSÍVEL, QUANDO DEPENDER DE VÓS, TENDE PAZ COM TODOS

Texto Motivador: Lucas 6. 38
            Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos darão...
INTRODUÇÃO: Na verdade, gostamos de pegar esse texto, para ministrar na hora da oferta. Porém, esse texto é mais usado para pretexto do que verdadeiramente para seu contexto original.
            Em Lucas 6... Percebemos algo interessante sobre Jesus Cristo. Ele ensina uma série de coisas como a interpretação do sábado. Pois, Ele fazia curas, libertação e restituição num dia que é considerado descanso. Assim, mostra que depois desse pequeno debate, também saiu para orar e passou a noite orando a D-us para a escolha dos 12 homens que iriam caminhar com Ele diretamente. Ou seja, os Seus discípulos, mais tarde conhecidos como os Apóstolos.
            Neste mesmo texto, nos mostra um dos sermões mais bonitos de Jesus Cristo, que foram as Bens - Aventuranças que representam o caminho da felicidade. Fala também sobre os ais... Que era uma forma de dor ou desagrado, contraria da forma das Bens – Aventuranças. Pois, nestes ais Jesus Cristo estava desvalorizando o amor pelas coisas da vida Terrena.
            Além é claro do amor ao próximo e sobre a questão de julgarmos as pessoas e não as suas atitudes... Li duas frases que diz o seguinte: Pessoas inteligente falam de ideias e não de pessoas. Se é para julgar as pessoas... Julguem suas atitudes.
            Na leitura que fizemos, nos fala de um juízo te-me-rá-ri-o, que nos mostra na verdade o seguinte: Que é o julgamento apressado, arrogante, baseado em impressões, em informações de segunda mão, em maledicência e no “ouvi dizer”. Para o julgamento não ser temerário, a sua motivação precisa ser trazida à tona e examinada. Por trás do juízo podem estar a inveja, o ciúme, a competição e o desejo de vingança. Em outras palavras, o auto-julgamento deve preceder o julgamento alheio... [1]
            O mandamento de Jesus Cristo neste episódio é bem claro conforme o texto de Lucas 6. 37 que diz: “Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus”.
            Um julgamento neste caso, ele tem como objetivo o propósito de destruir a reputação de alguém e levar ao desprezo. Nesta Campanha, aprendemos que, muitas vezes, somos assassinos mentais. Pois, matamos pessoas nos nossos pensamentos, evitando assim, manter um relacionamento de paz uns para com o outros. A Palavra de D-us em Romanos 12. 18 diz: Se for possível, quando depender de vós, tende paz com todos...
DESENVOLVIMENTO:  Em Lucas 6. 37 – 38 nos chama atenção para três princípios negativos que muitos homens e também mulheres. Além de Pastor e membros de Igrejas estão tendo nestes últimos anos que são:
            JULGAR AS PESSOAS:  É na verdade tomar decisão, deliberada na qualidade de juiz ou um árbitro. Além de formar conceito, emitir parecer ou opinião sobre (alguém ou algo). Uma das caraterísticas, mais tristes que estamos passando no momento atual dentro e fora da Igreja. Muitas vezes, nossos julgamentos têm mais tirado pessoas da Presença de D-us do que aproximando.
            Exemplo: Quando alguém, que não é dessa Igreja... Nos perguntam como que é a nossa Igreja, seu Pastor, seus líderes e os membros dela! Qual é a resposta que estamos dando para elas? Boa ou ruim. Se é boa! Que D-us te abençoe grandemente... Porém, se for um relatório ruim! O que você está fazendo nela ainda? Pois, se ela não nos serve! O que estamos fazendo aqui? Pois, a Palavra diz: A medida que julgarmos, vamos ser... Julgados.
            CONDENAR:  E na verdade proferir um juízo, sentença ou decisão sobre alguém ou uma instituição como no caso que acabamos de entender. Sei e entendo que, muitas pessoas foram feridas e machucadas. Porém, o ato da condenação, nos fazendo juízes dessas causas. Estamos na verdade, anulando o Agir de D-us na vida dessas pessoas ou instituições.
            O que temos que entender é o seguinte... Em Isaias 33. 22 diz: Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é nosso Legislador; o SENHOR é o nosso Rei; Ele nos salvará. Então, vamos deixa-Lo ser D-us e o Nosso Juiz. Uma vez que, a nossa atitude é deixar tudo nas Mãos d`Ele para que numa decisão de máximo um minuto, ao qual, poderíamos parar e respirar mais um pouco, não viemos a nos arrepender por toda nossa vida. Então, a Palavra do Senhor nos alerta sobre isso: Não condeneis... E não sereis condenados.
            PERDOAR: É remissão de pena, de ofensa, de dívida e até mesmo um pedido de desculpa ou ser desculpado. Já que aprendemos nesta Campanha que aquele ou aquela que não perdoa... Tanto ele como a outra pessoa, ficam presos em ambientes espirituais. Onde a Shalom de D-us que também é a Paz completa nunca chega na vida dessas pessoas.
            Em Mateus 7. 3 comenta algo interessante sobre esse mesmo texto que acabamos de ler e diz: Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?
            O diabo tem tentando enganar muitas pessoas dentro e fora da Igreja... Ao não deixar, que nós, paramos um pouco e refletimos sobre essas coisas que nos impede de ver a Gloria de D-us. A cada dia que passa... Tenho compreendido sobre o sucesso que vem da parte de D-us. Creio que o sucesso Cristão é uma delas.


            Pois, seguir os Mandamentos de Jesus Cristo é muito forte. Pois, Ele mexeu com uma instrutora de séculos e séculos de pensamentos egoístas e mesquinho que vivia o povo da Sua época. O povo Judeu, se achavam exclusivos e não queriam manter relações com outros povos.
            Jesus Cristo vem, e vem para aqueles e aquelas que o Receberam de todo o Coração. Uma vez que, estamos aprendendo demais, que Ele, por falta de fé e obediência das pessoas, precisou de cumprir Seus Milagres e Prodígios em outros lugares.
            Pois, em João 1. 11 diz que: Ele Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
            PRESTE ATENÇÃO: Vamos parar de negar Jesus Cristo. Uma vez que, todas as vezes que quebramos um dos Seus ensinos... Estamos Negando-O e a verdade d`Ele! Não está em nós.
            O que estamos ensinando neste penúltimo dia de Campanha é: Uma vida atualizada conserva a esperança mesmo diante da opressão e de tormentosos sofrimentos. Mesmo diante dos problemas ou dificuldades que entramos por falta de perdão. D-us quer nos dar novidade de vida, para podermos avançar, sobreviver e ter esperança num futuro melhor de paz e alegria. [2]
sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.
            Na nossa alma... Estão os sentimentos, emoções, intelecto e vontade. Fala o que quer! Ouve o que não quer e aí! Quem fala muito, atrai perturbação.
            O Salmo 84. 1 – 5 nos mostra a atitude de uma vida que anda nos caminhos do SENHOR: Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo D-us vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e D-us meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
            Tudo que estamos aprendendo nesta Campanha é muito difícil... Mas, a Graça de D-us que é Maior que as nossas dificuldades, tem nos ajudado e nos fortalecido. Meu desejo nesta Campanha é que tenhamos um “coração ensinável” e que possamos prestar atenção no que a Palavra de D-us tem nos mostrado nestes últimos dias. Que O Eterno nos abençoe grandemente.



[1] http://www.ultimato.com.br  – Acesso em 12 de setembro de 2017 às 16:15.
[2] 12 Dias para atualizar a sua vida. Pg. 170

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A IMPORTÂNCIA NOS DÍZIMOS E OFERTAS

Decidir dizimar e ofertar é uma decisão difícil... Pois! Tudo compete com os dízimos e ofertas, uma vez que, temos muitas contas para pagar (agua, luz, colégio, comida, imposto e por aí vai...). Tudo é uma competição com os recursos que recebemos... E as vezes! É muito mais fácil justificar nossas necessidades do que atender um convite para doar. Doar é um caminho  para chegarmos diante de Deus conforme nos confiarmos n`Ele.
            Todo o nosso dinheiro pertence ao SENHOR conforme o Salmo 24. 1 nos mostra dizendo: Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Essa verdade nos leva a um questionamento! Não quanto do meu dinheiro eu devo dar! Mas, quando do dinheiro de Deus eu devo ter.
            Quando ofertamos e dizimamos nos leva a três nível de Adoração e princípios diante de Deus:
            1º Doar uma parte nos ajuda a lutar contra a cobiça... Mateus 6. 25 – 26 comenta o seguinte: Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
            2º  Não podemos servir a Deus e o dinheiro... Querer coisa demais faz mal para a nossa alma. Doar vai nos fortalecer a nossa fé em Deus pois Filipenses 4. 19 nos revela que: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Aqui! Mostra que Deus vai suprir todas as nossas necessidades (casa, trabalho, sonho, roupa, comida).
            3º Onde está o nosso coração? Em Mateus 6. 21 diz: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. O nosso coração tem que está nas coisas de Deus e isso nos basta. Obedecer é melhor do que sacrificar e dar e melhor do que receber...
            Então cada vez que ficarmos com dúvidas! Vamos fazer essa simples pergunta? Eu confio nas promessas de Deus ou não?  [1]




[1]  Texto adaptado do Pastor Nilton Ferreira

SE EU NÃO TIVER AMOR

Texto Motivador: 1 Coríntios 2. 9 – 11:
         Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
INTRODUÇÃO: Nestes últimos dias! Temos percebido muitos sinais e maravilhas no nosso meio... As coisas que Deus tem nos revelado tem sido coisas extraordinária. Porém, existem pessoas que ainda são frustradas por não participarem desses acontecimentos.
DESENVOLVIMENTO: A Bíblia está repleta de sinais que ao lermos, nos dá uma vontade de está lá... Como por exemplo: Moises abrindo o mar vermelho... Elias desafiando os profetas de Baal... Quando a muralha de Jerico caiu... Quando Rute! Se casou com Boaz e teve seu filho e Deus a honrou colocando-a na linhagem de Jesus Cristo... Ana! Quando entregou seu filho para que se cumprisse o que ela prometeu a Deus... E ainda! Ver e ouvir os ensinamentos de Jesus Cristo... Ver Seus milagres e a mudança de vida que Ele gerou no coração dos filhos de Deus e de estar naquele dia ao qual ele ministrou as bem-aventuranças.
         Esses são só alguns dos sinais e maravilhas que a Bíblia nos conta através de testemunho de homens e mulheres que foram fieis a Deus.   Entretanto! Vários sinais acontecem ainda nos nossos dias, mas, Deus só revelam para aqueles que O amam. E aqui! Não tem nada haver com falta de fé ou a falta de compromisso... É falta de amor.
         A palavra “amor”... Tem em suas explicações o seguinte: Forte afeição, ou seja, ligação afetiva; sentimento amoroso em relação aDeus ou o próximo.
         A Palavra de Deus é muito clara quando diz: Que podemos ministrar muito bem uma Palavra do Eterno, podemos ministrar e louvar muito bem canções que impactam uma geração, podemos também fazer grandes sinais e maravilhas neste mundo. Porém! Se não tivermos amor! Nada seremos... E só ler 1 Coríntios 13 todo que nos dar base para isso.
         Ser cristão! E entender que existe um grande desafio para nós que é: Ser semelhante a Cristo Jesus. O amor é mostrado como o principal fruto do Espírito e conhecer esse amor é caminhar segundo os mandamentos que Ele nos deixou.
         Uma pessoa cristã... Entende-se que ela é ungida, separada e consagrada... É na verdade! Buscar ser igual a Jesus. E vamos prestar atenção nisso: Se existe alguma ambição em nossas vidas... Essa ambição tem que ser o desejo de ser igual a Jesus Cristo de Nazaré.
         Esse princípio é tão forte que só vamos conseguir ver, ouvir e sentir o que Deus tem feito e preparada para cada um de nós através do “amor”. E isso é fato, isso é realidade.
         No cristianismo existem quatro ramificações, ou seja, um tema ou um fato que se divide em distintas unidades ou que se propaga para diferentes lugares como por exemplo:
1.     Uns dizem que para sermos cristãos temos que ser verdadeiros e falar a verdade.
2.     Outros dizem que temos que ter é fé.
3.     Outros entendem que são as obras e os serviços.
4.     Outros a experiência religiosa e o sobrenatural que viveram.
         Porém! Precisamos entender o seguinte: Ser verdadeiro é fundamental, isto é, ser transparente. Assim como ter fé é indispensável no nosso meio. Da mesma forma que o serviço é essencial, uma vez que, impactado com a Presença de Deus, dificilmente não queremos fazer nada para Ele e ainda a experiência religiosa que é necessária. Uma vez que, a cada Culto é uma experiência Maravilhosa na Presença do Eterno.
         Entretanto! Mesmo que já passamos por essas fases... O “amor” em todas elas é e sempre será fundamental. Ou seja, o “amor” é a coisa mais importante do mundo por que ela nos distingue do diabo, já que o “amor” não pode ser imitada por ele.
         O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão ligados e unidos eternamente em amor, que se doa um para o outro.... Infelizmente estamos buscando tudo na Igreja! Cura, milagre, restituição, poder, graça, casa, carro, moto, trabalho, sonhos e realizações pessoais e financeiras...Mas, esquecemos o mais importante que é o “amor”.
         Preste atenção nisso mais uma vez: Eu não posso ministrar uma palavra se eu não tiver amor. Um ministro de louvor não pode tocar algo em amor se ele não praticar ou não viver isso. Assim, como alguém do ministério de oração não pode ministrar amor se os corações deles não tiverem transformados e cheios do amor de Deus pelas pessoas.
         Assim como os membros dessa Igreja... Se faltar o amor uns para com os outros fica muito difícil.Jesus Cristo tinha um grande ministério por que Ele tinha “amor” e tinha e continua tendo o “coração ensinável”... E não guardou o Amor de Deus só para Ele ou para os Seus. Ele dividiu, multiplicou e até mesmo somou com outras pessoas que também tinham “amor”.
CONCLUSÃO: Todo êxito está na “motivação” que recebemos... Pois, ficamos muito à vontade no lugar do último milagre achando que já recebemos tudo de Deus. Mas, quando Deus vem com a Sua intervenção sobre as nossas vidas não é a linha de chegada e sim a largada. Uma vez que, Ele é um Deus de começo e é sempre tempo de renovo.
         Quando ministramos algo sobre o “amor” não é que estamos querendo ser hipócritas ou fazendo um personagem para chamar atenção e comover o coração das pessoas... Princípios são valores que foram perdidos no meio da caminha.
         Que ouvir uma coisa simples!
         Um pai, uma mãe que são ausentes são capazes de fazer tudo para o seu ou os seus filhos para tampar a ausência do “amor” e isso, muitas vezes mais atrapalha do que ajuda e acaba atrapalhando a formação desse filho ou filha.
         O que estamos fazendo nesta noite é transmitir do “amor” de Deus, que através do Seu Filho Jesus Cristo e também por causa da Ação do Espírito Santo existe dentro de nós. Ele só precisa ser externado, ou seja, ele precisa sair para fora...
         Deus deixou uma herança para nós... “Tenham amor” e só vamos entender ou receber o que está nesta herança se lermos Seu Testamento (A Bíblia)... A Igreja que Cristo gosta... Não é aquela que vamos chegar e lhe entregar um carro, dinheiro, moto, casa e até mesmo emprego... Mas, é aquela que é transmitido o “amor” e o “ensino dela”. E quando entendemos isso! As demais coisas vão ser acrescentados na nossa vida.

         O Nosso Sumo Sacerdote Jesus Cristo... Eliminou todo cativeiro que prendia a nossa vida e o nosso ministério. E através d`Ele e por Ele temos o livre acesso diante de Deus Pai. Pois, quando Jesus Cristo, entrou no Templo, liberou tudo que estava preso dentro de nós... E muitas pessoas estão deixando de dar e até mesmo de receber “amor” por que foram atingidas por uma palavra, gesto ou até agredidas verbalmente ou fisicamente... Mas, Jesus Cristo está aqui e quer liberar o Seu “amor”... Quantos querem receber esse amor! Coloca-se de pé e vamos orar.

NINGUÉM ME VER COMO O SENHOR ME VER

Texto Motivador: 1 Pedro 1. 16:

         Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.  

         A palavra hebraica geralmente traduzida por santo, no Antigo Teestamento é “kadosh”, que corresponde à palavra grega no Novo Testamento como “ágios” que na origem dessas duas palavras significavam simplesmente “separado”.

         Santidade na verdade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza.

         O conceito de santidade está relacionado com a re-li-gi-o-si-da-de e a fé de cada um... De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. Trata-se da separação e renúncia daquilo que é impuro, mau e profano, dedicando-se a uma vida de devoção e consagração total à Deus. 
         Para viver uma vida de santidade ao Senhor precisamos nos abandonaras práticas consideradas abomináveis ou se preferir desprezíveis diante de Deus, se comprometendo com tudo aquilo que tido como "santo". Uma vez que, ser “santo” não é só fazer cuidar da santidade do seu corpo, ou seja, ser puro. Mas, é também, num sentido mais amplo, ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno e perfeito.
         Mas, nesta noite vim falar de Santidade no coração... Já que, se não usarmos o nosso coração da forma correta não podemos ser aquilo que Deus espera de nós.E vamos pegar como base o texto de Ezequiel 36. 23que diz: “Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas.
         Tudo que temos, tudo que somos, tudo que pretendemos está no coração. O coração é um território que ninguém passeia nele sem autorização. Nós, não temos como penetrar no coração de outras pessoas se elas não permitirem. O coração é uma sede particular. Pois, só entra no nosso coração verdadeiramente duas pessoas: Deus, que conhece todas as coisas, e você mesmo. O marido não entra no coração da esposa se ela não deixar. A esposa não entra no coração do marido se ele não deixar. Os pais não entram no coração dos filhos se eles não deixarem. E os filhos não entram no coração dos pais se eles não permitirem. 
         Então só duas pessoas conhecem integridade de coração: Deus e a própria pessoa. São esses dois indivíduos que têm hoje toda liberdade de se perceberem e de serem percebidos. Então, quando Deus chega à vida de uma pessoa, Ele conhece mais a pessoa do que ela mesma. Porém, depois de Deus, ninguém o conhece melhor do que você mesmo. 
         Há pessoas que falam assim: Eu conheço você melhor do que você pensa. Isso é engano. Porém, existemsituações ao qual deixamos ser conhecidos. Quando deixamos sermos conhecidos, permitimos que parte do nosso coração tenha acessos.
         O que estou tentando ministrar nesta noite é o seguinte: Que o coração pode ser roubado! O nosso coração precisa ser acessado somente por pessoas que amamos. Muitas vezes, deixamos que pessoas erradas acessem nosso coração. Nosso coração tem senhas... E aí! Lembrei de um Pastor que disse certa vez o seguinte: O nosso coração tem senha, mas, um ‘pendrive’ pode roubar tudo que existe lá dentro. (RTN)
         Ai daquele que entregar o coração na área da vontade, das emoções e das decisões, a uma pessoa que não cuidará do seu coração!Existem pessoas que têm um ‘pendrive’ na mão para pegar tudo o que existe no nosso coração. Há pessoas que andam com um ‘pendrive emocional’ na mão para roubar informações de pessoas desprevenidas. Assim como um hacker entra num computador e rouba seus dados, o diabo também age assim. Quer ouvir uma coisa simples! Quem já contou um segredo para uma amiga/o e essa informação vazou para outras pessoas? Tá vendo! Essa pessoa tinha um pendrive em suas mãos...
         Uma das habilidades do diabo é roubar corações. Não pense que você está isento de um engano. Por exemplo, sei que em algum momento da sua vida, você já foi enganado e, certamente, ficou muito bravo, decepcionado. Existem muitas pessoas de má fé que tudo o que elas querem é a chave do seu coração. Tudo que elas querem é roubar a essência, a preciosidade do seu coração. Pois, quando falamos de essência a luz da Bíblia! Estamos falando daquilo que você tem de bom dentro de você.
         É por isso que o SENHOR diz: “Filho meu, dá-me o teu coração” (Provérbios 23:26). Se o nosso coração estiver nas mãos de Deus, ninguém poderá arrebatá-lo das mãos d`Ele. Uma vez que, a única segurança que eu e você temos é um coração que esteja 100% no domínio do governo de Deus. Há muitas pessoas interessadas na sua vida não para abençoá-lo, mas para destruí-lo. Há muitas pessoas querendo perceber qual sua fraqueza, interessadas na sua vida para destruí-lo. 
         A Bíblia diz que os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz, porque filhos da luz não têm maldade (Lucas 16:8). Os filhos das trevas só têm maldade. Os filhos da luz têm coração puro, os filhos das trevas têm coração impuro; os filhos da luz têm coração cheio da verdade; os filhos das trevas têm o coração cheio de mentira. Os filhos das trevas são baseados na mentira, no espírito de engano ou espírito de encantamento. 
         Quando um espírito de engano ou um espírito de encantamento entram na nossa alma, rouba tudo o que temos. Em Marcos 3:27 diz que um dia o Senhor irá nos restituir, pois entraremos na casa do valente e tiraremos de lá tudo que ele nos roubou. 
         O diabo quer roubar tudo de nobre temos... Uma vez que, possuimos três coisas nobres em nossa vida e também ministério que são: A nossa vida, a nossa família e a nossa fé... Essas três coisas estão dentro de nós.
         O diabo quer o acesso do seu coração. A Bíblia diz que o diabo quer o coração, porque ele veio para roubar, destruir e matar (João 10:10). Esse é o alvo do diabo. Se o diabo tiver acesso a um coração e não conseguir matá-lo, ele provocará destruição. Se ele não conseguir destruí-lo, ele roubará. Sempre que o diabo tiver acesso a um coração descoberto! Ele fará uma dessas três coisas. 
         Porém, no mesmo texto de João 10:10 existe uma promessa que diz o seguinte: Que Jesus veio para nos dar vida e vida em abundância. Quem crer nisso diga amém! Então, a bênção de Deus tem o objetivo de entregar-lhe um coração novo, pois um coração destruído precisa ser renovado. 
         Nós podemos matar o coração, já que, sabemos que o nosso coração é vulnerável e ele pode morrer emocionalmente, afetivamente e espiritualmente.
         Sendo assim, desejo explicar essas três conceitos de morte e que pode nos tirar a santidade diante de Deus.
         1. Morrer emocionalmente: Há pessoas que estão mortas emocionalmente, elas não reagem, não têm vida nem graça nas suas emoções. São ‘dis-fun-ci-o-na-das’ emocionalmente, porque alguém acessou seu coração e destruiu suas emoções por uma palavra. Palavras são decretos, e decretos podem paralisá-lo por muito tempo. Porém, Deus levantará o seu Pastor para liberar decretos de cura e libertação para serem removidos as enfermidades emocionais que estão sobre as suas vidas. Pois, chegou o tempo da sua cura.
         2. Morrer na afetividade: Pessoas podem dizer que decidiram não amar mais ninguém, que nunca mais entregarão seu coração para alguém, porque foram enganadas. A afetividade não tem nada a ver com emoção. Emoção só se mata por autoridades reconhecidas sobre nós como pais, mães e mestres. A morte na afetividade faz com que a pessoa decida não amar e não se relacionar com mais ninguém. 
         Porém, isso acontece muito com moças que entregam sua virgindade para um rapaz e depois ele a deixa. Aí! Ela decide, então, não entregar seu coração a mais ninguém. O homem, também, pode morrer na sua afetividade. Por exemplo, um homem que decide se casar com uma mulher e a flagra com outro indivíduo... Isso! Afetivamente destrói o homem. Essas situações trazem morte na afetividade. Essas pessoas morrem na afetividade e decidem não entregar seu coração para mais ninguém. 
         Quando o amor perfeito é machucado, é violentado, arrancado! Essa pessoa não consegue mais amar. Isso porque alguém acessou seu coração e, no lugar da afetividade, jogou uma bomba, maculou a pureza e trouxe morte física e também espiritual.
         Por isso, ter acontecido! Essas pessoas foram mortas na afetividade. Elas voltarão a amar, mas certamente será mais difícil de serem curadas, tratadas, restauradas, restituídas para depois serem devolvidas saradas à sociedade... A afetividade morre e a sede da afetividade é o coração. É por isso que Deuteronômio 6 diz que: O Senhor nos dará o amor verdadeiro e passaremos a amar. Deus quer derramar o amor em nosso coração e restaurar a afetividade que foi roubada e nós seremos restituído e restaurado!
         3. Morrer espiritualmente: A morte espiritual se chama carnalidade. A carnalidade penetra na emoção e na afetividade e gesta morte espiritual. A Bíblia diz que a lei da semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Tudo o que o homem plantar, certamente, ele colherá. Se ele plantar na morte, colherá morte e corrupção. Se ele plantar vida, princípios, ele colherá a essência de Deus, a vida de Deus.  Gálatas 6. 7 – 8 comenta o seguinte: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. E o que desejamos nesta noite! Vida ou morte? Escolha a vida... Mesmo que alguém tenha lhe chateado, magoado, enganado emocionalmente, afetivamente ou espiritualmente... Escolha a vida e olha para pessoas que tem vida com Deus e caminha com Deus, além claro, de olhar para Jesus Cristo.
         Deus é restaurador das coisas que morreram nosnossos corações. Já que, o lugar da nossa ferida! Será o lugar da nossa cura. O lugar do seu trauma será o lugar da sua libertação. 
         No dia em que todos nós, entendermos o que é ser santo, nós teremos o um novo coração de e em Deus. Como Deus colocará um coração novo em alguém que não deseja ser santo? Como Deus colocará a essência dEle em alguém que não guerreia pela sua santidade?  Deus quer vindicar o nome dEle em nós. Vindicar é mais do que reivindicar, é tomar posse. Deus está dizendo que Ele quer tomar posse da nossa santidade e também cuidar da nossa família conforme o texto de Ezequiel 36. 26 – 27 que diz: E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

         Sendo assim, o espírito de dis-cer-ni-men-to é essencial para manter um novo coração, um novo espírito e a santidade do Senhor Jesus Cristo dentro de nós... Gálatas 4. 6 diz: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”.  Quem recebe um novo coração recebe o Espírito do Filho, o dis-cer-ni-men-to para todas as coisas. Deus quer entregar um novo coração a você... Ele quer que você seja restituído nas emoções, na afetividade e no espiritual. Quem tem o espírito do Filho tem relacionamento com o Pai e o Senhor mesmo converterá o coração dos filhos aos pais, e dos pais aos filhos para que toda maldição seja removida conforme a promessa que está em Malaquias 4.6.  Ato profético de Isaias 9... 

RESTAURANDO OS SONHOS

Texto Motivador: Genesis 18. 14

         Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?

         Os sonhos são a linguagem do Espírito e alimentam a vida do filho de Deus. Quem tem esperança sonha, quem não sonha não tem nada. Deus quer ressuscitar sonhos que estão adormecidos nesta noite. Os sonhos são de acordo com a visão, alvos e objetivos de cada um, ou seja, para onde você apontar, você chegará. Se você aponta para longe, chega longe; se aponta para perto, chega perto; se você não aponta, não chega a lugar nenhum, fica paralisado.
        
         E Abraão e Sara nos mostra isso... Será que existe coisas impossíveis para Deus? Todos ou quase todos já conhecem a história desses dois personagens. Abraão e Sara! Tinham uma perspectiva muito grande em ter um filho. E por causa da idade, muitos não acreditavam nesta possibilidade e inclusive a própria Sara. Por quê! Segunda a Palavra de Deus, já havia cessado seus dias e as possibilidades segundo os costumes humanos. Creio que, por causa disso, ela deu aquele sorriso de que, quando alguém fala ou declara algo “sobrenatural” vem o sorriso da dúvida e o questionamento.

         Assim como foi com Abraão e Sara! Deus quer mudar a história da Igreja através da restauração dos sonhos. Os sonhos de Deus são profundos e quem entra em Seus sonhos mergulha na profundidade da eternidade. Não há limites para sonhar, por isso não limite os sonhos de Deus por nada...

         Para restaurar os sonhos, é necessário aprender alguns princípios que são:

Remover toda a cegueira: Satanás é perito em colocar vendas nos olhos das pessoas a fim de cegá-las, fazendo com que caiam em suas armadilhas. Isso se torna claro quando lemos em II Coríntios 4:4 que diz: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

         Deus está colocando bases em Seus filhos para construir o que é novo. E,sonhos só serão realizados quando a cegueira for removida, quando o entendimento acerca das coisas de Deus e do Reino estiver aberto. E aí! Quando alguém profetizar na nossa vida! Vamos receber com alegria e gratidão.

        
         A Igreja deve manter-se viva, operante, refletindo a luz do Evangelho onde está plantada, para que todos saibam que ali há uma expressão de vida e restauração de sonho... Mas, como Deus derramará de Sua unção em alguém que não quer mudar, que prefere permanecer cego, desacreditado, sem esperança, sem vida, sem perspectiva?

Transformar a mente: Quando a mente se renova pela Palavra, Deus entra no mais profundo das emoções e coloca bases corretas. As dificuldades são vencidas, os sonhos se tornam possíveis e não há nada de-ma-si-a-da-men-te grande ou impossível para Deus conforme o texto Gênesis 18:14 que acabamos de ler.

         Andar em novidade de vida: Qual o resgate de um sonho? É viver a novidade de vida prometida na Palavra a cada instante. Jesus não morreu para vivermos humilhados, mas para realizarmos os sonhos do Seu coração. A Sua promessa é de vida, e vida em abundância (João 10:10).

         Não devemos andar satisfeitos com o que já alcançamos, pois ainda é pouco diante do muito que Deus quer nos entregar. Agradecidos, sim; satisfeitos, não. O Senhor está à procura de homens que abram o coração para realizar Seus projetos aqui na Terra.

         Nesta noite... Vamos remover toda a cegueira e duvidas no nosso coração e também na nossa mente. Já que andar em novidade de vida requer confiança na Palavra do SENHOR e aí sim! Conquistando sempre mais e mais, realizando a vontade do Pai que é boa, perfeita e agradável conforme o texto de Romanos 12:1 - 2.


         Preste atenção: Hoje li uma frase que me deu um impacto que dizia o seguinte: Deixar Deus vencer é tudo. Pois, as lutas são resultadas do meio que vivemos. Uma vez que, o nosso destino está escrito em nosso passado (infrutífero e estéril) para um futuro onde conseguimos discernir a história de derrota e frustações do passado para uma visão de futuro de gloria e de fertilidade. E nesta noite é tempo de receber o nosso Isaque, o filho da promessa, nome também com significado de risos…

EU ORO PARA QUE VOCÊ PROSPERE

Texto Motivacional: Genesis 6. 5 - 8       

Na época de Noé as coisas já eram complicadas... Homens e mulheres infiéis, arrogantes, prepotente, assassinos, covardes e ainda por cima sem fé e uma profunda desobediência a Deus. E por causa disso, a maldade dos homens e mulheres aqui na Terra aumentava a cada dia mais e mais.
         O Eterno na verdade, sempre espera uma reforma de conduta dos seus filhos e filhas.... Uma vez que, somos Seu representante aqui na Terra. Ou seja, somos chamados por Ele para fazer a diferença.
         Preste atenção que na Palavra de Deus, mostra que Deus se arrependeu de criar os homens e ter dado a eles autoridade para cuidar das coisas da Terra. E por causa dessa atitude, Deus queria destruir os homens, os animais, os repteis e até as aves.
         Porém, olha que no versículo 8, Deus ao olhar para a Terra, viu um homem chamado Noé. E viu Deus em Noé um homem justo, integro e andava com Deus e isso mudou os Seus pensamentos.
         Uma conduta aprovada é tudo diante de Deus... Pois, a conduta de Noé era uma Cruz. Vertical com Deus e horizontal com os homens.
Preste atenção! Noé não andava sozinho, ele andava com Deus. E aqui! Surge um desafio para cada um de nós! Com quem estamos andando? Quem são as pessoas que estão nos influenciando e nos dando direcionamento?
         Um homem e uma mulher integra, são pessoas que cuidam do todo. Não só de algumas coisas. Um crente, ele tem que cuidar do corpo, alma e também do espirito. A verdade é, todo nosso ser – espírito, alma e corpo – é muito valioso para Deus e tem um papel importante no Seu plano. Ele confiou a cada um de nós essa responsabilidade de cuidar de cada parte. Mas tem horas nas nossas vidas quando o que podemos fazer não é suficiente, e nós temos que confiar em Deus para fazer o que somente Ele pode fazer.
         Pois, quando acaba todas as nossas forças e estratégias... Ele entra com providencia e com o Seu cuidado.
         Nos, nesta noite! Podemos está necessitando de uma cura física! Ou, possivelmente, uma cura mental ou emocionalmente. Entretanto! O que quer que seja, a Palavra de Deus nos garante que Ele quer que eu e você experimentemos saúde em cada parte do nosso ser.
Em Terceira João 1. 2 diz: “… Eu oro para que prospere em todo aspecto, e seja em boa saúde, assim como sua alma prospere. ” (NASB). [1]
         E sendo assim, como estamos lidando com a nossa Shalom de Espirito! Ou seja, com a Paz de Espirito. Que mesmo num ambiente estranho e covarde, não mudamos a nossa essência de filhos e filhas de Deus.
         Deus chamou Sua criação para ter intimidade com Ele, uma vez que, Ele ver as qualidades em cada um de nós.
         E aqui! Um grande desafio surge para a Igreja nestes últimos dias que é! Cair na graça do povo e dar-lhes respeito, amor, cuidado e se possível e tiver condições até ajudar na Ação Social para ajudar as famílias que precisam de ajuda.
         Isso é ser um crente integro... Um crente que cuida de um todo e não de algumas partes.
         Volto a repetir! A conduta de Noé foi tudo... Basta um coração quebrantado para Deus agir na vida do Seus filhos. E vale a pena lembrar que, a obra que estava sobre a responsabilidade dele, através do alval de Deus passa pelo seguinte:
·        Ele não tinha conhecimento na área de construção de um grande barco.
·        Ele não tinha conhecimento como conduzir um barco.
·        E muito menos, sabia sobre o tempo.
         Tanto que é! Que a grande chuva... Veio muito tempo depois. Mas, Noé.... Obedeceu. O nosso Deus é o Dono do Tempo, se Ele prometeu, Ele vai cumprir. Já que, o Nome d`Ele não pode ser envergonhado.
         O grande segredo de Noé que ele não parou de produzir... Diga para seu irmão! Não pare de produzir, as coisas para Deus. Deus! Precisa de você, para fazer coisas grandes.
         Noé não parou... Mesmo ouvindo vozes estranhas, que tentou tirar ele do foco e da Obra que Deus o colocou para fazer. Então! Que nesta noite, vamos parar de ouvir vozes ao contraria que tentam nos paralisar.
         Como Pastor Metodista... Não posso chegar aqui e fazer declarações de derrota e contrarias daquilo que Deus nos motiva para empenhar e correr atrás. Já, liberamos neste Altar que existem coisas que temos que fazer e coisas que Deus vai fazer.
         A nossa palavra... A palavra de homens e mulheres que caminham com Deus, tem que ser palavra de vida. Ou seja, levar o balsamos que tem poder de cura e libertação. Pois, o próprio nome de Noé: Significa “descanso”, “repouso” e “vida longa”.
         Quantos querem isso para suas vidas?
         Preste atenção mais uma vez! Deus não falou com a família de Noé... Deus falou com o próprio Noé. Deus, sempre levanta um valente, um homem ou mulher de Deus dentro de uma casa. Pois, as promessas de Deus são para alcançar toda a família. E a nossa família é alvo do Amor de Deus por causa da nossa fidelidade.
         Sendo assim... Desejo UNGIR toda a Igreja para que a Graça de Deus, venha com a Sua Gloria, Poder e Fogo sobre nós...
         Canção: Vejo o SENHOR ou Quero mais de Ti




[1] http://www.lagoinha.com – Acesso em 30 de maio de 2017

DEUS NO CONTROLE

Texto bíblico motivador: Filipenses 3. 4b – 14

            O texto nos mostra que Paulo estava numa prisão em Roma quando escreveu essa carta direcionada para a igreja de Filipos. Pois queria ele agradecer pelo afeto e também de aumentar a fé de cada um em Jesus Cristo. Nesta cidade Paulo obteve conversões consideráveis. Filipo segundo pesquisadores, foi à primeira cidade visitada por Paulo na Europa. Portanto, os magistrados que eram os homens das leis e das ordens da época, alegaram que o Apostolo Paulo estava causando uma sedição na cidade. Ou seja, crime contra a segurança do estado e por isso, prenderam o Apostolo Paulo.
            Numa dessas prisões, o Apostolo Paulo, junto com o seu companheiro Silas, oravam e cantavam louvores ao SENHOR... Quando ali, houve um grande terremoto e as portas das prisões se abriram. Mas todos os prisioneiros e inclusive Paulo e Silas continuaram ali... Pois ainda a obra de Deus, através do Nome de Jesus Cristo e os Dons do Espírito Santo não tinham acabado.
            Achando o carcereiro que todos os prisioneiros tinham fugido, achou melhor tirar a sua vida... Mas Paulo e Silas, vendo o desespero daquele carcereiro disse em alta voz: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.
         Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. (Atos 16. 28 – 32)”.
         Mas o verdadeiro propósito dessa leitura hoje é mostrar que através de Jesus Cristo... Tudo que éramos, tínhamos, temos ou vamos conquistar hoje. Nada vale e nada presta se não O tivermos no nosso coração e também nas nossas atitudes com Deus e também para com o próximo.Todos sabem aqui que Paulo, ele tinha uma credencial enorme, por causa da sua origem, nacionalidade, formação familiar, herança, conhecimento religioso e também pelas suas atividades e moralidade. Mas tudo isso, a partir do seu encontro com Cristo, nada valia... Sabia que não foi pelo que era e pelo que é que foi aceito por Ele. Mas por que se deixou se transformar e teve humildade em reconhecer isso. Não deixando a soberba dos seus status mudarem a sua atitude.
            Paulo mostrou para o mundo o que Deus através de Jesus Cristo e os Dons do Espírito Santo podem fazer comigo e com você. Paulo um homem que perseguia e matava os cristãos... Agora evangeliza e transformava vidas. Sendo um referencial de Cristão e transformação para nós até os dias de hoje.
            Ele, como nos mostrou nesta carta, perdeu tudo... Mas sentia alegria e a certeza que estava no caminho certo. Pois ele ganhava a Cristo a cada momento e a cada dia mais se sentia satisfeito por isso. Por que cresceu nele a certeza que queria estar com Cristo na GLORIA.     
         Porém sabia ele que não tinha alcançado a perfeição... Mas estava sempre em busca de uma vida correta diante de Cristo e também diante da sociedade.
            Paulo tinha um alvo e esse alvo era “Uma vocação de Deus em Jesus Cristo – Filipenses 3. 14”.  Portanto, vamos chamar a atenção de Deus para a nossa vida, e pedir que a todo o momento e circunstância, possamos nos transformar em homens e mulheres santos e perfeitos diante de seus olhos.
            Pois a fé que temos e que recebemos todos os dias através da palavra de Deus para nós, nos causa uma mudança plena, sincera e verdadeira diante de Seu Filho Jesus Cristo.
            Deus deseja nos salvar pelo que somos... Não pelo que temos. Por que Ele conhece os nossos pensamentos, o nosso coração e as nossas atitudes. E mesmo assim Ele nos ama de uma tão forma que nos constrange grandemente.
            Talvez ainda, não entendemos por que estamos aqui... Mas, existe uma resposta para essa pergunta! É por que Deus nos chamou, é por que Ele precisa de nós. Somos importantes para a continuação das obras de homens como Paulo e Silas. Que mesmo sofrendo e perdendo tudo, não desistiram de servir ao SENHOR.
            Que o grande exemplo de Paulo e Silas nesta carta... Venha nos revelar o verdadeiro sentido da fé e do caminhar em Cristo. Que tudo que Paulo e Silas conseguiram observar nesta caminhada junto com a igreja de Filipos, causa em nós uma mudança de vida e de comportamento nesta noite.
            Sendo assim, desejo deixar três exemplos dessa passagem como reflexão pessoal de cada um:
1.           Que sejamos uma Igreja lembrada: Assim como Paulo reconhecia o grande esforço dessa Igreja em Filipos. Façamos também homens e mulheres acharem GRAÇA em nos. Volto a desafiar a nossa comunidade nesta noite: Que possamos ser uma Igreja reconhecida neste lugar. Que os nossos testemunhos e os nossos esforços venham causar um impacto neste bairro, por que pregamos um Deus vivo e não um deus morto...

2.           Ser uma Igreja cautelosa: Sabemos que hoje, muitos vêm falando em nome de Deus... Mas, qual deus? Essa é a questão. Então que sejamos cautelosos e espertos não caindo nas armadilhas de satanás. Temos que ser Crentes Bereanos, pois, em Atos 17. 1 nos mostra o seguinte: "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim".

       Lucas nos lembra que eles eram "mais nobres", e a ideia ali! Não é em relação à riqueza de bens (mesmo que pessoas ali eram de classe alta), mas eram "nobres de mente", porque? Eles "receberam a palavra com toda avidez que significa: zelo, entusiasmo, inclinação e disposição.

3.           Temos que fazer Deus achar GRAÇA em nós: Talvez se olhássemos para o velho homem ou a velha mulher, talvez se olharmos para traz e observar tudo que estamos deixando de ganhar ou de guardar ou até mesmo se cansando no meio da caminhada... Saiba que Deus está no Seu Trono de GLORIA e PODER, e ali Ele observa os nossos passos e caminha conosco. Pois Ele não se esqueceu de nos.

Você quer estar do lado de Deus?
Você quer estar do lado do Seu Filho Jesus?
Você quer estar do lado do Espirito Santo?

Conversa com Eles hoje... Pois, as vezes podemos está numa prisão e achando que não tem mais solução e que talvez já era a nossa vida e também ministério. E assim como Paulo e Silas, vamos ver lucro na caminhada e no morrer com Cristo. Pois você e eu já alcançamos a GRAÇA e o AMOR DE DEUS, mas existem pessoas que ainda não conseguiram ver o seu AGIR E MOVER.
Que as observações deixadas por Paulo em que ele diz: “Sejas meus imitadores” causa um impacto em nós...
Que o SENHOR NOSSO DEUS através do Nome de CRISTO... Causa em nossa igreja uma conversão sincera e bonita. Que crescemos em espírito e em verdade todos os dias da nossa vida e que a palavra profética deixada pelo Apostolo Paulo em Filipenses 3.16 seja a nossa verdade na caminhada com Cristo que é “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”... Quero profetizar sobre a nossa vida que todo o entendimento que recebemos nesta caminhada, causa um impacto enorme dentro dos nossos corações e mentes. E que podemos observar mais uma vez que sem “Cristo não somos nada e se estamos com Ele, temos tudo. Pois, no Reino de Deus é assim: Perder e ganhar e morrer e viver.

E desejo lembrar cada um aqui nesta noite... Ninguém pode calar um Adorador... E com certeza Paulo e Silas já haviam entendido que não se pode calar a voz de um adorador e por isso, louvaram ao SENHOR. Preste atenção: Os problemas não vão nos impedir de ter intimidade com o Senhor Jesus Cristo nesta noite...