segunda-feira, 28 de março de 2016

BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR

Texto Base: Marcos 11. 9

E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor.

Este texto que acabamos de ler, nos mostra um fato que aconteceu 5 dias antes da Páscoa, como podemos entender melhor pela perspectiva de João no capítulo 12. Porém, vamos perceber os detalhes desse acontecimento em detalhes.

Entretanto, você pode estar se perguntando: O que essa entrada triunfal representa para mim? Os que esses cinco dias antes da Páscoa pode provocar em minha vida? Até hoje as pessoas se lembram desse dia carregando ramos nas mãos, porém, o fato é que quando gritaram Hosana que quer dizer socorra-me, cinco dias depois veio a resposta de Cristo que deu-se em sua morte na cruz do calvário, por isso a Páscoa abre um portal para o nosso livramento. E nesta noite, nós vamos declarar em cada um desses tópicos uma verdade a respeito da Páscoa que são: 

ü  Hosana.
ü  Libertação.
ü  Luz.
ü  Triunfo.
ü  Cruz. 

Celebrar a páscoa do Senhor é entender que vamos quebrar todo jugo sobre nós e sobre a nossa família. Você entende isso? Olha para Cruz... Ele não está lá, e esse velório, até hoje não foi realizado com a Excelência que um Grande Rei merece, pois, o Corpo Desse Grande Rei não está no tumulo.
Jesus prepara esse dia como uma entrada triunfal que teve eco político, social, celestial e terrestre, veja que Ele é adorado por príncipes e plebeus, porém os que identificavam sua posição messiânica, eram homens como o cego Bartimeu (Marcos 10:52).

Que dizem ser o que puxou a caravana da adoração, como Lázaro ressuscitado, como Madalena a ex endemoninhada, e muitos que compunham essa marcha que são os frutos de nosso ministério. Se tem uma coisa hoje que nos põe em posição de honra são os frutos do nosso ministério. E Jesus Cristo foi digno de ser honrado.

Muitos estendiam suas vestes no caminho, esse era um gesto de Quando um rei está sendo entronizado – 2ª Reis 9:13.  O texto nos mostra que as pessoas que estavam com os seus ramos que haviam cortado no campo, alguns iam adiante dele, outros vinham depois. Tendo observado tudo – Ele inspeciona tudo, como quem toma posse, Mateus 21:9-12 - Uma geração que clama por Hosana que é um clamor dizendo, venha e adentre a minha realidade, que significa – SOCORRE-ME.

Ei! Preste atenção: Para gritar Hosana vamos ter que enfrentar religiosos. Ninguém vai gritar Hosana se não vencer suas guerras pessoais. A primeira coisa que Jesus fez depois de gritarem Hosana, foi limpar o templo, veja que essa era a extravagância, tirar as pedras a suntuosidade e trazer a glória de Deus. Veja que Ele libertou tudo que estava preso, porque ele expulsou os cambistas e libertou os animais que estavam presos... Temos que limpar o Altar de Deus para subir No Altar para gritar Hosana... Não podemos subir no altar com suspeita de pecados, tudo que está preso será liberto.
Logo depois vieram os sinais de cura e poder. Hosana significa o final do inverno e a entrada da primavera que é a estação das flores, sinal de que os frutos virão. HOSANA É SOCORRE-ME. É hora de gritar hosana, de gritar – Socorre-me. Hoje o Senhor vai nos salvar.  Quantas áreas das nossas vidas precisamos de um socorro?

Sobre a Libertação - A essência da Páscoa está na libertação do povo de Israel do jugo da escravidão do Egito, uma noite que ninguém dormiu, pois enquanto havia celebração entre os israelitas pelo livramento do anjo da morte e saída para a promessa, assim, entre os egípcios havia luto pela morte dos primogênitos, em Cristo encontramos a nossa Páscoa, pois como cordeiro que tira o pecado do mundo, fomos libertos do império das trevas representado pelo Egito, passamos pelo batismo representado pelo mar vermelho e entraremos na Canaã celestial, representado pela Terra prometida. A origem dessa festa está contida na libertação do povo de Israel do Egito conforme os textos bíblicos de Êxodo 23:14/ Deuteronômio16:16.

OBS: A festa de pessach também é chamada de Chag há-Matzot (festa do pão ázimo). O nome pessach vem de um verbo, significando mancar ou pular, que pode Ter sido para descrever os primeiros passos vacilantes de uma ovelha recém nascida. A festa do pão ázimo, por outro lado, era uma festividade agrícola, celebrando a primeira colheita, que começava na primavera. Êxodo 13:14. Êxodo 12:13,15, 19,20, 39 – O pão ázimo, representa a pressa  da fuga do Egito.

O significado profético da páscoa hoje para nós é a pressa que temos para realizar os sonhos de Deus, pressa para largar o pecado, para buscar santidade. É uma festa que dura 7 dias sendo que o primeiro e o último dia são “iom tov” ou seja, o dia santo. É necessário que as pessoas com sua imaginação possam reviver todo aquele momento. Em cada geração o indivíduo deve considerar que Ele, pessoalmente, sai do Egito. É preciso reviver de tempo em tempo a libertação do Egito. Pois, o grande segredo de Deus para nós e tirar a mentalidade de escravo e colocar de homens e mulheres livres.

Já a Luz - No Salmos 37:1-7 comenta que: NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio- dia. Aquilo que você não compreende hoje, visto no plano futuro, fica mais claro.  Assim como nasce o sol e vem em direção ao centro da terra notificando o meio dia, assim o livramento de Deus está determinado como o nascer do sol todos os dias, ele está vindo em sua direção, por isso vamos entender o conselho do salmista sobre como esperar. Veja onde você está no plano de Deus e saiba que no momento certo ele vai brilhar um holofote em direção a sua resposta como a luz do meio dia. Nunca permita que aquilo que os seus olhos vêem determine o que seu coração crê. Confia no Senhor e faz o bem - Confie fazendo, confie realizando, confie esperando, confie sentado em seu posto, confie com expectativa, confie fazendo o que Deus te chamou.

Se não fizer nada, nada vai acontecer. Habita na terra - Terra que Deus te deu, ou seja, enquanto espera viva sua promessa, viva o que o Senhor já te deu. A metáfora aqui é (Quem já teve a oportunidade de voar aqui?). É como se você fosse um passageiro que está assentado em sua poltrona e que a aeronave está voando e mesmo que você esteja parado, não significa que você não está indo em direção ao seu destino.

Por isso aqui a máxima é, aperte os cintos e aproveite a viagem, mesmo na tempestade e turbulências, o melhor é manter-se no seu lugar. Há um Tempo marcado por Deus - Quando recebemos uma visão de futuro não estamos preparados para ela, pois ela vai se revelando à medida que me preparo, por isso não temos toda a dimensão dela, e o que nos resta é confiar nesse ponto cego da visão. Ou seja, realizando a partir daquilo que eu já tenho. O mais ele fará - Fará é produzir, atender, efetuar - Fará sobressair à justiça como a luz - Fará o teu direito como o sol do meio dia - Tem à hora marcada para a justiça de Deus se realizar em sua vida. O mais ele fará, significa que já fez, mas ainda não se revelou, o que o texto está dizendo é que a luz vai se acender sobre aquilo que o Senhor já estabeleceu em sua vida.

O que precisamos é seguir o conselho do salmista, deixar de olhar para o que nos paralisa e olhar para o que nos faz avançar. Meio dia – Hora do livramento – Lucas 23: 44 no revela que: Jesus morreu ao meio dia, vencendo completamente a mortandade que assola ao meio dia, no horário de maior claridade o céu escureceu, no horário de maior barulho, houve total silêncio, Deus escolheu o meio dia para cancelar todo espírito de morte e desistência.


Observamos também o Triunfo - Vencer sem perder nada - Colossenses 2:14-15, podemos fazer referência desse texto com a Páscoa, pois ele mostra o que aconteceu enquanto Jesus estava morto, porém, levado para inferno. Mas nenhuma cadeia pode prendê-lo, porque não havia legalidade, pecado para o acusarem, por isso ele pagou a dívida, cancelou o escrito de dívida, assim ele venceu e triunfou, pois a vitória nos põe no podium, porém, às vezes com perdas no percurso, porém, o triunfo significa que a condição que estou depois da batalha é muito melhor do que antes da batalha, triunfar e vencer sem perder nada, pelo contrário, é ser levado a um status maior após a batalha. Veja que Jesus envergonhou os principados e potestades, tomou as chaves do inferno, pagou a nossa dívida e ressuscitou. O que seria a vergonha, se tornou o triunfo! declaro o triunfo de Deus sobre a sua vida, vencer sem perder nada. A Cruz é nosso esconderijo - Assossiar-se a Cristo é assossiar-se com a Cruz - Digo isso tanto quanto ao sacrifício, quanto ao triunfo - Na Cruz Cristo despiu todas as autoridades demoníacas, despojou os principados e potestades, tirou suas patentes. Pôs o inimigo debaixo dos seus pés - Efésios 1:21-22; Salmo 110:1; Josué 10:24. A Cruz é o lugar que começou com nossa vergonha e terminou com nosso triunfo.

Cruz - A Cruz é o resultado do perdão que Deus liberou a sua criatura antes mesmo de criá-la, por isso o mundo é sustentado pelo perdão. Cada sacrifício pelo pecado a partir de Adão foi aceito por Deus sob a condição do sacrifício final. A cada sacrifício por um pecado cometido era aceito como uma nota promissória que Jesus prometeu pagar. O sacrifico feito para esconder a nudez do homem, veja que o próprio Deus sacrificou um animal para vestir a nudez de Adão e Eva, ali já apontava para o sacrifício do cordeiro na Cruz.

Cada sacrifício era como uma nota promissória do pagamento que seria feito no futuro, porém, quando Jesus morreu, a dívida foi paga, o escrito de dívida foi cancelado, quando Jesus disse, está consumado, ele estava dizendo, está pago.

A Cruz se tornou a linguagem cristã, que nos estimula a sofrer por amor a Cristo, a sacrificar nossa carne, a andar em concordância, mesmo que isso signifique um sacrifício de minha parte, a renunciar o prazer por uma causa, a abrir mão de algo para beneficiar a outros, a sacrificar uma vontade em prol de muitos, a Cruz é o estilo de vida, onde todos os dias estão crucificando algo para nos parecer com Cristo... Porém, temos que entender que o maior preço já foi pago, o que nos cabe hoje é apenas andar pelo caminho que ele nos ensinou. O preço da salvação já foi pago, porém, o preço da sua santidade é você quem paga. Crucifique sua carne todos os dias.

Preste atenção: Sempre desejamos que alguém morresse de amor por nós não é verdade? Alguém fez isso... Jesus Cristo de Nazaré... E lembra-se também, a manjedoura, a cruz e a sepultura estão vazias... O Trono não, Jesus Cristo Reina neste lugar... E lembra-se, a morte não é a ultima palavra.  Amém?

Que Deus nos abençoe grandemente... 

Texto adaptado do Ap. Joel Pereira - Campanha Galileu de 2016