terça-feira, 23 de outubro de 2012

“CONFIANÇA A PALAVRA QUE TRANSFORMA”


CONFIANÇA A PALAVRA QUE TRANSFORMA”


ANDERSON MAGNO NASCIMENTO DA SILVA

Referência bíblica

Mateus 21. 18 - 22
18 Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome;
19 e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
20 Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!
 21 Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;
 22 e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. [1]

Introdução

É atraente observar esse texto de Mateus 21. 18 – 22. Numa primeira leitura, não entendemos essa simbologia, ou seja, a interpretação dos símbolos ao qual o Nosso Senhor Jesus Cristo, toma como base para explicar e alimentar a fé daqueles e daquelas que os seguem. Essa atitude de olhar para uma árvore e não vendo frutos, manda secar! E ainda, pedir para um monte ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá! Onde isso pode nos ajudar e como isso pode nos fortalecer na fé? Nesta passagem vale a pena lembra o seguinte: é impossível haver fé sem haver oração. [2]

Porém, vale a pena ressaltar que a figueira dá os seus frutos em fevereiro e inicio de Março, antes das folhas que só nascem em Abril e Maio. Então era natural que o Senhor Jesus Cristo, quando se aproximou, ou seja, veio de encontro com essa árvore, não viu frutos e a partir dali, ensinou mais uma lição para os Seus discípulos.
Uma oportunidade era que Jesus queria...

Desenvolvimento

            Jesus veio de uma caminhada cansativa e exausta. Antes disso, já havia Ele ensinado, curado, ouviu coisas e até mesmo falou sobre a Sua morte e ressurreição. E depois de uma entrada triunfal em Jerusalém, vendo a real situação daquele povo, junto ao templo, não gostou. E depois de ter purificado o Templo disse: A minha casa será chamada casa de oração.[3]
            Amados irmãos e irmãs... Eu e vocês, estamos na Casa de Deus hoje, para fortalecer a ideia que Ele plantou, no coração dessa Igreja, para falar da oração que gera transformação. Aqui é o lugar que temos que realmente alimentar o poder de orar que é comunicar-se com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo, ou seja, o Deus Trino. Já que orar é “julgar com Deus”, isto é, refletir, “pensar na propria vida diante de Deus [4]” e diante da nossa comunidade.   Sendo assim, a nossa oração tem que ser o esforço de nos elervamos até Deus; de uma forma que expressamos a nossa afinidade, ligação espiritual carinhosa, afetuosa, delicada [5] em relação ao Nosso SENHOR.
            Pergunta reflexiva: Qual é a nossa intimidade com o Pai?
            Jesus conhecia os corações e mentes daquelas pessoas que o seguiam... Tanto é que, ao observar Jesus, falando com aquela árvore, não sabiam o que Ele queria de fato naquele momento.
Portando, depois que eles, observaram que a árvore tinha secado, exclamaram, ou seja, apontaram com palavras, intentar, significar, querer dizer. [6]
Jesus mostra então de uma forma extraordinária que: A oração vazia, ela não faz acontecer e nem pode mover nada do nosso lado. Sendo assim, Ele ensina algumas diretrizes de fé que espera dos seus seguidores/as. Amados/as não quero impor a a ninguém aqui... Já que a é uma atitude que se desenvolve à medida que descobrimos o imenso amor que o Pai tem por todos/as através da nossa caminhada constante e persistente junto ao Nosso Senhor.
Pergunta reflexiva: Você se sente amado/a?
Na Bíblia, quando trocamos a palavra pela palavra confiança compreendemos melhor a mensagem que Deus nos revela através do texto de Mateus 21. 18 – 22. Ou seja, a vontade do Pai ao nosso respeito é muito mais maravilhosa do que jamais poderíamos imaginar. [7]
Então, três conceitos desejo deixar para nossa reflexão pessoal sobre esse texto:
1.      O olhar: Quando o olhar de Cristo estiver sobre nós, Ele quer achar algo, Ele quer achar um alimento. Ou seja, frutos. Sendo que esses frutos podem ser representados como louvores, que são apresentados a Deus como oferta de agradecimento e gratidão por tudo que Ele tem nos dado e oferecido [8] e também nos ensinado.

2.      Realizar: A nossa caminhada na Igreja, tem que ser uma caminhada de ousadia e confiança daquilo que estamos aprendendo. Nesta passagem, Jesus, mostra para os discípulos que o poder de Deus lhes era disponível. Jesus deixou um desafio a nossa confiança. Não como forma de manipular a Deus com os nossos pedidos egoístas, pois, nem toda oração Deus vai responder com um sim. Isso por que representa que Ele tem algo maior e melhor para as nossas vidas. Mas quando agradamos a Deus com as nossas orações sinceras e de coração quebrantado, percebo que ele move céus e mar para nos ajudar.

3.      Duvidar: Nunca podemos nos opor daquilo que Deus, vem a tempo nos mostrando através do Seu Filho Jesus Cristo. Não pode haver duvidas de que Jesus estava perfeitamente justificado ao fazer daquela árvore o símbolo da condenação que deve sobrevir a todos/as que aparentam ser o que professam, mas não são. Por isso, que cada um de nós, possamos refletir e procurar os frutos que existe em nós.


Conclusão

Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus...  As folhas neste texto representavam uma promessa vazia...  Pois, às vezes eu e você, oramos e não vemos nada acontecer ao nosso redor. Isso não quer dizer que a nossa fé é fraca, que não temos intimidade, ou que Deus não está nos ouvindo. Pois, a oração é sempre seguida de um resultado, desde que seja feita em condições conveniente.
Qual é quais são as nossas orações nesta noite? Qual é a oração que a partir desse encontro vai gerar transformação e mover o coração do Nosso Senhor? Já que vejo neste texto, um renovo muito forte que Deus, através do Seu Filho amado espera de cada um de nós.
Imagina Jesus chegando perto de nós! O que Ele iria achar neste momento? Qual é o fruto que temos para oferecer neste momento? Será que é um fruto que podemos compartilhar? São perguntas que não podem deixar de ser feitas para cada um de nós.
Jesus é um exemplo para cada um/a que entende seus propósitos. Ele tem autoridade para orar (nos também temos quando buscamos com confiança). Deus honrava o pedido de Jesus, por que estava com a vontade dEle.
Ele tinha confiança e essa tem que ser a palavra profética para nossa vida... Dá alguns passos em direção a Cristo, ouvir e sentir a unção que Ele nos passou.
Buscar constantemente, saber que somos filhos/as amados/as pelo Pai... Pois, quando temos uma intimidade com o nosso pai e a nossa mãe, não temos medo de pedir ou de desabafar para eles/as. Assim é o Nosso Pai, Ele deseja nos ouvir e nos ajudar também. Agora o mais importante de tudo... E saber sonhar  os sonhos de Deus. Não deixe de sonhar do melhor de Deus pra ti... Deus quer nos ver dando saltos de alegria e jubilo diante dEle. Que nós em Nome de Jesus, possamos ser árvores boas, que dá bons frutos para ajudar no crescimento do Reino de Deus...
IGREJA METODISTA EM CAIEIRAS E JARDIM ELISA MARIA – 20/10/2012




[1]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil
[2] MEYER, F. B. Comentario biblico devocional: Novo Testamento. Tradução de Amantino Adorno Vassão. Venda Nova, MG: Ed. Betania, 1992. p. 34.

[3] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.

[4] BORTOLLETO FILHO, Fernando (Org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008. P. 730.

[5] INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2922 p. 

[6] INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2922 p. 

[7] SHLEMON, Barbara Leahy. A cura pela oração: intercessão pelos doentes. São Paulo: Loyola, 1994. P. 36.

[8] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.