terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VINGANÇA OU PERDÃO?




Texto Motivador: Mateus 5. 38 – 48

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

            Esta passagem no revela como o povo judeu, não reconhecia Jesus como um homem que veio para pregar a paz. No capitulo 5 de Mateus Jesus vem com uma seqüência maravilhosa de ensinamentos, sermões e seis maneiras de pensar.

            Jesus nesta época estava na Galiléia, e este povo vivia uma cultura antiga referente às leis ou ensinamentos da época. Por isso talvez a falta de interesse e compreensão do povo de lá. Aprendemos que Jesus não veio para acabar com as leis de Moises e dos profetas... Mas para dar um sentido completo, humano e divino.

            Ele veio explicando os motivos de completar a lei e os ensinos, Ele sabia o que falava e pregava. As leis, muitas delas ficavam sem sentido do amor e do perdão. Cristo no seu ministério explicou de uma forma diferente, para um povo que já tinha muitos problemas com os romanos de plantão.

            Quando aceitamos Jesus Cristo como salvador da nossa vida, somos ensinados e ganhamos uma nova identidade que é de super pessoa. O ser humano na sua grande maioria tem comportamentos que muitos de nós não conseguimos colocar em pratica. Talvez pela nossa criação, comportamento, atitude, ambiente e até mesmo cultural.

            Porém Jesus mostrou seu valor nas palavras... Pois o que Ele pregava, Ele vivia... Um homem que passou por todas as humilhações e castigos praticados pelos romanos da época... Por que a morte de cruz era horrível.

Jesus Cristo

  • Que passou por tentações
  • Que levou vários tapas e soco no rosto
  • Ele que praticamente ficou nu perante aquele povo
  • Ele que levou uma cruz pesada, sobre seus ombros já machucados

Quero deixar uma pergunta.

Viver como Cristo nos pediu, será que conseguimos?

Num mundo tão corrido, onde as pessoas vivem nos humilhando e nos perseguindo. No mundo onde todos os dias, ligamos a televisão, rádio, pegamos os jornais e revistas, olhamos e ouvimos tanta violência, corrupção, tragédia causada pela mão do homem e principalmente pela falta de amor e de compaixão que existe dentro de cada um.

Surge “então” dentro de nos um sentimento de raiva... Mas Jesus nos revela justamente que “Não irais, para não pecar”. Como eu disse suas pregações e ensinamentos baseavam no amor e perdão.

Queridos/as o texto de Mateus 5. 38 – 48 não é uma passagem comum no mundo espiritual... É na verdade como o povo judeu poderia se comportar em determinada situação.

1) Eles não entendiam, guando Jesus pediu para dar a outra face do rosto... Para um povo que respirava vingança contra os romanos, era impossível aceitar mais uma humilhação dessas.

a) Se tomar sua túnica, deixa também à capa! A capa era um objeto de um grande valor, pois era uma identificação para uma pessoa com problemas físicos e de saúde pedir esmola na rua...

Talvez a comparação fosse justamente por causa da malicia dos corações humanos, que poderia pegar essa capa para ter benefícios próprios, sem ter direito sobre isso.

b) Se alguém lhe mandar andar uma milha, ande duas... Nos como cristão/ã vamos lembrar-nos de um episodio, sobe carregar a carga de Alguém... Este alguém é Jesus Cristo. Simão foi escolhido para ajudar o nosso Mestre... Os romanos tinham autoridade para isso, pois existia uma lei, onde obrigava o judeu a ajudar a um/a cidadão/ã romano... Eles tinham poder e autoridade sobre o povo judeu...

c) Olha irmãos e irmãs, aqui Jesus nos mostra que através dessa atitude... Qualquer pessoa poderia ser forte numa ocasião como essa. A falta sabedoria nesta situação, muitas vezes, nos faz ficar cego de raiva e ódio... Porém Jesus mostrou um conceito novo e revolucionário sobre as leis ou ensinamentos deixados e praticados na época.

Ser puro e santo diante de Deus requer atitudes muitas vezes, não explicáveis pelos homens e mulheres... Mas por Jesus Cristo em nós. Só quem tem Cristo entende e é muito forte para aquentar tudo isso.

Duas coisas têm que está nos nossos corações:

  Efésio 3.19 diz assim: E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda plenitude de Deus.

   Lucas 23. 34 diz: Assim contudo, Jesus dizia, Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem, então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.

Olha só Jesus pediu perdão, por aqueles que o maltrataram. O ato do perdão é um ato divino e principalmente de amor. E este ato Cristo teve e praticou...

Amados/as... Sei que não é fácil, pois exige uma intimidade muito grande com Deus. Mas tudo que pedimos em nome de Jesus Cristo, Ele é capaz de te dar... Principalmente se o nosso pedido for para chegar mais perto Dele. Ele o fará na sua vida. Então o que você vai pedir para Deus hoje através da vida de Jesus Cristo?

Que Deus lhe dê força e entendimento através da Sua Palavra que é Santa
ADAPTADO NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2014 

Um comentário: