TEXTO BÍBLICO MOTIVADOR: Lucas
22. 14 – 20
Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado
ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a
comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e
reparti entre vós; pois
vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que
venha o reino de Deus. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes
deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de
mim. Semelhantemente,
depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu
sangue derramado em favor de vós. [1]
Introdução:
Hoje
é um culto muito especial... Não que os outros cultos não sejam especiais e bons.
Mas, hoje estamos tento mais uma vez a oportunidade de participar da Santa Ceia
do Senhor que para nós, é um momento de comunhão com o Nosso Senhor Jesus
Cristo.
Porém,
o que a Santa Ceia do Senhor significa para nós? A igreja primitiva, ou seja, a
igreja dos primeiros séculos lembrava-se que Jesus a instituiu na noite da
refeição da Páscoa:
Que para nós cristãos/ãs
tem um significado diferente dos povos antigos “judeus” que comemoram a páscoa
como uma festa da passagem “Mar
Vermelho e também do Anjo da Morte”. Para nós cristãos/ãs, essa festa tem haver
com a “morte e ressurreição” de Jesus Cristo,
que é acreditado para nós de fato que Ele é o Cordeiro de Páscoa, porque Ele se
tornou o sacrifício perfeito, sem pecado para os pecados de todas as pessoas. [2]
A
Santa Ceia para nós, também é um meio de graça. Ou seja, é de graça. Não
precisamos pagar para fazer parte dela. Isto é, essa graça que é O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com ele. [3]
Desenvolvimento:
A
simbologia que está por de trás do “vinho e pão” tem significados diferentes
para nós cristãos/ãs dependendo da sua doutrina ou praticas religiosas. Como
podemos observar neste comentário:
ü Alguns
acreditam que o pão e o vinho realmente se tornam o corpo físico de Cristo e o sangue
respectivamente.
ü Outros
acreditam que o pão e o vinho permanecem inalterados, mas Cristo está
espiritualmente presente no pão e no vinho.
ü E
ainda outros que acreditam que o pão e o vinho representam o corpo e o sangue
de Cristo.[4]
Isto
é, em geral todos/as cristãos/ãs reconhecem que participar da Santa Ceia do
Senhor, é fundamental não só para a sua vida espiritual, mas também para entender
que é uma pessoa importante diante de Deus e diante da sua comunidade.
E
fazer parte desse banquete onde o Nosso Senhor Jesus Cristo está presente, não
tem preço...
Então
temos que entender que o pão e o vinho
(representado como suco de uva) são para nós alimentos espirituais. Pois eles apontam para nós que Cristo Jesus
está vivo e muito vivo entre nós...
Na
Santa Ceia do Senhor, damos uma total importância para a simbologia do pão e
vinho uma vez que, o Nosso próprio Senhor Jesus Cristo, pegou esses dois
elementos e mostrou para os discípulos que estavam ali presente que, todas às vezes que comer ou beber, que
fizessem isso em memoria d`Ele. Cristo na verdade estava entregando aos
discípulos, uma forma que para nós cristãos/ãs que ao passar do tempo, essa
mesma simbologia ser tornaria peça fundamental no cristianismo de hoje. Como
por exemplo, nos chamando para o serviço.
E
para entender melhor essa palavra serviço,
vamos então à mesa. Mesa para nós
na verdade representa salvação. E essa salvação
está ligada a serviço. A mesa
para nós metodista está no centro do
Altar para fixar isso em nossa memoria e também no nosso coração.
Já
que salvação em todas as áreas na
vida do ser humana (física, espiritual e financeira) são atos e processos pelo qual Deus livra a pessoa da culpa e do poder do
pecado e a introduz numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de
Cristo Jesus. [5]
Ao pesquisar sobre esse assunto... Fez-me resgatar principos cristãos
que acabam ao passar do tempo sendo esquecidos. E quando voltamos a ser
impactados/as a nunca se esquecer desse momento memorável
que o Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou ficamos pasmos, ou seja,
surpresos/as de algo que não podemos nos esquecer...
Como por exemplo, o arrependimento:
Que tanto no judaísmo e no cristianismo, ato central da virtude religiosa
que consiste em um sentimento de rejeição sincera, por parte do pecador, ao seu
comportamento pregresso, ou seja, que passou antes, e que resulta na intenção
de um retorno contrito à lei moral. [6]
Comentário e desabafo pessoal...
Voltando
ao assunto mesa...
A
Mesa do Senhor implica em pessoas chamadas e, em seguida, comissionadas por
Deus. A Mesa do Senhor é, assim, uma atualização, uma rememoração do nosso
chamado, da Missão. E é pela Missão e através dela que Cristo se faz presente.
A Missão é, pois, lugar de unidade, de fortalecimento, de serviço, de doação. A
Mesa do Senhor não é, portanto, um convite para nos separarmos das pessoas e do
povo ao qual somos chamados a servir, a evangelizar. Na verdade, a Mesa do
Senhor é um comissionamento sob a graça de Deus: "Agora, ide a todo mundo
e pregai o Evangelho!”. [7]
Conclusão:
Vamos
sair daqui hoje, com a certeza que queremos deixar para trás, tudo aquilo que
tem nos afastado de Deus... Reconhecer que fazendo parte desse memorial estamos renovando a nossa aliança com Cristo Jesus. Que
através dessa aliança, está em Nome de Jesus sendo removida toda mancha e marca de pecado
em nós.
Que hoje,
mais uma vez, possamos sair daqui renovados/as e com uma aliança novinha com
Cristo e obedecendo verdadeiramente tudo aquilo que Ele nos mandou fazer que
fosse servir e salvar vidas...
Uma vez
que, somos convidados a lembrar de que diante
de Deus e diante de Seu Filho Amado somos todos iguais e todos/as que têm a
oportunidade de fazer parte dessa mesa tem
um compromisso com Eles... Uma vez que somos um grande altar de comunhão [8]não
só dentro da Igreja, mas fora dela... Que o Nosso Senhor Jesus Cristo nos traga
a clareza e entendimento sobre a Sua mensagem sobre serviço e salvar vidas...
Caieiras - São Paulo
Pastor Anderson Magno 06 de Outubro de 2013.
[1] Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida
Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
[2] BORTOLLETO FILHO, Fernando
(Org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008. p.
75.
[3] KASCHEL, W., ZIMMER, R., & Sociedade
Bíblica do Brasil. 1999; 2005. Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed.
Sociedade Bíblica do Brasil.
[5]
KASCHEL, W., ZIMMER, R., & Sociedade
Bíblica do Brasil. 1999; 2005. Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed.
Sociedade Bíblica do Brasil.
[6]
Dicionário eletrônico Houaiss da
língua portuguesa, versão 2.0a – Abril de 2007.
[7]
Disponível em: < http://www.metodista-rio.org.br > - Acesso em 06
de outubro.
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