domingo, 6 de outubro de 2013

SANTA CEIA DO SENHOR

TEXTO BÍBLICO MOTIVADOR: Lucas 22. 14 – 20

Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. [1]



Introdução:

Hoje é um culto muito especial... Não que os outros cultos não sejam especiais e bons. Mas, hoje estamos tento mais uma vez a oportunidade de participar da Santa Ceia do Senhor que para nós, é um momento de comunhão com o Nosso Senhor Jesus Cristo.
Porém, o que a Santa Ceia do Senhor significa para nós? A igreja primitiva, ou seja, a igreja dos primeiros séculos lembrava-se que Jesus a instituiu na noite da refeição da Páscoa:
Que para nós cristãos/ãs tem um significado diferente dos povos antigos “judeus” que comemoram a páscoa como uma festa da passagem “Mar Vermelho e também do Anjo da Morte”. Para nós cristãos/ãs, essa festa tem haver com a “morte e ressurreição” de Jesus Cristo, que é acreditado para nós de fato que Ele é o Cordeiro de Páscoa, porque Ele se tornou o sacrifício perfeito, sem pecado para os pecados de todas as pessoas. [2]

A Santa Ceia para nós, também é um meio de graça. Ou seja, é de graça. Não precisamos pagar para fazer parte dela. Isto é, essa graça que é O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com ele. [3]




Desenvolvimento:

A simbologia que está por de trás do “vinho e pão” tem significados diferentes para nós cristãos/ãs dependendo da sua doutrina ou praticas religiosas. Como podemos observar neste comentário:

ü  Alguns acreditam que o pão e o vinho realmente se tornam o corpo físico de Cristo e o sangue respectivamente.
ü  Outros acreditam que o pão e o vinho permanecem inalterados, mas Cristo está espiritualmente presente no pão e no vinho.
ü  E ainda outros que acreditam que o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo.[4]

Isto é, em geral todos/as cristãos/ãs reconhecem que participar da Santa Ceia do Senhor, é fundamental não só para a sua vida espiritual, mas também para entender que é uma pessoa importante diante de Deus e diante da sua comunidade.

E fazer parte desse banquete onde o Nosso Senhor Jesus Cristo está presente, não tem preço...
Então temos que entender que o pão e o vinho (representado como suco de uva) são para nós alimentos espirituais. Pois eles apontam para nós que Cristo Jesus está vivo e muito vivo entre nós...

Na Santa Ceia do Senhor, damos uma total importância para a simbologia do pão e vinho uma vez que, o Nosso próprio Senhor Jesus Cristo, pegou esses dois elementos e mostrou para os discípulos que estavam ali presente que, todas às vezes que comer ou beber, que fizessem isso em memoria d`Ele. Cristo na verdade estava entregando aos discípulos, uma forma que para nós cristãos/ãs que ao passar do tempo, essa mesma simbologia ser tornaria peça fundamental no cristianismo de hoje. Como por exemplo, nos chamando para o serviço.

E para entender melhor essa palavra serviço, vamos então à mesa. Mesa para nós na verdade representa salvação.  E essa salvação está ligada a serviço. A mesa para nós metodista está no centro do Altar para fixar isso em nossa memoria e também no nosso coração.

Já que salvação em todas as áreas na vida do ser humana (física, espiritual e financeira) são atos e processos pelo qual Deus livra a pessoa da culpa e do poder do pecado e a introduz numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Cristo Jesus. [5]

Ao pesquisar sobre esse assunto... Fez-me resgatar principos cristãos que acabam ao passar do tempo sendo esquecidos. E quando voltamos a ser impactados/as a nunca se esquecer desse momento memorável que o Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou ficamos pasmos, ou seja, surpresos/as de algo que não podemos nos esquecer...

Como por exemplo, o arrependimento:
Que tanto no judaísmo e no cristianismo, ato central da virtude religiosa que consiste em um sentimento de rejeição sincera, por parte do pecador, ao seu comportamento pregresso, ou seja, que passou antes, e que resulta na intenção de um retorno contrito à lei moral. [6]

Comentário e desabafo pessoal...


Voltando ao assunto mesa...
A Mesa do Senhor implica em pessoas chamadas e, em seguida, comissionadas por Deus. A Mesa do Senhor é, assim, uma atualização, uma rememoração do nosso chamado, da Missão. E é pela Missão e através dela que Cristo se faz presente. A Missão é, pois, lugar de unidade, de fortalecimento, de serviço, de doação. A Mesa do Senhor não é, portanto, um convite para nos separarmos das pessoas e do povo ao qual somos chamados a servir, a evangelizar. Na verdade, a Mesa do Senhor é um comissionamento sob a graça de Deus: "Agora, ide a todo mundo e pregai o Evangelho!”. [7]


Conclusão:

Vamos sair daqui hoje, com a certeza que queremos deixar para trás, tudo aquilo que tem nos afastado de Deus... Reconhecer que fazendo parte desse memorial estamos renovando a nossa aliança com Cristo Jesus. Que através dessa aliança, está em Nome de Jesus sendo removida toda mancha e marca de pecado em nós.

Que hoje, mais uma vez, possamos sair daqui renovados/as e com uma aliança novinha com Cristo e obedecendo verdadeiramente tudo aquilo que Ele nos mandou fazer que fosse servir e salvar vidas...

Uma vez que, somos convidados a lembrar de que diante de Deus e diante de Seu Filho Amado somos todos iguais e todos/as que têm a oportunidade de fazer parte dessa mesa tem um compromisso com Eles... Uma vez que somos um grande altar de comunhão [8]não só dentro da Igreja, mas fora dela... Que o Nosso Senhor Jesus Cristo nos traga a clareza e entendimento sobre a Sua mensagem sobre serviço e salvar vidas... 

Caieiras - São Paulo

Pastor Anderson Magno 06 de Outubro de 2013.




[1]  Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
[2]  BORTOLLETO FILHO, Fernando (Org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008. p. 75.
[3]  KASCHEL, W., ZIMMER, R., & Sociedade Bíblica do Brasil. 1999; 2005. Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed. Sociedade Bíblica do Brasil.
[4] BÍBLIA de estudo: aplicação pessoal. São Paulo: CPAD, 2009. p. 1600.
[5]  KASCHEL, W., ZIMMER, R., & Sociedade Bíblica do Brasil. 1999; 2005. Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed. Sociedade Bíblica do Brasil.
[6]  Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, versão 2.0a – Abril de 2007.
[7]  Disponível em: < http://www.metodista-rio.org.br > - Acesso em 06 de outubro.
[8]  Disponível em: < http://www.metodistavilaisabel.org.br > - Acesso em 06 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário