terça-feira, 26 de abril de 2016

PROMESSAS

Texto Motivador: Êxodo 20. 12

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa aqui na terra que o SENHOR, Teu Deus, Te dá.

INTRODUÇÃO: É muito claro esse texto para cada um de nós... Deus, ao revelar para Moises os Dez Mandamentos, que seria a base de outros mandamentos que surgiriam ao percorrer dos anos, mostrou esse versículo que é o primeiro mandamento com promessa. Mas, não é qualquer promessa... É uma promessa de vida longa aqui na terra. Hoje, quando falamos de honra e vida longa dentro da igreja, muitas pessoas tem dificuldades de entender isso, pois, interpretam com os olhos carnais e não as espirituais.

DESENVOLVIMENTO: Os Dez Mandamentos são ensinos absolutos para uma vida cheia de paz e tranquilidade que Deus entregou ao povo através de Moises... Ou seja, esse ensino, mostra-nos o que o homem deveria ser diante de Deus e diante da sociedade que ele convivia.

Ao contrario que muitas pessoas pensam... A Lei não é para condenar e sim para proteger. E essas Leis de Deus, que eu prefiro chamar de ensinos, tem como objetivo para cada um de nós, vivermos uma vida santa, fiel e separado para Ele.

Creio eu, que a grande vontade de Deus e que todos sejam salvos e libertos, porém, a resposta é sempre do ser humano. Isto é, ou você obedece ou não, temos o livre arbítrio diante de Deus e diante da sociedade de respeitar aquilo que nós foi pedido ou não. Mas, as consequências de vida e morte, não somente a física, mas, a espiritual também, passa pelas nossas decisões. Olha o que nos diz o texto de Josué 24. 15 que diz: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
            
Deus é um Deus de cuidado... E se tem uma coisa que Ele gosta é de família... E sobre os filhos, existe essa responsabilidade. De obedecer aos pais. A primeira família que Deus nos deu como base, foi a família de Adão e Eva, uma família que tinha tudo para dar certo, pois, viviam num Paraíso e estavam sempre tendo a oportunidade de estar com Deus.
            
Mas, devido a desobediência... Se tornaram uma família infeliz. Já a família de Jesus Cristo... Foi diferente, passaram por desertos, dificuldades, problemas de locação, até mesmo por perseguições e duvidas para o futuro. Mas, decidiram obedecer.

Existe uma frase que vou reformular dizendo o seguinte: A família de Adão vivia no paraíso e pecaram... Já a família de Jesus, passou pelo deserto e resolveram obedecer. Sendo assim, fica uma reflexão para cada um de nós e para a nossa família que é o seguinte... Não é o lugar que faz uma família feliz e sim as nossas escolhas.  
            
E qual é a sua escolha nesta noite! Obedecer ou desobedecer?
            
Ei! Preste atenção: Vale a pena lembrar novamente que na Palavra de Deus está escrito: Eu, o SENHOR Teu Deus, Sou Deus zeloso. (Êxodo 20. 5)
            
Deus quer cuidar da nossa família... Mas, para isso, precisamos Compreende-lo e Ama-lo e tomar posse das Suas promessas que diz que a Sua Vontade é Boa, Perfeita e Agradável segundo o texto de Romanos 12. 2.
            
O texto de Êxodo 20. 12 fala de “HONRA” é essa palavra tem que ser gerada no coração de cada crente que ama a Deus. Pois, ela é uma promessa de Deus nesta vida e também para eternidade. Uma das maneiras de honrar a Deus é valorizar os pais. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 5. 1 - 2)

Não podemos amar a Deus passando por cima de suas instruções. Não existem recompensas parciais. Uma recompensa parcial é na verdade, nenhuma recompensa! E tenho aprendido neste últimos dias que, 99% de obediência é 100% de desobediência.

Quantos filhos desonram seus pais com atitudes rebeldes, com afrontas em palavras, com maus tratos, e ainda dizem que amam a Deus. Não se engane meu irmão e minha irmã, Deus é justo e age segundo a sua Palavra! Amar aos pais é o princípio para abrir as janelas dos céus.

Amar pai e mãe... “É o primeiro mandamento com promessa.” Deus fala que as coisas só irão bem para você, se a honra aos teus pais forem de fato e de direito manifestadas, reveladas. Muitos até começam a prosperar, mas o fim de vida deles será na mesma medida da desonra aos seus pais. A honra flui de um coração que ama temer ao Senhor em amor... Honram em obediência, simplesmente pela alegria de agradar o coração de Deus. Quando a honra aos pais acontece, Deus libera a bênção da longevidade. “E viveras muito tempo sobre a terra”. Amar a Deus é honrar pai e mãe na mesma proporção que amamos ao Senhor. Você ainda lembra-se do que é honra?

Honra é apreciação, estima, valorização e respeito... Isso é honra. Não crie atalhos para chegar na sala do trono de Deus com desculpas e justificativas. Honre ao senhor que tudo lhe vai bem na vida sentimental, espiritual, familiar e financeira. Você crer nisso?

Quando agimos através do caminho da honra, verdadeiramente refletimos o Deus que habita em nossos corações. E aí, fica aquela pergunta: Será que estamos honrado nossos pais? Mesmo que em memória! Você se lembra a última vez que agradeceu a seus pais por terem cuidado de você?  Há quanto tempo não honramos nossos pais com a nossa presença? [1]

São perguntas que mexem com a nossa estrutura... Pois, nos faz balançar e tomar uma atitude.

Esse sermão, na verdade não está difícil de entender... Ele deixa muito claro que a obediência ao SENHOR e a obediência aos nossos pais carnais, espirituais e até mesmo adotivos são princípios que precisamos levar para dentro das nossas casas e ministérios.

Uma vez que, Deus se revela a nós através da Sua Palavra que é a Bíblia Sagrada e todas as promessas de bênçãos está aqui dentro. Segundo pesquisadores, existem mais de 7.500 promessas de Deus aos homens e mulheres de fé. Aqueles que acreditam, aqueles que desatam, aqueles que mergulham no Sobrenatural do SENHOR.

E será que Deus não tem uma para nós?

Claro que tem... Existem várias promessas liberadas para nós, mas, a obediência e a honra é parte fundamental para conquista-las... Você quer essas promessas? Então honre e respeita a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO: Para finalizar, nós como cristãos e cristãs... Precisamos respeitar as pessoas, precisamos respeitar os nossos pais, precisamos respeitar os mais velhos. Pois, no mesmo texto de êxodo 20 nos mostra nos Mandamentos de Deus o seguinte:

1.      Os quatros primeiros mandamentos fala do nosso relacionamento com Deus que diz o seguinte:

Isso nos mostra que precisamos nos relacionar-se com Ele e Ele tem que ser a pessoa mais importante da nossa vida. Pois, quando respeitamos a Deus, automaticamente precisamos a respeitar as pessoas.  E o próprio Senhor Jesus Cristo nos mostrou esse princípio de Honrar seu Pai Eterno e honrar seus pais aqui na terra. Por isso, conseguiu cumprir, tudo aquilo que esteva liberado sobre a Sua vida e Seu ministério. Precisamos respeitar a Deus e respeitar o dia que Ele separou para nos encontrar.
2.      E a partir do quinto, nos fala do nosso relacionamento com o próximo que diz:
            
Deus nos pede, que respeitamos esses ensinos para que os nossos dias como filhos e filhas d`Ele se prolonguem e tudo vai bem em nossas vidas... Uma família que respeita esses princípios, são famílias que podem mudar o mundo. E filhos e filhas que obedecem seus pais ou que obedeceram seus pais... Tenha certezas dessa promessa de Deus na sua vida... Tudo te ira bem e você terá honra e vida longa diante de Deus. Pois, Ele não mentem, se Ele diz que vai ter, nós vamos ter... Sendo assim, vamos obedecer e acreditar neste mandamento de promessas sobre as nossas vidas.

Vamos orar... Deus quer levantar filhos amorosos nesta noite, e deixa eu dizer mais, ninguém diante de Deus é órfã... Você, mesmo que seus pais carnais, não esteja mais aqui, lembra-se do seguinte: Seu Pai Eterno está cuidado de você, e Ele deseja orar com você...




[1] http://www.icantmaraba.com.br – Acesso em 26 de abril de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário