domingo, 10 de dezembro de 2017

VENCENDO OS OBSTÁCULOS



Texto Motivador: Marcos 2. 1 – 5

Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: Meu filho, os seus pecados estão perdoados.

INTRODUÇÃO: Essa é uma história de cinco amigos... Ao qual a Bíblia não relata seus nomes! Mas, revela a fé.

A Palavra de Deus nos mostra que Jesus ao voltar para Cafarnaum, muitas pessoas foram atrás d`Ele para Vê-lo, Escuta-lo e até mesmo para receberem o milagre. O caso desses cinco homens, tem haver com esse último! Receber milagres.

Preste atenção que a Bíblia mostra que haviam muitas pessoas, ao ponto de não ter lugar nem mesmo pelo lado de fora. Mas, isso não impediu desses cinco amigos avançarem até o destino da vitória tão esperada! Ver um dos amigos voltar a andar.

DESENVOLVIMENTO: Em 2 Coríntios 5. 7 diz que: Vivemos por fé e não pelo que vemos... Ao olhar as dificuldades do dia a dia! Muitas pessoas param de avançar. Desistem dos seus sonhos e projetos e até mesmo do seu milagre.

Sendo assim... Não podem ver o sobrenatural de D-us em suas vidas.

Já que! Toda ação... Pede uma reação.

A amizade desses cinco homens nos emociona. Pois, quatro dos cinco amigos, pegou o que mais precisava e levaram a Jesus Cristo de Nazaré! O único que tem Poder para mudar destinos de paralisia e decreto de morte.

Então! Qual era a função dos amigos? Levar o paralitico até Jesus.

Nossa função é a mesma hoje. Temos que levar pessoas até a Jesus Cristo. Uma vez que, estamos cheios de alegria, cheios de paz, cheios de amor e fomos sarados e libertos... Temos que levar essas Boas Novas para aqueles que só ouvem falar de Jesus, mas não O conhecem de verdade.

O que temos que entender nesta palavra que temos que ser alicerces saudáveis... Porém! O que é um alicerce? É algo maciço de alvenaria sobre o qual se assenta a estrutura de uma construção que pode ser sinônimo de firmamentoestrutura e suporte. Ou seja, no Reino de D-us! Temos que ser pessoas que muitas vezes damos suporte e seguramos pessoas para que elas permaneçam firmes na Presença do Eterno.

A Palavra de D-us nos mostra um pouco sobre isso... Ao mostrar em Mateus 7. 24 – 27 o seguinte: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda". Essa é a parábola dos dois alicerces... Onde está a nossa fé, nossa coragem, a nossa ousadia? Na areia ou na rocha?
   
Então! Crer que é possível ajudar e salvar alguém é tudo.

Voltando o texto de Marcos 2... Vamos perceber que esses cinco amigos tiveram atitudes tremenda de fé e ousadia diante de Jesus Cristo.

1º TIVERAM QUE VENCER A INDIVIDUALIDADE: Reparem que no texto Bíblico não fala nada que eles discutiram qual era a melhor estratégia ou solução para vencer as dificuldades que ali existiam.
            
Ei! Preste atenção: Talvez existem uma multidão de pessoas tentando te paralisar e desaminar... Mas, não olhe para isso, passe por cima e avança.
            
2º VENCERAM A DIFERENÇA: Cinco homens! Chegaram numa conclusão que “vamos pelo telhado”... Ou seja, não ouve divisão entre eles. A Palavra de D-us não mostra que um queria pedir licença e entrar, que outro queria sair empurrando e chegar até a Jesus a força. Outro! Não falou “vamos desistir, já era... Acabou”. E muito menos, deixaram o paralitico no chão e foram perceber e ouvir as Palavras e Ensinos do Mestre mais de perto.
           
Não ouve discursões, não ouve debates, não ouve conceitos e achismos.... Simplesmente chegaram numa conclusão daquilo que os uniam que era a recuperação de um amigo e era necessário passar pelas dificuldades da religiosidade e do tradicionalismo.
            
3º VENCERAM A MULTIDÃO: O local estava muito cheio segundo a Palavra. Sendo assim, tiveram que vencer as dificuldades... Pois, eles tinham um sonho.
            
Que era ver o amigo voltar a andar... D-us gosta de sonhadores. Pois, sonhadores incomodam muito. Não tem limites para realizar seu projeto pessoal. Porém, um sonhador tem que ter amigos... E o paralitico tinham amigos sonhadores e ele embarcou nesta aventura de ação. Ao aceitar ser carregado por cima da multidão e depois passar pelo telhado para chegar até a Cristo Jesus.
            
Para chegar até a Jesus Cristo não tem preço... Vale o esforço.
           
Pois, o nosso foco tem que ser o Altar. Uma vez que, Altar é lugar de cura e milagre.
            
4º QUEBRAR O TELHADO: Que significa perda... As vezes para ganhar algo novo de D-us, vamos perder algo. Muitas Igrejas estão assim... Preferem ter gente de fora doente do que quebrar os telhados ou aumentar suas paredes.
            
Lá fora! Ainda tem muitos paralíticos, cegos, coxos, doentes emocionais, espirituais e até morto vivo. Pessoas que já estão mortes espiritualmente e emocionalmente.
           
Então o que estão faltando pra elas? De amigos que os carregam até Jesus Cristo.
           
Se eu e você estamos aqui hoje! É por que alguém nos carregou ou pelo menos nos ensinou o caminho até Jesus.

CONCLUSÃO: Nossa função e ministério é subir no telhado e ajudar pessoas. Ajudando cada uma vencer suas limitações e barreiras e principalmente vencendo o individualismo.  
            
Infelizmente! O Reino de D-us tem se dividido muito. Onde estamos perdendo pessoas e deixando de salvar muitos lá fora. Onde a religiosidade e o tradicionalismo tem mais afastado pessoas de Cristo do que aproximado.

Preste atenção que neste caso do paralitico os tradicionais e religiosos estavam lá! Em Marcos 2. 6 – 12 mostra que:  Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!” No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: — Por que vocês estão pensando essas coisas?O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”? 10 Pois vou mostrar a vocês que Eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: 11 Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. 12 No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: Nunca vimos uma coisa assim.

D-us através do Seu Filho Jesus Cristo e também pela ação do Espirito Santo... Estão querendo operar milagres e maravilhas neste lugar... Mas, não podemos ser como esses mestres da Lei que preferiram ficar na posição dos seus achismos do quer dar Gloria a D-us e viver o milagre que ali ocorreu. As vezes temos pessoas assim... Que estão tirando os olhos no e do milagre e colocando seus olhos e coração naquilo que su- pér- flu- o, ou seja, aquilo que é desnecessário. Onde excluímos em vez de incluir pessoas. Os quatro amigos do paralitico... Ficaram lembrados pela Eternidade devido a disposição e a fé para ajudar um amigo.

Hoje! Precisamos entender que precisamos de amigos e amigas no Reino de D-us. Pois, caminhar sozinho nunca foi a intenção do Evangelho de Jesus Cristo. Talvez! A sua cura e milagre não chegou, talvez por que você deseja caminhar sozinho/a. Preste atenção nestes versículo de Provérbios 27. 10 que diz: Não abendone o seu amigo, nem o amigo do seu pai, pois, quando for atingido pela adversidade não vá para casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que um irmão distante. Além de Provérbios 18. 24 que diz: Há amigos mais chegados do que irmãos.  

Que D-us nos faça achar amigos assim... Que nos ajudam no momento de dificuldades e nas nossas limitações para que possamos receber a nossa cura e a nossa libertação.

Um abraço fraterno.

Pastor Anderson Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário