domingo, 31 de dezembro de 2017

O ANO DO OBREIRO


Texto Bíblico: 2 Timóteo 2. 15
Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
INTRODUÇÃO: Há alguns meses atrás, ouvindo uma ministração de um Pastor (Tiago Brunet) ele comentou que muitas igrejas gostam de usar palavras Bíblicas ou motivacionais como Decretos para que ficam bem claro para toda a Igreja qual é o grande desafio daquele ano. Porém! Ele nunca viu em nenhuma dessas Igrejas, um decreto que fala sobre Capacitação. Creio que o texto de Habacuque 2. 2 tem algo poderoso nisso quando nos mostrou o seguinte: Então Yahweh me respondeu e ordenou: “Escreve a visão com toda a clareza possível em grandes tábuas, para que até o mensageiro que passa correndo a leia. Ter um Decreto para visão da Igreja é fundamental.
Com a nossa Igreja não foi diferente. Nos últimos dois anos usamos como decretos:
Em 2016 com o decreto “Novo Tempo” e em 2017 com o decreto “Sobrenatural”...
DESENVOLVIMENTO: Para o Ano de 2018... O nosso grande desafio é entender o Texto Bíblico de 2 Timóteo 2. 15 que nos lembra que: Temos que procurar, apresentarmos diante de D-us aprovado... Ou seja, ser um cristão que tem Aprovação de D-us em todas as áreas da nossa vida.
Timóteo era um jovem Pastor... Tinha sobre ele uma grande responsabilidade de cuidar da Comunidade Éfeso que estava passando por falsas doutrinas e ensinamentos naquela época e o Apostolo Paulo! Seu pai espiritual, explica para Timóteo a importância de continuar no Caminho da verdade que é Cristo Jesus e não cair nestas armadilhas das falsas doutrinas e ensinos que estava acontecendo naquela época.
O Apostolo Paulo! Estava preso em Roma quando escreveu essa carta a Timóteo. Mas, mesmo preso, não deixou de apontar caminhos ao seu Discípulo e pediu que Timóteo não negociasse seu chamado e ficasse firme para aquilo que D-us, através do Seu Filho Jesus Cristo e também pela Ação do Espirito Santo pediu que ele fizesse. Ou seja, que ele ficasse firme como obreiro que não tem de que se envergonhar dos seus atos...
Nesta passagem podemos observar que o Apostolo Paulo, estava pedindo para seu filho na fé... Ficar firme na Graça que é Jesus Cristo e que guardasse todos seus ensinos. Uma vez que, Timóteo ouviu falar da conduta do Apostolo Paulo de homens fieis e de boa conduta. Sendo assim! A própria vida e ministério do Aposto Paulo já era um motivo para Timóteo continuar firme e não deixar de pastorear aquela comunidade com fé e fidelidade.
E aqui! Desejo mais uma vez, declarar que: Palavras falam... E atitudes gritam.
Nosso grande desafio para o ano de 218 é ficarmos firmes... Não negociar princípios e desviarmos do mal. Pois, quando crescemos espiritualmente, tudo em nossa volta se transforma.
Uma vez que, existem muitos ensinos e doutrinas estranhas que estão fazendo parte do Reino de D-us neste mundo. A nossa sede de ganhar o mundo, sem uma transformação no caráter, tem trago para a Igreja de Cristo, heresias e tem tirado muitas pessoas de dentro dela.
Outras, simplesmente... Negociam seu tempo e chamado, ao perceberem que ganhou uma pequena bênção de D-us e que não precisam mais está na “Sua Casa” para serem gratos pelo pouco que recebeu de um D-us tão rico e Poderoso para fazer infinitamente mais e mais na vida delas.
Na verdade! Que o ano de 2018 venha ser um ano de capacitação para que possamos manejar bem a palavra da verdade... Já que em João 8. 32 nos ensina o seguinte: E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará...
Quando conhecemos a “Verdade” que é Cristo Jesus... Não temos tempo a perde. Pois, o próprio Apostolo Paulo nesta carta explica que um soldado em serviço, não se envolve em negócios desta vida... Uma vez que, o seu negócio é fazer a vontade D`aquele que o chamou para o serviço. E quem está de convidando para o Grande serviço é D-us...
Assim, como um Atleta que não ganha sua coroa ou medalha de ouro se não se capacitar e lutar para alcançar a vitória. Ou o Lavrador, que neste texto é o dono da Terra... Planta, mas, não teria direito de comer daquilo que plantou. E aqui! Fica claro que aqueles que não se prepararam ou trabalharam, não tem direito como filhos de D-us.. Já que no próprio texto de 2 Timóteo 2. 11 – 13 nos revela algo poderoso quando diz: Fiel é esta palavra: “Se já morremos com Ele, também viveremos com Ele; se perseveramos, também com Ele reinaremos; se O negamos, Ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a Si mesmo”.
O Salmo 25. 5 comenta o seguinte: Guia-me com a Tua verdade e ensina-me, pois Tu és D-us, meu Salvador, e a minha esperança está em Ti o tempo todo. A Verdade, tem que está no coração daquele que segue a Jesus Cristo. Pois, “Quem põe a mão no arado (instrumento agrícola para lavrar a terra) e olha para trás, não está apto para o Reino de D-us.”  Lucas 9. 62.
Sendo assim... Tanto como um soldado, um atleta ou lavrador! Todos tem que se envolver e ficarem no estado de prontidão e trabalhar muito para que o Reino de D-us cresça a cada dia mais e mais. Já que hoje! O crescimento da Igreja! Não é responsabilidade só do Pastor. É de toda Igreja. Deste um pequeno aperto de mão lá na porta. Como os Administradores e lideres dessa Igreja. Preste atenção: D-us não chama ninguém desocupado! E só você prestar atenção na Bíblia.
            
Somos chamados a servir com excelência... Já que em 1 Coríntios 15. 58 revela o seguinte: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil”.
            
O Apostolo Paulo, era um grande homem na parte emocional para aqueles que ele ganhou, ajudou, ensinou e capacitou a ficarem firmes na Presença de Jesus Cristo. Mesmo recebendo açoites e passando dias difíceis como o próprio Aposto Paulo passou ele não desistiu e ficou firme na Obra.
           
Sendo assim... Não negociem seu tempo e chamado diante de D-us.
            
Vamos nos desviar da aparecia do mal e ficarmos firmes na Palavra de D-us que é vida.
           
Uma vez que, manejar bem a Palavra de D-us é entender que não vamos negociar. Ou seja, não vamos nos desviar e nem distorcer a Verdade de Cristo.
           
Pois, muitos não sabem usar sua liberdade para fazer coisas boas e agradáveis diante de D-us.
            
Em Gálatas 5. 13 nos mostra sobre isso quando nos revela dizendo: Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. O Apostolo Paulo! Foi abandonado pelos homens... Mas, nunca por D-us. E isso! Tem que servir como legado...  Ou seja, isso tem que ser um valor fixado no nosso coração para que possamos transmitir para as gerações futuras.
CONCLUSÃO: O texto de 2 Timóteo 2. 15 nos deixa três verdades para o ano de 2018.
            
1º Procura apresentar-te diante de Deus aprovado: Uma pessoa só é aprovada em alguma coisa se antes for submetida a algum exame. E em Filemon 2. 13 deixa claro quando diz: porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
            
2º Seja como obreiro que não tem de que se envergonhar do Evangelho: Nós! Temos que ser conhecedores da Palavra de D-us. Para isso, nosso Tempo Sozinho com Deus, Discipulado e está presente nos Cultos oficias de Terça e Domingo, Escola Dominical e as Capacitações dentro e fora da nossa Igreja vão ser fundamentais para o nosso crescimento espiritual. Para isso, se envolvam mais com a sua Igreja e tira um tempo para aprender mais da Palavra de D-us e se capacitando.

            
3º Saber manejar bem a palavra da Verdade: Para isso, capacitação é fundamental... Por isso, vamos usar como Decreto o tema para 2018 O ano do Obreiro... Um ano de capacitação e destinos maravilhosos vinda da parte do Eterno para essa Igreja. Pois, quando você sabe quem é! Nada de abala... 
Como diz uma canção: Confiando em nosso Deus, E em seu eterno amor, não seremos abalados. E assim como Aposto Paulo não se cansava de ensinar e apontar caminhos para seus Discípulos... Que possamos viver dias assim. 

De muitos aprendizados e ensinamentos da Verdade de D-us para a nossa vida e ministério. Para que nada e nem ninguém venha nos tirar do caminho da Verdade e da Vida que é Cristo Jesus e também da salvação Eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário