terça-feira, 5 de junho de 2018

QUEM É VOCÊ NO REINO DE DEUS?



Texto Motivador: Jeremias 1. 1 – 19

INTRODUÇÃO: Gosto muito de lembrar que o chamado de Jeremias não foi fácil... A Bíblia é muito clara quando diz que ele no primeiro momento não aceitou o seu chamado colocando alguns obstáculos para não fazê-lo como por exemplo: Eu não si falar e não passo de uma criança.

Segundo alguns Doutores Judaicos e Teólogos... A palavra Jovem em Hebraico quer dizer na`ar que pode significar qualquer pessoa de três meses a quarenta anos. E Jeremias aqui nesta passagem tinha exatamente 24 anos de idade.

Mas, o SENHOR já tinha quebrado qualquer argumento de Jeremias quando disse para ele: Ei! Antes que Eu te formasse ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísse da madre, Te constitui profeta às nações...

Jeremias... Não era filho de qualquer pessoa. Era filho de Sacerdote e o nome do seu pai era Hilquias. E ontem! O pastor Wellington, entre linhas falou sobre essa responsabilidade que temos, mesmo que não diretamente, sobre o chamado que tem os pais e os chamados que acabam tendo os fihos e filhas por causa do Ministérios Proféticos que exercemos.

Muitos, ainda hoje, negam o chamado que Deus os colocaram... Mas, quando Deus chama, Ele chama de verdade. Pois, assim foi com Jeremias: O SENHOR disse, todos que Eu te mandar iras, e tudo que Eu te mandar falar, você vai falar.

E pode ficar tranquilo referente a isso. Pois, se Deus te chamou Ele vai te capacitar e lhe dar sustendo para focar nas coisas d`Ele. Seja, espiritual, emocional e até mesmo financeiro.

DESENVOLVIMENTO: Jeremias... Teve um dos Ministérios Proféticos mais complexo que podemos ver. Pois, pregou para uma geração que estava vivendo sem Deus no coração a muitos anos. Um povo idolatra e onde o poder político também estava sobre uma desordem muito grande.

Mas, o grande problema em Israel era a falta de moral... Era um período de adultério tão grande, que a Graça de Deus não estava naquele lugar.

E onde o pecado reino... Deus não habita. E foi aí que Deus quebrou a aliança mais uma vez com o povo de Israel para julga-los em seus atos.

O Exilio por exemplo... Era só a ponta do iceberg para essa nação. Ainda, Deus iria pesar demais Suas mãos sobre eles. E sobre o Ministério de Jeremias estava essa responsabilidade de levar uma Palavra de exortação e conserto.

Jeremias lutava para o povo se arrepender dos seus pecados, mas, nada atingia o coração daqueles homens e mulheres para uma mudança de caráter e de comportamento.

Olha que Jeremias já tinha recebido uma unção de Deus quando o Eterno disse: Hoje te constituo sobre as nações e sobre reinos, para arrancares e derribares, para destruir e arruinares e também para edificares e para plantares.

Ou seja, o homem estava com muita autoridade para falar...
Deus lhe mostra um desafio... Pede para ele ver uma amendoeira e isso mostrou que Deus zela pela Sua Palavra e no Tempo determinado d`Ele as coisas vão acontecer. Ou seja, mesmo que doa, demore e as coisas não saia da forma que queremos... Ele é Deus e isso basta.

Se Ele chamou... Faça.

Outra visão era sobre a panela no fogo... Essa panela estava virada para o Norte e do norte, vinham os maiores inimigos de Israel e isso era sempre preocupante em tempos que Israel passava pelas guerras... Mas, agora! Tinha o aval de Deus que disse: Agora Ele estava convocando todas as tribos dos reinos do norte para por o trono nos portais de Jerusalém.

Portais tem um significado muito importante. Além é claro de impedir a ida e a volta das pessoas, ali também era lugar de julgamento. E a própria nação de Israel, agora seriam julgados pelas suas atitudes e comportamentos impuros e de idolatria diante de Deus. Já que as obras das mãos, num contexto Bíblico tem a ver aqui com a idolatria.

Além é claro que pensam que podem fazer alguma coisa referente a sua salvação com as próprias mãos... Não vai não.

CONCLUSÃO: Deus neste texto nos chama atenção para três coisas:

CHAMADO: Quando Deus chama, não adianta fugir e arrumar desculpas...

CONVOCAÇÃO: Às vezes o lugar que Deus nos colocar... Pode ser um lugar árduo! Mas, se Ele tem um proposito para nós em determinado lugar, Ele vai fazer tudo ao nosso favor para que ocorra segundo a Sua vontade.

COMISSÃO: Para onde Deus nos mandar... Ele nos sustentara. E mesmo que o lugar seja de idolatria e de perversidade, Suas mãos estão nos protegendo.

Qual é a sua dificuldade para não está servindo no Reino de Deus? Lembra-se: O Deus que chama é o que sustenta... Por isso, lhe pergunto! Quem é você no Reino de Deus?

Deus lha chama para fazer coisas grandes e poderosas... Basta você dizer sim e declarar: "Eis me aqui... Envia-me a mim".

Pois, assim foi com grandes homens da Bíblia... “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que disse: A quem enviarei, e quem há de ir por nós: Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”. – Is. 6:8.

Que Deus te abençoe grandemente em Nome de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário