terça-feira, 10 de julho de 2018

AGRADECER SEMPRE




Texto motivador: Deuteronômio 8. 1 – 18


Ação de Graça é geralmente um ato de gratidão a Deus. Por tudo que Ele fez, faz e vai fazer nas nossas vidas.

Percebemos que deste os tempos mais antigos, homens e mulheres já se preocupavam em abrir seus corações e mentes, para agradecer a Deus... Porém, o SENHOR, às vezes era e é obrigado a entrar com as suas Justiças para nos lembrar certas coisas, usando de estratégia para com o povo. Às vezes ao ponto de até endurecer os corações humanos para mostrar quem Ele era e É.

O texto que acabamos de ler nos convida e nos chama para prestar atenção nos mandamentos e nas promessas de Deus sobre as nossas vidas.

Primeiro os mandamentos de Deus, que através da vida dos Patriarcas, de Moises e de outros homens que ali Deus levantou para mostrar os seus ensinos. E depois as promessas, onde Ele diz que podemos ficar numa terra boa e agradável. Na verdade! Não podemos esquecer que tanto os mandamentos como as promessas andam juntos.

Mas, creio verdadeiramente que a primeira coisa que Deus quer perceber em nós é a gratidão. 

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou recíproca para um favor que fizeram por nós. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida.

Pois a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo[1]. E isso tem que ficar claro nas nossas vidas e ministérios.

O texto de Deuteronômio 8. 1 – 6 Deus lembra o povo para recordar... E aqui faço um convite muito especial para todos aqui. Será que nós nos lembramos dos caminhos que Ele nos guiou?

Mas costumamos lembrar e murmurar das dificuldades que passávamos, nas humilhações e até mesmo da fome que tivemos em comer alguma coisa ou simplesmente ganhar alguma coisa.

O povo murmurava diante de Deus... E Deus sempre ajudando e querendo simplesmente o carinho e o respeito de todos ali. Mas, mesmo com carinho e respeito, Deus não privou o povo de passar durante quarenta anos no deserto.

O deserto durante um tempo foi o lugar onde o povo teve que aprender sobre o seu cuidado. E ter respeito por Ele... Por que Ele é um Deus de amor, porém, é também um Deus de justiça.

E Deus sendo Pai, mostrou como um Pai os seus cuidados para com esse povo. E assim Ele também nos mostra o seu cuidado. Que naquele momento de dificuldade e desespero, Ele estava conosco todos os dias. Com o Seu olhar e as suas mãos poderosas sobre nós.

Já o versículo 10 mostra uma realidade que creio que Deus quer que vivemos e diz assim: “Comerás, e ter fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que lhe deu”.

Será que eu e você temos:
Fome?
Sede?
Estamos sem roupas?
Sem calçados?

Pela Graça de Deus NÃO.

E por isso estamos aqui para agradecer o seu Grande amor e cuidado por nós. Por que entendemos da sua mensagem onde nos lembra que devemos agradecer por tudo.

Assim como nos lembra um casamento:
Na alegria e na tristeza
Na riqueza e na pobreza
Na saúde e na doença

Devemos agradecer a Ele por tudo... Por Ele é Deus.

Uma aliança de cuidados que tomamos posse através da Vida de Jesus Cristo. Pois sempre nos ensinou que o Amor de Deus é bem maior do que imaginamos ou pensamos, e um Amor que nos constrange.

Mas os versículos de 11 – 17 são o que temos que prestar bastante atenção para não pecar diante de Deus.

Não deixar que o sucesso, as riquezas, os bens materiais, até mesmo romances, venha nos tirar da presença do SENHOR. Acho e percebo que às vezes é bom olhar para trás e ver o que éramos e hoje no que nos tornamos.

Eu agradeço a Deus de onde Ele me tirou e onde Ele me colocou agora e vocês?

Pois sem Ele não somos nada... Pois, mesmo com toda a força do nosso corpo e inteligência não somos capazes de caminhar sem a ajuda de Deus.

Vamos lembrar sempre do SENHOR... Ele que nos ajuda e nos protege, cuida e nos sustenta nos dá capacidade e inteligência para sair de uma situação de desgraça e tristeza para uma situação de luz e alegria.

Agradecer a Deus por tudo é objetivo de hoje!  De aprender e reconhecer que sem Deus nada somos. E por sermos pessoas gratas a Ele estamos aqui hoje para Adorá-lo e louva-lo Seu Santo Nome...

Deus tem uma promessa para cada um aqui hoje.

Ele nunca se esqueceu de nós e também pede para que não esquecesse d`Ele. Pois, tudo é um bom motivo para agradecer a Ele...

Tá chateado? Dá GLORIA a Deus.
Tá triste? Dá GLORIA a Deus.
Tem sucesso? Dá GLORIA a Deus.
Tem motivos para agradecer? Dá um GLORIA a Deus.

Ele com certeza vai se agradar da nossa atitude para com Ele.

Voltando para o versículo de número 10 diretamente fala sobre o alimento... Quando damos graças a Deus antes e após as refeições. No entanto, seu propósito era alertar os israelitas e serve para nós hoje a não se esquecer de Deus quando as nossas vontades e desejos fossem satisfeitas.

Que as nossas orações à mesa e principalmente nos nossos cultos sirvam de constante lembrete da bondade de Deus para conosco e também para aqueles menos afortunados! Ou seja, aquele que tem menos que a gente[2].

Que Deus seja louvado por tudo... Que Ele venha ser o nosso Grande MESTRE e AJUDADOR naquele momento de tristeza e também alegria. Que os Seus ensinos e mandamentos venham fazer parte verdadeiramente das nossas vidas.

E que nunca amados, vamos esquecer-nos do nosso passado... Lembrar e agradecer a Deus sempre pelas conquistas e vitória. Pois tivemos um coração puro e honesto para aprender e dar-lhe GLORIA pelo seu amor e cuidado por nós.

            Oração: Amado Deus, damos GLORIA ao Seu Nome, pelo cuidado e também ensinamentos para cada um/a aqui hoje. Que possamos sair daqui com a certeza do Seu amor e cuidado para todos/as todos os dias em Nome de Jesus Cristo. Amém...



[1] http://pt.wikipedia.org – Acesso em 22 de novembro de 2011.
[2] Bíblia de Estudo: Aplicação Pessoal. P. 244.

Nenhum comentário:

Postar um comentário