domingo, 9 de dezembro de 2018

TUA TAREFA ÚNICA NA TERRA É ESTA: SALVAR ALMAS.



Texto Motivador: LUCAS 13. 6 – 9

E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando, disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?  E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.

INTRODUÇÃO: Um dos textos Bíblicos que mexeu verdadeiramente comigo foi Lucas 13. 6 – 9.  Não foi por causa de pecado, rebeldia ou coisas assim. Foi simplesmente, ao observar um determinado momento da minha vida como Cristão, percebi que não estava gerando nada para Gloria de Deus... E foi exatamente neste momento que comecei de ser menino na fé para mudar minha realidade dentro e fora da Casa do SENHOR.

Ou seja, não bastava só compromisso de ir aos Cultos... Tinha que ter compromisso para gerar vidas e que essas vidas, reproduzissem.

DESENVOLVIMENTO: Jesus mais uma vez, por parábolas, explicava para as pessoas coisas espirituais com coisas Terrenas.

Jesus Cristo! Momentos antes fala que as pessoas sabiam discernir das coisas do Céu e da Terra... Entretanto, não sabiam discernir as coisas que estavam acontecendo exatamente naquele momento. Isto é, Jesus Cristo, estava curando, libertando, restaurando pessoas e tirando pessoas de prisões espirituais e dando direcionamento para todos.

Mas, mesmo assim, existiam pessoas que preferiam criticar do que abrir os olhos espirituais.

Jesus Cristo, neste texto, observamos Ele falando para o povo de Israel, para os Judeus da época, assim, como para os indivíduos. Jesus Cristo, não mascarava a falsa espiritualidade das pessoas, tanto que em Lucas 12. 49 Ele comenta: Eu vim para lançar fogo sobre a Terra e bem quisera que já estivesse a arder... Esse é um fogo, que purifica e divide as famílias e a sociedade conforme os versículos 52 e 53 que diz: Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: Três contra dois, e dois contra três. Estarão divididos: Pai contra filho, filho contra o pai, mãe contra a filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra o sogro.

As necessidades para se ligar das coisas espirituais eram URGENTE.
Jesus Cristo, não perdeu tempo aqui, existia nas Mãos d`Ele uma grande Obra ao qual, Ele mesmo, sabia que estava chegando ao fim... Pois, Ele mesmo dizia, para onde Eu vou, vocês não podem ir agora.

Essa parábola nos duas coisas poderosas que podemos observar das seguintes formas:

1º A BONDADE DE DEUS: No Salmo 125. 4 diz: SENHOR, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro. Íntegro aqui, fala de conduta, então, o que estamos fazendo para se cumprir os propósitos de Deus aqui na Terra! O que estamos gerando para Deus aqui nesta Terra! Qual será o nosso legado aqui nesta Terra!

2º A SEVERIDADE DE DEUS: Em Deuteronômio 32. 39 – 43 comenta: Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão.… No texto que lemos, Deus é o Dono da Terra... Ele é o Juiz, sobre as Suas Mãos, estava o destino daquela árvore, e é dessa mesma forma que o nosso destino está nas mãos d`Aquele que nos tirou das Trevas e colocou na Luz, “Jesus Cristo”... Ele vai ser o Nosso Advogado.

Mas, Pastor Anderson Magno! Onde está isso na Bíblia? Romanos 11. 22 explica: Considera, portanto, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para contigo, desde que permaneças firme na bondade dele; do contrário, também tu serás excluído. 

Deus! Espera nos achar trabalhando, fazendo coisas, gerando vidas... Essa é a nossa Missão como Metodista também aqui na Terra, pois, o próprio John Wesley disse certa vez: Tua tarefa única na terra é esta: salvar almas.

Sabe por que! Deus espera da gente frutos e não folhas... Vidas e não palavras, já que em Mateus 7. 21 diz: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céu... Esse receberá um diferencial na Eternidade.

Os Olhos de Deus, sempre está sobre a Terra, e isso significa que os Seus Olhos, está sobre nós. E isso significa, que o Ato de Misericórdia d`Ele, está sobre nós e cedo ou tarde, todos serão julgados na medida certa.

Pois, olha o que nos diz João 15. 1 – 6: Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador. Ele corta todos os galhos que não dão frutos. Mas Ele poda e limpa todos os galhos que dão frutos, para que dêem ainda mais.  Vocês já estão limpos por causa dos ensinamentos que eu tenho dado a vocês. Continuem em mim e eu continuarei em vocês. Assim como o galho não pode dar frutos por si mesmo a não ser que continue na videira, vocês também não podem dar frutos por si mesmos, a não ser que continuem em mim. —Eu sou a videira e vocês são os galhos. Aquele que continuar em mim e eu nele, dará muitos frutos, porque sem mim vocês não podem fazer nada.  Se alguém, porém, não continuar em mim, é como o galho que é jogado fora e seca. As pessoas juntam os galhos secos e os queimam no fogo.

Deus ainda espera o fruto do nosso arrependimento, uma vez que, muitos são somente ouvintes e não praticantes daquilo que Jesus Cristo nos ensina através das bocas proféticas aqui na Terra...

Já que, a demora dessa sentença, não significa que Ele esqueceu dessas coisas, ao contrário, é como se fosse uma chance, como o empregado dessa parábola pedindo mais um ano para que essa árvore venha dar frutos e que alegra o coração do Seu SENHOR.

CONCLUSÃO: O povo de Israel, não se ligou que durante três anos Jesus Cristo estava com eles, para os livrar e libertar de todo mal, ou seja, rejeitou o Messias esperado. Nós da Igreja Metodista em Colônia, não queremos fazer isso com o Nosso Senhor Jesus, por isso, é a hora da mudança, é a hora de gerar vidas para o Reino.

Jesus Cristo! Ensinava para um povo, que entendia de agricultura... E eles sabiam, que tudo que eles plantavam, esperavam algo vindo dessas plantações. Jesus Cristo! Faz a mesma coisa com eles, explica que já era tempo da mudança, era tempo de sair da zona de conforto e gerar coisas espirituais e não somente carnais, ou seja, aquilo que satisfaz somente a nossa carne.

Três princípios Bíblicos tiro desse texto:

1º Em Lucas 3. 9 diz: O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. Cedo ou tarde, Deus, pode cortar vidas inúteis aqui na Terra, cedo ou tarde, Deus pode tirar líderes, mestres, ministros ou até mesmo, um cristão que não faz nada para Ele aqui neste Terra, se essas pessoas não aceitarem receber o enxerto da Nova Vida em Cristo.

2º Precisamos nos arrepender conforme o texto de 2 Pedro 3. 9 que diz: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Se estamos deixando de produzir vidas para Deus, vamos nos arrepender disso. Pegando uma outra frase de John Wesley ele diz: A minha parte é melhorar o momento presente.

3º Continue ligado na Videira que é Cristo conforme João 15. 1 – 6... Todas as vezes que saímos de perto dos projetos e sonhos de Deus, a tendência é morrer espiritualmente, pois, quem já viu algum galho gerar um fruto sem antes está ligada numa árvore!
A nossa Árvore é Jesus Cristo de Nazaré... Ele já nos escolheu, plantou numa boa Terra, regou com águas vivas, falou coisas boas para nós para que ninguém venha crescer com magoas e não floresça, e hoje, somos uma árvore que Ele precise que produza frutos... Ou seja, que salve vidas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário