terça-feira, 29 de janeiro de 2019

VENCENDO AS DORES



Texto Motivador: Neemias 1. 4

Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

INTRODUÇÃO: Não é fácil receber uma notícia ruim. Todos nós, sem exceção, estamos sujeitos a isso. Mas, o que fazer num momento como esse?

Neemias, passou por isso... Ao receber uma notícia ruim dos Judeus que escaparam e que não foram levados cativos que dizia o seguinte: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. (Neemias 1. 3) o seu semblante ficou mudado por completo, ao ponto do próprio rei perceber e dizer que aquela tristeza não era qualquer tristeza, era uma tristeza do “coração”.

No contexto Judaico, o coração significava muitas coisas, como conhecimento, razão, reflexão, memoria, mente e consciência.[1] Ou seja, percebemos que até o próprio rei, sabia que a dor do seu servo, era uma dor horrível de se curar por qualquer coisa.

Isto é! Essa dor se seria curada através de uma ação.

DESENVOLVIMENTO:  Neemias, no início do seu Livro, ele vai ter algumas ações que são importantes para os crentes de hoje, que são,

ASSENTAR: Para ser estabelecido.

CHORAR: Para não se criar uma represa dentro de nós.

LAMENTAR: Ter um tempo de luto pessoal, pois, luto tem a ver com amargura e desgosto.

JEJUAR: Abster de alguns alimentos.

ORAR: Que tem a ver com interceder.

Neemias não ficou parado... Ele, foi para Aquele que tem Poder para mudar destino.

PRESTE ATENÇÃO: Mas, sem colocar mascaras diante d`Ele. Como assim! Ele entrou num processo de prestação de contas com o próprio Deus... Ele sabia que muitos dos filhos de Israel vacilavam diante d`Ele, pecaram, se desviaram dos Seus caminhos, e o próprio Deus, muitas vezes, deixava Seu povo ser levados e até mesmo sofrer por causa da desobediência diante d`Ele.

Neemias sabia que, tanto ele, como os filhos de Israel e inclusive a sua família, estavam se corrompendo, não estava mais guardando os mandamentos, os estatutos, nem os juízos que através de Moisés o SENHOR deixou para o povo.

Entretanto! Neemias lembra ao SENHOR das promessas que Ele É Misericordioso quando acha na Terra, pessoas que o Temem e que se Agradam d`Ele... E mesmo percebendo, que entre acertos e erros, ele, Neemias, precisava da Sua ajuda.

Muitas vezes, para resolver um grande problema, vamos ter que sair da nossa zona de conforto. Neemias era Copeiro, uma posição de destaque e de confiança, uma vez que, era de sua responsabilidade proteger o rei contra algum envenenamento. Por isso, ele tinha, esse acesso de conversar com o rei. [2]

Neemias tinha uma sacada muito legal, que ao contrário de muitos de nós, ele pedia orientações, através das orações ao SENHOR e foi através das orações que Deus foi abrindo caminhos para ele.
Precisamos aprender, que em momentos de dor e tristeza, existe um Deus que cuida da gente, como diz uma canção: Em cada detalhe (Deus de detalhe – Pastor Lucas)

Neemias, depois que passou pelos cinco pilares do assentar, chorar, lamentar, jejuar e orar... Percebeu que não adiantava ficar sofrendo a “dor”... Pois, essa “dor”, só iria faze-lo sofrer mais.

E a oração e a firmeza no proposito que colocou em seu coração, de reedificar os muros de Jerusalém e de reunir novamente os Judeus como nação, foi a chave principal para Deus exalta-lo e tirar ele, como “Copeiro” e transforma-lo como “Governador”.

Ei! Deus quer mudar a nossa “sorte” nesta noite.

Ele deseja, mudar essa realidade de angustia e dor e paz e alegria.

Mas, para isso... Precisamos abrir o nosso “Coração”.

CONCLUSÃO: Abrir o coração aqui, é reconhecer nossas limitações diante de Deus.
Passado é passado... O nome já explica tudo.

Hoje! Li uma frase que dizia o seguinte: Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente. (William Shakespeare), Neemias, poderia parar tudo e ficar triste diante de Deus, diante dos seus reis e diante do seu povo. Mas, arrumou forças para seguir, não precisou de tomar remédios, ir no medico, falar mal de A ou B, ele simplesmente orou.

Olha o que nos diz a Palavra de Deus em Mateus 21. 22: E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.

Um homem... Mudou a história por causa da sua fé e por causa da sua atitude.

Deus! Deseja novamente encontrar esses homens e mulheres que mudam destino através da oração e atitude de continuar uma grande obra. Mesmo que tudo diga que vai dar errado e que muitos, vão se levantar dizendo que não vai dar.

Então! Quatro princípios vamos aprender aqui hoje que são:

1º VOLTE AO PRIMEIRO AMOR: Em Apocalipse 2. 5 diz: Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Neemias, sabia que tanto ele como a nação, pecou diante de Deus, e reconheceu isso, e a partir daí, tomou o segundo passo que era!

2º CONFESSAR OS NOSSOS PECADOS: No Salmos 38. 18 comenta: “Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado”... Nenhum homem ou mulher na Bíblia, foi louco ou louca, de achar que poderia ir ou fazer uma grande obra, sem reconhecer suas limitações e confessar pecados.

3º ORAÇÃO: Não sai para batalha, sem antes ouvir a Voz de Deus... Mesmo que demore, Ele vai agir em nosso favor, dizendo se é para fazer ou não fazer. Se a resposta d`Ele, se for um sim... Aí! Tem o quarto passo que é!

4º AJA: Paulo Vieira que é um Coach especializado em liderança diz: “Tem poder quem age, e mais poder ainda quem age certo.” do seu best seller o livro O Poder da AçãoMas, a Palavra do SENHOR tem uma melhor ainda que diz em Mateus 7. 7 o seguinte: Peçam, e será dado, busquem; e encontrarão; batam, e a porta será aberta.

Neemias agiu certo... Orou, buscou, ficou na posição, lutou, acreditou e venceu... Assim é um homem e uma mulher de Deus, que deseja ser curados e libertos das suas emoções que lhe paralisam. Então! Nunca pare de buscar a Deus, mesmo diante de uma notícia que lhe deixe no chão.

Lembra-se das promessas de Deuteronômio 31. 6 que diz: Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o SENHOR, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

Então! Não esqueça... Firmeza na oração e disponibilidade para fazer a Obra de Deus é tudo para.
Seja um Adorador e uma Adoradora de excelência diante do Eterno.



[1] Aplicativo da Bíblia Strong.
[2] Bíblia Shedd, pg. 685.

Nenhum comentário:

Postar um comentário