domingo, 7 de abril de 2019

O SENHOR É O MEU PASTOR


Texto Motivador: Marcos 12. 13 – 17

E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra. E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.

INTRODUÇÃO: O texto de Marcos, nos mostra uma situação complicada ao qual queriam colocar Jesus Cristo em prova.

Depois de uma série de ensinamentos em parábolas ao qual, o próprio Jesus Cristo, confrontou alguns líderes judaicos, eles tentaram prende-Lo, mas, não conseguiram, uma vez que, segundo o texto, havia uma multidão perto, onde ficou impossibilitadas.

Entretanto, esses mesmos líderes não desistiram de armar uma cilada.

DESENVOLVIMENTO: No percorrer da história, observamos   alguns fariseus se aproximando de Jesus e dizendo: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus... Esses homens, nos parece, mesmo querendo prender Jesus, eles, falaram a verdade diante de todos que estavam ali.

Tudo que o Mestre fazia, era em prol do Reino, mesmo que isso, pudesse abalar uma estrutura religiosa ao qual, os próprios fariseus, estavam acostumados. Uma vez que, Jesus Cristo, os tratavam como hipócritas, que são aquelas pessoas que geralmente falam, mas, não cumprem ou não fazem.
Essa era a estrutura da época... onde os fariseus, juntamente com os Herodianos, que era um gruo político judaico, responsáveis pelo comprometimento de Herodes com Roma.

Segundo pesquisadores, esses grupos não se misturavam, mas, para fazer o mal... qualquer aliança vale para satanás, principalmente quando era para pegar Jesus Cristo.

Esses dois grupos na verdade, estavam considerando Jesus uma ameaça.

Pois, ao anunciar as Boa Novas, arrastavam uma multidão, ao qual, abriam-se os seus olhos.

Jesus Cristo! Não estava preocupado em acabar com a Lei, uma vez que Ele mesmo declarou algo Poderoso para nós ao dizer em Mateus 5. 17 – 20 o seguinte: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, pois que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus."

Ele deixava claro que só queria que as pessoas vivessem a Verdade no Pai e que parassem de colocar cargas pesadas nas costas das pessoas e parassem com a hipocrisia que estava matando o povo.

Assim! São algumas Igrejas... onde muitos querem somente o bônus e não o ônus. Assim, eram os Romanos contra os Judeus, era imposto e mais imposto, onde uma pequena parte da população era beneficiada e outras não.

O pagamento de impostos era considerado algo sagrado para os Romanos, pois, alimentavam uma serie de luxos que os líderes da época usufruíam, além de sustentar exércitos, novos templos pagãos e a segurança do local, chamada de “Pax Romana” que é a paz de todas as formas, mesmo avento que tenha uma guerra para isso.

Já no caso dos líderes religiosos judaicos, eles odiavam pagar os impostos para Roma, uma vez que, era para sustentar os opressores deles.

Essa cilada que tentaram armar para Jesus, foi para observar sua conduta numa questão financeira, onde muitos homens e mulheres de Deus são aprovados ou não. Já que, qualquer resposta poderia coloca-Lo em apuro.

Uma vez que, um “sim” significaria que Ele apoiava Roma, e o povo ficaria contra Ele.

E um “não” atrairia acusações de traição e rebelião contra Roma... e acarretaria penalidades.

Os fariseus e os herodianos, acharam que tinham encontrado a pergunta perfeita para prejudicar Jesus Cristo... mas, o diferencial do Nosso Senhor, que Ele sempre esteve ligado ao Pai e o Pai com Ele, e é justamente nesta hora que eu me lembro da promessa de Isaías 54. 17 que diz: Nenhuma arma forjada contra ti prosperará.

Assim é a Promessa de Deus para nós e para aqueles que estão sendo atacados e perseguidos... Nenhuma arma forjada contra nós, vai prosperará. Amém!

CONCLUSÃO: Jesus! Ao ser questionado nas seguintes questões: é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Mais uma vez, no mundo espiritual, recebeu legitimidade para mostrar para eles, que as motivações que eles tinham, passava pelo o egoísmo.

Assim! Temos que tomar cuidado, ao questionar a nossa postura diante de Deus e diante de Jesus com aquilo que um dia, partimos como primícias para com Eles...

Aí o Senhor disse: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja .E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Jesus Cristo era reto... com o próprio Zaqueu, somente com uma visita, fez Zaqueu, se arrepender e devolver tudo quatro vezes mais que ele tinha roubado, com uma Palavra, fez as pessoas se admirarem pelo Seu conhecimento. Assim também, como Ele conhecia o coração de Judas, que mesmo andando com Ele, fazendo milagres e maravilhas, ainda tinha um desvio de caráter, roubava do Ministério de Jesus Crsto (João 12. 6).

E volto a dizer sobre uma frase de Jesus Cristo: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, mas para cumprir.

Todos, segundo a Palavra de Deus, ficaram maravilhados resposta do Senhor.

PRESTE ATENÇÃO: Jesus Cristo deixa um ensino aqui, aquilo que é do mundo é do mundo, tem a imagem e semelhança do mundo... aquilo que é de Deus, é de Deus, pois é a sua semelhança.

Então! Olhe para o lado e veja a imagem de Deus... isso mesmo, nós somos a imagem de Deus.

E será que estamos dando o nosso melhor para Deus? Jesus, em pelo menos duas ocasiões, ensinou-nos a respeito de nossas vidas. Ele pagou o imposto com a moeda que estava dentro do peixe e, numa outra ocasião, pegou uma moeda com a esfinge de César e disse: “Daí, pois, a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”(Mt 22:21).

O apóstolo Paulo também nos exorta em relação a isso”A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei”(Rm 13:8). Devemos ser honestos com nossas obrigações legais e saldar nossas dívidas com o próximo e com Deus.

E só para finalizar... vamos viver a promessa do Salmo 23 que diz: O Senhor é o meu pastor: nada me faltará...

Nenhum comentário:

Postar um comentário