segunda-feira, 3 de junho de 2019

RECONHECENDO YAHWEH SABAOTH - "SENHOR DOS EXÉRCITOS"

TEXTO MOTIVADOR: Josué 5. 13 – 15

13 Josué estava perto da cidade de Jericó. De repente, viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: — Você é do nosso exército ou é inimigo? 14 — Não sou nem uma coisa nem outra — respondeu ele. — Estou aqui como comandante do exército de Deus, o SENHOR. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: — Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça? 15 O comandante do exército do SENHOR respondeu: — Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu.

INTRODUÇÃO: Nunca podemos ir, para uma guerra, sem o direcionamento de Deus. E com Josué não foi diferente...

Pois, foi exatamente o grande momento de Josué para conquistar a Terra Prometida. Josué ele substituiu nada mais e nada menos seu líder Moisés, que momento antes de entrar nesta Terra Prometida, veio a falecer. Israel então! Ficou durante 40 anos, peregrinando pelo deserto, não foi por causa de um líder fraco e sim pela falta de fé. Essa falta de fé, passava pela desobediência que muitos homens e mulheres de Deus, estão deixando de romper, de avançar e de conquistar por causa dela.

Mas, por causa de quê, estamos falando essas coisas!

Simples! Pois, Josué foi um homem que estava sensível as coisas de Deus, ficou submisso a Palavra e depois que passou o tempo de Deus, ele agiu. Pois, ele se esvaziou de si mesmo e começou a ouvir a “Voz de Deus”. Infelizmente! Assim como a falta de fé atrapalha a conquista, agir por conta própria também é, e por isso, está perdendo guerras e batalhas não só no físico, mas, também espiritual.

DESENVOLVIMENTO: O texto mostra, que Josué estava perto do muro de Jericó. E eu fico imaginando o que ele poderia estar pensando olhando para aquela situação!

v  Como vou derrubar esse muro?
v  Como posso conquistar essa cidade?
v  Como vou subir aí?
v  Como vou vencer esses inimigos?

E foi a partir desse momento, que veio de encontro a ele um “Anjo do SENHOR”.
A Bíblia não diz o nome desse “Anjo do SENHOR” mas, já podemos perceber que era um “Anjo de Guerra”, pois, ele se encontrava com a “espada desembainhada” em uma das suas mãos.

Josué logo pergunta se ele era um dos deles ou do adversário? E o “Anjo” responde:  Não sou nem uma coisa nem outra respondeu... Estou aqui como comandante do exército de Deus.

PRESTEM ATENÇÃO: Josué poderia estar cansado, desaminado, pensativo, com grandes responsabilidades para resolver e ainda por cima, um muro em sua frente o impedindo de avançar, de conquistar... ele poderia ter olhado para aquele comandante do exército de Deus... e poderia ter olhada para ele e antes de perguntar qualquer coisa, poderia ter avançado ou puxado sua espada e lutar com ele. Pois, quando estamos cansados, pensativos e ainda com problemas para resolver, muitas vezes temos atitudes agressivas. Às vezes! Até mesmo com Deus.

Queridos! Estou dando ênfase neste pequeno trecho, pois, muitas vezes não reconhecemos a ajuda vindo da parte de Deus. Aquele comandante do exército de Deus, poderia ter vindo de outra forma, mas, será que Josué iria reconhece-lo? Quero lembra-los de uma coisa muito importante: Deus se apresenta a nós, de acordo com a nossa necessidade. Josué recebeu essa visita, pois, ele era um líder, um guerreiro e um conquistador. Embora fosse líder em Israel! Estava subordinado ao Seu Salvador e ao Seu Líder Maior que era Deus.

Então! Qual é a sua necessidade nesta noite? Como você quer, que o SENHOR venha ao seu encontro? Como um médico! Um advogado! Um enfermeiro! Um banqueiro! Um empresário! Como um amigo! Um resgatador! Salvador! SENHOR! Pai! Ou quem sabe, um samaritano. Uma vez que, muitos vezes estamos feridos, porém, ninguém tem disposição de ajudar. Pense nisso!

Josué! Surpreso com aquela situação pergunta ao comandante do exército de Deus o seguinte: Que diz meu SENHOR ao seu servo? Porém ouviu as seguintes palavras: Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu... Temor e respeito conquista o “Coração de Deus”.
PRESTE ATENÇÃO: Existem muralhas que só vão cair, se pedirmos auxilio ao Yahweh Sabaoth, que literalmente significa “SENHOR dos Exércitos”.[1] Josué tem um encontro com o líder supremo desse exército. Este “Anjo” de Deus enfatiza o fato de que Deus está lutando pelo o seu povo. [2] Deus! Não esquece de nós, Ele luta em nosso favor.

CONCLUSÃO: As vezes quando estamos ruminando, ponderando, refletindo ou meditando sobre os problemas no meio das dificuldades, as vezes não conseguimos achar as alternativas corretas (A. J. P). Mas, quando paramos para pensar, que existem pessoas que passam pelas nossas dificuldades e problemas, e conseguem sair de uma situação de conflitos, ficamos surpreendido. Pois, existem saídas que não pensamos. Por isso que, comandante do exército de Deus é tão importe neste texto. Uma vez que eu creio, que essa Terra outros povos tentaram conquista-la e não conseguiu. E quem poderia pensar! Que dar uma volta por dia diante de um muro por sete dias iria derruba-lo! Ninguém, só Deus.

Por isso, Deus é O que É! Ele já enxergou algo que não estamos enxergando e fazer algo que não podemos fazer... isso é fato. Deus! Já tinha visto a “vitória de Josué” e declarou através desse “Anjo” dizendo: Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. (Josué 6. 2) Momento nenhum, questionou Josué dizendo como! Ele simplesmente obedeceu e agiu.

Queridos! Se você reconhecer o “Lugar Santo” que você congrega e tomar posse daquilo que o SENHOR já viu, já sabe, já determinou, já liberou, já decretou, já deu ordem ao “Anjo” para lhe avisar através das bocas dos profetas e profetizas que são usados nesta Igreja. Essas muralhas já teria caído diante dos seus olhos e todos iriam saber quem é o Seu Deus.

Para Reconstruir os muros! Vamos ter que derrubar e conquistar muralhas que estão nos impedindo de avançar. Às vezes, você vai ter que passar e dar algumas voltas em silêncio para depois bradar... Mas, para isso, precisamos compreender quatro conceitos importes que são:

Procure saber se quem estar lhe dando direcionamento é vindo ou estar autorizado da parte de Deus.

Existem batalhas, que só vamos vencer se olharmos para o “Alto”, pois, É de lá que vem o socorro.

Prostrar-se diante do SENHOR, ouvir a Sua voz de comando e obedecer.

Reconheça a terra que está pisando... Que neste caso é a igreja.

A muralha só caiu, por causa da obediência de Josué... que não viu dificuldade, pois, sabia o que estava com ele, era maior do que estava com os seus inimigos e com as suas dificuldades. É hora de vencer, é hora de conquistar, é hora de avançar e reconstruir os novos muros da sua vida.


[1]  https://estiloadoracao.com – Acesso em 03 de Junho de 2019 às 22:35.
[2]  https://www.bibliatodo.com – Acesso em 04 de Junho de 2019 às 18:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário