sexta-feira, 27 de novembro de 2020

A GRANDEZA DE DEUS

TEXTO MOTIVADOR: Salmo 70 

Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me. Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah! Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus. Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.


Livra-me, ó Deus! Apressa-te, Senhor, a ajudar-me! Sejam humilhados e frustrados os que procuram tirar-me a vida; retrocedam desprezados os que desejam a minha ruína. Retrocedam em desgraça os que zombam de mim. Mas regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam; digam sempre os que amam a tua salvação: "Como Deus é grande! "Quanto a mim, sou pobre e necessitado; apressa-te, ó Deus. Tu és o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não te demores!


INTRODUÇÃO: O salmo 70 tem sua autoria atribuída a Davi e é conhecido como salmo de lamentação. Este tipo de salmo normalmente começa com um apelo urgente a intervenção divina.

É outra características interessantes desse Salmo é... (Transparência).

Davi, coloca pra fora, toda sua dor e aflição através dessa Adoração ao SENHOR  e declara algo profundo "como Tu é grande".

A grandeza de Deus, é algo que chega nos constranger... pois é, justamente na nossa fraqueza e angústia, que o Seu amor por nós é tão real. 

Não que Ele, nunca está ou esteja nas nossas alegrias e vitórias. 

Mas, a nossa humanidade, muitas vezes, esquecemos de convida-Lo nos momentos felizes.

Mas, o que podemos aprender neste Salmo?

DESENVOLVIMENTO: Davi, durante muitos anos, não teve uma vida fácil. 

Sofreu muito pelo seu chamado, pela sua missão e pela sua posição.

Foi esquecido na sua juventude, foi perseguido pelo atual rei de Israel que era Saul, foi desprezado pela esposa que, era filha de Saul, quando dançava para o SENHOR, após uma grande conquista, foi colocado em cheque pelos filhos ao ponto de alguns querer o matar, além de ser perseguido pelos seus inimigos e pelos inimigos de Israel.

Isso tudo, não era fácil para ele.

Mas, Davi era muito diferenciado pela sua época. 

Neste salmo, ele se aproxima de Deus, de uma forma tão íntima que ele pede: SENHOR, não demores.

Aguentar o silêncio de Deus não é fácil. Ainda mais, quando estamos sendo humilhados e perseguidos.

Davi, não deixa claro, pelo menos na leitura desse salmo, qual foi ou era sua dificuldade. Mas, como já entendemos que, ele era um homem de muitas batalhas tanto interna (dentro da sua casa) quando fora (guerras e lutas) sua angústia era demais.

Todo salmo de lamentação, tem em suas caraterísticas urgências que não podem demorar, pelo menos na visão humana de quem escreveu.

Davi! Mesmo passando por grandes problemas, era um cara interessante sim, pois, ele tinha grandes problemas, mas ele tinha um grande Deus.

Ele realmente vivia esse processo... de virar para os seus problemas e declarar: Ei problema! Eu tenho um grande Deus.

E ele pedia muito para Deus não demorar.

Derrepende, ao imaginar essa fase dele, seus inimigos, estavam muito perto, derrepende ganhando as batalhas, vencendo algumas lutas. 

Derrepende, o espírito de morte, estava circulando aquele lugar, estava quase habitante em sua alma, mas ele clamava o Nome Daquele que tem poder para mudar sua história. 

Não correu e foi aos pés do Deus Todo Poderoso e pediu ajuda.

Pediu para o SENHOR confundir e retroceder seus inimigos, pois, eles queriam o mal dele.

Esse pedido é tão forte que, ele é atual até mesmo para os nossos dias. 

Quantas batalhas enfrentamos que, muitas vezes, não temos noção de como enfrenta-las. 

Confundir um inimigo e pedir que ele retroceda é ter a certeza que estamos ganhando tempo. Pois, confundir é semelhante a atrapalhar, atrapalhar a mente daqueles que muitas vezes, querem nos fazer mal, nos matar físicamente, emocionalmente e espiritualmente. 

Ninguém gosta de ser ameaçado.

Ninguém gosta de batalhas invisíveis e até as visíveis.

O pedido de Davi, para os inimigos retrocederem, vejo aqui que, ele não tinha tempo para olhar para trás. Ele olhava para frente, mas os inimigos, precisavam serem parados.

Queriam sua morte e Davi, pediu que Deus, não lhe desse a vitória... como assim, um homem sem Deus é nada. E ele declara: Retrocedam em desgraça os que zombam de mim... 

Davi, pedia que Deus, não desse a eles a vitória... que Deus, não desse o favor da sua graça para os seus inimigos.

Davi, já tinha passado pelo processo da derrota e sentir que, Deus, por causa de algumas dificuldades dele, deixou ele ser derrotado em algumas batalhas.

Mas, aqui era algo mais profundo...

E qual é a nossa luta, nossa angústia que tem nos tirado a paz?

Qual é o nosso clamor de pedido de socorro ao SENHOR para que Ele venha nos livrar de todo mal.

Dos nossos inimigos visíveis e invisíveis!

Davi, sabia quem era os inimigos... e nós?

CONCLUSÃO: Antes de tentarmos fazer justiça com as próprias mãos. Vamos ao SENHOR.

ENTREGAR NOSSAS DIFICULDADES E MEDOS AO SENHOR.

Orar pela Sua proteção e cuidado conosco e com aqueles que amamos.

Batalhas, muitas vezes, são quase impossíveis não enfrentar... mas, uma coisa é enfrenta-lãs com Deus e a outra sem. 

Davi! Tinha exércitos e valentes em seu comando... entretanto, ele confiava em Deus.

Sabia que Deus era seu socorro... pois, o seu socorro vinha do SENHOR.

Sabia quem era seu libertador... pois Ele nos livra da morte.

Declare que Deus é grande em sua vida.

Coloque tudo nas mãos de Deus e confia Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário