sábado, 28 de maio de 2022

A FORMAÇÃO DA FÉ

Texto Motivador: Êxodo 16. 2 – 3

No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Disseram-lhes os israelitas: "Quem dera a mão do SENHOR nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês (Moisés e Arão) nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!"

INTRODUÇÃO: O texto deixa bem claro, o que aconteceu aqui.

PRESTEM ATENÇÃO: Quantos murmuraram? Todos.

Sendo assim, podemos aprender através desse texto que, a fé ela tem estágios.

Ou seja, ela tem um processo de formação conforme nos aproximamos mais de Deus.

Pois, é... a fé ela tem níveis e podemos compreender isso na Palavra.

DESENVOLVIMENTO: Quando falamos de fé, podemos pegar vários versículos chaves que nos dão direcionamento para uma vida prospera e feliz. Entretanto, precisamos analisar qual estagio estamos passando!

Estagio 1 - é aquele que se baseia na fé dos outros: Eu vim na igreja pq meu marido, esposa, mãe, amigos veio... e aí, e o famoso eu faço pq todos que eu gosto, estão fazendo.

E a mentalidade da sobrevivência, é a mentalidade de grupinho, é a mentalidade da Maria vai com os outros... 

Aí, podemos imaginar os imigrantes: Que saem das suas casas para irem para outros países achando que a vida vai mudar para o melhor. Mas,o processo para viver aqueles dias maravilhosos, precisam de processos, cuidado, planejamento e resiliência. 

O povo que, estava saindo do Egito, muitos tiveram essa mentalidade... eu vou pq A ou B estão indo.

Só que, na caminhada, houve processos para a fé de cada um deles se fortalecerem em Deus e quase todos, falaram diante do Eterno. 

Ao ponto de, Deus esperar a próxima geração.

Olha a mentalidade dos que saíram do Egito, quando direto ou indiretamente falavam: No Egito, era difícil, mas lá, nos estávamos comendo alho e cebola.

Uma mente cativa... se ela, não for liberta, ela pode achar que, um ambiente de afronta ou escravagista, é o melhor lugar para ela.

Era que, Faraó estava fazendo com o povo.

Dando a eles, alguns agrados que, na cabeça deles, era bom e legal.

EX: Trabalho dia e noite, frio e calor, dou meu máximo e nunca está bom. Levo ainda, algumas chicotadas e humilhações diárias. Vejo, um dos meus sofrendo... ah! Mas, não sou eu. Porém, mesmo com tudo isso, eu recebo um alho e cebola de Faraó.

Quando segundo esse sentimento entrou no coração deles, algo mudou.    

Eles não estavam contentes, e jogaram no semblante (rosto / cara) de Moises e Arão.

O problema de se mover neste estagio, é o tipo de fé que não dar resultado para ninguém.

O famoso colocar a mão no arado e olhar para trás, para nós não resolve mais.

Assim como, a mulher de Ló que, também sentiu vontade de olhar para traz, não entendo o novo estagio de fé queria para aquela família.

PRESTE ATENÇÃO: Esse estagio 1, ela só é legal pq ela te tira do lugar... ou seja, ela tira você do ponto A para o B, assim como do B para o C e por aí vai. Porém, existem rotas que Deus já nos mostrou o caminho. Mesmo que, talvez tenhamos que passar pelo deserto e a falta de alguma coisa.

E lamento disser: Passado nunca vai voltar... 

Por isso, vamos tomar cuidado com a nostalgia que passa da (saudades dos momentos felizes que passamos na terra natal, de pessoas, de coisas) já que, existem alguns lugares, pessoas e coisas que precisamos, anular em nossas vidas, para que, os projetos de Deus se cumpram.

QUARDE ESSA FRASE: Quem anda pra frente e de vez enquanto olha pra traz, isso pode trazer problemas... simplesmente podemos cair.

O povo que saiu do Egito era assim... 

Eles, só se moveram pq muitos estavam se movendo... e daquela geração de + ou - 2 milhões de pessoas, só dois entraram na Terra Prometida. 

E no nível da porcentagem é quase zero.

Estagio 2 – É o famoso “eu acredito pq eu vi e ouvi”: Essa era a fé que muitos viviam diante de Jesus.

Só acreditou n`Ele pq viu ou ouviu Ele fazendo muitas maravilhas.

Ou seja, só seguiu pq teve contado com algo que fizeram acreditar.

Em João 20. 26 – 29 diz: Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".

Errado a fé de Tomé! Não...

O problema é que, quando deixamos de ver e ouvir, sinais e maravilhas, podemos achar que Deus não existe.

E quantos já passaram por essa fase?

Essa é uma fé fraca... pois, até o pecador faz isso.

Quem vai duvidar, por exemplo, se nesta Igreja, chegar aqui agora, drogados, doentes, paralíticos e pessoas que, tiveram seus casamentos restaurados através de milagres, cura e libertação feitas na autoridade do Nome de Jesus, e mostrarem que, realmente suas vidas mudaram?

Ninguém...

E sabe pq? Pq os nossos olhos viram e os nossos ouvidos, ouviram.

A fé neste estagio é ruim? Também não...

O problema é que... ela só é uma fé que nos convence, mas não transforma antes de passar pelo crivo.

Que segundo dicionário é passar pela averiguação, ou seja, examinado minuciosamente.

  • 1.      Ah será que era?
  • 2.      Hum, será que foi curado mesmo?
  • 3.      Será que ele mudou mesmo?
  • 4.      Mostre a sua ferida?

São alguns questionamentos que fazemos antes de acreditar 100%.

Porém, Jesus precisou materializar para Tomé... e dizer: Tomé, você só acreditou pq viu?

E só uma chave aqui... depois de muitos anos, fui perceber que, o milagre já tinha acontecido. Pois, a porta estava fechada, trancada e bem trancada. Mas, mesmo assim, Jesus entrou... que manto foi aquele Igreja? 

Mas, voltando o texto... Jesus dar uma resposta que serviu para todos quando falou: Bem-aventurados os que não viram e creram!

APLAUDA AO SENHOR POR FAVOR.

Pecou no seu espirito?

Estagio 3 - A fé do impulso: Essa é a fé que Pedro teve quando viu Jesus vindo sobre as águas.

Pedro era impulsivo e não teve duvidas quando foi de encontro a Jesus.

Foi errado! Claro que não.

Sua fé foi tão forte que se tornou o primeiro homem, depois de Jesus é claro, andar sobre as águas.

Porém, mesmo vivendo o sobrenatural, quando tiramos os olhos de Jesus, podemos afundar conforme o texto de Mateus 14. 27 – 31 que mostra Jesus dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”

Assim! Como o povo de Israel tirou os olhos de Deus e Pedro os olhos em Jesus... nossa fé, não pode ser movida pelo emocional somente que, quando chega as tempestades da vida, vento forte, fome, dificuldade e perseguições, murmuramos.

A sorte de Pedro é que Jesus estava lá para estender as Mãos poderosas d`Ele para o salvar. 

As "Mãos de Deus está aqui" também.

Estagio 4 – Acreditar sem duvidar: Essa é a fé que nós precisamos ter pois, eu não preciso ver, ouvir, ou ver algo se materializando para eu acreditar.

Sabe onde podemos aprender isso! Em Romanos 4. 18 – 20 que diz: Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência". Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Eita que fé... acreditar sem duvidar.

  • Está tudo bem ou tudo mal... eu não posso deixar de se apegar as promessas de Deus.
  • Está demorando muito... eu não posso deixar de se apegar as promessas de Deus.
  • Tudo está dizendo que, vai dar errado... mas, se for de Deus... eu não posso deixar de se apegar as promessas de Deus.

Traga a sua memoria hoje! 

  • O que Deus te prometeu..? 
  • Você acha que Ele estava errado? 

Eu creio que pela fé não.

Mas, as escolhas desses estágios quem decide sou eu.

Nós não podemos ser como o povo que saiu do Egito e não acreditou, não esperou, se moveu pela murmuração, pelo questionamento, tristeza, necessidade, saudade e uma coisa que tem nos atrapalhado muito nos dias atuais que é, o poder da comparação.

Já que, eu volto a repetir que: Deus para nos dar coisas novas, vai tirar coisas velhas.

Sobre o povo de Israel, estava uma promessa de prosperidade e uma nova vida com liberdade e eles não entenderam os estágios da fé.

LEMBRA-SE: A verdadeira fé, passa pelo processo de Hebreus 11. 1 que diz: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Assim como, 2 Coríntios 5. 7 comenta: Porque andamos por fé e não por vista... além é claro de Tiago 1. 3 que revela: Sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.

O povo que estava no Egito, infelizmente atrasou a promessa de Deus durante 40 anos e sabe por causa de quê? A fé, não pode vim carregada com duvidas ou emocionalismo.

A fé ela precisa ser evoluída... já que, ela é evolutiva e por ser evolutiva, ela produz evolução.

Complexo... sim.

Pois, se não for assim, como fica o texto de Hebreus 11. 6  que diz: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem d`Ele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam.

Por isso que, na Presença de Deus, sempre podemos evoluir os níveis.

E quando mais colocamos a nossa fé em pratica... mais, evoluídos ficamos.

Quando vivemos isso, vamos viver uma promessa de Jeremias 29. 11 que mostra: Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o SENHOR, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Sendo assim, que possamos crescer em fé e fé, e de glória e glória todos os dias.

Além de viver as promessas de Deus que diz em 2 Tessalonicenses 1. 3 que revelaSempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo.

Então! Aprendemos hoje que:

  • Não se baseia na fé dos outros;
  • Não se baseia simplesmente por que viu e ouviu;
  • Acredita sem duvidar;
  • Evolua sempre;
  • Exerça sua fé sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário